Queda na geração de empregos no país

Números do CAGED

Neste mês de setembro de 2023 o Brasil gerou novos 211 mil postos de trabalho, uma queda de aproximadamente 24% se comparado ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, há também queda se comparado ao mesmo período do ano passado (10 primeiros meses) registrando uma queda de 580 mil postos de trabalho. Os dados podem ser encontrados no portal do Ministério do Trabalho – CAGED, lá também é possível pesquisar o perfil das contratações e as séries históricas por setor.

Cenário preocupante

Com conflitos no Leste Europeu e Oriente Médio há de se preocupar com os reflexos na economia mundial, pois os dois continentes são os principais exportadores de petróleo e gás mundial. Perdurando os conflitos e havendo uma retração na oferta de óleo e gás, inevitavelmente entraremos num cenário de recessão econômica e inflação. Espera-se que a política faça sua parte e que haja o quanto antes uma resolução para os conflitos.

Quebra de braço e a meta fiscal

Tá aí uma equação difícil de fechar! Lula quer flexibilizar… Haddad fala em zerar e certamente os dois terão a palavra final do congresso nacional. Ou seja, eles apresentam as metas, mas de fato a palavra final é do parlamento que nesse momento, para atender a uma demanda dos dois, que por mais que seja técnica, vai cobrar sua fatura e isso em recursos que de algum modo impactará na famigerada meta! É uma conta que não fecha! Executivo deixando de ser executivo e congresso que passa a executar!

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais