Vexame! Comportamento errático em SE viraliza nacionalmente

                                                                      Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

                        “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

Triste quem pensa que na era das redes sociais e do eleitor atualizado minuto a minuto tudo se dissipa ao sabor dos interesses pessoais em detrimento do interesse coletivo.

 É preciso respeitar o voto do eleitor. O eleitorado de Valmir não é “boca de forno”. Se fosse, teria elegido Eduardo Amorim que passou a campanha toda no cangote de Valmir. Alguns tentam explicar o inexplicável. Esse pessoal encontra milhões de razões para justificar este comportamento errático.

 O blog já emitiu a opinião sobre essa adesão para os leitores.

 A repercussão foi forte ontem na grande mídia nacional. E Lula, quando chegar em Sergipe na quinta-feira se não tiver cuidados nas declarações pode piorar a situação. Aliás, além da aliança,  Lula não pode trocar mais orçamento secreto por participativo como fez na última vez que esteve aqui.

 Sergipe é vexame nacional! Representantes de Lula e Bolsonaro de mãos dadas.

 Esqueceram de combinar com o principal interessado: o povo sergipano.

 

 

 Algumas das matérias veiculadas ontem nacionalmente:

 Barrado, candidato do PL se alia a petista em SE e enfurece bolsonaristas. Aqui.

Em Sergipe, candidato do PT recebe apoio de candidato bolsonarista. Aqui.

Lula e Bolsonaro e o palanque único em Sergipe. Aqui. 

 

 

  Feriado Devido ao feriado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, amanhã, 12, o blog só retorna a ser atualizado na quinta-feira, 13. Nesta edição tem uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida e ao Dia da Criança através do advogado Clarkson Ramos Moura.

 

 

 

Empresários em Estância: tática de coação eleitoral para Bolsonaro Pelas redes sociais, um vídeo mostra reunião de empresários em Estância (em um bar que publicou uma nota de esclarecimento print ao lado) para “amedrontarem” funcionários que não votam em Bolsonaro. No vídeo, que viralizou nos grupos de WhatsApp de Sergipe, um empresário brada “entre votar em 1 e 3 ele vai tremer e na tremedeira ele vai apertar 22” ensinando aos colegas como virar o voto para Bolsonaro amedrontando seus funcionários.

O blog foi informado que o vídeo já foi parar no Ministério Público do Trabalho (MPT). 

 

Quem tiver denúncias de assédios eleitorais deste tipo pode encaminhar de forma anônima ou sigilosa, através do site www.mpt.mp.br , e por meio do site da Procuradoria Regional Eleitoral de Sergipe (www.mpf.mp.br/prese ). Também é possível fazer denúncias através do aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponível para dispositivos Android e iOS.

Assédio e coação Ontem, 10, a senadora Maria do Carmo Alves demonstrou preocupação com assédio e coação eleitoral. “Empresários não podem se utilizar de sua condição de poder para influenciar o voto de empregados e fornecedores. O voto é direito e dever constitucional”, afirmou.

Assédio e coação  II  A parlamentar destacou, ainda, que o assédio e coação eleitoral se manifestam de formas diversas, e que é preciso estar atento a elas. Segundo Maria, podem ir de comentários ou comunicados internos até mesmo oferta direta de dinheiro para que o empregado vote em determinado candidato. “O assédio eleitoral, que é uma espécie de assédio moral, tem se tornado frequente. Ela costuma ser mais sutil do que a coação e a corrupção eleitoral, ambos considerados crimes pelo Código Eleitoral – cuja pena pode chegar até quatro anos de prisão”, explicou a senadora.

