Pesquisas eleitorais e reforma

São vários os políticos e partidos que defendem que na reforma eleitoral o Brasil entre na relação de países que proíbem a divulgação de pesquisas eleitorais. Em vários países essas pesquisas são permitidas apenas para consumo interno dos candidatos e partidos.

 

Em Sergipe, os erros na campanha eleitoral de 2006 ficaram na história política. No ano passado vários institutos erraram feio. Por exemplo, o instituto Soma, contratado pelo Jornal da Cidade no ano passado, que hoje alardeia que acertou 96% no ano passado esquece que os sergipanos têm memória, principalmente os de Umbaúba e Lagarto. Foram percentuais bem diferentes dos resultados finais.

 

E ninguém tem duvida que os resultados de pesquisas eleitorais induz o voto do eleitor indeciso, que opta para votar em quem parece ser o vencedor pelos resultados. Sem falar naquele eleitor que vota em quem aparece à frente nas pesquisas.  Além disso, muitas lideranças políticas usam as pesquisas eleitorais como objeto de barganha e conquista de espaço político. São de todas as formas e maneiras, inclusive com o apoio de parte da imprensa. Hoje, 01, ao ler algumas colunas, com certeza, o leitor entenderá isso.

 

O mais sensato é que a reforma eleitoral disciplinasse com rigor este assunto. Tem uma corrente de parlamentares que defende a proibição total durante os últimos três meses da eleição. Já seria um grande passo num país onde grande parte do eleitorado, infelizmente, troca o voto com facilidade e numa guerra de pesquisas, quem ganha não é apenas os donos destes institutos, mas aqueles políticos que são beneficiados por resultados muitas vezes forjados em detrimento à vontade do eleitorado.

 

Calendário escolar é mudado

A Federação das Escolas Particulares de Sergipe decretou que o início das aulas em 2010 será no dia 25 de janeiro e não mais no dia 18 de janeiro como estava previsto. Mais uma vitória.

 

Voto elétrico I

E o ex-governador João Alves Filho continua em peregrinação pelas emissoras de rádio criticando o atual governador, Marcelo Déda e, de quebra, sobra até para seus aliados. Sobre Albano Franco ele lembrou do “voto elétrico” em 1998 (a venda da Energipe) quando ele perdeu para o tucano e alfinetou que Albano fica com o famoso “hem hem” até a última hora.

 

Voto elétrico II

Na verdade João Alves e Albano não suportam um ao outro, convivem por conta das conveniências pessoais de cada um. Por conta deste menosprezo é que em 2006, quando anunciou o apoio a João Alves, Albano perdeu algumas lideranças como Bosco Costa, Ulices Andrade e Jorge Araujo. Pelo jeito apenas Albano não tem amor próprio…

 

Albano candidato ao governo

As declarações de João Alves ontem, 31, irritaram o ex-governador Albano Franco. Segundo pessoas ligadas a ele, o tucano está disposto a colocar o nome dele como candidato a governador em Sergipe. Se isso acontecer joga por terra os planos do ex-governador João Alves, cuja candidatura depende do desempenho eleitoral de Serra ou Aécio e toda estrutura que será montada pelos tucanos em Sergipe.

 

Audiência com Lula

O governador Marcelo Déda esteve por cerca de uma hora em audiência com o presidente Lula. O governador revelou  ao presidente suas preocupações com a possível diminuição da  vazão do rio São Francisco Mostrou que Sergipe e Alagoas seriam prejudicados na captação de água. Lula demonstrou ter ficado sensibilizado pelos argumentos e documentos que Déda lhe forneceu sobre o assunto e de imediato ligou para o ministro das Minas e Energia para obter explicações sobre o assunto. Tranquilizou Déda, dizendo que não faria nada que prejudicasse Sergipe.

 

Aeroporto e irrigação

Além da vazão do São Francisco, Déda tratou também com o presidente da ampliação do aeroporto de Aracaju, sobretudo da ampliação da pista e do estacionamento. O presidente convocou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para dar prioridade ao assunto e tratar das providências para agilizar a obra. O governador também conversou com o presidente sobre a liberação de uma emenda de 15 milhões destinadas aos perímetros irrigados do São Francisco. Lula acenou com a possibilidade da liberação ainda este ano.

 

Hóspede do Alvorada

Após a audiência, o presidente convidou o governador Marcelo Déda para dormir em sua residência oficial, o Palácio da Alvorada, onde vive com sua esposa Marisa. Queria conversar mais com o compadre Déda sobre assuntos gerais da política no país, da Nação, e do Partido dos Trabalhadores. Não deixou nem que Déda pegasse o carro que lhe serve em Brasília, conduziu o governador no seu próprio carro para o Alvorada, onde Déda passou a noite.

 

Banese  sem cash eletrônico em aeroporto

Enquanto anuncia um crescimento de 11%, o Banese vai na contramão em algumas áreas. No aeroporto de Aracaju, o cash eletrônico que existia foi retirado há algumas semanas. Como grande parte dos sergipanos – boa parte forçada, no casos dos servidores públicos – tem conta no banco o prejuízo é enorme.

 

Tadinho de Flávio! I

Deu no blog do jornalista Adiberto de Souza: “Impressionante como alguém concede uma entrevista de duas páginas e não diz nada além do que lhe interessa. Estamos falando do conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe, Flávio Conceição, que caiu em desgraça ao ser preso sob a acusação de fazer parte de um esquema para extorquir dinheiro público”.

 

Tadinho de Flávio II

Continua Adiberto de Souza: “Na entrevista ao Jornal da Cidade, ele jura inocência, afirma que deseja permanecer no cargo e que as gravações de suas conversas ao telefone foram editadas pela Polícia Federal. Diante das perguntas mais picantes, Conceição se escuda no segredo de justiça para não respondê-las. Bem orientado, Flávio distribui simpatias a granel, enquanto costura o discurso do coitadinho vítima de um mal entendido prestes a ser esclarecido por seu brilhante advogado. No mais, a entrevista é uma aula de como falar, falar e não dizer nadica de nada”.

 

Alex Rocha com João Alves I

Veja como o prefeito de São Cristóvão Alex Rocha, trabalha pelo fortalecimento do ex-governador João Alves: quando é procurado por alguma liderança pedindo por exemplo uma banda para animar algum evento, ele pede para a liderança procurar Valdione Sá, (ex- secretário de articulação política de João Alves), e atual secretário de governo de Alex Rocha, Valdione por sua vez pede a liderança que fale com seu Lauro Rocha, pai de Alex e defensor da candidatura de João ao governo, que de imediato autoriza o pedido da liderança.

                          

Alex Rocha com João Alves II

O seu secretário de Administração, Manoel Barros, (Manuca), em recente entrevista ao programa jornal da gazeta, rádio comunitária, de propriedade de Armando Batalha, quando foi questionado pelo radialista Adilson Marinho, por que a prefeitura não consertou a ponte do bairro colônia pintos, Manuca disse que aquela ponte é de responsabilidade do governo do estado, como também é a rodovia que liga Rita Cacête a sede do município, que teve a sua pavimentação iniciada no governo de João Alves e que o atual governador não teria interesse em fazer aquela obra. E ainda orientou o radialista a perguntar aos deputados da cidade por que o governador não tem interesse em realizar as citadas obras. Perguntar não ofende. O secretário iria criticar os deputados e o governador sem autorização do prefeito?

 

Torcedores do SE vão invadir Natal

Um grupo de sergipanos, amantes do esporte, estará indo no próximo dia 12 de setembro pela noite até a cidade de Natal (RN), para assistirem a partida entre o Alecrim e o Club Sportivo Sergipe, no domingo, dia 13 na capital potiguar. As pessoas interessadas procurar Messias Gonçalves (9957 3999) ou Barriga (99741811). O pacote inclui ônibus top de linha, com uma diária de hotel.  A organização da excursão ficará a cargo da Young Tur. (32226112).

 

Reforma do Batistão

A reforma do Batistão está em destaque no Portal Copa 2014 (http://www.copa2014.org.br) , o primeiro portal nacional sobre o assunto lançado em 2 do junho para divulgar as ações realizadas para a Copa de 2014. Na matéria, o site destaca os R$ 87 milhões que serão investidos na transformação do estádio num arena multiuso. Segundo anúncio do governador Marcelo Déda, as obras estão previstas para começar em março de 2010 e o BNDES deverá ser o maior parceiro do trabalho.

 

Estagnação é sinônimo de queda

Quem ler os jornais diários deve ter notado uma “pérola” gigante no Jornal da Cidade de domingo, logo na primeira página, com a chamada: “Alerta no governo. Queda de Dilma nas pesquisas preocupa”. Quando o leitor vai em busca do detalhamento da informação que dá sustentação à chamada em primeira página, está lá na página o seguinte título: “Estagnação de Dilma nas pesquisas alerta Planalto”. Desde quando estagnação é sinônimo de queda? Interessante é que a matéria é da agência Globo, portanto acha-se que o JC não deve ter mudado o título. Mas e de quem é a chamada em primeira página? Da agência Globo ou de algum torcedor local do Serra?

 

Morre Dermeval Gomes

Morreu de parada cardíaca no início da tarde de ontem, 31, aos 67 anos, o radialista e noticiarista Dermeval  Gomes.  Conhecido por seu “vozeirão”, Dermeval começou sua carreira na Rádio Cultura, passando por diversas emissoras de rádio e televisão, tanto em Sergipe, como na Bahia.  Apresentou com muita segurança os telejornais da TV Sergipe e da Del Mar e 103 FM (seus últimos trabalhos), além de sempre estar sendo solicitado para gravar anúncios comerciais. Dermeval  Gomes deixa três filhos. O corpo do radialista está sendo velado no velatório Pax Atalaia, à Av. Francisco Porto e o sepultamento será às 10h desta terça-feira, 1º de setembro, no cemitério São João Batista. (Infonet).

 

Novos ônibus I

Em resposta às notificações emitidas na semana passada pela Prefeitura de Aracaju, empresas de ônibus da capital que operam o Sistema Integrado de Transportes (SIT) e o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) ratificaram ontem, 31, os compromissos assumidos anteriormente junto ao município no que diz respeito à melhoria dos serviços prestado à população aracajuana. Em documentos entregues à Trânsito (SMTT) e ao Ministério Público Estadual (MPE), os empresários informaram que vão colocar em circulação 52 ônibus novos.

 

Novos ônibus II

Desse total, 10 já estão em operação. Os demais serão inseridos na frota gradativamente, a partir do dia 8 de setembro. A cada semana, oito novos veículos entrarão em circulação. Os empresários garantiram ainda que além desses 52 novos ônibus, outros 63 serão adquiridos em breve para atender as necessidades dos usuários do sistema público de transporte. O objetivo é reduzir a idade da frota para patamares aceitáveis pela legislação em vigor.

 

Empreendedorismo e Inovação I

Faz parte da programação do Líder Nordeste, que acontece no dia 11 de setembro no Hotel Parque dos Coqueiros, a palestra do Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe – SEDETEC – Jorge Santana. A palestra terá como tema Empreendedorismo e Inovação e acontecerá a partir das 14 horas. De acordo com os esclarecimentos do palestrante, ‘Empreendedorismo e Inovação’ formam o binômio a partir do qual devem ser construídas as políticas de desenvolvimento econômico, sobretudo aquelas dirigidas às micro e pequenas empresas e aos Arranjos Produtivos Locais.

 

Empreendedorismo e Inovação II

“A promoção da cultura empreendedora despertará uma legião de jovens para a imensa oportunidade de constituir seu próprio negócio, interrompendo o falso paradigma de que o melhor projeto de futuro estaria nas carreiras de Estado. A inovação, por seu turno, é ingrediente fundamental para garantir o crescimento e a elevação da competitividade de qualquer negócio, seja qual for o seu porte. Urge introduzir na agenda dos governos e das entidades empresariais essa temática”, afirma Jorge Santana.

 

Sala da OAB/SE em Aracaju é referência nacional I

Na manhã desta terça-feira, às 8h30, a OAB/SE oferece Café da Manhã aos advogados sergipanos em solenidade de inauguração do Gabinete dos Advogados instalado em amplo espaço no Fórum Gumersindo Bessa. Pelo conforto, funcionalidade, equipamentos disponíveis e alto padrão de requinte, o Gabinete dos Advogados no Gumersindo Bessa torna-se a maior e melhor referência entre os espaços da OAB nos Fóruns do Brasil.

 

Sala da OAB/SE em Aracaju é referência nacional II

O Gabinete dos Advogados no Gumercindo Bessa está instalado em local privilegiado, uma sala ampla e totalmente reformada. Comporta oito computadores, máquina de Xerox, scanner, mesa de reunião, dois sofás, televisão, aparelho de DVD, frigobar e telefone. Um espaço destinado também a encontros descontraídos entre advogados. Quem teve oportunidade de conhecer o espaço, ficou entusiasmado e vibrante com o charme, conforto e funcionalidade do Gabinete dos Advogados no Fórum Gumercindo Bessa.

 

Congresso de Corretores

No último dia 27 de agosto foi comemorado o Dia do Corretor de Imóveis, profissional bastante influente no mercado e que não mede esforços para que uma família realize o sonho de obter a casa própria. E a Construtora Celi não passou a data em branco e parabenizou todo o super time de corretores da D&M Imóveis (empresa que comercializa os empreendimentos Celi) que está diariamente prestando excelentes serviços no Stand Jardins, o Stand Alameda das Árvores e na própria D&M. Para comemorar a data, a Celi ofereceu um almoço no Hotel Quality e presenteou os corretores Luhana Sobral, Josias Passos, Crislan Silva Dantas Júnior, Mônica da Silva, Tânia Felizola Sobral e Anilton Pacheco Farias com inscrição, passagem e hospedagem para o VI CONCINNE – Congresso de corretores que será realizado em Maceió, Alagoas. A Celi aplaude e reconhece o valor que os corretores de imóveis têm para o desenvolvimento de Sergipe.

 

DO LEITOR

 

Carro da educação

E-mail recebido: “Gostaria que alguém da sec. de educação do estado explicasse o que era que um siena de placa DUN 9954 de cor cinza estava fazendo em Tomar do Geru dia 23-08-2009 (domingo) circulando pelas pricipais ruas da cidade por volta da 21:00  hs”.

 

Eleições no Sindifisco I

Do auditor tributário Carlinhos do PT: “Foi realizada nos dias 27 e 28 de agosto 2009 a eleição para Presidente do Sindifisco Se, saindo vitoriosa a chapa 01 representada pelos companheiros Alberto Garcez e Balbino, parabéns a todos os Auditores da Secretaria da Fazenda que de forma democrática puderam expressar seu voto, e também queremos dar os parabéns para os companheiros Paulo Pedrosa e Marcio Santa Rosa, componentes da chapa 02, que fizeram uma campanha brilhante que servira de incentivo para os vencedores ter humildade e colocar em pratica alguns pontos apresentados por vocês, e que as eleições terminaram agora precisamos de maturidade, e  juntos cobrar do Secretario João Andrade os pontos que ficaram acordado e que não da mais para esperar, nos fazemos nossa parte como auditores agora é necessário que o Governo cumpra a parte dele”.

 

Eleições no Sindifisco II

Continua Carlinhos: “E também que a direção do Sindifisco venha olhar com mais carinho e cobrar com veemência os problemas da situação dos Ceac do interior que funciona sem as mínimas condições com uma estrutura sucateada e uma maquina emperrada em todos os sentidos e que é impossível trabalhar nas condições em que estamos trabalhando, e que já cansei de procurar todos os setores da Sefaz para resolver à problemática e que ele nos ouve, mas não resolve o problema, só não tive oportunidade de relatar pessoalmente ao atual Secretario esperamos que ele nos faça uma visita no Ceac de Itabaiana sua terra natal para ele ver em loco as condições, e nos der condições para um trabalho ágil e eficiente à altura do povo de Itabaiana e Região do Agreste e se depender de nós Auditores o Governo do Estado terá todas as condições para o desenvolvimento do Estado”.

 

Qual o papel da imprensa?

Do leitor Messias Gonçalves: “Na semana passada, Sergipe teve que ouvir mais uma vez, o deputado Mendonça Prado mentir, baixar o nível, para um parlamentar, mangar da imprensa presente ao chamamento para mais uma entrevista coletiva, aonde se prometia dar nome aos bezerros mamadores, segundo o seu sogro, o ex-governador João Pinóquio Alves Filho.  Ele não cansa de quando fala na imprensa, falar em salários dos servidores públicos do estado. Qual a moral que esse cidadão tem para falar nisso? Ele esquece, ou se faz de esquecido de que quando ele era o secretário da administração, no governo do seu sogro, alem de não darem reajuste salarial para os servidores públicos, retiraram e congelaram gratificações. Agora eu pergunto: Por que a imprensa, todas as vezes que esse senhor fala isso, não é indagado pelos repórteres? Será por quê? Certa vez enviei um e-mail para um radialista que tem um programa matutino, e lhe indaguei sobre isso. Obtive como resposta que seria deselegante para com o seu convidado, lhe intercalar. E mentir, é o que? Inclusive esse radialista é testemunha ocular das praticas quando ele estava secretário. Participou das votações para esses congelamentos. Mentir pode. Questionar não pode? Que imprensa é essa que não prima pela veracidade dos fatos? Quando vice conduz um programa quer seja na televisão, no rádio ou até mesmo na mídia escrita, cabe lhe o papel de buscar a verdade dos fatos. Não aceitar as distorções de quem está sendo entrevistado. Lembro que o seu sogro, da ultima vez em que governou o estado, todo ano ia pra Europa. Ao retornar. Ainda no aeroporto disse durante os quatros anos: ”Conversei com empresários Portugueses, Espanhóis e, iremos construir resort`s”. Nunca vi nem ouvi nenhum repórter sequer questioná-lo: “governador, o senhor disse isso em todos os anos que o senhor chegou, e até hoje nada de resort`s”. Sinceramente, com todo respeito, é preciso repensar qual é o papel de algumas pessoas que fazem a nossa imprensa. O povo exige e merece respeito”. Messias Gonçalves.

 

General Maynard: resposta do prefeito

Ontem, 31, o blog publicou um e-mail recebido de alguns servidores defendendo o prefeito João Evangelista, de General Maynard e hoje publica a resposta dele sobre o texto publicado na semana passada:Caro Claudio, lendo a matéria sobre General Maynard em 25/08/09, cujo autor que, apesar de não ter tido coragem de se identificar, todos de General Maynard sabem quem é. Inicialmente o cidadão alega que o município encontra-se com os salários atrasados; na verdade o salário do prefeito (o meu salário) e mais alguns secretários abnegados, é que estão dando sua cota de sacrifício desde o mês de junho. O Vice-Prefeito recebeu seu salário de junho como os demais funcionários, em dia. Pago a todos os efetivos dentro do mês, desde o dia em que assumi a Prefeitura; os contratados e cargos comissionados, recebem até o dia 05 de cada mês. Já no mês de julho, com a que da arrecadação do FPM, Cláudio, fiquei surpreso com a “denúncia”, contra minha administração, em 25/08/2009, por um autor fiquei mais uma vez sem receber meu salário, para que pudesse pagar a todos os funcionários, como o fiz, convocando o Vice-Prefeito para que fizesse parte dessa cota de sacrificados, ou seja, após o dia 05 de agosto. Os Salários dos servidores estão rigorosamente em dia. Diante da crise, agravada a partir de junho/2009, com a finalidade de enxugar a máquina, “pedimos”  a alguns Secretários que dessem um tempo, até que as coisas melhorassem. O mesmo farei, se houver necessidade, com os cargos em comissão, como forma de manter os limites prudenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal. O pessoal que trabalha com a limpeza urbana, recebe salário até o dia 05 de cada mês, religiosamente. Somos,  um dos poucos municípios do Estado, que oferece transporte escolar para todos os  estudantes, incluindo os que fazem cursos universitário e  técnico, na capital. O sistema de transporte escolar está funcionando normalmente, apesar do grande sacrifício para a Prefeitura e parceria dos donos dos carros que rodam para o município. Fizemos sim uma grande festa em General Maynard, no mês de Março, custeada, em grande parte, pelo Ministério do Turismo, emenda do Deputado Valadares Filho  e patrocínio do Banese. No São João, mais uma vez o Banese nos ajudou. General Maynard, com uma população de 2900 habitantes, tem uma assistência na saúde como em poucos lugares; temos 2 pediatras, 1 ginecologista e 2 clínicos geral; fazemos ultrassonografia semanalmente, no nosso município. Estamos inaugurando 2 unidades de saúde, no começo de setembro. Estamos pagando todos as dívidas do passado, principalmente as de precatório. Aguardamos as emendas orçamentárias, a partir de setembro, para começarmos as grande obras, prometidas em campanha. Na verdade, caro Claúdio, relutei em responder os delírios do “autor” mas, como quem cala consente, cá estou! O problema é que a palavra dita é como a flexa lançada…o tapa está dado!!! É muito constrangedor ver seu nome da mídia, associado a calúnia, mentiras e difamações, sem que possamos buscar os caminhos legais do reparo, por falta de autoria formal, já que todos os cidadãos  de General sabem de quem se trata. Obrigado Cláudio pelo espaço, o espaço da verdade, reafirmando a todos aqueles que acreditam em nosso trabalho, que a oportunidade não será perdida”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

 

Frases do Dia

“Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo.”

( Henry Ford )

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais