Discurso de Serra contraria João

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB) ao conceder entrevista na semana passada ao jornalista Datena, da Band TV, além de assumir que deve ser candidato a presidente da República saiu com uma frase que deixou muita gente de cabelo em pé: “O Lula fez dois mandatos, está terminando bem o governo. O que nós queremos para o Brasil? Que continue bem e até melhore”.

O discurso de Serra é fruto de uma estratégia de marketing montada pelos seus assessores através de dados das pesquisas qualitativas. O alto índice de 80% de aprovação do governo Lula é um fato e Serra sabe que para conquistar a cabeça do eleitor não pode e não deve se apresentar como o candidato da oposição, contra tudo e contra o governo federal.

Por isso o discurso light de elogiar o presidente Lula e de que é preciso continuar e até melhorar. Serra sabe que há um ano tinha uma vantagem confortável nas pesquisas e agora está praticamente empatado com a candidata do PT. Para continuar a frente das pesquisas é preciso se sustentar de acordo com o que pensa o eleitor. E neste momento a maioria esmagadora do eleitorado é de continuidade administrativa.

Essa estratégia de Serra é ruim para João Alves Filho em Sergipe. O discurso de João é de critica forte, tanto ao governo federal como ao estadual. Enquanto Serra mostra que tentará jogar para o eleitorado o discurso de continuidade administrativa, mesmo sendo do PSDB, o discurso de João é de ruptura total, principalmente com o governo estadual, comandado pelo PT. E o mote da campanha de Déda será a continuidade e o forte apelo de somação com o governo Lula e o possível governo Dilma.

Há quem ache que o cenário nacional não influencia o cenário estadual. É um engano. As candidaturas estão interligadas e Serra adotando um discurso conciliador lá, enquanto João adota o discurso de rompimento cá, pode ser fatal para qualquer planejamento eleitoral.

E não é este jornalista quem diz, são as pesquisas qualitativas (aquelas que não são divulgadas), que mostram o eleitor por dentro, no seu intimo e que em dado momento mostra uma tendência pré-eleitoral que pode ser revertida rapidamente por conta do início da campanha. As campanhas eleitorais no Brasil estão cheias destes episódios: de candidatos que saíram liderando com folga, mas perderam as eleições.

Jornalista notificado pela PM

Por conta de uma nota publicada no dia 20 de outubro de 2009 (Ontem, 20, este jornalista flagrou mais um abuso: o gol branco da PM, placa 207, com o número de identificação 50102 e o nome QCG, deixou às 6h50 uma estudante no colégio Arquidiocesano), este jornalista foi notificado pelo comando de policiamento militar da capital para comparecer na próxima quarta-feira, 24, na sede do 5º BPM, em Socorro para prestar informações.

 

Não querem punir, não punam

Veja só, querem expor este jornalista perante um policial que cometeu irregularidade. Será que a PM não sabe fazer uma investigação sem expor a testemunha? É só descobrir quem dirigia a viatura, se tem filha no Arquidiocesano, parente, vizinho e tudo mais. Ou foi o chefe que mandou levar a filha. Não é difícil. Outro dado: o governador não anunciou que o sistema moderno que foi adotado pode localizar as viaturas da Grande Aracaju, através do chip colocado no veículo?  Cadê o sistema de monitoramento das viaturas? Só ficou no papel?

 

Mandato cassado

Por seis votos a favor e nenhum contra o pleno do TRE, decidiu ontem, 22, cassar o mandato do prefeito de Riachão do Dantas, Laércio Menezes (PTdoB) e de seu vice, José Fontes. O TRE determinou a posse do presidente da Câmara, Pedro dos Santos, conhecido como Pedro da Lagoa, do PSL, eleito pela oposição, que comandará a prefeitura até a eleição do novo prefeito. Laércio Menezes pode recorrer ao TSE, mas o recurso não suspende a decisão do TRE.  O próximo processo a ser votado será o de Santo Amaro.

 

Albano movimenta pedras

Uma certeza: Albano será candidato este ano. Falta apenas saber se será candidato ao Senado ou a deputado federal. Para ser candidato a deputado federal não precisa da decisão de ninguém, mas para o Senado precisa saber se João vai mesmo disputar o governo do Estado. Ontem, 22, jantou com o José Múcio, ex-ministro do governo federal e membro do STJ. Múcio é um dos principais conselheiros políticos de Albano.

 

Ponte será inaugurada ainda em março

E parece que este jornalista vai perder uma aposta feita com o secretário Valmor Barbosa. Pelas idas e vindas da obra da ponte Joel Silveira (Mosqueiro/Caueira) este jornalista apostou que a obra só seria inaugurada em abril. A ponte já está pronta, faltando apenas alguns poucos serviços como a finalização da pintura. Quem passou pelo local diz que a paisagem está muito bonita.

 

Com Lula, ou sem Lula

O governador já disse que inaugura até o dia 30 deste mês, independente da agenda do presidente Lula, que foi convidado para a inauguração. Pelo menos os serviços das obras complementares foram feitas desta vez, ao contrário do que ocorreu na ponte Aracaju/Barra, que foi inaugurada faltando diversos serviços.

 

Partido dividido I

Deu no blog de Adiberto de Souza: “A crônica política sergipana tem supervalorizado o PSC, a ponto de enxergá-lo como o fiel da balança na eleição estadual deste ano. Uma análise mais cuidadosa, contudo, mostra que a legenda não é hegemônica, pois a maioria dos seus integrantes possui força política própria. Isso significa dizer que na hora de definir por esse ou aquele candidato majoritário, os filiados do PSC não seguirão fielmente a orientação do empresário Edvan Amorim, que comanda o partido no Estado”.

 

Partido dividido II

Continua Adiberto: “Tem sido assim na Assembléia, onde, por mais de uma vez, os deputados da legenda desconheceram a orientação partidária para votar contra o governo. Trocando em miúdos: a decisão de Amorim em apoiar esse ou aquele candidato ao governo não é garantia que os demais líderes do PSC o seguirão. Em partido dividido o que conta é o interesse pessoal de cada um. O resto é conversa fiada, é blefe de quem tenta mostrar uma força que não possui”.

 

Acordo não cumprido

E um acordo feito para as eleições municipais de 2008, que foi fundamental para eleger um parlamentar não foi cumprido. Pelo menos é o que diz uma das partes que tem até documentação para provar.

 

Escala dos agentes

O blog recebeu dezenas de e-mails criticando a nova escala dos agentes de segurança da Fundação Renascer, implantada pelo diretor-presidente José Gicelmo. Segundo os agentes, a direção vai contratar uma empresa terceirizada para trabalhar junto aos agentes. Reclamam também que com a nova escala tem gente que entrará de madrugada e outros que sairão em plena madrugada. Os agentes prometem mover ações trabalhistas contra a nova escala.

 

Agradecimento

O blog agradece as palavras elogiosas proferidas por alguns vereadores ontem na Câmara de Aracaju a este jornalista, principalmente porque este espaço só tem meia dúzia, ou melhor, uma dúzia de leitores.  Só para lembrar: no período que este jornalista passou na assessoria da Câmara, jamais publicou nota contra ou a favor dos vereadores, principalmente do presidente de então. Agora, a partir do momento que pediu para sair do legislativo (desde dezembro de 2008), tem todo direito de expressar suas opiniões.

 

Fisiologismo fala mais alto

O problema é que tem muita gente que critica o prefeito, por algo desnecessário, como um simples hasteamento de bandeira, mas não tem coragem de romper por problemas maiores. Sabe qual o motivo? O fisiologismo fala mais alto. E como.

 

Mercados e animais: acenderam uma luz

Em primeiro de março deste ano, há exatamente 22 dias, este espaço denunciou a situação dos mercados centrais de Aracaju, principalmente nos locais de venda de animais  (aves, cães, gatos, caprinos, ovinos e outros), em completa degradação. Sem falar na fedentina. Foram vários e-mails de leitores apoiando o artigo e pedindo providências urgentes das autoridades. Além dos problemas de saúde para os freqüentadores o local é um dos principais pontos turísticos da cidade.

 

Audiência no MP foi a luz acessa

Ontem, 22, o promotor Carlos Henrique Ribeiro, através de audiência no MP, deu um prazo de 15 dias para que os comerciantes atendam às condições mínimas para o comércio destes animais. “Proibição do pernoite de animais de médio porte como cães, gatos e caprinos, manutenção de plaquetas informando a data de entrada e a data que o animal deverá sair caso não for comercializado, esses são alguns pontos que a promotoria requisitou”, disse o promotor em entrevista a Infonet.

 

Estrutura inadequada

Ainda em entrevista a Infonet, a coordenadora do Núcleo de Fauna do IBAMA, Glácia Maria Lima Bispo, o local é inadequado para o comércio. “A estrutura do mercado não é mais adequada para a comercialização de animais, sendo necessária a construção de um anexo com especificações técnicas que possibilitem conforto e bem estar dos animais”, informou.

 

Itabaiana: PT votará no PSC

O vereador Olivier Chagas de Itabaiana ligou sexta-feira, dia 19, para o telefone celular do deputado Eduardo Amorim (PSC) convidando-o para a posse da nova executiva municipal do partido dos trabalhadores – PT. Do outro, lado ao perceber que falava com o conterrâneo petista, Eduardo perguntou sem rodeios: “Olivier você é do PT que vota no PSC, ou dos que se recusam”. Surpreendido com a pergunta o vereador respondeu: “Deputado, primeiro o PT de Itabaiana entende a importância do PSC no projeto político de Sergipe. Depois, estamos lhe convidando porque muito nos honra a sua presença. Quanto ao voto, tenha certeza, se houver composição do PSC como Grupo liberado pelo governador Marcelo Déda, a gente vai vestir a camisa e se empenhar para garantir a sua eleição ao senado, caso seja confirmada a candidatura pelo seu partido”. Eduardo Amorim agradeceu o convite e deu a entender que gostou do que ouviu do vereador, mas não compareceu ao evento.

 

Vereadores de Propriá  pedem segurança

Diante da crescente onda de violência que vem sendo registrada em Propriá, na região do Baixo São Francisco, o presidente da Câmara de Vereadores do município ribeirinho, o vereador José Aelson Santos, o Vice-Presidente da casa, vereador Genival Moreira, acompanhados do Presidente da Assembléia Legislativa de Sergipe, deputado Ulisses Andrade, estiveram reunidos ontem, 22, com o Secretário de Segurança Pública João Eloy na sede da respectiva secretaria. Os parlamentares pediram mais policiamento na cidade, e o vereador José Aelson entregou ao secretário uma pauta de reivindicações.

 

TCE comemorará 40 anos I

Nos próximos dias 29 de março e 16 de abril, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) irá promover uma série de atividades em comemoração aos seus 40 anos de história. Preparada por uma comissão formada por representantes de diversos setores do órgão, sob a coordenação do conselheiro-presidente, Reinaldo Moura, a programação contará com a participação de todo o colegiado da Corte de Contas, além de autoridades como o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Ubiratan Aguiar.

 

TCE comemorará 40 anos II

No dia 29, o evento ocorrerá a partir das 9h, no auditório da Corte de Contas. No decorrer da manhã, haverá uma exposição de fotos e documentos históricos do TCE e a entrega de medalhas alusivas aos 40 anos do Tribunal para servidores, membros e personalidades que contribuíram com os serviços prestados pelo órgão. Também já foi confirmada uma conferência do ministro Ubiratan Aguiar, com o tema “A Comunicação Social dos Tribunais de Contas com as Instituições e a Sociedade”.

 

Lançamento de livro

Além de outras atividades, estão previstos ainda os lançamentos do livro “Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, 40 anos de história”, elaborado pelo historiador Luiz Antônio Barreto, e do CD do coral Contas em Cantos. Uma continuidade das comemorações em homenagem aos 40 anos do TCE ocorrerá no dia 16 de abril, com a inauguração da praça que está sendo construída no entorno do Tribunal. No mesmo dia, acontece uma conferência com o ministro sergipano Carlos Ayres Britto.

 

Ordem de serviço do comando da PM I

O mesmo comando que troca medalhas com PM`s de outros estados é o mesmo que só se interessa por desfiles. A ordem de serviço para as visitas as unidades do interior do estado publicada no BGO nº 44 de 16 de março, só serve para que os acompanhantes do comandante ganhem diárias e assistam ao desfile da tropa, informações sobre o crime nos municípios do interior parece que não interessa a PM.  isso demonstra a real importância dada pela atual gestão ao compromisso com a sociedade de efetuar o policiamento ostensivo de forma técnica, bem como a falta de habilidade para tratar um assunto grave no interior: a equivocada distribuição do efetivo PM.

 

Ordem de serviço do comando da PM II

Para o leitor tirar as conclusões com o objetivo da visita ao interior:   a) Dar um caráter solene a Formatura e Inspeção do Comando Geral; b) Coordenar as ações dos elementos subordinados quanto à execução das Honras Militares a serem desencadeadas por ocasião do evento; c) Executar as honras militares a mais alta autoridade presente; d) Definir responsabilidades dos elementos subordinados. Participantes: a) Todas as OPM’s do Interior do Estado (em dias distintos); b) Todos os Comandantes de BPM’s sediados no interior (no âmbito das suas Unidades); c) Todos os Oficiais sediados no interior (no âmbito das suas Unidades). Todos os Oficiais e Praças que participarão do evento deverão se empenhar para que seja realizada uma formatura brilhante e digna com a tradição da Polícia Militar; – Proibida a utilização de óculos escuros que não estejam cobertos por prescrição médica.

 

Programação do “Petrofolia” agita todo Sergipe I

Mais uma edição do Petrofolia vem aí. A maior festa carnavalesca fora de época do Estado de Sergipe movimenta foliões dos quatro cantos do Estado, e atrai barraqueiros, jovens e artistas. Com uma nova roupagem o evento traz uma programação extensa e diversificada. Acontece dias 26, 27 e 28 março. Com artistas nacionais de renome internacional, a exemplo de Margareth Menezes e Parangolé, a administração “Carmópolis de Todos”, inova em 2010, com as tradicionais lavagens, permanece o bloco dos funcionários e o encontro de trios.

 

Programação do “Petrofolia” agita todo Sergipe II

“O intuito de uma festa como essa é atrair turistas, e tentar trazer famílias para a cidade. Pela primeira vez em Carmópolis, vejo pessoas procurando casas para alugar. Isso comprova o sucesso do evento, afirma o Secretário de Cultura e Turismo Alexandre Magalhães. Para o diretor de Cultura e Eventos, Denilton dos Santos o Petrofolia representa uma nova fase na vida dos carmopolitanos. “Somos conhecidos como a capital do petróleo como a cidade da maior festa fora de época do Estado de Sergipe”, explica. Confira toda programação no site da Prefeitura: http://www.carmopolis.se.gov.br/

 

 

Sergival apresentará programa na rádio Nacional do RJ

O músico sergipano Sergival foi convidado para apresentar um programa de rádio exclusivamente sobre Forró na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.O programa, que doravante irá ao ar todos os domingos, será produzido e apresentado por ele ao vivo das 11:00 às 13:00h e terá blocos dedicado ao baião, ao xote, forró instrumental, arrastapé. Com certeza um espaço importante para divulgação da música sergipana. e entrevistas, onde claro, a música sergipana terá seu espaço cativo no repertório de meu programa. Na estréia entrevistarei a Rainha do Baião Carmélia Alves e o pesquisador da Música Popular Brasileira, Ricardo Cravo Albin.

 

Estréia dia 28 de março

A estréia será próximo domingo, dia 28 de março, às 11:00h, pela sintonia 1130KHz AM para todo o Sudeste, e também através da Internet para todo o mundo através do site www.ebc.com.br onde se pode acessar a Rádio Nacional AM do Rio do Janeiro ao vivo. Em Aracaju, no dia do lançamento, será montada uma estrutura de som e Internet para a audição do programa no Restaurante do Cajueiro no Conjunto Inácio Barbosa à partir das 11:00h onde será servido um pequeno coquetel regional à base de licor, amendoim cozido e muito forró com artistas e trios de forró a exemplo de Marcos Guedes, Valtinho do Acordeon e muitos outros, coordenados por minha produtora Simone Fontes.

 

Plebiscito sobre usina nuclear I

 Começou a tramitar na Assembléia Legislativa ontem, 22, a proposta de emenda constitucional 01/2010, de autoria do deputado estadual Professor Wanderlê (PMDB), que altera o parágrafo 8º do artigo 232 da Constituição do Estado de Sergipe. Pela proposta, ficam condicionados à realização de plebiscito a construção de usinas nucleares e depósitos de lixo atômico no território estadual, bem como o transporte de cargas radioativas, exceto quando destinadas a fins terapêuticos, técnicos e científicos, obedecidas as especificações de segurança em vigor.

 

Plebiscito sobre usina nuclear II

De acordo com Wanderlê, que é radicalmente contrário à introdução da energia nuclear na matriz energética brasileira, como o atual texto constitucional sergipano proíbe a instalação de usinas nucleares no território estadual, seria necessário que se alterasse a constituição para tornar possível tal empreendimento. “Diante de toda a polêmica existente em relação a este assunto, o nosso entendimento é de que a decisão mais acertada a se tomar é colocar colocar a questão para ser decidida de forma democrática pelo povo sergipano, através de um plebiscito”, afirmou.

 

Lançamento Sabrina Porto I

A música independente nunca foi tão acessível e rica como é nos dias de hoje. De norte a sul do país artistas de diversos segmentos, com muito empenho, criatividade e o auxílio das novas tecnologias, têm a oportunidade de transformar suas idéias em música de qualidade, e com o auxílio da internet o trabalho do artista independente é cada vez mais abrangente alcançando públicos antes inimagináveis. A fibra do artista independente, a sensibilidade criativa e uma voz apaixonante, são elementos facilmente identificados no primeiro trabalho da bela  cantora Sabrina Porto que, ao longo das cinco canções que compõem seu primeiro disco, nos conduz a um agradável passeio musical.

 

Lançamento Sabrina Porto II

Com simplicidade e gentileza, Sabrina canta suas impressões do mundo, das pessoas, dos sentimentos e comportamentos, de maneira quase que cinematográfica. Embalada por uma sonoridade autêntica e espontânea, as letras em inglês encaixam-se perfeitamente ao propósito da cantora de ser fiel as suas influências musicais norte-americanas e britânicas, mas sem deixar de lado a sensibilidade e a criatividade brasileira. Dia 27 de março (sábado), às 22:00 horas, no Capitão Cook, Sabrina Porto brindará o público sergipano com o show de lançamento de seu primeiro EP, sendo acompanhada por uma banda formada por músicos conhecidos na cena local. A noite de lançamento do EP da cantora terá a participação dos rapazes da banda indie Nautilus.

 

Congresso Direito Público

Muita informação e troca de experiências estarão nítidas nos dias 06 e 07 de maio. Nestes dois dias, profissionais do Direito e estudantes de todo o país estarão reunidos no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju, o Congresso Nacional de Estudos Jurídicos – Direito Público. Dentre os renomados juristas do país nas áreas do direito constitucional, administrativo, tributário e eleitoral, estará presente no Congresso Nacional de Estudos Jurídicos a advogada alagoana Fernanda Marinela. Especialista em Direito Público pela Universidade de São Paulo, professora de Direito Administrativo no Instituto de Ensino Luiz Flávio Gomes – LFG, advogada atuante em Alagoas e autora de diversos livros jurídicos, Fernanda Marinela fará uma palestra sobre “Servidores Públicos – as grandes polêmicas”. Promovido pela Primus Cursos e Eventos, o Congresso Nacional de Estudos Jurídicos – Direito Público é muito esperado pelos profissionais da área. Visite o site www.direitopublico2010.com.br, conheça toda a programação e o perfil de cada palestrante, e faça sua inscrição!

 

Pantera lança seu cd em Aracaju

Acontece no próximo dia 30 de março,  no Teatro Tobias Barreto, ás 21 horas, o  espetáculo de lançamento oficial do cd “ BELAS IMAGENS”, do cantor e compositor sergipano Edelson Pantera.  “ Belas Imagens”  tem  na direção e produção, a assinatura de  um dos mais importantes músicos  brasileiros: o mineiro Toninho Horta. Também estarão presentes, músicos que  participaram da gravação do cd, como Paulinho Carvalho, Esdras Ferreira (Nenem) e Lena Horta. Todas as músicas do cd foram compostas por Pantera, exceto “Velhas Serenatas”, em homenagem aos compositores sergipanos: João Melo e Ismar Barreto. Para a sua realização o CD “Belas Imagens”  contou com o patrocínio fundamental da Energisa e o apoio de algumas empresas e amigos. Ingressos antecipados já a venda na bilheteria do teatro, e até o dia 29 levando 1kg de alimento ganhe 50% de desconto na inteira. Mais uma realização: RD Produções.

 

1º Grito Estadual pela Cidadania LGBTT

No dia 23 de abril (sexta feira) do corrente ano, às 15:00 hs na Pç. Fausto Cardoso, no início do Calçadão da João Pessoa (antigo cinema Pálace) teremos o 1º Grito Estadual Pela Cidadania LGBTT e pessoas vivendo com HIV/AIDS e contra a Homofobia pelos 30 anos de trabalhos humanos voluntário desenvolvidos pelo ex tinto grupo Dialogay Foi exatamente na década de 80 sob a liderança maior, fundador e Presidente de Honra do militante Wellington Andrade, um grupo de jovens teve a ousadia de fundar uma instituição que viria a se tornar respeitada nacionalmente pelo trabalho desenvolvido. Segundo Well, que reside e trabalha atualmente na Bahia, devido a transferência de lotação realizada pela Empresa. Naquele período em que o grupo foi criado as dificuldades eram imensas, sobre tudo porque ainda se vivia a transição do período de ditadura militar para o regime democrático.

 

Inscrições para o Circuito de Xadrez estão abertas I

Prosseguem até o dia 27 março as inscrições para a edição 2010 do Circuito de Xadrez das Escolas Públicas de Sergipe. As escolas interessadas podem inscrever a sua equipe através do Siga (Sistema de Gestão Acadêmica), até três enxadristas por categoria e sexo. O aluno tem que estar frequentando as aulas regularmente.

 

Inscrições para o Circuito de Xadrez estão abertas II

A competição será realizada nas categorias infantil, juvenil e adulto, nos sexos masculino e feminino. A faixa etária infantil é até 14 anos (nascidos até 1995); juvenil de 15 a 17 anos (nascidos de 1992 a 1994) e adultos acima dos 18 (nascidos de 1900 a 1993).O campeonato de Xadrez será disputado na modalidade Xadrez Rápido Individual, que corresponde a partidas de 15 a 60 minutos de duração. Os jogos serão realizados em quatro etapas, sendo apenas uma na capital sergipana. O circuito poderá ser acompanhado pelo blog.

 

 

ESPECIAL – OPERAÇÃO NAVALHA

 

Desmembramento da Operação Navalha

Matéria do STJ, publicada ontem, 22: A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o desmembramento da ação penal que trata das investigações resultantes da Operação Navalha, da Polícia Federal. A proposta foi da relatora, ministra Eliana Calmon. Com isso, permanecerá no STJ apenas o processamento do conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe, Flávio Conceição de Oliveira Neto, e dos indicados como participantes dos fatos a ele imputados no tópico da denúncia denominado “Evento Sergipe”, que diz respeito àquele estado.

 

61 denunciados

A ministra Eliana observou que a denúncia foi apresentada contra 61 pessoas, por episódios que podem ser considerados distintos, ainda que ligados pela presença da Construtora Gautama, empresa de construção civil dirigida pelo empresário Zuleido Veras, com atuação preponderante em contratos de obras firmados com o Poder Público. No ano de 2007, a Operação Navalha revelou ao país a existência de suposta quadrilha que, contando com o envolvimento de servidores públicos e agentes políticos, promoveu o desvio de recursos públicos da União e dos estados de Alagoas, Maranhão, Piauí e Sergipe. Diz a denúncia que em cada estado a quadrilha aliciava servidores públicos com o fim de obter vantagens ilícitas, fraudando contratos e licitações.

 

Razões para o desmembramento

A denúncia conta com 128 laudas, e os autos já somam 28 volumes e 215 apensos. Em razão deste “gigantismo” e da complexidade dos fatos, o desmembramento foi sugerido pela relatora e acolhido pela Corte Especial, por unanimidade. Assim, o processamento dos denunciados ligados ao “Evento Maranhão”, descrito na denúncia, caberá à Justiça Federal do Maranhão. Da mesma forma, aqueles ligados ao “Evento Alagoas” serão processados pela Justiça Federal de Alagoas. Já o evento descrito na denúncia como “Luz para Todos”, referente ao programa federal de mesmo nome, será processado pela Justiça Federal do Distrito Federal.

 

Competência

A competência do STJ se deu em razão da presença, entre os investigados, de dois governadores de estado (de Alagoas e do Maranhão) e de um conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe. Após o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público Federal (MPF), as assembleias legislativas não autorizaram a instauração de ação penal contra seus governadores.No curso do processo, o então governador do Maranhão, Jackson Lago, deixou o cargo. Quanto ao governador de Alagoas, Teotônio Brandão Vilela Filho, fica suspenso o prazo para prescrição dos supostos crimes, podendo ser ele processado posteriormente, quando deixar o cargo.

 

Agente facilitador

Pelo que consta da denúncia, o conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe teve atuação resumida a ilícitos supostamente cometidos no estado de Sergipe, figurando como agente facilitador da organização criminosa. A denúncia imputa ao conselheiro as práticas de peculato, corrupção passiva e prevaricação. Para o MPF, Flávio Conceição prevaleceu-se do cargo de Secretário de Estado que ocupava à época e, posteriormente, da condição de conselheiro do Tribunal de Contas Estadual, tendo agido com o fim de beneficiar a quadrilha, sendo acusado de intermediar o direcionamento irregular de verbas públicas para o pagamento de obras realizadas pela Construtora Gautama, ao tempo em que impediu que fosse realizada auditoria nos contratos firmados com a construtora, recebendo, em contrapartida, vantagem indevida do empresário Zuleido Veras.

 

Evento Sergipe

São estas as pessoas denunciadas pelos fatos descritos pelo MPF como “Evento Sergipe”: 1) Flávio Conceição de Oliveira Neto (conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe); 2) Zuleido Soares Veras (empresário, diretor-presidente da Construtora Gautama); 3) Maria de Fátima Palmeira; 4) Ricardo Magalhães da Silva; 5) Gil Jacó Carvalho Santos; 6) Florêncio Brito Vieira; 7) Humberto Rios de Oliveira; 8) João Alves Filho; 9) João Alves Neto; 10) Max José Vasconcelos de Andrade; 11)  Gilmar de Melo Mendes; 12) Victor Fonseca Mandarino; 13) Roberto Leite; 14) Kleber Curvelo Fonte; 15) Sérgio Duarte Leite; 16) Renato Conde Garci; 17) José Ivan de Carvalho Paixão. (Fonte: Coordenadoria E. e Imprensa do STJ  http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=96432

 

DO LEITOR

 

Parque dos Coqueiros: praça e ruas abandonadas

Texto de moradores do Parque dos Coqueiros: Uma praça ainda sem nome de batismo que fica aos fundos da sede da SMTT e à frente da Rua Reginaldo Passos Pina, no Residencial Parque dos Coqueiros, B. Inácio Barbosa, está em ruínas, as calçadas por onde transitam pessoas de diversas faixas etárias, inclusive, idosos que fazem suas caminhadas diárias, estão à mercê do descaso das autoridades públicas do município, pois tal praça e rua que passa ao lado estão em completo abandono há mais de 10 (dez) anos.Na referida praça não existe bancos, não existe iluminação, o piso da calçada está quase totalmente em ruínas, esgoto a céu aberto e não existe sequer uma promessa de benfeitorias a ser realizada no local. A título de exemplo gostaríamos de citar  um fato curioso, uma praça sito no Conjunto Augusto Franco conhecida como Praça do Cuscuz, em dez anos já foi reformada várias vezes, enquanto a pré-falada não teve nenhuma benfeitoria realizada pelo Poder Público.Tal negligência coloca os moradores do local em risco constante principalmente os idosos que, estão sujeitos a quedas e assaltos durante à noite, sem falar que tal local está servindo no período noturno para cenas de prostituição e consumo de drogas e afins. Outro item totalmente esquecido neste núcleo residencial também são as ruas, podemos citar as principais, ou seja, a Rua Reginaldo Passos Pina (fundo da sede da SMTT) e Rua Lourival Andrade (proximidades do Colégio Módulo), artérias estas que transitam ônibus e tráfego intenso de veículos, porém, são verdadeiras colchas de retalhos asfálticos, onde os veículos transitam com o maior desconforto possível e sem modéstia nenhuma são as piores ruas para se transitar na cidade de Aracaju. È bom frisar que, neste local paga-se impostos caros e em dia, sob pena de execução fiscal, contudo, não existe uma reciprocidade das autoridades municipais, quiçá, seja porque tal localidade não lhes rende muitos votos. Desta forma, inicialmente fica o apelo urgente para as autoridades municipais que realizem benfeitorias neste local, com a reforma desta praça e do recapeamento asfáltico destas ruas, alertando que a comunidade local está se mobilizando e também saberá  fazer movimentos que chame à devida atenção das autoridades”.

 

Usina Nuclear em Sergipe?

Comentário de Luiz Santos: “Fala-se muito na imprensa e também nos meios políticos sobre Usina Nuclear em Sergipe. Eu, que faço parte do povo, acho muita ignorância, falta de respeito para com todo povo de Sergipe. Veja bem uma Usina Nuclear, como o próprio nome já diz (Nuclear) é de extrema periculosidade para todos em Sergipe. Basta a Transposição do Rio São Francisco por LULA, agora o Governador Déda e Lula querem de vez acabar com o Rio São Francisco com essa Usina Nuclear, basta o nome para ficarmos atemorizados. Chega de danificar o Velho Chico, isto vai empobrecer mais ainda o povo da região ribeirinha. Alguns vão ganhar muito dinheiro e 99,9% da população da região ribeirinha irão passar fome com tal catástrofe , que por decisão impensada do Governador fazer essa tal Usina. Certo que irá entrar alguns milhões de dólares para o Governo, agora, com tal milhões de dólares fazia obras necessárias para o povo da região ribeirinha e viveriam muito melhor e sem medo de morrer (com certeza) no mais breve possível. a – Revitalização do Rio São Francisco, já devia ter começado, conforme promessa do LULA e DÉDA;b – Ponte de Brejo Grande a Penedo, prometida e reprometida há anos por Déda; Com a revitalização e a ponte executada não gastaria nem 95% do dinheiro para Usina Nuclear, que é uma bobagem e perigo ao ser humana em todo Sergipe e Estados vizinhos.Vejam bem senhores leitores, quando um político vai ao palanque promete o que ? Segurança, Saúde e Educação, isto é fato, agora nada disso é executado, a saúde de Sergipe é um CAOS, acho como a de todo o Brasil. Se você tem dinheiRo pode ir para o Sirio-Libanês, se não vai ficar em pé com dor e muita dor tomando soro nos hospitais de Sergipe, principalmente o Hospital  HUS, para Déda,antigo João Alves.  Sergipanos vamos abrir os ouvidos e os olhos para não cairmos em promessas (mentiras) publicadas pelo Governador e políticos de sua coligação.  Em nome DEUS e do povo de Sergipe pense nisso, a Bomba vem aí!”.

 

Descaso com a coisa pública e desrespeito com o contribuinte

Do leitor Ubirajara Melo Santos: “Não quero aqui trazer para V. Sª. qualquer denúncia vazia, ou mesmo notícias de cunho eleitoreira, mas, algumas coisas precisam ser ditas, pois, somente através da mídia é que temos a oportunidade de sermos ouvidos, e ainda mais a sua posição, a qual todas as autoridades que tem acesso ao seu blog o respeita, assim como ao seu comentário e seu ponto de vista. Pois bem, gostaria que V. Sª. na condição de jornalista verificasse a veracidade da informação que estarei passando agora, são elas:1º) Que tenho uma colega que precisa se operar pelo IPES Assistência Médica, e há mais de 01 mês não operou seu joelho porque o IPES não vem pagando aos seus médicos ortopedistas conveniados, e além dela, existem outras tantas pessoas que estão na fila “A espera de um milagre”, pois, mesmo sendo descontado todos os meses do seu contra cheque a contribuição ao IPES assistência, esta entidade não presta um serviço de qualidade aos seus contribuintes. Será que é necessário que os contribuintes se dirija até a imprensa, a mídia para que o IPES tome providências?

2º) Que as Escolas públicas no interior não tem professores licenciados para o ano letivo de 2010, muitas as escolas, a exemplo dos municípios de Lagarto, Itaporanga, Estância, Salgado, etc, não tem professores de idiomas, matemática, física, química, dentre outras disciplinas, onde, além de não ter professores, ao menos contratados, muitas vezes quem dá aula para os alunos são os próprios alunos de séries adiantadas. Isso é uma vergonha, pois, em pleno século XXI não haver professores suficientes para o ano letivo nas escolas públicas, e no final, exigir cota aos alunos para ingresso na Universidade Federal.Meu amigo, creio que esse assunto é de extrema relevância, por isso que estou lhe passando, e espero que V. Sª possa interceder por aqueles que precisam dos serviços públicos (saúde e educação), haja vista ser um direito de todos que contribuem com seus impostos”.

 

Ventos da mudança esbarram no rochedo da decepção.

E-mail recebido: “As propaladas mudanças do Governador Marcelo Deda demonstraram-se de forma irrefutável tratar-se da continuidade do que se via nos governos anteriores, trocando-se apenas os personagens, e eram de forma visceral combatidas pelo então candidato de oposição, no entanto, para decepção geral daqueles que depositaram sua confiança e voto no então combativo e enérgico candidato da esperança renovadora, restaram frustradas. Hoje com o gosto amargo da decepção, ainda latente na boca, percebemos que aquele jovem político idealista mostrou-se pior ou igual aos seus antecessores mostrando-se extremamente conservador não só na forma de administrar, mas também na de fazer a velha e decepcionante política, não sendo capaz de um ato arrebatador de mudança, como por exemplo, renunciar  e extirpar da Constituição Estadual a imoral aposentadoria de mais de R$ 20.000,00 paga àqueles que ainda jovem recebem por terem ocupado a chefia do executivo estadual em curto espaço de tempo, o que ajudaria a continuar a admirá-lo”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“O maior inimigo da verdade é frequentemente não a mentira – deliberada, planejada, desonesta – mas sim o mito – persistente, entranhado e irreal”. John F. Kennedy.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais