ITPS orienta sergipanos sobre o uso seguro de botijões de gás

Itens como mangueira, regulador de pressão e os botijões de gás de cozinha devem ser regulados pelo Inmetro (Foto: Ascom/ITPS)

Instalar um botijão de gás pode ser uma tarefa aparentemente simples, mas requer cuidados essenciais. Para prevenir acidentes com botijões e garantir a segurança dos consumidores, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), alerta sobre a compra e o uso seguro do recipiente.

De acordo com a gerente executiva de Metrologia e Qualidade Industrial do ITPS, Maria Inêz Machado, a escolha de produtos certificados é crucial e garante a segurança do consumidor. Além disso, ela alerta para a importância de comprar o botijão de gás no comércio formal.

“O uso de uma mangueira e um regulador de pressão para gás aprovados pelo Inmetro é fundamental. A mangueira deve ser transparente, com uma tarja amarela, contendo a inscrição ‘NBR8613’, selo do Inmetro e data de validade. Essas especificações no produto garantem que o produto atende aos padrões de qualidade e segurança do Inmetro”, orienta Maria Inêz.

O regulador de pressão merece uma atenção especial, já que possui validade de cinco anos. O produto também deve apresentar o selo do Inmetro, dados do fabricante em língua portuguesa e país de origem. A medida visa garantir que o regulador funcione adequadamente, evitando variações perigosas na pressão do gás.

Fiscalizações

As fiscalizações, que já fazem parte do calendário anual de ações de fiscalizações do ITPS, ocorrerão no primeiro semestre deste ano, em empresas distribuidoras e revendedoras de gás, além do comércio varejista em Sergipe. As ações incluem ainda a fiscalização da quantidade de gás nos botijões, que é realizada por amostragem, levando em consideração o tamanho do lote presente no local de fiscalização. Além disso, o instituto verifica se a tara do botijão corresponde ao peso real do recipiente vazio, garantindo que os consumidores recebam a quantidade adequada de gás.

A diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, enfatiza a relevância do órgão de metrologia para a sociedade. “Como órgão delegado do Inmetro em Sergipe, temos alcançado resultados positivos nas fiscalizações realizadas nos últimos anos. Nosso papel, enquanto órgão fiscalizador, é atuar de forma incisiva na proteção do cidadão e salvaguardar a sociedade sergipana”, garante.

Denúncias

Para encaminhar denúncias ao ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 3198-8822, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv.

A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.

 

Fonte: Ascom/Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais