Única verdade: omitiram o 1º colocado p/ senador

O leitor que acompanha este espaço deste 2006 sabe que este jornalista tem um posição que não muda sobre pesquisas: deveriam servir apenas para consumo interno dos candidatos e ponto final. O TSE libera a divulgação, desde que registradas, mas não cobra uma metodologia só, baseada em parâmetros rígidos que deveriam ser apresentados pelo próprio órgão.

 

Como cada um pode usar a metodologia que desejar e divulgar da forma que convier acontece um erro grave como a pesquisa que foi divulgada no último domingo no Jornal do Dia, onde são divulgados apenas os números da primeira opção para o senado, dando Albano na frente, mas os números da segunda opção foram omitidos. E o próprio jornal reconhece que Valadares, quando as duas opções estão juntas, aparece na frente. Quem errou omitindo o resultado total? O Instituto Única, que este espaço sempre defendeu como um dos mais corretos de SE? Ou o jornal que não publicou o quadro com as duas opções e o resultado total? O Instituto Única deve emitir uma nota para a imprensa ratificando o resultado real da pesquisa, com o senador Valadares em 1º lugar. Caí o último dos moicanos, quando o assunto é pesquisa em Sergipe.

 

Credibilidade se conquista com anos de sacrifícios e qualquer passo em falso, em um dia, cai todo o trabalho por terra. É por isso que este espaço é tão perseguido. Mas o sacrifício vale à pena sempre, com  o número sempre crescente de leitores.

 

O Jornal do Dia publicou apenas a primeira opção de voto para o Senado, com Albano na frente com 27,3%; Valadares em 2º, com 21,4%; Amorim em terceiro, com 13,3% e Machado com 3,5% (Anote: Machado cresce muito mais a partir do horário eleitoral). Mas o próprio jornal mostra a incoerência ao citar que “quando é feita a avaliação conjunta – o eleitor é informado de que pode votar em dois candidatos ao senado – Valadares passa a ser o nome mais citado, seguido de Albano e Amorim”.

 

A quem interessa prejudicar Valadares? Ou melhor, ele está incomodando a quem nesta eleição? Este espaço já citou e vai repetir: quando começar o horário eleitoral a tendência é Valadares crescer, porque é um dos senadores mais atuantes dos últimos anos no Senado Federal. Isto é fato, não tem uma única manipulação.

 

Opinião do senador Valadares

Pelo Twitter o senador se expressou sobre a pesquisa: “Jornal do Dia publica pesquisa estranha: diz que Valadares é o mais citado na soma da 1ª e 2ª opções.Mas só divulga a 1ª opção para Senador…Por que motivo o Jornal do Dia omitiu publicação integral da pesquisa e não mostrou a soma da 1ª e 2ª opções para Senador? Era obrigação!”

 

PSB ingressará na Justiça

Ontem um membro do diretório estadual do PSB informou que o partido ingressará na Justiça Eleitoral pedindo que seja divulgada toda a pesquisa para o Senado, com as duas opções de voto, como também o resultado final que favorece a Valadares. Vão pedir que o resultado seja divulgado no mesmo espaço.

 

No horário eleitoral

O membro do PSB disse também que o partido vai alertar a Justiça Eleitoral para o possível uso do que foi publicado no domingo, por Albano Franco no horário eleitoral que começa nesta terça-feira. Se for usado o partido pedirá a Justiça Eleitoral o mesmo espaço no horário do PSDB para ser divulgado todo o resultado e não apenas uma parte. Faz sentido.

 

Quem lembra da manipulação em 1994?

E quem lembra da eleição estadual de 1994, quando uma pesquisa do Ibope, há poucos dias do pleito deu que Albano Franco venceria as eleições no 1º turno, com cerca de 100 mil votos à frente de Jackson Barreto? Jackson ganhou e levou a eleição para o 2º turno, onde Albano venceu graças a João Alves. Depois chegou 1998, a venda da Energipe e Jackson mudou de lado.

 

Ainda sobre pesquisas e a cara de pau                                                                                               

Manchetes de jornais às vesperas da eleição de 2006: não deixam dúvidas sobre pesquisas em Sergipe.

E o jornal da família do ex-governador João Alves resolveu, no último final de semana, através dos assessores do pefelista, alertar aos leitores sobre pesquisas eleitorais. Nada mais justo se o veículo não tivesse uma opinião diferente nas últimas eleições estaduais quando, às vésperas do pleito publicou manchetes com a vitória de João Alves em primeiro lugar. Esquecem que credibilidade se conquista com muito trabalho e não apenas na batalha dos interesses escusos. Agora “são institutos de responsabilidade”. Arre!

 

Xeque mate para pesquisa governamental

E a omissão do resultado final para o Senado colocou em xeque mate até mesmo a pesquisa para governador, onde Déda aparece com 46,8% e João, 37,2%.

 

Pelos dados da pesquisa Déda venceria no 1º turno

Caso a pesquisa da Única/JD esteja certa no quadro para o governo estadual percebe-se alguns números: Em 2006, havia 1.299.785 eleitores aptos para o sufrágio. Compareceram 1.111.558 (85,5%, versus 14,5% de abstenção). Desses, 1.000.369 votaram validamente, ou seja, 2,6% de votos brancos e 7,4 de votos nulos. Comparando com 2010: Hoje, há 1.425.973 eleitores aptos para o sufrágio. Se for aplicados os mesmos percentuais de 2006 chega-se aos seguintes números:  1.209.207 de comparecimento. 1.088.287 de votos válidos. Vencerá no 1º turno quem obtiver 544.144 votos. Caso a pesquisa esteja correta Déda terá 565.908 votos (eleito no 1º turno) e João Alves, 449.825 votos.

 

Déda na FSP

Deu na coluna Painel da FSP, de hoje, 16: “Bedrock – Comentário no Twitter de Marcelo Déda (PT), candidato à reeleição em Sergipe, a propósito do Datafolha presidencial: “Me perdoem, mas dá vontade de incorporar um Fred Flintstone e gritar: Iabadabaduuuuu, Dilmaaaaaa!”.

 

Senadores de Rogério e Renatinho I

Sexta-feira, 13, final da tarde numa rua do bairro Atalaia (ou Farolândia, a rua tem dois CEP e dois nomes de bairros), mulheres colocavam nas caixas de correio santinhos (foi na casa deste jornalista) com as fotos de Rogério Carvalho e Renatinho, na frente. Ainda na frente do santinho os nomes de Dilma e Déda, da coligação e dos partidos integrantes. Tiragem de 20 mil, com CNPJ e tudo mais.

 

Senadores de Rogério e Renatinho II

No fundo do santinho os candidatos e seus respectivos números. No espaço para os dois candidatos ao Senado, nem nome, nem número. Tudo vazio. E este jornalista curioso perguntou a uma delas: moça e para o senado não tem candidato não? A moça prontamente respondeu: tem sim, é Albano. É mole? Só para lembrar: Rogério é do PT e Renatinho do PMDB.

 

Robson com Amorim e Valdares

Uma olhadinha na casa erguida na confluência da Rua Maruim com Avenida Pedro Calazans é merecedora de muita atenção. Lá, a cor da parede do imóvel, um amarelo claro, deu lugar ao colorido dos cartazes de campanha. É, diga-se, um comitê de apoio a Robson Viana, candidato do PT a deputado estadual. E lá têm cartazes indicando as candidaturas de Eduardo Amorim e Antônio Carlos Valadares ao Senado. Nada custa uma olhadinha.

 

Obras e processos contra João Alves

A assessoria jurídica do candidato Marcelo Déda está concluindo alguns processos junto a Justiça Eleitoral contra o ex-governador João Alves. Tudo porque João, em várias emissoras de rádio no interior, vem citando que algumas obras realizadas pelo atual governo são na verdade dele, porque deixou dinheiro em caixa. Como por exemplo, a rodovia que liga Neopolis a Ilha das Flores, que tem o nome de Dom Brandão.  A assessoria de Déda está anexando nos processos o relatório feito pelo atual vice de João, Nilson Lima, quando secretário da Fazenda mostrando que recebeu o Estado com dividas de R$ 200 milhões.

 

Processo contra Déda

Deu no Correio Brasiliense: Candidato à reeleição, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, está com o pescoço na forca. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve agendar o julgamento do pedido de cassação de seu mandato por abuso de poder econômico e propaganda irregular na campanha de 2006.

 

Cada um por si

Ainda no Correio Brasilientes: “A propósito, Déda perdeu o controle sobre a campanha do Senado no Estado. Agora, Albano Franco (PSDB), Antônio Carlos Valadares (PSB), Eduardo Amorim (PSC) e Antônio Leite (PV) disputam o voto do eleitor na base do cada um cuida de si. Quem comemora é o candidato a governador pelo DEM, João Alves.”.

 

Campanha em Aracaju I

Lideranças que apóiam Déda em Aracaju resolveram cair em campo em caminhadas independente da presença dele. Na semana passada, Mauricio Pimentel e Max Prejuízo reuniram cerca de 60 desportistas e caminharam por dezenas de ruas no conjunto Augusto Franco. Esta semana vão para o conjunto Orlando Dantas.

 

Campanha em Aracaju II

No último final de semana, o prefeito Edvaldo Nogueira, vários vereadores e lideranças fizeram uma grande caminhada no bairro América. A idéia é aumentar o número de caminhadas semanais fazendo uma campanha paralela a todo governador.

 

Prefeitos devem seguir o exemplo no interior

Alguns prefeitos pretendem também intensificar a campanha com caminhadas em suas cidades mesmo sem a presença do governador. A ordem é que a campanha esteja em vários pontos do Estado ao mesmo tempo. Tudo para consolidar a liderança e acabar a eleição no 1º turno.

 

Agenda Leonardo Dias

O candidato a governador pelo PCB, Leonardo Victor Dias estará ministrando aulas em escolas de Aracaju. No final da tarde Leonardo, e outros candidatos do PCB, estarão gravando programas para o horário eleitoral gratuito de TV. 

 

Agenda Marcelo Déda

Nesta segunda-feira, o candidato Marcelo Déda inicia a campanha às 7hs, com uma entrevista na FM Sergipe, depois visita a feira de Ribeirópolis. A noite, será entrevistado às 19hm no se TV 2ª Edição e depois participa de palestra do CREA no auditório da AEASE. (Obs: o blog publica as agendas que recebe diariamente. Os que não constam é porque suas assessorias não enviaram).

 

Marcelo Déda faz corpo a corpo em povoados de Itabaianinha

 candidato à reeleição ao governo do Estado, Marcelo Déda (PT) visitou na manhã de ontem, 15,  os povoados da Ilha e Vermelho no município de Itabaianinha, na região leste do Estado. Com Déda estavam o seu candidato a vice Jackson Barreto, os candidatos ao Senado Antônio Carlos Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSC) da coligação ‘Para Sergipe Continuar Seguindo em Frente’, além do candidato à deputado estadual Mundinho da Comase.

 

João fará modernização e reabertura do Hospital Carlos Firpo

Foi na Região Agreste, que João Alves, candidato ao Governo de Sergipe pela coligação “em nome do povo”, realizou uma mega carreata e motorata, no sábado, 14 de agosto, partindo do município de São Domingos em direção à Macambira, Campo do Brito, Itabaiana, Moita Bonita e finalizada com um grande comício em Ribeirópolis.

 

 

Natureza

De gildasio2002, no twitter: “No Abaís comerciante clama por contenção do mar, esquece que invadiram a área q era dele. O mar está apenas buscando de volta. Mãe natureza”. É verdade o ser humano é tão egoísta e materialista que não lembra que “invade” o meio ambiente, degrada e tudo mais e depois coloca a culpa na natureza.

 

Atendimento no café São Braz

E o tradicional Café São Braz, localizado no Shopping Jardins, em frente a livraria Escariz está deixando a desejar com um péssimo atendimento por conta da demora dos pedidos e até mesmo para fechar uma conta. Ontem, 15, este jornalista comprovou o fato já relatado por alguns leitores. Ainda bem que no próprio shopping tem outras opções.

 

Julgamento de Pablo, 31 de agosto

A sociedade sergipana está se mobilizando para acompanhar o julgamento de Pablo Figueiredo – aquele que assassinou a ex-mulher Marley friamente num condomínio do Mosqueiro. O blog fará a sua parte, como sempre.

 

Turismo segue movimentando economia

Passado o período de folia das férias e das festas juninas, Sergipe se prepara para receber turistas que querem aproveitar a calmaria da baixa estação. Nos hotéis da capital, a ocupação dos leitos é próxima dos 60%. Nas agências de viagens a procura segue basicamente pelos principais roteiros do Estado como os Cânions de Xingó, as praias do Litoral Sul e as cidades históricas.

 

Ações em prática

Como forma de atrair visitantes nesse período algumas iniciativas são postas em prática. O diretor de Operações da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Diego da Costa, explica que o setor público está fazendo um trabalho de capacitação de eventos junto ao Aracaju Convention & Visitors Bureau para estimular o fluxo nesse período. “Paralelo a isso nós continuamos com a estratégia de marketing executada pela Emsetur divulgando Sergipe nos principais pólos emissores de turistas para o Estado, além de participarmos de importantes feiras e eventos nacionais voltados para o segmento. Como foi o caso do 19º Centro-Oeste Tur, em Goiânia, semana passada, e da Feira da Abav, o maior evento da America Latina direcionado à agentes de viagens, que acontece no Rio de Janeiro no mês de outubro”, afirma Diego.

 

Trade

De acordo com a presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira em Sergipe (ABIH-SE), Kátia Pimentel, a parceria entre governo e trade tem sido positiva, “mas não podemos nos acomodar e esperar apenas pelas ações do poder público”, ressalta, ao explicar que os empresários devem também promover ações que divulguem o Destino Sergipe como forma de fomentar e consolidar o turismo em todas as estações do ano.

 

 

XX Encontro Nacional dos Conselhos Municipais em Aracaju

O ex Reitor da PUC-SP  e mestre em educação,  Antonio Carlos Ronca, atual presidente do Conselho Nacional de Educação será o Conferencista da abertura do XX Encontro Nacional dos Conselhos Municipais que ocorrerá no dia 17 as 19h  no Teatro Tobias Barreto. O evento prosseguirá nos dias 18 e 19  no hotel Radisson, com painéis, e mesas onde serão debatidos o Plano Nacional de Educação e políticas de fortalecimento dos Conselhos Municipais. Sendo palestrantes Prof.º Daniel Ximenes e Rita Coelho (MEC) Prof.º Jose Fernandes de Lima e César Callegari (CNE) e atuarão como coordenadores, a Presidente do CEE – Prof.º Ana Lucia Muricy e o Prof.º Artur Costa Neto de UNCME- SP.

 

Apoio e inscrições

O Coordenador do evento o Prof.º Humberto Gonzaga, declarou que já foram feitas mais de 400 inscrições de Conselheiros de todos os Estados brasileiros, sendo sua expectativa da participação de todos os municípios do Estado de Sergipe, pela importância, do evento, Destacou ainda o apoio que tem recebido da Diretoria Nacional da UNCME, da SEED  e das Secretarias e Conselhos Municipais, entre outros, Neópolis, Estância, Cristinápolis, Nossa Senhora de Socorro e Aracaju. As inscrições prosseguem até o dia 16 e terá também apresentações culturais, que abordarão o folclore e a cultura sergipana.

 

Lei Orgânica dos Policiais Civis será discutida I

Inaugurando uma nova roupagem, o programa de rádio Ação Cidadã, de realização do Sindicato dos Policiais Civis e transmitido pela Rádio Jornal AM,  todas ás segundas  feiras, das 20h ás 22 h,  discute, essa semana, a Lei Orgânica dos Policiais Civis de Sergipe, com a presença do Superintendente da corporação, João Batista.

 

Lei Orgânica dos Policiais Civis será discutida II

Serão abordadas várias vertentes da discussão, incluindo a composição do Conselho Superior da Polícia Civil, escolha do Superintendente da corporação através de eleição direta entre a categoria, regulamentação de um plano de carreira para os agentes da polícia civil, bem como a discussão de um novo modelo de prestação de serviços á comunidade.Para Antônio Moraes, vice presidente  do SINPOL-SE,  a discussão sobre a revisão de uma Lei Orgânica dos Policiais Civis de Sergipe  é premente, tanto do ponto de vista da democratização da instituição,  como da reordenação dos serviços que são oferecidos para a sociedade.

 

 

DENUNCIE OS CRIMES ELEITORAIS

Ouvidoria do TRE/SE: (79) 2106-8777. E-mail: ouvidoria@tre-se.gov.br ou ainda por correspondência preenchendo o formulário eletrônico no site www.tre-se.gov.br.O prazo para as respostas às consultas é de 03 (três) dias. Na Procuradoria Regional Eleitoral: Enviar, por correio, a documentação endereçada à Procuradoria da República em Sergipe, situada na Avenida Beira Mar, nº 1064, Praia Treze de Julho, Aracaju/SE, CEP 49020-010: Enviar para o e-mail denuncia@prse.mpf.gov.br ou preencher  formulário site www.prse.mpf.gov.br

 

DO LEITOR

 

Problemas crônicos no trânsito de Aracaju

Do leitor Luiz Brandi: “Aracaju tem problemas crônicos, os quais podem ser comprovados facilmente, quanto a veiculos estacionados irregularmente em locais proibidos, quais sejam:Rua Stanley Silveira, na lateral do Hospital São Lucas: é só verificar que durante todo o dia sempre tem veiculos estacionados no meio da rua, naturalmente com o pisca alerta ligado, e os motoristas cheios de razão;Rua S. Cristovão, em frente ao Ed.Futuro: Ontem (12.08 – quinta), às 15 h tinha 06 veiculos estacionados do lado direito, naturalmente com o pisca ligado, e tambem no trecho anterior da mesma rua após  a rua Itabaianinha, quase sempre tem um caminhão descarregando; No Siqueira, nas ruas Mariano Salmeron e Santa Catarina, sempre tem veiculos estacionados no meio fio, dos dois lados. Nestes trechos tem loja de peças, que o veiculo estaciona na calçada, e por esta ser curta, o veiculo ocupa todo o passeio. Se houvesse alguma fiscalização rigorosa, punindo com multas aos infratores, se resolveria o problema, pois os motoristas só ligam para as leis de transito quando pagam multas.Tambem os veiculos fecham constantemente os cruzamentos nos sinais, e o órgão resposável poderia simplesmente colocar uma placa nos sinais com a frase “NUNCA FECHE O CRUZAMENTO”, a exemplo do que ocorre nas grandes Capitais”.

 

Idealizador do Liberte-se em 2006

Do leitor Saulo Cruz: “Por dever de justiça, venho através deste email, comunicar-lhe que o grande idealizador do movimento LIBERTE-SE, criado no ano de 2006, foi o representante comercial Jorge Moreira. Na realidade, o biólogo Genival Nunes e o advogado Eduardo Oliva foram convocados pelo idealizador Jorge Moreira para mobilizar os militantes objetivando formar um movimento suprapartidário de apoio ao candidato das mudanças. Naquele ano, o movimento LIBERTE-SE ganhou a simpatia do eleitorado sergipano e foi fundamental para convencer o povo a derrotar as forças conservadoras que há 30 anos dominavam o governo do Estado. A intenção do movimento era justamente libertar o Estado de Sergipe das forças do atraso (mesmice), legitimando assim, um dos pilares do regime democrático: a alternância de poder”.

 

Sobre a TV Sergipe

Opinião de um leitor devidamente identificado: “Diz o ditado que “Quem engorda o gado é o olho do dono”, pois bem, é incrível como a Tv Sergipe  perdeu o rumo e a cada dia vira manchete, ruim, nas rádios e colunas jornalísticas. Recentemente acompanhei um relato e uma foto, aqui nesse espaço, em que mostrava um motorista trabalhando como repórter, algo antes inimaginável naquela televisão. Agora vemos e ouvimos a emissora falar que é “Digital” e de repente aparece no jornal deles uma reportagem mostrando a inauguração de uma repetidora de imagem “analógica”. Acredito que, Albano e a viúva de César Franco, os donos ausentes da empresa, não perceberam que estão sendo enganados. Dr. Albano e a senhora viúva, o interior está abarrotado de antenas parabólicas com sinal limpo de várias televisões, cada casa, por mais simples que seja, tem uma antena dessa e, tenham certeza, ninguém vai comprar outra antena para pegar a imagem chuviscada de uma televisão em decadência. Acordem Dr. Albano e a senhora viúva se não o gado vai pro brejo e magro, enquanto “alguns” ficam mais gordos, no bolso”.

 

Crianças Perdidas

E-mail recebido: “Acho que você já deve ter lido esta matéria na Folha de São Paulo, queria demostrar a minha indgnação diante desta triste realidade, precisamos nos unir-mos contra esses imcompetentes do poder, Onde não estão nem ai para  à vida das pessoas. Crianças perdidas diante de pais impotentes, sem ajuda, sem socorro, sem dinheiro sem poder salvar seus filhos amados. Tenho certeza que no Maranhão tem recursos para muitas coisa menos importantes do que a vida humana, mas as pessoas que estão no poder não conseguem enchergar, estão cegos com suas vaidades, seus apartamentos de luxo, seus carros novos, seus bairros de ricos, equanto isso a miseria toma conta da população menos favorecida. Queremos ver notícias do Maranhão, de Alagoas do Piaui e de Sergipe que nos orgulhe nos dê vontade cada dia mais de sermos verdadeiramente cidadãos. E inadimicível essa situação, os orgão competentes não podem se omitir diante disto,são 21 crianças mortas, o Ministério Público Federal, o Congresso Nacional, a Polica e o Superior Tribunal de Justiça. Como pai me entristesse muito tudo isso”. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/782949-mais-21-criancas-morrem-a-espera-de-uti-no-maranhao.shtml

 

Blog no twitter: www.twitter.com/blogclaudionun

 

Frase do Dia

E me fala de coisas bonitas

Que eu acredito

Que não deixarão de existir

Amizade, palavra, respeito

Caráter, bondade alegria e amor

Pois não posso

Não devo

Não quero

Viver como toda essa gente

Insiste em viver

E não posso aceitar sossegado

Qualquer sacanagem ser coisa normal

(Bola de meia, bola de gude – Milton Nascimento que ontem, 15, fez um show inesquecível no teatro TB, interagindo com o público e mostrando simplesmente que é Milton, mil tons, mil vozes, mil músicas).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais