Dutra está eleito

O ex-senador e ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra permanece liderando a apuração da eleição para presidente nacional do PT. Segundo o resultado parcial divulgado às 5h40 de hoje, com 59,38% das urnas apuradas, ele já tem 56,2% (143.153) dos votos apurados até aquele momento. Apesar da vantagem, Dutra disse à Folha Online que ainda é cedo para afirmar que “já ganhou”. “Vamos aguardar um pouco mais. Temos uma grande chance de levar, mas não dá pra cantar vitória ainda não”.  A nova direção será responsável pelas articulações da legenda na primeira eleição dos últimos 20 anos sem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Novo feriado

 

Aracaju vai ganhar um novo feriado: 24 de junho, dedicado a São João. Ontem, o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) confirmou que irá sancionar o projeto de lei que institui o feriado, que valerá já para 2010. A iniciativa atende a um antigo pleito do Sindicato dos Bancários de Sergipe. “Observamos que o projeto de lei está dentro da legalidade e se trata de um anseio da sociedade, pois o dia 24 de junho é a data mais importante da religiosidade aracajuana após o dia da festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição”, frisou Nogueira.

 

Sem desemprego

 

A redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, prevista na Proposta de Emenda Constitucional em discussão no Congresso, não deve alterar a situação do emprego nas micro e pequenas empresas. É o que mostra pesquisa realizada pelo Sebrae. Segundo o estudo, a maioria dos empresários entrevistados (51%) pretende manter o quadro atual de trabalhadores mesmo que a PEC seja aprovada. Além da redução das horas trabalhadas, a proposta prevê a ampliação do adicional de hora extra de 50% para 75%.

 

PEC do calote

 

Os deputados federais podem promover hoje, ao votarem em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição 351/09 – a chamada PEC dos Precatórios -, “um verdadeiro ato de barbárie” contra o cidadão que precisará recorrer à Justiça para receber o que lhe é devido por Estados e municípios nos famigerados precatórios. Quem pensa assim é o presidente nacional da OAB, Cezar Britto.  Segundo ele, a PEC do calote oficializa o leilão dos precatórios para pagamento pelo menor preço, numa ofensa direta às decisões dos juízes. Que sacanagem, sô!

 

Mais energia

 

O consumo de energia elétrica em Sergipe atendido pela Energisa teve um aumento de 9,21% em outubro passado, quando comparado com setembro passado, totalizando 174,30 GWh no mês pesquisado. Em relação ao mesmo período de 2008, o consumo de outubro deste ano teve um crescimento de 9,97%, enquanto que no acumulado de janeiro a outubro de 2009, comparado com o mesmo período de 2008, o crescimento foi de 9,69%. As informações são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese).

Novo Todo Dia

A população do bairro de Ponto Novo, Aracaju, passará a contar nos próximos dias com os serviços, preços e produtos do supermercado Todo Dia. A unidade, localizada na rua Nestor Sampaio (antiga Rua Mangaba), s/n, recebeu investimento de aproximadamente R$ 4 milhões e gerou mais de 40 empregos diretos. O Todo Dia é um supermercado da rede Walmart voltado principalmente ao público C, D e E. O mix da unidade é de 3 mil itens, entre alimentos e não-alimentos, nas áreas de mercearia, higiene e limpeza, eletro, hortifruti, produtos sazonais e brinquedos.

 

13º paga dívida

 

A maior parcela dos consumidores usará o 13º salário para o pagamento de dívidas. É o que revela pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem. Segundo o estudo, 25,6% dos entrevistados apontaram que vão quitar os débitos com o dinheiro extra, sendo que no ano passado a resposta havia sido dada por 23,9% dos entrevistados. Depois do pagamento das dívidas, o consumidor quer é comprar coisas para a casa e para a família. Fazer poupança será o destino do décimo terceiro de 7,4% dos pesquisados.

 

Greve na UFS

 

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) farão greve a partir desta terça-feira de forma segmentada. Hoje a paralisação será no Campus Universitário, Museu do Homem, Cultart e Serviço de Psicologia Aplicada. Amanhã a paralisação alcançará os Campus Professor Alberto Carvalho (Itabaiana), Campus de Laranjeiras e Campus Rural (São Cristóvão). Na quinta-feira, a greve acontecerá no Campus Professor João Cardoso (Campus da Saúde que envolve o Hospital Universitário e unidades do CCBS). Os servidores protestam contra as ameaças de retirada de benefícios.

 

Nem aí

 

Do ponto de vista do eleitor, a corrida presidencial não começou para valer. Pesquisa CNT/Sensus, divulgada ontem, mostra que nada menos do que 52% dos eleitores não responderam ou não souberam responder em quem votariam se a eleição fosse hoje. Outros 18% responderam “Lula”, que é inelegível, e 5% disseram que anulariam ou votariam em branco. Somente 25% dos eleitores optaram, de cara, por um dos candidatos elegíveis. Os outros 75% provavelmente nem sequer haviam pensado seriamente no assunto até serem abordados pelo pesquisador. Como se percebe, muita água ainda vai rolar debaixo da ponte.

 

Propaganda sutil

 

Muitos políticos sergipanos com mandatos encontraram uma forma de expor seus nomes para o eleitorado sem ferir a legislação. Mandaram confeccionar adesivos para carros com o endereço de seus e-mail’s. Outros preferem os adesivos com frases como “nesse eu confio”. É a pré-campanha eleitoral dando as caras e preparando o espírito do eleitor para a disputa política do ano que vem.

 

Me acompanhe pelo Twitter: @adiberto

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais