ITPS dá dicas e orientações sobre compra de bebidas no Carnaval

(Foto: Pixabay)

O Carnaval 2023 está às vésperas e, com a expectativa de alta procura por bebidas, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), elaborou dicas e orientações sobre cuidados que devem ser observados pelos consumidores.

Para que o consumidor aproveite os dias de folia livre de aborrecimentos, a primeira dica é redobrar o cuidado na hora de adquirir os produtos pré-medidos, que são as mercadorias embaladas sem a presença do consumidor. As bebidas como cervejas, refrigerantes, sucos, água mineral, achocolatados, entre outros, merecem atenção na hora de comprar. Na embalagem devem constar informações sobre o conteúdo, dados do fabricante e em língua portuguesa.

Vale quanto pesa

De acordo com a gerente executiva de Metrologia e Qualidade do ITPS, Maria Inêz Machado, na compra de qualquer produto que tenha sido pesado e embalado na ausência do consumidor (pré-medidos), é preciso ficar atento às informações contidas na embalagem. “No produto deve constar a indicação quantitativa (peso/volume) realizada pelo ponto de venda ou pelo fabricante. Além disso, o valor da tara/embalagem deve ser informado e estar descontado do peso do item. Na dúvida sobre a fidelidade dos dados, o mais adequado é utilizar a balança do próprio ponto de venda para conferir os dados”, orienta.

Ainda segundo Inêz, durante as fiscalizações de rotina, os fiscais recolhem produtos para análise. Nos laboratórios de produtos pré-medidos do ITPS os produtos passam por uma perícia, onde são feitos os ensaios de pesagem e medição de volume.

De acordo com a diretora-técnica do ITPS, Lúcia Calumby, as orientações visam coibir a venda de produtos irregulares que podem lesar o consumidor. Como a procura por esses produtos cresce neste período, o ITPS orienta que o consumidor precisa ficar atento na hora da compra dos produtos pré-embalados e isso inclui todas as bebidas.

“Durante todo o ano, são feitas fiscalizações para retirar do comércio varejista itens que trazem prejuízos, inclusive financeiro, às pessoas. Ao mesmo tempo, nós procuramos conscientizar os comerciantes e orientar os consumidores para as observações que devem ser feitas na hora da compra”, explica a diretora.

Informações e denúncias

Para informações e denúncias, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone 79 3179-8055 e do e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br. O atendimento também pode ser solicitado na sede do ITPS, que fica na Rua Campo do Brito, 371, Bairro 13 de Julho.

Fonte: Assessoria de Comunicação

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