Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Ontem, 17, muitos leitores e amigos questionaram este jornalista qual a avaliação sobre o debate presidencial realizado no domingo pela Band/UOL. Alguns ficaram surpresos com a resposta: este jornalista não assistiu.
Por várias razões. Entre elas porque o debate não mudaria o voto deste jornalista e muito menos serviria para debater com profundidade temas como a segurança pública, economia e os reais problemas do Brasil. O debate, pelo que a imprensa noticiou, foi como uma rinha de galo de críticas e denúncias onde os expectadores deram como vencedor o galo que ele estava apostando.
Este jornalista votará em Lula por algumas razões. Uma delas é que com ele a democracia será fortalecida e em nenhum momento dos oito anos de governo dele ocorreu a tentativa de destruir a Constituição e muito menos insinuar e ameaçar um golpe contra a democracia.
É inadmissível que um presidente eleito afronte o sistema eleitoral, a Constituição e os poderes constituídos. Um presidente que levou a religião para a disputa eleitoral para inflar seus seguidores.
Votar em Lula não significa ser petista, ser conivente com a corrupção ou outro ato imoral.
Quem mais encarna este eleitor que não é petista, mas tem consciência que o Brasil precisa voltar à normalidade democrática, é Geraldo Alkmin – que deixou de lado o interesse particular, numa eleição que sairia vitorioso para o governo de SP – pensando no País.
Alckmin será peça chave no governo Lula para acabar com essa polarização insana.
MPE instaura inquérito civil para analisar cumulação de cargo efetivo e função em conselho do CREA/SE E no último dia 11 de outubro o MPE/SE, através da Promotoria de Justiça do Direito do Cidão, especializada na Defesa do Patrimônio Público, da previdência pública e da ordem tributária, diante de uma notícia de fato – oriunda da ouvidoria do MPE – instaurou inquérito civil com o objetivo de analisar a legalidade de cumulação de cargo efetivo e função em Conselho Profissional (CREA/SE). A denúncia se reporta a eventual prática de ato de improbidade administrativa praticada por Arício Resende Silva, enquanto agente público requisitado para exercer as respectivas funções na Cohidro, posto em exercer, em concomitância, a função de presidente do CREA/SE, no período de 2015 a 2020.
Requisição No despacho, o promotor Ricardo Machado Oliveira requisitou à Cohidro, acerca do material laboral produzido por Arício Resende Silva no período que esteve no exercício do cargo de Presidente do CREA/SE, além de informações para o exercício de função no Conselho Profissional. O promotor requisitou também ao CREA/SE a ata da eleição em que o noticiado (Arício Resende) se sagrou presidente do conselho e o período que esteve à frente do referido conselho. O blog manterá o leitor informado de todo andamento do inquérito que é público e está publicado na página do MPE/SE.
Boa companhia E quem também está em Roma, acompanhando o todo-poderoso vigário-geral da arquidiocese de Aracaju, pe. Genário, que se tornou o primeiro-ministro da igreja católica em Sergipe, é o pe. Adeilson Carlos, pároco da paróquia nossa senhora do Socorro, em Socorro/SE. O pe. Adeilson é protegido do pe. Genário e está curtindo o outono europeu na cidade eterna. O povo da sua antiga paróquia Rainha do mundo, no Médici, não deixa mentir. Arrepare, Osmário, pelo visto os privilegiados da arquidiocese de Aracaju estão nadando em dinheiro.
Desembarcando E quem estará desembarcando no próximo dia 29 no Brasil é o pe. Genário, vigário-geral da arquidiocese. Ele, que anda muito estressado, foi descansar na cidade eterna. Quem tem dinheiro e poder vai para fora do país, enquanto os vassalos da arquidiocese, que foram removidos para a periferia, curtem o sol causticante de Sergipe del Rey. Será que a paróquia de Jesus Ressuscitado vai continuar pedindo ajudar para obras de reforma?
Alerta ao governo do Estado! Um atropelamento pode ocorrer a qualquer momento em frente ao antigo prédio da PGE. É preciso realizar o serviço aos finais de semana As fotos ao lado mostram o perigo que os pedestres estão passando, cuja obra de recuperação do prédio está paralisada há muito tempo, voltou agora, não para terminar a obra, mas apenas estão pintando os andaimes que estão enferrujados pelo tempo. O problema é que se não bastasse os tapumes que tomou conta da calçada agora colocaram outra proteção fora da calçada impossibilitando mais ainda os pedestres de circularem. Agora os pedestres têm que passar pela rua disputando com os carros. Será que vão esperar um atropelamento para tomar as devidas providências?
Aliado “entrão” Não é de agora que os comentários entre os integrantes da equipe de campanha do candidato Rogério Carvalho (PT) sobre a atuação do ex-presidente do Hospital de Cirurgia, Gilberto Santos, não é dos melhores. Entre as principais queixas, a forma como ele age buscando atropelar companheiros aliados e até do próprio partido para ocupar espaços, como se fosse o dono de tudo na campanha. Gilberto é visto como aquele tipo “entrão”, que se mete em tudo e aparece onde não é chamado.
Aliado “entrão” II Em rodas de conversa, chega a falar sobre futuros espaços que ele terá no governo de Rogério, caso o petista vença a disputa. Essas atitudes vêm incomodando alguns integrantes da coordenação, mas a maioria prefere não ir para o embate com receio dele. Além disso, a imagem que Dr. Gilberto construiu causa mais rejeição do que aceitação entre a opinião pública. Tanto que o agrupamento governista faz questão de colocá-lo nas peças publicitárias mais críticas a Rogério, como se Dr. Gilberto fosse, realmente, assumir alguma função num futuro governo. Resta saber se Rogério continuará dando asas ao companheiro ou irá colocá-lo no seu devido lugar.
Banestado e BNB Em 2014 e 2018 os que estão juntos hoje se digladiaram nos programas eleitorais e nas redes sociais denunciando um ao outro. Quem não lembra das denúncias do Banestado e BNB? O que os dois bancos tiveram em comum com Sergipe del Rey? A história, os bastidores jamais revelados na imprensa sergipana. Como tentaram e calaram quase toda a imprensa sergipana. Como diz o mineiro um “trem” de arrepiar. Para aprumar o corpo de quem não tem medo de ficar injuriado. Quem tiver medo que pique a mula.
Apoio importante: delegada Danielle Garcia A delegada Danielle Garcia (Podemos), que obteve mais de 206 mil votos na disputa para o Senado Federal, anunciou ontem (17), em coletiva à imprensa, o apoio à candidatura de Fábio Mitidieri (PSD) a governador de Sergipe no segundo turno das eleições. Em sua fala, Danielle destacou o processo democrático do Podemos no estado para definir o apoio.
Divergências com Jackson Barreto Ela também relembrou sua trajetória na Deotap, de onde foi exonerada após divergências com o então governador Jackson Barreto. “Após uma reunião do grupo, nós decidimos apoiar Fábio, que se mostrou transparente e aberto ao diálogo. Essa não é apenas uma declaração de voto, é Danielle entrar na campanha, pedir voto para Fábio e também cobrar para que seja cumprido tudo que conversamos. Pode contar com o nosso grupo e tenho certeza que os eleitores também irão abraçar a candidatura de Fábio, assim como faço hoje. Estou feliz com essa parceria para que possamos juntos transformar nosso estado e a vida das pessoas”, afirmou.
Chapa ficha limpa Com a chegada de Danielle Garcia à base de apoios do candidato ao governo do Estado, Fábio Mitidieri, a coligação Novo Tempo Pra Sergipe forma uma chapa ficha limpa, com nomes ilesos de problemas jurídicos e administrativos. É Fábio, Zezinho, Laércio Oliveira, Alessandro Vieira, Danielle Garcia. Quem tiver curiosidade de pesquisar o lado da oposição pode se surpreender negativamente.
Laércio prestigia as celebrações pela Padroeira de Sergipe Milhares de romeiros participaram no domingo, 16, das celebrações em alusão à Nossa Senhora Divina Pastora, padroeira da cidade que leva o mesmo nome. O Deputado Federal e Senador eleito, Laércio Oliveira (PP), prestigiou a festa que marcou os 240 anos de devoção à santa que também é padroeira do estado de Sergipe.
Agradecimento “Foi um momento de fé e agradecimento a Deus. Pelas ruas da cidade, pude cumprimentar os moradores e romeiros que vieram de várias partes de Sergipe e de outros Estados. Uma festa muito bonita e muito organizada. Estão de parabéns a prefeita Clara Rollemberg e toda a sua equipe”, disse Laércio.
Recepção Laércio foi recebido pela prefeita de Divina Pastora, Clara Rollemberg, e pelo secretário de Finanças, Matheus Cruz. Ao lado do candidato ao Governo de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD) e do candidato o vice-governador Zezinho Sobral (PDT), ele acompanhou a celebração pelas ruas do município e foi bastante cumprimentado pela população. Também prestigiaram as celebrações o vice-prefeito Arodo dos Santos, o ex-deputado estadual Capitão Samuel, o deputado estadual Jeferson Andrade, o vereador Maurício Santos, a vereadora Isabel Cristina, e a ex-vice prefeita Jackeline de Nagô.
Itabaiana: prefeito Adailton Sousa realiza balanço das suas últimas ações na gestão municipal Na manhã de ontem (17), o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, concedeu entrevista à rádio Jovem Pan, em Aracaju, e realizou um balanço das últimas ações de sua gestão. Um dos assuntos destacados foi o monitoramento inteligente que existe hoje nas fronteiras e no comércio da cidade.
Engajamento “Existe um engajamento dentro desse monitoramento para que a cidade se torne ainda mais segura. É um investimento na segurança com tecnologia”, explicou. Adailton afirmou que tem mais de 10 obras que serão inauguradas em breve e que beneficiarão o povo itabaianense e destacou a indústria de asfalto do município serrano. “O povo ceboleiro tem uma visão de empreendedorismo muito grande. Compramos uma usina que funciona com recursos próprios e não passamos vários anos com buracos e pavimentação pendentes. Isso é planejamento e visão futurista”, disse.
Valorização na educação Outro tema abordado pelo prefeito foi a educação. Sobre a pasta, Adailton ressaltou a valorização aos professores e a estrutura que alunos e professores recebem diariamente. “Hoje os docentes recebem o salário antecipado. As pessoas preferem fazer concurso de professor para Itabaiana ao invés de fazer concurso de professor para o governo. Reformamos 54 escolas e construímos creches. Fomos o primeiro município do estado apagar o reajuste de 33,24% do piso salarial”, afirmou.
Estância: Parceria entre Prefeitura e Sebrae resulta no desenvolvimento de pequenas empresas através da Sala do Empreendedor A Prefeitura de Estância, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, criou o espaço a sala do empreendedor. A Sala do Empreendedor é o resultado de um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de unir em um único espaço o empreendedor, o poder público e as entidades de fomento ao empreendedorismo.
Atendimento Criada para ser um espaço que concentra todos os tipos de atendimento aos empresários, é voltada para informação, orientação e regularização e disponibilização de serviços como orientação sobre crédito, formalização e legalização para os segmentos de empreendedores formais e informais, potenciais empresários e produtores rurais.
Necessidades dos empreendedores Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Menezes “o espaço dedicado aos empreendedores de Estância, estará sempre aberto para entender as necessidades, com pronto atendimento, para auxiliá-lo no que for preciso, com a devida agilidade, para esclarecer as dúvidas, orientar soluções de negócios, sem qualquer dificuldade, para torná-lo legalizado, com todo apoio, para proporcionar o seu desenvolvimento”.
Aracaju: Projeto da Prefeitura fica entre finalistas de prêmio promovido pelo BID O projeto da Prefeitura de Aracaju “A Arte de Semear”, que suscita a conscientização ambiental com ações de educação no Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira, foi selecionado entre os finalistas do prêmio Super Heróis do Desenvolvimento 2022, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que reconhece a implementação de soluções criativas e inovadoras durante a execução de projetos de desenvolvimento financiados pela instituição financeira.
Único representante do Brasil na etapa final Ao todo, foram 77 projetos elegíveis e apenas 7 finalistas selecionados, incluindo o projeto da administração municipal, único representante do Brasil nessa etapa final. Dentre os sete, quatro foram premiados em dois eixos: trabalhos em execução (no qual Aracaju disputou) e trabalhos finalizados. O projeto que tem sido desenvolvido na capital concorreu com propostas do México e Trinidad e Tobago, ambos premiados, e do Paraguai. No segundo eixo, concorreram projetos dos países Costa Rica, Colômbia e Uruguai, sendo que os dois últimos foram premiados.
Responsabilidade socioambiental A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e surgiu com a intenção de despertar nas crianças alunas da rede de ensino municipal, particular e comunidades a responsabilidade socioambiental e senso crítico, por meio de ações lúdicas promovendo a sustentabilidade local e a otimização do uso dos espaços públicos e de lazer.
Futuras gerações “É um projeto de fundamental importância pelo momento em que passamos no mundo, com alterações climáticas em todos os continentes. A Prefeitura, através dessa iniciativa desenvolvida pela Seplog e Sema, promove a cultura de preservação ambiental e conscientização das futuras gerações. Esse projeto é um orgulho para a Prefeitura, pois os resultados já podem ser vistos no cotidiano das escolas, onde as crianças já estão mais conscientes, economizando água, descartando lixo corretamente e cuidando das hortas, e também levando esse conhecimento para suas famílias”, afirma o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio.
Educação ambiental O projeto realizou ações de visita guiada na Sementeira, promovendo a educação ambiental através de trilha teatral (Ujacará), oficinas, manejo do meliponário municipal, e orientações quanto ao descarte sustentável dos resíduos sólidos. “Estar entre os finalistas deste prêmio, sendo o único representante do Brasil, aponta que as ações de educação que estamos fazendo de maneira continuada, promovendo a responsabilidade socioambiental e fortalecendo a sustentabilidade, são um grande ganho e indica que estamos no caminho certo”, aponta a coordenadora do Programa de Requalificação Urbana, Heloísa Thaís.
Reconhecimento internacional A final foi realizada de forma virtual, através de apresentação por videochamada, onde cada selecionado pôde expor seu conteúdo e apresentar os resultados obtidos com as ações descritas no projeto e como as boas práticas podem ser exemplo para outras regiões do mundo. “Nós concorremos com 77 projetos elegíveis, de 23 países da América Latina e Caribe, e tivemos um dos sete melhores. É uma grande marca e satisfação para todas as equipes envolvidas, uma vez que conseguimos avançar com uma iniciativa de educação ambiental, que tem sido uma pauta muito importante para a Prefeitura, e, inclusive, estamos a transformando em uma ação contínua, receber esse tipo de reconhecimento internacional”, ressalta o secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos.
Ato Nacional, hoje 18: Sergipe vai protestar contra cortes nos recursos da educação pública Contra o bloqueio de R$ 2,4 bilhões do Ministério da Educação (MEC), o Brasil inteiro se mobiliza em protestos hoje, 18. Em Sergipe, o Ato Nacional Contra os Cortes nos Recursos da Educação Pública será a partir das 15h, na Praça General Valadão, no Centro de Aracaju.
Ataques O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE) e do SINTESE (Educação), Roberto Silva, lamenta que até o governo Bolsonaro seja tão irresponsável ao lidar com a educação brasileira. “Os ataques contra a educação pública são uma constante desde o golpe contra a democracia em 2016. Vamos ocupar as ruas, resistir, protestar e reafirmar que o Brasil não abre mão da educação pública. Não aceitaremos calados mais um ataque deste governo do atraso, do retrocesso, contra a educação”, criticou Roberto.
Perdas O anúncio do bloqueio de 11,4% das despesas de custeio e investimento do MEC, poucos dias após o resultado do 1º turno das eleições, gerou revolta entre estudantes, professores, pais e trabalhadores da educação. Enquanto as universidades acumularam perda de R$ 763 milhões com os cortes anunciados desde o segundo semestre deste ano, foram retirados mais R$ 300 milhões da Rede Federal de Educação Profissionalizante Ciência e Tecnologia, sendo R$ 147 milhões congelados com o bloqueio. Diante desta medida política de ataque ao ensino superior público, as universidades federais e institutos questionam a possibilidade de manter o funcionamento das organizações até o fim do ano.
“Eles com Elas” – Promotores e associados unidos em prol do Outubro Rosa A Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP) convidou os promotores associados para abraçar a causa do Outubro Rosa. A Campanha “Eles com Elas” conta com membros da entidade para chamar a atenção sobre a importância do apoio dos homens às mulheres na luta contra o câncer de mama. De acordo com o presidente da ASMP, João Rodrigues Neto, já faz parte do calendário da gestão associativa a adesão da entidade à campanha de prevenção ao câncer de mama. “Para esse ano, o tema escolhido foi o “Eles com elas” com o propósito de enfocar ainda mais a importância e a necessidade de estimular a adoção de medidas preventivas pelo público feminino, visando combater essa enfermidade que acomete tantas mulheres e ainda apresenta números significativos no nosso país”, revela o presidente.
Campanha Ainda como parte da campanha encabeçada pela ASMP, foi instalada na entrada da sede da associação um “Painel Instagramável” com uma asa nas cores rosa e azul, medindo 105 x 150cm com a frase: “Voe Alto. Cuide-se!”. Para participar da campanha, associados e visitantes podem ir até a sede da ASMP para tirar a foto, posteriormente postar no Instagram e marcar o perfil @asmp_se usando as hashtags: #elescomelas #outubrorosa.
ASMP e MPSE A Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP) é um dos apoiadores das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul do Ministério Público de Sergipe (SE). A iniciativa é dos Centros de Apoio Operacional dos Direitos da Mulher e dos Direitos à Saúde do MPSE e conta ainda com o apoio da Coordenadoria de Comunicação Social e do Centro Médico. Entre as ações conjuntas estão a distribuição de bottons com um laço simbólico da campanha em prol da saúde de homens e mulheres e a realização do “Talk Show Cuide de Você” para membros, servidores e estagiários do MP. Durante todo o mês de outubro, serão promovidas ações para fortalecer a prevenção do câncer de mama, primeira causa de morte, por câncer, na população feminina no Brasil.
Incentivo O tema escolhido pelo MPSE é “Cuide de você: faça o autoexame”. O intuito é incentivar as mulheres a conhecer o próprio corpo e identificar possíveis alterações na mama por meio do toque, que deve ser feito regularmente. A detecção precoce do câncer de mama aumenta consideravelmente as chances de cura e, muitas vezes, a descoberta acontece através do autoexame. Atualmente no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres (INCA, 2019a).
Dia do Anestesiologista – Fórum com hospitais Na manhã do sábado, 15, a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE) reuniu representantes de hospitais sergipanos. De acordo com o presidente da entidade, Dr. Áley Newton Marinho Andrade, a ideia de realizar este 1° Fórum foi para integrar ainda mais os anestesiologistas ao dia a dia dos hospitais. “Já tínhamos essa ideia há algum tempo, mas acabamos adiando devido a pandemia. A intenção é que o anestesista entenda como o hospital funciona e que ele agregue qualidade. E no final das contas, possa dar uma assistência integrada com toda a equipe hospitalar, ao paciente”, informou o presidente da Coopanest-SE, destacando que o anestesista deve participar dos eventos específicos de cada hospital.
Atualidade Representando o Hospital Primavera, o superintendente médico Guilherme do Espírito Santo Silva, trouxe para o encontro um pouco da discussão sobre saúde que acontece no mundo atualmente. “Hoje no mundo, muitos países estão buscando entregar o melhor resultado clínico com o melhor custo possível. O Primavera quer sempre entregar o melhor para o paciente utilizando os recursos de forma racional, sem desperdícios”, disse, parabenizando a Coopanest-SE pela realização do fórum.
Proposta O diretor técnico da Clínica Santa Helena, Marcos Pavione, ressaltou a proposta da cooperativa em aproximar os anestesiologistas dos hospitais. “Hoje começamos a estreitar essa relação com os anestesiologistas que trabalham dentro do hospital, visando reduzir os riscos ao mínimo possível, dentro do que a gente pretende, que é oferecer qualidade na saúde. Eu acho que foi muito positiva. É muito importante que eles estejam acompanhando a evolução dessa questão da gestão, de valor em saúde que é o que tem acontecido no mundo hoje”.
Parceria O diretor de negócios corporativos da Unimed Sergipe, Márcio Barreto, reforçou a importância da parceria com a cooperativa. “Neste fórum, a Unimed reafirmou da parceria com a Coopanest-SE, para que todos consigamos andar com mais qualidade e fortalecidos como empresas”, reforçou, ressaltando ainda como bastante positiva a realização do evento. “Consegui sentir para que lado cada parceiro está indo no mercado. Então, isso é fundamental. Às vezes é muito mais importante um fórum com essa leveza do que múltiplas reuniões tensas e que geram desgaste”. A opinião foi compartilhada pelo superintendente de recursos próprios da Unimed Sergipe, Paulo Aleixo. “Hoje trocamos ideias com os parceiros, qual é o rumo que estamos tomando e onde queremos chegar”, ressaltou.
Atendimento integrado A supervisora de enfermagem do bloco operatório da São Lucas, Andrezza Lima, relatou durante o fórum, a preocupação da rede hospitalar com a segurança e assistência aos pacientes cirúrgicos. “Nós sempre visamos o atendimento integrado a cada paciente e hoje aqui nós expusemos isso”.
Conversa franca Uma conversa aberta e franca. Assim definiu a manhã organizada pela Coopanest-SE, o diretor geral do Hospital São Lucas, Rede D’Or, Paulo Barreto. “Achei fantástica a ideia da cooperativa convidar representantes dos hospitais, no sábado pela manhã, para essa conversa aberta, sem censuras, franca, com um novo olhar que precisamos estar todos juntos”, declarou.
Iniciativa O diretor técnico do Hospital São Lucas Rede D’Or, Leonardo Baumworcel, também parabenizou a iniciativa. “Foi fantástico, porque sei como é difícil juntar tanta gente no sábado pela manhã, de diversos hospitais. E estavam diretores, diretoria da Coopanest-SE. Foi uma discussão tranquila, aberta, mostrando cada um seu ponto de vista. Isso mostra a grandeza da Coopanest-SE para o estado de Sergipe e o Brasil”. O dia, que antecede a data comemorativa dos Anestesiologistas, 16 de outubro, foi encerrado com uma confraternização na Chácara Santa Terezinha, que reuniu anestesiologistas, colaboradores, convidados e familiares.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Live hoje, 18, a partir das 20h, “Eu estarei na feira do livro de Itabaiana” A feira será realizada de 4 a 6 de dezembro no Shopping Peixoto. Assista aqui: https://www.instagram.com/o_escritor_na_livraria/
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
OPINIÃO
A peregrinação de Divina Pastora Por Antônio Samarone, médico sanitarista
A terra de Fausto Cardoso realiza no terceiro domingo de outubro a sua peregrinação. Uma multidão de curiosos, hereges e alguns devotos, partem a pé de Riachuelo, subindo uma colina de 11 km. A tradição foi criada em 1958, pelo Arcebispo Luciano Duarte, para catequizar os estudantes universitários.
Divina Pastora, antiga Freguesia de Ladeira, nasceu dos currais de gado dos tempos dos holandeses. Divina Pastora foi desmembrada das freguesias de Jesus, Maria, José do Pé do Banco (Siriri) e de Cambuatá (Santa Rosa de Lima).
Ontem, eu resolvi ir conhecer a peregrinação de Divina Pastora.
A pequena cidade se transforma numa feirinha do Paraguai, num mercado de bugigangas, ambulantes vendendo de panelas a travesseiros, tamboretes, lembranças religiosas, comidas típicas, um elevado para se pagar as promessas e acender as velas, um palco para as missas, e uma igreja barroca de 270 anos, mal conservada.
Essas peregrinações são populares em Sergipe, gente humilde, o povo adora. Não vi os católicos de classe média, muito menos os ricos. Constatei o “porquê” Cristo considera os pobres bem-aventurados. Tenho certeza de que o Paraíso será deles.
Os peregrinos cantavam alegremente: “quando Jesus chegar, quando Jesus chegar…”
Multidões imensas amoitadas debaixo das mangueiras centenárias, fazendo os seus “pic nic!” sertanejos. As famílias levam a farofa e a jabá, o macarrão e a carne frita, o feijão e o toucinho. As marmitas improvidas são vasilhames usados de margarina. A água e a cerveja vão de isopor.
Muita farra e pouca reza!
Os devotos da Divina Pastora ficam zanzando, rua acima, rua abaixo, numa tropelia desenfreada. Comprando as novidades a preço de banana. Uma blusa não passa de cinco contos de reis. Um tamborete é dez.
A devoção a Divina Pastora nasceu em Servilha, na Espanha. Chegou a Sergipe durante a União Ibérica. A veneração a Nossa Senhora Divina Pastora também ocorre em Cantillana, Málaga e Cádiz.
Na América Latina a santa é adorada e tem muitos devotos na Venezuela. Aqui perto, em Alagoas, a Divina Pastora é padroeira da cidade de Junqueiro.
O que posso dizer é que a igreja católica só volta a crescer e disputar o mercado da salvação com a “teologia da prosperidade” (dos pastores), fazendo uma opção preferencial pelos pobres. O Papa Francisco está certo.
Urge o retorno da teologia da libertação e a evangelização dos peregrinos.
OPINIÃO
*DIA DO MÉDICO
DIA DE SÃO LUCAS
— 18 DE OUTUBRO —
“O exercício deontológico e vocacional da Medicina é a interface sinérgica entre o Poder curativo de DEUS e a capacidade resolutiva do HOMEM.”
Anjos da Saúde.
Ninguém ama mais o outro do que aquele que, no exercício da profissão, oferece a própria vida.” Por Clarkson Moura
Em sã consciência, tenho nutrido uma deferência e uma admiração especiais pelos profissionais da Saúde; porquanto, na minha falível concepção, eles cuidam do bem jurídico e do atributo sobrenatural mais valiosos: a Vida.
Por isso, concordo, plenamente, com o categórico e uníssono truísmo de tantos quantos repercutem, à saciedade, que, nessa prioritária área de serviços públicos, os profissionais, vigilantes e mantenedores da Saúde Pública, têm imensurável responsabilidade e reduzida autoridade.
E mais, o Médico é quem larga no “front” e põe a mão na massa, ficando os demais profissionais da Saúde sempre na retaguarda, nas batalhas cotidianas de salvar vidas. Sem amor, vocação, coragem, perseverança, dedicação e zelo, não conseguem êxito nesse sublime e espinhoso “munus publicum”.
Despido de lisonja pretensiosa, percebo que esses heróis anônimos fazem por merecer uma remuneração condigna, levando-se em consideração o bem protegido, a insalubridade e a periculosidade, que lhes são imanentes às atividades.
Eu, pobre mortal, a exemplo de tantos outros semelhantes, não apenas confesso dever o dom da minha sobrevida saudável — abaixo de Deus — a esses devotados e humanitários “Anjos da Vida”, como também não lhes poupo o merecido valor, seja pela minha inestimável graça, seja pelo misto eclético de sacerdócio e heroísmo que o exercício da nobre profissão consubstancia.
De oportuno, ressalte-se de bom lembrete, recentemente, mais do que nunca, sobretudo, nos dois terríveis anos de intenso combate mundial à impiedosa e voraz pandemia “Covid-19” (2020, 2021) — por razões óbvias e internas, de domínio popular — até agora, em nosso sofrido Brasil, mais de 810 heróis dessa brava e incansável categoria em comento já tombaram no campo de batalha, transformando-se, lamentavelmente, em popularmente reconhecidos mártires do vertiginoso e mortal flagelo que se abateu sobre a Humanidade, de forma diretamente proporcional às decrescentes condições socioeconômicas. Ou seja, quanto mais o médico precisava trabalhar para aumentar sua remuneração mensal, tanto mais ele ficava vulnerável aos efeitos letais da Covid-19.
Parabéns! anônimos guerreiros e guardiães da combalida e imprescindível Saúde Pública brasileira e, de modo especial, deste Estado-membro.
Salve! Salve! Anjos da Guarda da Saúde de todos nós, simples criaturas humanas!
E para rematar esta minha sincera, breve e sóbria homenagem aos Médicos de Sergipe, do Brasil e do Planeta Terra, vivos ou mortos, ativos ou inativos, transcrevo, “ipis litteris”, a preciosa saudação em versos do poeta e historiador Mário Basacchi, italiano de procedência e brasileiro de coração:
“O DIA DO MÉDICO
Mário Basacchi
Quantas pessoas se lembram, com gratidão,
do Médico que consumiu a própria vida,
em longas vigílias e noites maldormidas,
para tentar devolver a alegria de viver
a tanta gente, fadada a morrer?
Hoje é o dia propício para refazer,
junto com o Médico da Família,
a estrada percorrida
pelo jovem médico, de residente
a profissional competente.
Seguindo os passos de sua vocação,
teve que enfrentar vestibular,
deixar de namorar e esquecer o seu lar,
residir no hospital, acompanhar a doença letal.
Neste tempo de tecnologia avançada,
em que a Ciência é tão diferenciada,
exige-se do Médico especialização
e constante atualização.
Clínico geral ou especialista,
no hospital geral
ou numa clínica particular,
deve ter sempre em vista
da Medicina a última conquista.
Abençoadas as mãos
do hábil cirurgião,
que cortam e suturam
cada um dos pedaços estraçalhados
de um corpo deformado.
Benditos sejam os pés do doutor
que se dirige ao cabeçal do doente,
preocupado e ciente de
que tudo fez, nesse momento,
para aliviar-lhe o sofrimento.
Sabe, também, que, na luta pela vida,
nem sempre vale a experiência vivida,
mas é preciso um milagre da Natureza
e uma dose de sorte
para debelar a morte.
Às vezes, o médico deve aparentar frieza,
reprimir as lágrimas e a emoção,
para não criar tumulto e confusão,
fazendo-se coragem
preparar o paciente para a última viagem.
Amigo Médico, neste dia todo especial,
não importa que atues no lar ou no hospital,
queremos que te alcancem a gratidão
e os sinceros agradecimentos de todo o Povo desta Nação.”
ORAÇÃO PELOS ANJOS DA SAÚDE
Clarkson Ramos Moura
Ó GENEROSO MÉDICO DOS MÉDICOS, INSPIRA A TODOS OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, PARA QUE AJAM COM DEVOÇÃO NO CUIDADO AOS DOENTES, NOS HOSPITAIS, POSTOS DE SAÚDE, AMBULATÓRIOS, NAS CLÍNICAS, NOS LARES E LOGRADOUROS PÚBLICOS.
Ó GLORIOSO, BENZE A INCLINAÇÃO E O TRABALHO DOS MÉDICOS GENERALISTAS E ESPECIALISTAS, POLITERAPEUTAS, ENFERMEIROS, TÉCNICOS EM ENFERMAGEM, INSTRUMENTADORES CIRÚRGICOS, ASSISTENTES SOCIAIS, FARMACÊUTICOS, TÉCNICOS OPERADORES DE EQUIPAMENTOS, AGENTES SANITÁRIOS, AGENTES ADMINISTRATIVOS, AGENTES DE LIMPEZA E DE HIGIENIZAÇÃO, BEM COMO DE TODOS OS OUTROS AUXILIARES AFINS.
Ó PAI NOSSO, COM TODA A TUA GENEROSIDADE, INTERVÊM, DIUTURNAMENTE, NA EXAUSTIVA E CONTÍNUA MARATONA LABORAL DESSES MODELARES PROFISSIONAIS, A FIM DE QUE ELES POSSAM COMEMORAR, COM OS PACIENTES DAS MAIS DIVERSAS ENFERMIDADES — DE CUJA SAÚDE DEBILITADA LHES FOI CONFIADO O TRATAMENTO MÉDICO ESPECÍFICO — A RESTAURAÇÃO DO PRECIOSO DOM DA VIDA.
Ó FONTE SUPREMA DE TODO O AMOR, ENSINA-OS A SEREM, CADA VEZ MAIS, SOLIDÁRIOS E HUMANITÁRIOS NUM AMBIENTE DE MUITA ENERGIA POSITIVA E DE MUITO CALOR HUMANO.
Ó MESTRE DOS MESTRES, FAZE DELES EFICIENTES INSTRUMENTOS DE TUAS GRACIOSAS E BENFAZEJAS OBRAS, SEMPRE A OPERAR MILAGROSAS CURAS DE TODOS AS DOENÇAS, A RESTITUIR A PLENA SAÚDE AOS QUE DELA FORAM OU SERÃO DESPOJADOS POR CONHECIDAS, NOVAS E/OU VINDOURAS MOLÉSTIAS.
Ó SENHOR DEUS-PAI, Ó SENHOR DEUS-FILHO, TODO-PODEROSOS, PROTEGEI A TODOS OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE, PÚBLICA E SUPLEMENTAR, DO BRASIL E DO MUNDO, QUE SE SACRIFICAM, TRABALHAM, ESTUDAM, PESQUISAM, BATALHAM, MADRUGAM, PROPUGNAM, COTIDIANAMENTE, EM SINERGIA COM NÓS OUTROS, POR UM PLANETA E UMA HUMANIDADE, A CADA DIA, MAIS JUSTOS, SUSTENTÁVEIS, SAUDÁVEIS, HARMONIOSOS E FRATERNOS, ONDE TENHAMOS TODOS A MELHOR QUALIDADE DE VIDA POSSÍVEL, INDISTINTAMENTE!
ASSIM SEJA!
PELO TWITTER
www.twitter.com/DomOdiloScherer
www.twitter.com/octavio_guedes
O bolsonarismo criou a Pastoral do Ódio na Igreja Católica.
Não assisti ao debate.
Estava no avião.
Mas sei quem venceu.
Venceu a Democracia.
Debate era proibido na ditadura.
Eleição presidencial também.
Nunca imaginei que o Brasil tivesse tantos pedófilos. São ruminantes, políticos, pastores e até juízes passando pano no “pintou um clima”, numa óbvia identificação. Os homens públicos, que deveriam demonstrar indignação, não demonstram.
Pobres crianças brasileiras desprotegidas!
Hoje acordei rezando para que os brasileiros que amam a democracia sejam capazes de perdoar os que escolheram o caminho do mal, da guerra, das Fake News, das armas, da agressão e da submissão ao líder fascista. Vamos ajudar a todos a reencontrar o caminho do bem.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Não existe neutralidade em história. Neutro, para historiador, é só sabão de coco. Toda opinião é política.” Leandro Karnal.
Ouça a reportagem e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-10/papa-francisco-mensagem-forum-mundial-alimentacao-fao-2022.html