Pleito misógino? Sergipe tem um cenário político interessante no que diz respeito a espaços para mulheres. No PT, claramente, a deputada federal  não eleita Eliane Aquino era a opção aclamada pelo povo para concorrer ao governo do Estado, mas mais uma vez não teve espaço e foi derrubada pela sede de poder do senador Rogério Carvalho. Já no PL, Valmir de Francisquinho, desde o início sabendo da dificuldade de seguir o pleito e com um nome forte como vice, a vereadora de Aracaju, Emília Correa, porém, preferiu seguir até o fim e não dar espaço para ela. Mulher só serve para ser coadjuvante, Rogério e Valmir?

A ausência de Eliane Aquino Chamou a atenção a ausência de Eliane Aquino (PT/SE) na coletiva de imprensa para declaração de apoio entre Rogério Carvalho, defensor de Lula, e Valmir de Francisquinho, filiado ao PL e eleitor de Bolsonaro. Será que a vice-governadora, que foi apresentada nos programas de Rogério de forma preconceituosa como ‘mulher de Déda’ não concordou com a parceria de seu partido? É um racha entre Eliane e Rogério? Lembrando que ela obteve 65 mil votos para deputada federal e é um apoio importante.

Jogado à míngua A semana passada, numa cidade do interior sergipano, um padre foi chamado publicamente de vagabundo por um vereador. Porém, o mais grave é que nem o arcebispo e nem a cúpula da arquidiocese saíram em defesa do sacerdote. E ainda há quem fique indignado com algumas publicações do blog. O jeito é procurar um pistolão para defendê-lo, nem que seja para conseguir um cargo no futuro governo.

Qual a moral? Que moral tem um membro da cúpula da arquidiocese que faz campanha para arrecadar dinheiro para a reforma do presbitério da igreja e depois quer tirar férias para ir passear com a mãe na Itália? No mínimo os fiéis ficarão indignados.

Aos “desavisados” ou cego de paixão (não a de Cristo) A Igreja é, também, uma instituição humana. E por isso comete erros, pois seus membros são pecadores e inclinados ao pecado. E quantas vezes papas pediram e pedem perdão por tantas atrocidades. Os “desavisados” deveriam escrever ao arcebispo e aos membros da sua cúpula que parem de cometer abusos.

Sem caça às bruxas O blog não prega uma caça às bruxas, mas é fato que a administração estadual está infestada de opositores ao atual governo ocupando bons cargos em comissão e fazendo parte de conselhos recebendo bons jettons, mesmo fazendo campanha aberta para Rogério Carvalho. Ontem, 1º, o padre e conselheiro administrativo da DESO, José Lima, postou uma foto na coletiva de Valmir e Rogério. Além de um ato partidário, foi também um ato de um adversário do governador que o nomeou para o conselho. Os amigos dizem que ele é “imexível”.

Igrejas evangélicas: Laércio destaca apoio a Fábio Mitidieri Na manhã da segunda-feira, 11, o senador eleito Laércio Oliveira (PP) participou de uma reunião com representantes de igrejas evangélicas e líderes independentes de Sergipe que declararam apoio ao candidato ao Governo do Estado, Fábio Mitidieri (PSD). Coordenado pelo Apóstolo Augusto Magalhães, o encontro teve a participação da União dos Ministros Evangélicos do Estado de Sergipe (Umese), Assembleia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Batista, entre outras.

Importância Nascido numa família presbiteriana, Laércio falou sobre a importância dos cristãos apoiarem o candidato Fábio Mitidieri, para que a comunidade tenha um representante comprometido com os princípios morais e espirituais. “Eleger Fábio é consagrar ao nosso Estado um tempo novo. Eu quero estar ao seu lado trabalhando pelo desenvolvimento de Sergipe, para que tenhamos um futuro sólido e com mais oportunidades para todos. Por isso, é importante que cada um faça a sua parte junto à sua família e amigos”, disse Laércio.

Participação A reunião da segunda-feira também contou com a participação dos ex-deputados federais Heleno Silva e Jony Marcos, o deputado estadual Daniel Fortes, o ex-deputado estadual Mardoqueu Bodano, o vereador de Aracaju, Eduardo Lima, o candidato a deputado estadual Pastor Léo Rocha, entre outros. Segundo a coordenação, nos próximos dias o movimento também estará intensificando a mensagem de apoio a Fábio Mitidieri junto às igrejas do interior do Estado.

Renda Irlandesa recebe apoio para permanência no cenário das artes A renda irlandesa, que até pouco tempo estava ameaçada, por conta da falta de insumo no mercado brasileiro, mais especificamente no tocante à produção do lacê, sua principal matéria-prima recebe agora um importante apoio. Através da união de forças entre o Iphan, Igreja Católica e as prefeituras de Laranjeiras, Divina Pastora, Socorro e Maruim, as rendeiras receberam do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a doação de máquinas produtoras de lacê. 

Novo espaço Em Laranjeiras, a Prefeitura disponibilizou para as artesãs um novo espaço mais amplo, localizado no prédio da antiga Oficina-escola (Calçadão Getúlio Vargas). No local, elas poderão produzir a matéria-prima, expor sua arte e ainda praticar o turismo de experiência, ou seja, comercializar a renda irlandesa e, ao mesmo tempo, mostrar como ela é feita. 

 Apoios para artesãs “Nossas artesãs estão muito felizes porque agora com o apoio do Iphan e da Prefeitura de nossa cidade elas terão onde e como confeccionar a matéria-prima, produzir e comercializar a renda irlandesa, e o melhor, num espaço maior, mais arejado, com comodidade e conforto. Com isso, ganham elas e o turista que poderão vivenciar a experiência de como se produzir esta arte tão importante e significativa. Todos os esforços feitos pelo prefeito Juca valeram a pena, para que esta arte não venha cair em extinção em Laranjeiras”, disse o secretário Plácido Lyra.

Alunos do ensino médio recebem treinamento de reanimação cardiopulmonar O treinamento de Reanimação Cardiopulmonar, projeto idealizado pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese), com o apoio da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), já começou a 2ª etapa, que é levar para cerca de 400 alunos do ensino médio de escola públicas e particulares, um curso rápido sobre o projeto “Projeto RCP nas escolas”. “No dia 11 deste mês, às 11h, estaremos no Colégio Master, e às 15h do dia 13”, informa Dr. Fabrício Dias Antunes, presidente da entidade.

 Programação O projeto está inserido dentro da programação do Dia do Anestesiologista, comemorado em 16 de outubro. “Também estaremos realizando no dia 15 deste mês um fórum entre Coopanest e Hospitais da rede suplementar, além de uma confraternização com os nossos cooperados”, informou Dr. Áley Newton, presidente da cooperativa.

 1ª fase De acordo com anestesiologista, a primeira fase do “Projeto RCP nas escolas” ocorreu em maio deste ano, com 100 alunos de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Esses universitários foram treinados para se tornarem instrutores no curso de Reanimação Cardiopulmonar”, informa, ressaltando que o projeto está sendo bem aceito pelos colégios. “Algumas escolas já entraram em contato, solicitando para que fossemos até lá realizar o treinamento”.

 1º atendimento O presidente da Saese ressalta que o primeiro atendimento é crucial para um melhor desfecho na abordagem de uma reanimação cardiopulmonar. “Uma vítima em parada cardiorrespiratória sem um tratamento inicial tem menos chance de voltar à vida, de retornar à circulação espontânea, do que um paciente que recebeu esse primeiro atendimento”, explica. O médico ressalta que o objetivo não é treinar nenhum estudante para ser médico, mas para que possa prestar assistência inicial a uma possível vítima de uma parada cardiorrespiratória.

 Parceiros Para a realização do projeto a Saese em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), e conta com o apoio da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE). “A cooperativa está emprestando os manequins para os treinamentos que são de fundamental importância para que o treinamento dê certo”, finaliza Dr. Fabricio Antunes.

Na foto: Jhonny Yure, Rejane Juliana, Wallace Alejandro e Victor Manoel
Yan Gabriel. Rejane, Wallace e Victor são de projetos de inclusão.

 Atenção empresários e gestores públicos: ajuda para atletas de projeto de inclusão social pelo esporte para viajarem para torneio Internacional De 18 a 23 de novembro deste ano será realizado, na cidade de General Picos (província La Pampa), na Argentina o Torneio Internacional de Karate-Do. 10 jovens atletas sergipanos foram selecionados na seletiva realizada no campeonato nacional. Alguns deles são dos projetos sociais Lar Esmeralda e Fumaça Zero e necessitam de ajuda para as passagens e estadia. O blog se soma ao apelo destes jovens para que empresários e gestores públicos possam cooperar. O técnico da seleção brasileira será o experiente professor e campeão internacional Yoacan Jocelis. A inclusão social pelo esporte é uma oportunidade de transformar a mente dos jovens e eles agarram com vigor essas portas abertas. Quem desejar ajudar, qualquer ajuda é bem-vinda: (79) 98809-0037.

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 Gente Sergipana – Carivaldo Souza (80 anos) Por Antônio Samarone, médico sanitarista:

 “O Barão de Macambira, nasceu em Riachão dos Dantas.

Carivaldo é líder político em Macambira, desde os tempos de Leandro Maciel.

Prefeito com vários mandatos. Entra e sai eleições, ele querendo se aposentar e o povo não deixa.

Além da política, Carivaldo é desportista. Foi Presidente da Federação Sergipana de Futebol, por décadas.

Sempre cordato e de boa conversa.”

 

 

 

2ª Feira do Livro de Itabaiana, de 4 a 6 de novembro. Hoje, 11, a partir das 2oh, live com os organizadores Antônio Saracura e Domingos Pascoal. Na pauta de hoje diversos temas sobre o evento e literatura. Participe: https://www.instagram.com/o_escritor_na_livraria/

 

  

 

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

OPINIÃO 

DIA DE N. SRA. APARECIDA E DA CRIANÇA  Por Clarkson Ramos Moura

— 12 DE OUTUBRO —

*ORAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA*

– PELO ENXOTAMENTO DA BESTA-FERA –

COPARTÍCIPE DO MAIOR GENOCÍDIO DO PAÍS:

JÁ SÃO MAIS DE 686 MIL VIDAS CEIFADAS


SANTA PADROEIRA DO BRASIL,
Ó NOSSA SENHORA APARECIDA,
LIVRA O BRASIL, Ó VIRGEM MÃE,
DESTE DESGOVERNO DEMOCIDA.

SANTA PADROEIRA DO BRASIL,
Ó NOSSA SENHORA APARECIDA,
DEFENDE A AMAZÔNIA E O ÍNDIO
DA SANHA DO BANDO GENOCIDA.

SANTA PADROEIRA DO BRASIL,
Ó NOSSA SENHORA APARECIDA,
PROTEGE A CIÊNCIA E CULTURA
DA CANIBAL HORDA GNOSIOCIDA.

SANTA PADROEIRA DO BRASIL,
Ó NOSSA SENHORA APARECIDA,
BANE A COVID-19 DESTA TERRA,
ÔNUS DA BESTA-FERA PERDIDA.

SANTA PADROEIRA DO BRASIL,
Ó NOSSA SENHORA APARECIDA,
MERCÊ DO DOUTOR CLOROQUINA,
UMA ARACAJU JÁ FOI ENGOLIDA.

SANTA PADROEIRA DO BRASIL,
Ó NOSSA SENHORA APARECIDA,
ASSEGURA À NOSSA CRIANÇADA
SAÚDE, ENSINO, LAZER E COMIDA.

SANTA PADROEIRA DO BRASIL,
Ó NOSSA SENHORA APARECIDA,
GARANTE À NOSSA POPULAÇÃO
VACINAS E QUALIDADE DE VIDA.

SANTA PADROEIRA DO BRASIL,
Ó NOSSA SENHORA APARECIDA,
EXIME A GENTE, Ó PURA SANTA,
DA PRESTES GUERRA FRATRICIDA

AMÉM!

 

OPINIÃO

 

O Cérebro faz o homem? Por Antônio Samarone, médico sanitarista

 Acreditar que somos o nosso cérebro é uma conveniência existencial. Nos isenta de boa parte das responsabilidades. Qualquer desvio, é atribuído a um transtorno mental, uma doença.

 É o fim da culpa, como sentimento ético/religioso.

 Por outro lado, aumenta a discriminação. Se qualquer desvio é uma doença o perigo é maior, torna-se uma fatalidade biológica. Aumenta a discriminação.

 Acredita-se que a unicidade cérebro/mente já foi comprovada pelas neurociências, mesmo os pontos obscuros, não explicados, é só esperar, é uma questão de tempo. Somos uma máquina físico/química.

 Não tem nada comprovado. É uma crença que se legitima com a credibilidade do discurso científico. A ciência é a última referência.

 Duvidar dessa evidência, comprovada pela ressonância funcional, é sair do âmbito da ciência. Ocorre, que as neurociências nunca comprovaram nada disso.

 A mente é uma função do cérebro. A memória e a consciência são funções do cérebro. A nossa identidade é uma ilusão pretensiosa.

 O dualismo corpo e alma é uma ranço obscurantista. O corpo é quem produz a alma.

 Qualquer pensamento, ideia, filosofia tem uma base neural, biológica. A poesia brota em determinados cérebros, pré-formados com essa especificidade. Essa crença por enquanto é uma crença.

 Se somos o cérebro, perdemos as referências, não existem mais caminhos. Ou cada um faz o seu. O pensamento é um função biológica. Abandonamos a transcendência por soberba e estamos perdidos.

 O humanismo foi um equívoco (o homem como referência). O homem é conduzido pela vaidade, não merece confiança. Não é o que pensa que é.

 O homem, sendo mais preciso, o seu cérebro, passou a ser a medida de todas as coisas.

 Vivo uma confusão: comecei a perceber o funcionamento autônomo do cérebro, ele querendo impor os seus ditames, e eu reagindo. Um colega neurologista disse-me que não se trata de dualismo, a evolução criou estruturas novas e as antigas permaneceram.

 O cérebro não é único, são vários.

 A confusão aumentou. Eu escolho a qual cérebro obedecer, ou eles decidem entre eles, em reunião? Freud inventou o inconsciente que nos controla. As neurociências foi mais longe, descobriu que é a mente que nos controla e não apenas o inconsciente.

 O livre arbítrio é uma ilusão.

PELO TWITTER

www.twitter.com/DalaiLama

Despite different cultures and different political and economic systems, we’re all basically the same. The more people I meet, the stronger my conviction becomes that the oneness of humanity, founded on understanding and respect, is a realistic and viable basis for our conduct.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/frednavarro

Bolsonaro nunca ouviu falar de William Faulkner, mas raciocina como um personagem de “Enquanto agonizo”: “É mesmo. Um cara não se incomodaria de ver sua colheita destruída pela água, se pudesse transformar-se na própria chuva.”

www.twitter.com/hilde_angel

Depois de desmoralizar a religião evangélica, as Forças Armadas, o Congresso Nacional, eis mais uma realização de Bolsonaro: desmoralizar a Justiça eleitoral brasileira, que não mais pune, não mais coíbe. Um governo de fato realizador. Na infraestrutura, as pontes que despencam.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“O pior uso que se pode fazer da liberdade é abdicar dela” Victor Hugo, mais atual do que nunca em Sergipe del Rey onde os conchavos pessoais deixam de lado o compromisso com o voto popular.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-10/papa-francisco-scalabrinianos-migrantes-refugiados-paz-bem-estar.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais