Licença preocupa

O empresário Eduardo Prado, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies), informa que o segmento industrial sergipano está preocupado com a aprovação, pela comissão especial da Câmara dos Deputados, da Emenda Constitucional que torna obrigatória a licença-maternidade por seis meses. Segundo Prado, a medida poderá criar um gargalo no mercado de trabalho, pois as empresas buscarão esquivar-se de contratar mão de obra feminina. “É preciso sensatez”, adverte o líder empresarial. Pelo visto, mesmo depois de aprovada, a ampliação do período da licença maternidade vai continuar gerando muita discussão entre o capital e o trabalho.

Pires na mão
Governadores do Nordeste foram ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, pedir ajuda para conter a queda da receita nos Estados. Após ouví-los, o auxiliar de Lula prometeu fazer uma reunião esta semana visando buscar alternativas para o problema gerado pela crise econômica mundial. Segundo o governador Marcelo Déda (PT), em janeiro passado, Sergipe viu reduzido em 14% o Fundo de Participação dos Estados (FPE), que representa 55% da receita corrente líquida do governo sergipano.

Genéricos em alta
Vistos com desconfiança no início, os medicamentos genéricos já caíram no gosto do consumidor, atento ao preço, em média, 50% mais em conta. Segundo  informa hoje o Jornal do Brasil,no ano passado a indústria de genéricos ampliou em 24% seu faturamento. As expectativas para 2010 são ainda melhores, tendo em vista que fabricantes de produtos farmacêuticos famosos e de elevada comercialização, como Diovan e Viagra, devem perder as patentes sobre os remédios. Para se ter uma idéia, a participação dos genéricos no mercado brasileiro já é de 19%.

Nas prateleiras
As farmácias não estão mais obrigadas a cumprir algumas das regras instituídas pela Resolução 44 da Anvisa, que entrou em vigor quinta-feira passada. Uma das determinações impedia que se deixasse os medicamentos ao alcance do consumidor, ou seja, do lado de fora do balcão. Graças a uma liminar concedida neste final de semana, as farmácias e drogarias podem voltar a comercializar produtos de conveniência e manter ao alcance do consumidor os medicamentos isentos de prescrição médica.

Parquímetros
O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) divulga nesta segunda-feira, os detalhes sobre o processo de contratação emergencial da empresa que irá gerenciar temporariamente as vagas de estacionamento rotativo no centro de Aracaju. As vagas vinham sendo administradas há 10 anos pela Varca Scatena, responsável pela instalação de parquímetros. O contrato entre a empresa e o município vence amanhã. Como a lei determina que o serviço não pode ser interrompido, o município recorreu ao contrato de emergência.

Sede própria
Em 2011, o Sergipe Parque tecnológico (SergipeTec) ganhará sede própria em uma área do Campus da Universidade Federal de Sergipe (UF). Serão investidos no empreendimento cerca de R$ 34 milhões, recursos oriundos do governo estadual, Ministério da Ciência e Tecnologia e da Financiadora de Estudos e Projetos. Segundo o presidente do SergipeTec, Marcos Wandir, a instalação da sede no Campus é importante porque o Parque ficará fisicamente ligado a um ambiente de pesquisa e geração de conhecimento.

Vendas aquecidas
O calor está fazendo com que os produtos de refrigeração para uso doméstico sumam das prateleiras. Pesquisa mostra que a procura por equipamentos como ar-condicionado e ventiladores mais que dobrou do início do ano até agora, na comparação com igual período do ano passado. O ventilador, no entanto, exige cuidado na hora da compra. Um teste realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor com oito modelos de seis diferentes fabricantes teve resultados negativos: todos os aparelhos falharam em pelo menos um quesito de segurança.

Seminário da CEF
A Caixa Econômica Federal realizará na próxima quinta-feira, um seminário destinado aos prefeitos e técnicos dos municípios sergipanos. Será no auditório da superintendência regional da CEF, localizado na avenida Hermes Fontes, nº 2120, Bairro Luzia, em Aracaju. Durante o evento, técnicos da Caixa falarão sobre o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos, o Programa Nacional de Apoio à Gestão Fiscal e Administrativa para os Municípios Brasileiros e o Regime Próprio de Previdência Social.

Obra para Socorro
A MRM Construtora venceu a concorrência pública nacional aberta pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para a execução das obras e serviços de implantação dos Sistemas de esgotos Sanitários em Socorro. O valor global do contrato previsto pela concorrência é de R$ 9,6 milhões e as obras deverão ser executadas num prazo de 240 dias. A implantação do esgotamento sanitário em Socorro faz parte da política do governo estadual de oferecer melhor qualidade de vida à população daquele município e

Imprensa de luto
Faleceu prematuramente ontem à noite o jornalista sergipano José Araújo. Ele estava em casa assistindo ao jogo Botafogo e Vasco quando foi atingido por um infarto fulminante. Seu corpo está sendo velado no Osaf, na rua Itaporanga. Fundador do PC do B em Sergipe, Araújo foi editor do Jornal da Cidade e do Correio de Sergipe, além de ter sido correspondente de vários veículos de comunicação de fora do Estado. Ele trabalhava atualmente na assessoria de comunicação do Tribunal de Contas do Estado.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais