O aproveitamento seletivo de Eliane Aquino

                                   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Não é preciso ser petista para saber que Eliane Aquino seria a melhor opção do partido para pleitear o cargo de governadora de Sergipe, por sua postura e por sua imensa credibilidade. Eliane, assim como alguns poucos petistas, carrega os ensinamentos do professor Déda, não da boca para fora, mas na concepção da palavra.

Porém, enquanto Rogério Carvalho estiver à frente do PT/SE, ela será colocada de lado e desprestigiada. Todos sabem o que a vice-governadora enfrenta dentro do seu agrupamento. E sabem também que Rogério é uma figura bem longe de ser querida pelos militantes vermelhos, muito por sua personalidade controversa e também por sua postura diante de outras tantas mulheres.

É nítido o constrangimento de Eliane, e de sua equipe, ao precisar estar ao lado de Rogério. Mas a elegância e o senso de coletividade falam mais alto.

É impossível não lembrar das discussões entre Rogério e Eloísa Galdino nas rádios sergipanas justamente em nome dessa usura do atual senador pelo poder do PT estadual, há alguns poucos anos. Ela entende claramente que, na altura do campeonato, evidenciar essa rachadura seria afundar o partido que foi uma das maiores paixões do professor Marcelo Déda.

Rogério nunca fez uma menção digna da presença de Eliane em seus eventos de campanha, pelo contrário, coloca a atual esposa, a jornalista Candisse Carvalho, também conhecida pelo mesmo perfil explosivo do marido, como destaque entre as mulheres. Mas sem muito êxito, uma vez que ela carrega o mesmo peso sem simpatia dos Carvalho. Em recente desentendimento com uma senhora, durante um evento de campanha, em Itaporanga D’ajuda, Rogério perdeu a linha e foi agressivo. E pegou muito mal não só com as mulheres.

Eis que, mais uma vez, Eliane se torna boia e coloca seu equilíbrio e elegância à frente. Mas quantas Elianes precisarão para salvar o PT? Desta vez, ela ressurge como uma imagem frequente em seus atos de campanha e nas propagandas eleitorais. Basta ver a mudança na legenda quando surge a imagem de Eliane, saiu de mulher de Déda, para ex-candidata a deputada federal. Uma mulher que foi ex-prefeita de Aracaju e vice-governadora de Sergipe. Não é a primeira vez que fazem isso com ela. E, novamente, a imagem da mulher é usada em prol do protagonismo masculino, principalmente de egocêntricos do tipo de Rogério. Eliane vem sendo protagonista desde que apareceu, primeiramente ao lado de Marcelo Déda, e depois por seu posicionamento assertivo e coerente, como mulher e política sergipana.

Jornalistas repudiam fake news, apoiam TSE e o voto em Lula/Alckmin Mais de 700 jornalistas que consideram como dever profissional e ético “perseguir e publicar a verdade” dos fatos endossam um manifesto no qual repudiam de forma veemente a enxurrada de fake news que circulam nessa campanha eleitoral e apóiam “o esforço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para coibir a interferência danosa das fake news nas eleições”. Defendem ainda a chapa Lula/Alckmin por entenderem que nesta eleição o que está em jogo é a Democracia no país. Conheça o manifesto e os mais de 700 jornalistas que o endossaram em: https://marceloauler.com.br/jornalistas-repudiam-fake-news-apoiam-tse-e-o-voto-em-lula-alckmin/

Nas redes sociais jornalista e radialista Carlos Ferreira publica vídeo lembrando que votar em Rogério Carvalho é apoiar o mal uso do dinheiro público. “É correr o risco de ter um político sem equilíbrio emocional dirigindo nosso estado. Quer saber por que? Dê um play no vídeo!”  O vídeo abaixo:

“Continuamos circulando o estado para pedir à população que vote em Fábio governador 55”, afirma delegada Danielle A delegada Danielle Garcia (Podemos) segue ativa na campanha do candidato a governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), no segundo turno. Ela participou, nos últimos dias, de atos realizados em Aracaju, Lagarto e Tobias Barreto, pedindo que os sergipanos votem no 55 para o governo do Estado.

Projeto “Como eu afirmei no dia do anúncio de apoio à candidatura, entrei de cabeça na campanha para participar ativamente e continuo circulando o estado para pedir à população que vote em Fábio governador 55. Esse é o projeto da competência e da coragem para renovar e fazer Sergipe avançar”, afirmou Danielle Garcia. 

Agradecimento E por onde passa, a delegada tem aproveitado para agradecer aos sergipanos que confiaram em sua candidatura ao Senado, que obteve mais de 206 mil votos. “É uma satisfação imensa estar novamente nos municípios e expressar minha gratidão pela votação expressiva em mais uma disputa eleitoral”, destacou Danielle. 

Densidade eleitoral “Inclusive, sendo a mais votada para o Senado na capital e em cidades do interior, a exemplo de Lagarto, onde obtivemos mais de 14 mil votos. E ainda a boa votação em municípios com densidade eleitoral, como Tobias Barreto, onde conseguimos mais de 7 mil votos”, complementou a delegada Danielle Garcia.

 

Lagarto: confirmado 1º Festival do Esporte. Emenda do deputado Fábio Reis  O ex-deputado federal Sérgio Reis anunciou, nesta segunda-feira, 24, nas redes sociais, o primeiro ‘Festival do Esporte’ do município de Lagarto. Reis esteve na manhã de hoje na Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura para organizar os preparativos para o evento que acontecerá em dezembro.

 16 modalidades  Ao lado do vereador Alex Dentinho, foi recebido pelos diretores da secretaria. “Estive com os diretores Flávio e Márcio para tratar dos detalhes do evento, que terá 16 modalidades esportivas ou até mais”, disse Sérgio Reis.

 Investimento Para realização do festival, o investimento de R$500 mil através de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Reis, em parceria com o Governo do Estado, para que Lagarto receba provas de ciclismo, motocross, artes marciais, futevôlei, futebol e muito mais.

 

 

Prefeitura de Aracaju paga salários deste mês na quinta A Prefeitura de Aracaju realizará o pagamento dos salários de todos os servidores, referente a este mês de outubro, na próxima quinta-feira (27). Recebem seus vencimentos os trabalhadores ativos e inativos, da administração direta e indireta, efetivos e comissionados. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (24), pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), através das redes sociais. Ele também informou que o ponto facultativo pelo Dia do Servidor está mantido para a sexta-feira (28).

Ponto Facultativo Durante a transmissão ao vivo, Edvaldo também anunciou o ponto facultativo pelo Dia do Servidor, que será concedido na sexta-feira, dia 28. Neste dia, os órgãos municipais não funcionarão, com exceção daquelas unidades que prestam serviços considerados essenciais e que não podem sofrer descontinuidade.

Luta contra destruição do serviço público vai marcar Dia Nacional do Servidor. Próxima sexta-feira, dia 28 de outubro, todos juntos às 15h na Praça da Bandeira em Aracaju No Dia Nacional da Servidora e do Servidor Público, a Praça da Bandeira em Aracaju/Sergipe será o palco do Ato Nacional em Defesa dos Servidores e Contra a Destruição dos Serviços Públicos (PEC 32). Todas as centrais sindicais estão convocando os sindicatos e os trabalhadores para participar desse protesto. A concentração é a partir das 15h. 

Ataque O ataque ao serviço público é uma das principais políticas do governo Bolsonaro. Nos últimos meses que faltam, ainda paira a ameaça da aprovação da Reforma Administrativa (PEC 32) para destruir de vez o serviço público: fortalecer a corrupção, o apadrinhamento político, acabar com o sonho de tantos jovens que estudam para concurso público; é o fim da estabilidade do servidor e da luta por salário digno. 

Ataques II Contra mais este ataque aos servidores públicos, as centrais sindicais farão em todo o Brasil o Ato Nacional em Defesa dos Servidores e Contra a Destruição dos Serviços Públicos (PEC 32) no dia 28 de outubro, Dia Nacional da Servidora e do Servidor Público. Seja na saúde pública, na educação, na assistência social, nenhum servidor público tem qualquer avanço. Portanto a data será marcada por protestos contra a PEC 32 que pode institucionalizar a perseguição política contra os servidores públicos. 

Enterro Em dezembro de 2021, chegou a acontecer um enterro simbólico da PEC 32. Segundo informações da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, Bolsonaro, Guedes e Lira apenas conseguiram 229 votos favoráveis, faltando ainda mais 79 votos para aprovar a matéria no Plenário da Casa. Assim, após 14 semanas de vigília do movimento sindical e movimentos sociais na Câmara dos Deputados, a PEC 32 foi retirada da pauta de votação do Congresso Nacional. 

Mentiras do governo Bolsonaro Para convencer a sociedade que a PEC 32 não vai acabar com o serviço público e prejudicar os brasileiros, o governo federal já divulgou muitas mentiras. Acesse o link ( https://www.cut.org.br/noticias/confira-as-7-principais-mentiras-do-governo-bolsonaro-sobre-a-reforma-administra-84d4  ) e confira aqui as 7 principais mentiras divulgadas sobre a Reforma Administrativa.

Projeto Outubro Rosa Exercite-se Com o objetivo de levar informação e promover orientações para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o projeto Exercite-se criado pelas clínicas Onco Hematos e Homo, que integram a Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, tem levado através de sua equipe palestras a colaboradores de diversas empresas. “Estamos levando para algumas empresas e escolas palestras para orientar como proceder em casos de alterações mamárias e divulgar informações que vão despertar sobre a importância do cuidado com a saúde”, explicou a médica mastologista Paula Saab. 

Palestras em empresas Na tarde da última terça-feira, 18, a empresa Dexco Hydra Aracaju reuniu suas colaboradoras para ouvir a mastologista explicar como cuidar da saúde e destacar a importância da atividade física como redutor de risco para o câncer de mama. “O mote de nossa campanha este ano é o exercício físico que está comprovado cientificamente, tem um papel fundamental na prevenção de doenças”, alertou Paula Saab.

Prevenção do câncer de mama Para Damiana Mércia, jovem com 20 anos, cuidar da saúde não tem idade e ressalta a importância de obter informações sobre o câncer de mama. “Essa é uma doença que também pode acorrer em mulheres jovens, então é bom estar indo ao médico, fazer o autoexame se cuidar”, comentou. Com os exames preventivos em dia, a colaboradora Daiana Silva fez sua primeira mamografia aos 40 anos e afirmou que manterá a regularidade em fazer seus exames. “Muitas pessoas pensam que pelo fato de não ter nenhum caso na família e não sentir alguma dor não precisa se cuidar, ao contrário, a gente precisa se prevenir”, afirmou. 

Palestra sobre câncer de mama Outra empresa que recebeu o Projeto Exercite-se, foi o Grupo Pimentel que reuniu suas colaboradoras para assistir a palestra com a oncologista e paliativista Erijan Andrade. Segundo a médica, campanhas como essa contribuem para ampliar a discussão sobre o tema prevenção, que passa também pelo exercício físico. “A atividade física diminui em 30% o risco de câncer de mama e por isso a importância de realizar antes como profilaxia e depois como tratamento porque reduz a recidiva da doença”, afirmou a Erijan, explicando que a atividade física não é uma opção faz parte do tratamento do câncer de mama. Nos próximos dias as palestras serão ministradas na Universidade Tiradentes e na Deso.

Estudantes de Medicina da UFS realizam a 9ª edição da peça “O Futuro da Humanidade” No dia 1 de novembro, às 19h, uma terça-feira, vai acontecer um evento especialíssimo. No Teatro Atheneu, em Aracaju, a Turma 112 do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresentará a peça teatral “O Futuro da Humanidade, a jornada de um estudante de Medicina em busca de um mundo melhor”. O espetáculo é uma adaptação do livro homônimo do psiquiatra Augusto Cury.

Tradição O evento, que está na nona edição, já se tornou tradição para os alunos da disciplina Anatomia Humana I, lecionada pelo Prof. Dr. José Aderval Aragão, idealizador do projeto. Ele inseriu a peça de teatro como tarefa extraclasse para mostrar aos futuros médicos questões humanas que extrapolam os limites biológicos da Medicina. “Aproveitamos o início do curso para mostrar a eles a importância de tratar o paciente com empatia, respeito e olho no olho”, ressalta o professor. Segundo Dr. Aderval Aragão, o espetáculo tem, também, o objetivo de promover, através da arte, um momento de descontração e relaxamento entre os estudantes.

Livro No livro “O Futuro da Humanidade”, Marco Polo, um jovem aspirante a médico, de espírito livre e aventureiro, cheio de sonhos e expectativas, vê-se diante de uma realidade dura e fria: a falta de respeito e sensibilidade dos professores em relação aos pacientes com transtornos psíquicos. Indignado, ele desafia profissionais de renome internacional para provar que os pacientes com problemas psiquiátricos merecem mais atenção, respeito e dedicação – e menos remédios.

Doação Todos os alimentos arrecadados serão doados a duas instituições beneficentes e sem fins lucrativos: Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) e Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACAASE). Para tanto, o evento conta com o apoio dos seguintes parceiros: Sociedade Médica de Sergipe (Somese), Aragão Studio, Frame, Jalekos & Cia. Ah, a entrada é apenas 2 quilos de alimentos não perecíveis. Imperdível!

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

2023: Aracaju será a capital da Águas do Brasil E no próximo ano, Aracaju será a capital da Águas do Brasil  com a realização do XXV SBRH – Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, de 19 a 24 de novembro de 2023. Na capital sergipana será realizado um dos maiores eventos técnico científico do planeta promovido pela ABRHidro – Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

 

 

 

 

 

 

Botânica Sertaneja. Por Antônio Samarone: Na entrada do Parque da Sementeira está a florir a arvore mais frondosa do Sertão. Passem lá, de preferência pela tarde. A espécie foi disseminada em Sergipe pelas mãos do jornalista e intelectual Luiz Eduardo Costa, um sertanista apaixonado por sua terra. Ele produziu as mudas, milhares, dezenas de milhares, e distribuiu gratuitamente. Palmas, meu amigo. Duas dicas, não é Ipê nem canafístula, que encontramos aos montes no litoral, na zona da sofrida Mata Atlântica. Essa arvores da foto é sertaneja de raiz. Quem arrisca?

  

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

OPINIÃO

DIA NACIONAL DA DEMOCRACIA     Por Clarkson Ramos Moura 

— 25 de outubro —

“A democracia é a pior forma de governo, à exceção das demais.”
Winston Churchill

Jornalista Vladimir Herzog, “Vlado”, vítima da tirania militar brasileira:

Um caso concreto para reflexão

Esse, sim, é “Herói da Pátria”!

Presa indefesa, truculentamente executada pela carniceira ditadura militar de 1964-1985.

Profissional de comunicação vocacionado, destemido, ético, erudito, autêntico, probo, eloquente e fervoroso ouvidor e defensor do Povo brasileiro.

Democrata nato, convicto, corajoso, incansável e combativo.

Hoje (25), o Brasil celebra o “Dia Nacional da Democracia”. Essa data foi escolhida e instituída no calendário cívico-histórico, justamente, para que rememoremos a relevante, lamentável e emblemática efeméride consistente na deliberada, abjeta, perversa, perpetrada e precoce morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida em 25 de outubro de 1975, nas dependências do DOI-CODI (órgão de repressão da, à época, vigente ditadura), na cidade de São Paulo. Militante da luta inerme pela Democracia e pelo fim da censura praticada pela ditadura militar, “Vlado” foi torturado e morto. Sua morte causou indignação popular e tornou-se um marco na cruzada cívico-cidadã pela redemocratização do Brasil, consolidada com a Constituição Federal de 1988.

Dessarte, foi esse compatrício, ao mesmo tempo, herói e mártir da desproporcional e sanguinária guerra pela retomada da democratização deste País, que havia sido brutalmente despojado do regime político cujos valores, princípios e fundamentos cardeais são sintetizados na definição-conceito gestada pelo singular filósofo grego, Aristóteles, bem como rematada e imortalizada pelo estadista estadunidense, Abraão (Abraham) Lincoln, dois gênios eternos e universais da Humanidade.

Ei-la:

“A Democracia é o governo do Povo, pelo Povo e para o Povo.”

A propósito, como é consabido, a palavra democracia tem origem grega e significa “poder do povo”. Cunhada na Grécia Antiga, ela, então, denotava o regime de governo que caracterizava a administração política dos interesses coletivos das primitivas cidades-estados, em que os cidadãos se reuniam em assembleias populares no renomado espaço público, vernacularmente equivalente à principal praça do aglomerado urbano-estatal respectivo — ágora — para a tomada de decisões relativas à comunidade local. Com o passar dos séculos, novas formas de democracia se desenvolveram, entre elas, a exercida pelo voto direto dos cidadãos em seus representantes políticos, a qual chegou, até agora, a muitos estados soberanos contemporâneos, a exemplo de nosso País.

Ora, enquanto um dos pilares cardeais do dominante e contemporâneo regime democrático, o direito ao voto direto, secreto, universal e periódico — “jus suffragii” é, também, em âmbito nacional, uma significativa conquista do bravo Povo brasileiro, resultante de muitos anos de batalha. Portanto, na data hodierna, podemos e devemos festejar a resiliente Democracia brasileira — a despeito de seus peculiares senões — refletindo sobre seu aperfeiçoamento, com o fortalecimento das instituições, aumento da representatividade dos diversos segmentos da Sociedade e valorização do Estado Democrático de Direito, para que a Soberania Popular — “Summa potestas populi” continue a ser cada vez mais respeitada, robustecida, longeva e exercitada em sua plenitude e higidez constitucionais.

A talho de foice, em louvor à nossa valiosa e custosa Democracia e em desapreço ao seu nefasto regime diametralmente oposto, a impiedosa, abominável e não muito remota ditadura militar (1964-1985), transcrevo, máxima de minha modesta autoria:

“Anos de Chumbo.
Se os alienados pela mídia passional soubessem o que é uma ditadura sanguinária, não a defenderiam!”

Nessa mesma linha de raciocínio, faz-se oportuno e didático transcrever o suasório e pertinente adágio do festejado historiador, escritor e educador mexicano, José Manuel Lozano Fuentes, “in verbis”:

“Todo país tem duas histórias: a real e a oficial.”

Ademais — frise-se — nos turbulentos e nebulosos dias atuais, aqui, entre nós, brasileiros — mais do que nunca — atinentes máximas populares, a exemplo das citadas adiante, devem ser vociferadas diuturnamente, Brasil afora, alertando-nos, a nós, autênticos democratas, conscientes e habilitados cidadãos, dos conscientes, recorrentes e sugeridos acenos ou ensaios de levante popular, maquinados, patrocinados e disseminados por grupos ilicitamente organizados que nutrem o escuso, sorrateiro e temível propósito de subverter a atual ordem social e, por consequência, implementar a factível ruptura institucional, caso suas gananciosas e insaciáveis expectativas hegemônicas venham a ser frustradas no “fair play” democrático — Eleições Gerais — já em andamento, com possível proclamação de resultado final, até o próximo dia 30 deste mês.

“Acordem, Irmãos, enquanto há tempo!”

“Depois, não me venham com chorumelas!”

“Soberania Popular, antes que seja tarde!”

“Summa Potestas Populi, ante quam sera!”

De mais a mais, peço-lhes licença para vociferar, de bom alvitre, a enfática e proveitosa advertência: a verdadeira mudança do modo de governar, administrar, fazer política, promover o bem-estar geral, enfim, de efetiva, justa e eficiente condução política dos negócios públicos — da “res publica” — meus caros Concidadãos, só e somente só, depende de nós, isto é, do exercício consciente, imparcial, gratuito do nosso sagrado direito de votar: “jus suffragii”.

Por derradeiro, acorre-me à mente conclamá-los a refletir, comigo, sobre o recorrente extrato magistral do inesquecível Geraldo Vandré: “…vem, vamos embora, que esperar não é saber: quem sabe faz a hora, não espera acontecer…”

Deveras, cá entre nós, não dá mais para esperar. Não há mais tempo a perder!

Xô! Arautos da pseudo-história deste País estruturalmente escravocrata, racista, aristocrata, exclusivista e oligocrata!

Abaixo! Potenciais e confessos neonazistas, fascistas, ditadores, democidas, golpistas, genocidas, republicidas, historicidas, ecocidas, tiranos, negacionistas, exploradores, imperialistas, beligerantes, sanguinários, sadistas e geopolíticos etc.!

Viva! Vladimir Herzog, Herói e Mártir da nossa Democracia!

Salve! As iInstitiições Estatais Republicanas e as Entidades Democráticas da Sociedade Civil Organizada deste País-Continente!

Parabéns! Democratas, Social-democratas, Cidadãos legítimos, Republicanos, autênticos Compatriotas natos e naturalizados!

Despertemos, ó Povo brasileiro!

A sobrevivência da nossa renitente, ameaçada e atacada Democracia está em nossas mãos!

Mãos à obra!

(Por Clarkson Ramos Moura)

 PELO TWITTER

 www.twitter.com/ayres_britto

 A democracia é o princípio dos princípios da nossa Constituição.

Que seja a preservação desse princípio dos princípios constitucionais o critério dos critérios para o nosso voto no próximo dia 30.

 www.twitter.com/ISMARVIANA

 A omissão dos agentes públicos que são pagos para interditar arbítrios dos poderes estatais explica o descrédito social na atuação das instituições, que é sintoma grave e preocupante de perda de vitalidade da Democracia.

 www.twitter.com/FlavioDino

 Lembremos antes de votar:

1) condução desastrosa da pandemia;

2) plano de “desindexar” e aniquilar o salário mínimo e as aposentadorias;

3) inflação no preço dos alimentos;

4) armamentismo irresponsável;

5) agressões ao Judiciário;

6) corrupção federal com o orçamento secreto.

 www.twitter.com/profanselmo

 Coisa feia, incentivar a violência e a desobediência a ordens judiciais e depois chamar o amigo de “bandido”. Isso é coisa de gente falsa. Falso com o amigo, imagine com quem não é.

 www.twitter.com/vaticannews_pt

 

 

 

 “O que é hipocrisia? Pode-se dizer que é o medo da verdade. As pessoas preferem fingir do que ser elas mesmas. Fingir leva a isto: às meias-verdades. E as meias-verdades são uma ficção: pois a verdade ou é verdade ou não é verdade”  #PapaFrancisco #EvangelhoDeHoje

 

 

 

 

 

 

Frase do Dia

“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.” Albert Einstein.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais