IPTU Verde – Uma ideia para Aracaju

O blog reproduz hoje uma matéria publicada no blog do jornalista Luis Nassif que serve para debate em Aracaju em tempos de discussão de reformulação do Plano Diretor. A tributação é uma grande ferramenta para incentivar o desenvolvimento de uma cidade.

Poderíamos pensar em ISS (imposto sobre serviços) reduzidos para certos eventos culturais, especialmente se forem gratuitos.Diminuir a tributação sobre o transporte urbano coletivo, a fim de incrementar o uso de ônibus.No plano federal, pode-se pensar na redução de tributos para os carros com menor consumo de combustível, por exemplo.As opções são muitas. Precisa-se usá-las.

O IPTU verde em Guarulhos (Por jucapastori).Já tinha cantado essa bola aqui no blog. Gradativamente, esta sendo adotado em várias grandes cidades, de Buenos Aires a Campinas e, agora, Guarulhos. São Paulo sofre com enchentes e variações térmicas causadas pelo asfalto e falta de áreas verdes e não há perspectiva de q essa situação melhore ou sejam tomadas medidas a respeito. Os poderosos da capital paulista preferem outras alternativas, como vender quarteirões e áreas públicas para iniciativa privada e aumentar os salários do prefeito e assessores parlamentares.

IPTU Verde concede desconto de até 20% (por Vinicius Abbate) – IPTU Verde concede desconto de até 20% em Guarulhos (SP). Os moradores que aderirem ao programa até setembro deste ano poderão receber isenções no pagamento dos impostos; é necessário adotar pelo menos duas medidas de sustentabilidade.Os proprietários de imóveis de Guarulhos (Grande São Paulo) que adotarem medidas sustentáveis podem obter vantagens na hora de pagar o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). As casas que tiverem acessibilidade nas calçadas, árvores plantadas, áreas com gramados ou jardins, energia solar, sistema de reuso de água da chuva, entre outros recursos, terão descontos de 3% a 20% no valor do imposto.

Trata-se do programa IPTU Verde, que se transformou em política pública municipal em dezembro de 2010. As diretrizes do programa foram apresentadas para técnicos da Prefeitura na última quinta-feira (30), no Adamastor Centro.Para receber o benefício no próximo ano é necessário fazer a solicitação até o mês de setembro, explica o secretário de Finanças, Nestor Seabra. A constituição do programa foi possível graças a diversos levantamentos técnicos realizados durante aproximadamente um ano, com base nos programas de outros municípios que também reformularam a legislação do IPTU, tais como Campinas, São Carlos, Araraquara (SP) e Ilha Velha (ES). A instituição de incentivos ambientais, levando em consideração o conceito de sustentabilidade trouxe inovação para o município que agora figura entre pouco mais de dez cidades sustentáveis com programas similares.

Nova legislação – O IPTU Verde se insere em uma nova legislação que passou a vigorar no município em janeiro de 2011, e trouxe mudanças de ordem técnica e administrativa. Seabra afirma que houve uma consolidação de toda a lei que rege o IPTU, alterando as metodologias de cálculo do valor das edificações através do padrão construtivo, porém a mudança mais inovadora na legislação foi a criação dos incentivos ambientais. Existem outras isenções que a nova legislação trouxe para a cidade, por exemplo, o incentivo à construção de residências horizontais; o proprietário que pretende construir fica isento de IPTU por dois anos.Em 2010, 46 mil contribuintes tinham isenção de IPTU, mas a estimativa é de que esse número aumente para 83 mil em 2011. "A missão da Prefeitura é criar um meio ambiente sustentável e elaborar uma política ambiental do município, em conjunto com diversas secretarias e órgãos da administração municipal", ressaltou Seabra.

Entenda como funciona o IPTU Verde – O IPTU Verde consiste em um conjunto de benefícios fiscais concedidos à população, mediante a adoção dos princípios da sustentabilidade nas edificações. Os benefícios estão previstos na Lei 6.793/2011 e compõem um conjunto de descontos mediante vários critérios. São eles:

Acessibilidade – quem adaptar sua calçada para trânsito livre e seguro de pedestres e cadeirantes, mantendo de 1 a 1,5 metro para circulação terá desconto de até 5% no valor do IPTU;

Arborização – os imóveis com uma ou mais árvores terão desconto de até 2% no valor anual do IPTU;

Áreas permeáveis – Os imóveis horizontais com jardins ou gramados que permitam a absorção das águas das chuvas terão desconto de 2%, e os condomínios terão desconto de até 1%;

Sistema de captação de água de chuva – 3% de desconto;

Sistema de reuso de água – 3% de desconto;

Sistema de aquecimento hidráulico solar – 3% de desconto e sistema de aquecimento elétrico solar 3% de desconto;

Construções com materiais sustentáveis -3% de desconto;

Utilização de energia passiva (quando o projeto arquitetônico propicia o melhor aproveitamento da luz solar, dispensando o uso de ar condicionado e iluminação artificial) – 3% de desconto;

Utilização de energia eólica – 5% de desconto;

Telhado verde (vegetação em cima de todos os telhados da casa) – 3% de desconto;

Separação de resíduos sólidos (exclusivo para condomínios horizontais ou verticais que comprovadamente destinem sua coleta para reciclagem) – 5% de desconto;

Garantia do desconto – Cada medida ambiental implantada e mantida garante ao proprietário do imóvel desconto de IPTU durante cinco anos consecutivos, depois cessa o benefício. Para obtenção inicial dos descontos é necessário comprovação de duas ou mais medidas implantadas na propriedade. Existe também a isenção de IPTU para as áreas de preservação permanente (APPs), que são áreas protegidas cobertas ou não por vegetação nativa com a função de preservar recursos hídricos e a biodiversidade, entre outras coisas. Se a área for totalmente preservada o desconto pode chegar a 100%. O pedido do benefício deve ser protocolado a cada 3 anos.

A estimativa é de que aproximadamente 4.500 contribuintes peçam os benefícios em Guarulhos. Os descontos que tratam da arborização e permeabilização do solo são cumulativos, podendo atingir até 5%. Já o artigo 61 da nova legislação compreende um conjunto de medidas de sustentabilidade ambiental passíveis de descontos de até 20% para imóveis que adotem e mantenham estas medidas.

Guerreiro Serigy
O jingle da nova campanha institucional do Governo do Estado, que já está nas rádios e tvs, ressalta entre valores culturais e naturais de Sergipe a figura ímpar do índio Serigy, o valente herói sergipano que morreu em combate lutando bravamente contra os portugueses que colonizaram nossa terra a ferro e fogo, sem jamais abrir mão da defesa do território e da independência do seu povo. Uma bela canção para uma justíssima homenagem.

Homenagem na Câmara
O guerreiro Serigy, também foi lembrado como símbolo de heroísmo e sergipanidade pelo deputado André Moura (PSC) durante a sessão especial da Câmara Federal, em Brasília, no último dia 05. Na mesma cerimônia o governador Marcelo Deda (PT) retribuiu a homenagem conferindo à Câmara dos Deputados a Medalha do Mérito Aperipê, outro guerreiro indígena que também entrou para a história com todos os méritos. Pena que na sessão da Câmara tenham sido contados poucos caciques e poucos índios.

Antecipação salarial
Como faz desde o inicio de sua gestão, a prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz, vai antecipar o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores municipais. Ela está de viagem no no exterior, mas deixou essa instrução com o seu vice-prefeito João Gilberto-Gil e com sua secretaria de administração. As providências administrativas foram tomadas. Como hoje, dia 8, é feriado estadual, a primeira parcela já estará nas contas dos bem-aventurados servidores municipais nos primeiros dias da próxima semana.

Recursos para Socorro
O prefeito Fábio Henrique está em Brasília desde a terça-feira, 5, em busca da liberação de recursos para o município de Nossa Senhora do Socorro. No dia 5, o prefeito participou das homenagens prestadas pelo Governo do Estado à Câmara e ao Senado Federal pela Emancipação Política de Sergipe, foram entregues medalhas do Mérito Aperipê – a mais alta condecoração oferecida pelo Estado – ao senador José Sarney, presidente do Senado e ao presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Maia.

Audiência
Já na quinta-feira, 7, o prefeito Fábio Henrique foi recebido pelo deputado federal Laércio Oliveira, juntos, eles participaram de uma audiência com o líder do Partido Republicano (PR) na Câmara, o deputado federal Lincoln Portela (PR-MG). O objetivo do encontro foi pedir apoio ao deputado mineiro no sentido da liberação de recursos de obras em andamento em Nossa Senhora do Socorro.

Jorge Araújo poderá ser opção em Poço Redondo
O Blog teve acesso a uma recente pesquisa realizada em Poço Redondo, onde o atual Prefeito Frei Enoque (PSB) aparece praticamente empatado com o ex-prefeito Ivan Rodrigues (DEM). Como novidade nesta pesquisa, o nome do ex-deputado Jorge Araujo, que aparece bem na pesquisa de opinião realizada naquele município.

Rio Piaui: travessia continua interrompida
Nota da Seinfra: Os serviços de travessia com balsa sobre o rio Piauí continuarão interrompidos até o dia 15 de dezembro de 2011. Diferente do ocorrido com as pontes Construtor João Alves e Joel Silveira, o trajeto da balsa cruza a estrutura da ponte Gilberto Amado. Durante a primeira fase da obra era possível a passagem da balsa pelo vão central (extensão de 84,00 m) da ponte em construção. A partir de maio último, devido ao início das obras no mesmo, interrompemos a travessia.

Alternativas I
Continua a nota: Tentamos todas as alternativas para manter a continuidade do serviço. Estudamos a construção de um atracadouro provisório em Porto do Cavalo, de forma que a nova travessia não cruzasse com a ponte. No entanto, ela foi descartada após análise da Capitania dos Portos, que identificou a inviabilidade devido à baixa profundidade do rio.

Alternativas II
A segunda alternativa seria a travessia por um dos vãos adjacentes (extensão de 44,10 m) ao vão central, onde fizemos testes com a própria balsa, inclusive com a presença de militares da Marinha, também descartada devido às instabilidades das correntes marítimas e a largura insuficiente dos vãos.Para preservar a segurança dos trabalhadores da obra e dos usuários que utilizariam a balsa, optamos pela interrupção até que sejam finalizados os serviços no vão central, já que a segurança vem em primeiro lugar.

Artigo especial
Cláudio Nunes:Um  baiano que usurpou a cidadania sergipana: http://bit.ly/osdukd

Debate PNE em Sergipe
Com o objetivo de promover uma ampla discussão sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), decênio 2011 – 2020, o deputado federal André Moura (PSC) – único membro sergipano da Comissão Especial do Congresso Nacional – aprovou um requerimento para, na próxima segunda-feira (11), no plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe, ser realizada uma audiência pública.

Empenho
André Moura se empenhou junto à presidência e aos demais membros da Comissão para levar esse debate ao Estado de Sergipe, visando ouvir sugestões dos sergipanos para contribuir e enriquecer o relatório final que será formulado. O deputado sergipano é o responsável direto pela organização do evento e presidirá a audiência.

Ana Lúcia chama população e deputados
A presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, a deputada Ana Lúcia (PT), está convidando movimentos sociais do estado e todas organizações da sociedade civil que trabalham com a temática da educação para participar da audiência e pelo menos se inteirar sobre o assunto. “Já existem mais de 3 mil emendas ao Projeto de Lei referente ao PNE, mas toda contribuição da sociedade civil é válida para a construção democrática de uma proposta de educação que atenda à população”, resumiu.

Participações
Para participar do debate, vem a Sergipe o deputado federal Ângelo Vanhoni, relator da Comissão Especial do PNE. Também está prevista a participação do senador Eduardo Amorim, do secretário de estado da Educação e vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, Belivaldo Chagas; Maria Luiza Martins Aléssio, da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional do Ministério da Educação; o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Josué Modesto dos Passos Subrinho, Antônio Bittencourt Júnior, diretor executivo da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime e a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo.

Venda de meia-entrada pela Internet
Foi aprovada na Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle do Senado (CMA), emenda de autoria do senador Antonio Carlos Valadares, líder do PSB no Senado, que determina aos fornecedores de produto cultural, a divulgação de informações claras, na Internet e no local de entrada do evento, sobre os documentos que o beneficiário de meia-entrada deve apresentar para comprovar seu direito.

Omissão sobre divulgação 
Cumpridas as instâncias no Senado, a matéria seguiu para votação na Câmara dos Deputados. A emenda de Valadares foi incluída no Projeto de Lei da Câmara 35/2009, que obriga os produtores culturais a tornar disponível a venda de meia-entrada pela Internet. O projeto da Câmara, porém, era omisso quanto à divulgação, na rede, sobre a documentação necessária para o direito ao ingresso com meia-entrada, o que tem provocado transtornos aos beneficiados, tais como a perda do evento, por não terem comprovado o direito ao benefício.

Informação clara 
A matéria agora determina que  o fornecedor deverá informar, de forma clara e inequívoca, antes de consumada a venda, quais documentos serão reconhecidos para comprovação do direito ao benefício da meia-entrada. Essas informações também deverão ser afixadas em local visível, na entrada do evento. A impossibilidade de comprovação do direito ao benefício, de acordo com as informações divulgadas, implica na perda do ingresso pelo comprador, resguardado seu direito de complementar o pagamento do ingresso em seu valor integral.  Na falta das informações exigidas, o comprador prejudicado terá direito à devolução imediata do valor pago, sem prejuízo de eventual indenização por perdas e danos

Deputada faz balanço do mandato
A deputada Maria Mendonça concedeu na última quinta-feira, 07,entrevista ao Programa Espaço Aberto da Rádio Capital do Agreste. Na oportunidade ela fez um balanço do seu trabalho no primeiro semestre legislativo, onde apresentou 106 requerimentos, 4 projetos e 6 indicações.Dentre as indicações apresentadas está a indicação da construção de um Teleférico, para alavancar o turismo na Serra de Itabaiana e a construção de uma Casa de Cultura no município de Itabaiana.

Habitação
Questionada por Eduardo Abril sobre a falta de interesse do atual gestor de Itabaiana em investir na habitação, Maria disse que lamenta, mas que durante sua gestão à frente da prefeitura de Itabaiana desenvolveu vários projetos habitacionais, beneficiando mais de 900 famílias.

Perímetros irrigados
Outra indicação destacada por Maria Mendonça foi à revitalização e ampliação dos Perímetros Irrigados da Porção da Ribeira e Jacarecica I, onde segundo a deputada é necessário que o governo dê melhor condições de trabalho aos agricultores desses perímetros.Maria ainda destacou a Campanha "Doar é Ser Solidário", encabeçada por ela no município de Itabaiana e que com ajuda do povo bom da cidade conseguiu em um só dia arrecadar mais de 34 toneladas de alimentos para distribuir para famílias carentes do sertão sergipano.

Projetos
Com relação aos projetos apresentados no primeiro semestre, Maria destacou o que institui a Semana de Conscientização do doador de Medula Óssea em Sergipe, e do Programa Lixo Reciclado na Escola no âmbito da rede pública estadual.

Nome forte e de consenso
Finalizando a entrevista a deputada Maria Mendonça respondeu ao questionamento do apresentador Eduardo Abril e de alguns ouvintes com relação ao candidato do grupo Teles de Mendonça para prefeito nas eleições de 2012: "Tudo tem seu tempo, agora é de trabalhar. Mas, tenha certeza que o grupo Teles de Mendonça terá um nome forte, um nome de consenso de todos, compromissado com a cidade, e que disputará para ganhar. Precisamos ter um representante na assembléia e um gestor comprometido com o desenvolvimento de Itabaiana."

Curso em Israel
No início de 2011, a Embaixada de Israel no Brasil, através de sua Agência de Cooperação Internacional – MASHAV abriu inscrições para dois cursos destinados a policiais e membros do Ministério Público responsáveis pela atividade policial. O primeiro curso, Polícia e Comunidade, o segundo, Projetos Municipais para Segurança Cidadã. Estas seleções ganharam espaços de divulgação em diversos sites policiais do Brasil, inclusive sendo divulgado pelo site do Ministério da Justiça e da Polícia Militar do Estado de Sergipe. Ambos os cursos capacitam e promovem as ações de polícia comunitária em Israel, envolvendo a Polícia, outros segmentos estatais como a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Bem Estar Social, além da Imprensa e do Empresariado.

Princípios
Os princípios que regem as atividades da MASHAV baseiam-se em compartilhar com outras nações a experiência que Israel acumula em diversas áreas, a exemplo de fortalecimento comunitário, educação formal e não formal, a agricultura e a medicina, em seu próprio caminho ao desenvolvimento. No Curso Polícia e Comunidade, realizado em maio de 2011 seis brasileiros participaram, entre Policiais militares, civis, federais e rodoviários federais.

Tenente de SE foi o único brasileiro selecionado
No curso que se inicia em 11 de julho foram selecionados 30 latino-americanos, sendo apenas um brasileiro, dentre argentinos, paraguaios, costarriquenses, colombianos, equatorianos, peruanos, hondurenhos, panamenhos, guatemaltecos e mexicanos. O Tenente Coronel PM Henrique Alves da Rocha da Polícia Militar do Estado de Sergipe, selecionado dentre os brasileiros inscritos, representará o Brasil ( e o estado de Sergipe) neste curso de caráter internacional.

Projetos
Durante a realização do curso, cada participante terá uma hora/aula para apresentar um informe sobre a problemática e os projetos que abordam as diversas formas de prevenção e ação frente à delinqüência e a violência em seus Estados de origem. Dessa forma teremos o nome do Brasil e principalmente de Sergipe divulgado não apenas em Israel, mas em todos os países participantes do evento.

PM não dispensou militar
Mesmo sendo o único brasileiro num curso que teve uma minuciosa seleção ( e não apenas inscrição), o militar sergipano não foi dispensado pelo comando da PM, mesmo sem ônus.  Teve que tirar férias para realizar um curso de interesse policial.  Alegaram contenção de despesas. Somente esta semana com a homenagem no Congresso Nacional o Estado gastou muito em passagens aéreas. É questão de prioridade.

Capacitações auxiliam a gestão de negócios I
Durante todo o mês de julho, empresários, gerentes, profissionais de vendas e pessoas responsáveis pela gestão de pessoas ou estoques de micro e pequenas empresas podem participar dos cursos oferecidos pelo Sebrae. As capacitações duram entre 15 e 24h/aula e são disponibilizadas em nove áreas temáticas.

Capacitações auxiliam a gestão de negócios  II
Entre as opções, estão os cursos de Aprender a Empreender, Arte de Falar em Público, Formação de Preços, Desenvolvimento de Lideranças, Gestão de Estoque no Varejo e DÓlho na Qualidade. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (79) 2106-7765/7766/7767.

CTB/Se apoia Chapa 1 na eleição do Sindisan I
Os componentes da Chapa 1 – Compromisso e Luta – vão contar com o apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/Se) durante o processo de eleição da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Sergipe (Sindisan). A chapa é encabeçada pelo atual presidente da entidade, Sérgio Passos, no cargo desde 2008.

CTB/Se apoia Chapa 1 na eleição do Sindisan II
A CTB/Se conclama todos os servidores da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro) e dos Serviços Autonomos de Água e Esgoto (SAAE) de Estância, Capela e São Cristóvão, a votarem na Chapa 1.Segundo Edival Goes, presidente da CTB/Se, na chapa há valorosos companheiros da luta histórica em defesa da Deso como empresa estatal e de serviço de saneamento básico, dentre eles, Sérgio Passos e Tupi. "São companheiros com quem dialogamos e convivemos há anos. Companheiros forjados na luta, comprometidos com os trabalhadores e que, efetivamente, ajudam a construir o sindicalismo classista", afirma.

PELO TWITTER

Comportamento

www.twitter.com/MayuMatsunae    Você que mora em apartamento: NÃO ANDE COM SALTO ALTO! Pode incomodar (MUITO) o morador que mora no andar de baixo #advertência

www.twitter.com/kaduparga   Dica do dia:O seu marido engordou?Incentive-o a andar 5 km de manhã e 5 km à tarde.No próximo fim-de-semana, já estará a 70 km de distância!

www.twitter.com/MarceloJaas    Não consigo entender as pessoas que fazem parte do governo e ficam jogando contra o time. E ainda fala mal pelo TT, vai entender né?!

www.twitter.com/deniswesleyufs   Algumas pessoas que conheço são soberbas para esconder a sua ignorância (não saber). Se ainda soubesse conversar, entenderia a arrogância

www.twitter.com/AnderChrisSouza   A falta de algo realmente interessante para se falar devia resultar em dedos momentaneamente impedidos de tuitar.

Política

www.twitter.com/Nilsonsos   Se tivesse uma terrinha, pediria ao Palocci e ao Alfredo Nascimento para plantarem umas mudinhas, afinal, mãozinhas boas eles têm demais.

www.twitter.com/DoraKramer    Nascimento e morte: se demissão por corrupção não é quebra de decoro na vida de um parlamentar, o que seria, então?

www.twitter.com/coelhoelton    OLHA SÓ: Planalto sonda senador Blairo Maggi (PR) p/o Ministério dos Transportes.Tá certo.Dilma não quer perder o PR como aliado. E o povo?

Direito de Resposta – Concorde Veículos Ltda

Em conformidade com a matéria veiculada pelo jornalista Claudio Nunes, temos a obrigação de prestar  os seguintes esclarecimentos:

A Concorde sempre teve  como  dever  afirmar    que O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO, e assim fizemos nesses 35 anos de serviços prestados a comunidade sergipana.

Vez que, urge uma voz dissonante que vem de encontro a esse trabalho, inclusive já reconhecido nacional e internacionalmente com diversos prêmios recebidos como concessionária  Padrão A de atendimento por diversos anos consecutivos;

Não queremos com esse esclarecimento ir de encontro aos direitos do Sr. Jornalista. Não. Pelo contrário, temos a oportunidade de reafirmar que continuamos com o mesmo lema, na concorde o cliente sempre tem razão.

Contudo é nosso dever informar ao público e aos nossos clientes principalmente aqueles que se solidarizaram conosco pela  beligerante matéria publicada.

A Concorde sempre manteve estoque suficiente de peças de reposição dos veículos  que comercializa. Como é do conhecimento de todos a Concorde está localizada na BR 235 KM 04, numa Rodovia, acesso da BR 101, onde trafegam centenas de veículos do mesmo modelo do jornalista Sr. Claudio Nunes, que utilizaram dos nossos serviços, acrescido ao recebimento  dessas unidades  em transito, foi  aumentado  ainda mais  em função do  fluxo de turistas que aqui chegaram no mês de junho utilizando-se do mesmo serviço do Sr. Claudio Nunes.

Por infelicidade nossa, a General Motors não fez a reposição imediata no estoque dessa peça em quantidade suficiente para atender a demanda extraordinária.   Como  trabalhamos exclusivamente com peças fornecidas diretamente pelo fabricante, aconteceu o inesperado, “faltou a peça reclamada pelo  Sr. Claudio Nunes”.
 
Como aqui o cliente sempre tem razão, não era agora que o Sr. Claudio Nunes  deixaria de ter.  Faltou apenas ao ilustre jornalista para que detonasse a Concorde de uma vez por todas, alguns atos   que são peculiares aos grandes jornalistas:

Não  publicar matéria de estrito  interesse pessoal;

De ouvir a parte contrária antes da publicação, não só em respeito aos leitores, como para fazer um melhor juízo de valor;

De tentar denegrir a imagem e a idoneidade de uma empresa e pessoas de  reconhecimento público,  inversamente  ao conteúdo publicado.

Ter a certeza de que o errar  faz parte do ser humano e de quem realiza,  só não erra que nada faz.

No mais, dizer ao Sr. Claudio Nunes que nós da Concorde nos penitenciamos com o ocorrido e que   continue assim, foi muito bom para todos os sergipanos e outras pessoas que por acaso venham a ler a “brilhante” matéria digna de sua pessoa.

Continuamos a receber nossos clientes como sempre fizemos, brevemente em mais um endereço  anexo ao nosso Showroom na Av. Saneamento.

“O erro de um soldado não pode  comprometer a Instituição”

Concorde Veículos Ltda – Alberto de Carvalho – Diretor

Da Concorde e o pedido de desculpas

A respeito do direito de resposta publicado acima, o titular deste blog recebeu, na última quinta-feira, vários e-mail e comentários de leitores denunciando problemas existentes em várias concessionárias de Sergipe (inclusive na Concorde).

O interessante é que a nota do direito de resposta destoa do telefonema recebido por este jornalista do diretor Alberto Carvalho Filho, que de maneira educada entendeu e reconheceu o problema, inclusive pediu desculpas a este cliente e estava com o responsável pelo setor tomando as devidas providências pela falta do filtro de óleo.

A falta da peça não foi “inesperada” porque um funcionário da empresa, em conversa com o responsável pelo atendimento, relatou que no sábado teve que pedir um filtro igual na concessionária Contorno e alertou que era preciso ter mais na Concorde.  O agendamento foi marcado na semana passada.

Se um cliente agenda um atendimento é porque tem compromissos. Este jornalista tinha viagem marcada na sexta-feira e cancelou porque não fez a devida troca de óleo do veículo.

Quando a nota diz “em ouvir a outra parte” não tem nenhum sentido porque a reclamação foi feita no local e na mesma hora e nada mudou. Aliás, o problema não foi “pessoal”, mas de defesa do consumidor como diversos que são publicados diariamente neste espaço. A imagem de uma empresa é denegrida quando são publicadas inverdades. Neste caso foi um fato concreto.

O mais fácil seria reconhece o erro e acabar com a polêmica, como de maneira correta Alberto Filho reconheceu no telefonema dado às 9h43 da quinta-feira, 07, com duração de 8 minutos. Ao tentar justificar um erro, o diretor acabou cometendo outro na nota acima.

Uma frase do sociólogo Paulo Freire para reflexão: “A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém”.

Cláudio C. Nunes, Cidadão e proprietário de um veículo Chevrolet.

DO LEITOR

Guardas Comemoram Jornada de Trabalho mais Humana
De  Ney Lucio dos Santos presidente do Sindicato dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito de Sergipe: "Assim que assumimos o Sindicato passamos a lutar pela valorização dos Guardas Municipais de Aracaju, e uma das principais reivindicações era a redução da jornada de trabalho, fomos nomeados para trabalhar 30h semanais em escalas ordinárias, podendo trabalhar em caráter de escala extraordinária até 42h semanais, para surpresa de todos, e repúdio do Sindicato, a Prefeitura de Aracaju atendeu ao projeto do Diretor da GMA padronizando nossa escala extraordinária como escala ordinária, fazendo com que os Guardas Municipais tivessem a maior jornada de trabalho dos servidores públicos municipais, nenhum Guarda podia ficar um único final de semana de folga com sua família, pois estava escalado para trabalhar no sábado ou no domingo, essa escala é conhecida como dia sim e dia não.Desde então passamos a lutar pela redução desta jornada, enviamos um projeto a Tânia Soares (Secretária de Governo, Secretaria a qual a Guarda é vinculada) para transformar nossa escala para 24h por 72h, de acordo com a escala oferecida as demais forças de segurança pública em Sergipe (Policias Militar e Civil, Agentes Prisionais, Agentes do Senan, etc.). Este mês, nosso pleito foi atendido, as guarnições que trabalham nas viaturas estão escalados nesse regime de trabalho, agora é lutar para que todos os Guardas sejam contemplados. Nosso projeto foi elaborado para contemplar todo efetivo”.

Ainda sobre a matéria “Eta prefeito burro”

Resposta aos leitores. Do ex-prefeito Izaias Almeida: Mel Viana e Antonia quando se crítica deve ter conhecimento de causa, a Senhora falar do Grande Ex-Prefeito Izaias Almeida, pode ser no mínimo algo pessoal, porque há mais de 30 anos não se vê em São Cristóvão um administrador da estirpe do doutor Izaias Almeida e para provar vou lhe mostrar algumas de suas obras em São Cristóvão e algumas de suas qualidades também;

Obras realizadas:
1- 70% (setenta por cento) do Saneamento do Rosa Elze e uma galeria de esgoto na faixa para receber os esgotos do Rosa Maria de causar inveja a qualquer um.
2 – Sistema Integrado de Transportes, antes os moradores da sede da cidade de São Cristóvão pagavam uma passagem 03(três) vezes mais cara do que hoje e estudante não tinha direito a meia passagem, enquanto moradores do Grande Rosa Elze tinha que pagar duas passagens  quando ele construiu o SIT – Sistema Integrado de Transportes.
3 – Táxi Lotação do Grande Rosa Elze, que dar 130 (cento e trinta ) empregos diretos e deixa na nossa comunidade em torno de R$800.000,00 que antes fica na Progresso e São Pedro.
4 ? Matadouro Moderno para a população que hoje estar entregue as traças e interditado, trem turístico, terminal turístico e ecológico às margens do paramopama,  mercado de vísceras,  banca de peixes, etc.
Qualidades
1 – Ficha limpa – Não assumiu a Prefeitura com interesse em ficar rico e não recebeu um mês se quer do salário de Prefeito.
2 – Competente – São Cristóvão hoje tem uma arrecadação de aproximadamente R$5000.000,00 (cinco milhões de reais) por mês, na época de Izaias Almeida era de R$300.000,00 (trezentos mil reais) o Salário Mínimo hoje é de R$545,00(quinhentos e quarenta e cinco reais), na época era de R$100,00 (cem reais), como se pode ver houve um crescimento de 445% (quatrocentos e quarenta e cinco por cento) do salário mínimo, mas houve um crescimento de 1.700% (hum mil setecentos por cento) da receita. Hoje é muito mais fácil de administrar a Velha Capital.

Perguntar não Ofende
Da leitora Ana Maria Lúcia Noronha Valença: “De quem foi a ideia no Ministério Público de proibir caixas coletoras de lixo para quem faz reformas em residências, limpezas de quintal e polda de árvores  de grande porte como mangueiras e outras mais? Telefonei para uma dessas empresas coletoras para mandar uma dessas caixas coletoras para limpeza de um quintal e fui informada que o Ministério Público proibiu colocar na porta, somente é permitido dentro do ambiente.Nesse caso tem que derrubar a casa para colocá-la. Essa idéia me parece de jerico, se mandarmos as carroças tirar o lixo eles jogam ´pelos terrenos baldios ou mesmo nas margens das ruas menos movimentadas e fica a cidade que se diz "melhor em qualidade de vida" uma lixeira a céu aberto e ainda pode aparecer os defensores dos animais e dizer que os cavalinhos estão cansados de trabalhar e mandar parar as carroças . Eta Sergipinho!!!”

ARTIGOS

O carro mais caro do mundo – Por Altamiro Borges

O Brasil tem o carro mais caro do mundo. Por quê? Os principais argumentos das montadoras para justificar o alto preço do automóvel vendido no Brasil são a alta carga tributária e a baixa escala de produção. Outro vilão seria o “alto valor da mão de obra”, mas os fabricantes não revelam quanto os salários – e os benefícios sociais – representam no preço final do carro. Muito menos os custos de produção, um segredo protegido por lei.
A explicação dos fabricantes para vender no Brasil o carro mais caro do mundo é o chamado Custo Brasil, isto é, a alta carga tributária somada ao custo do capital, que onera a produção. Mas as histórias que você verá a seguir vão mostrar que o grande vilão dos preços é, sim, o Lucro Brasil. Em nenhum país do mundo onde a indústria automobilística tem um peso importante no PIB, o carro custa tão caro para o consumidor (…).
Pois bem: o Brasil fechou 2010 como quinto maior produtor de veículos do mundo e como quarto maior mercado consumidor, com 3,5 milhões de unidades vendidas no mercado interno e uma produção de 3,638 milhões de unidades. Três milhões e meio de carros não seria um volume suficiente para baratear o produto? Quanto será preciso produzir para que o consumidor brasileiro possa comprar um carro com preço equivalente ao dos demais países?
Carga tributária caiu e preço do carro subiu
O imposto, o eterno vilão, caiu nos últimos anos. Em 1997, o carro 1.0 pagava 26,2% de impostos, o carro com motor até 100cv recolhia 34,8% (gasolina) e 32,5% (álcool). Para motores mais potentes o imposto era de 36,9% para gasolina e 34,8% a álcool. Hoje – com os critérios alterados – o carro 1.0 recolhe 27,1%, a faixa de 1.0 a 2.0 paga 30,4% para motor a gasolina e 29,2% para motor a álcool. E na faixa superior, acima de 2.0, o imposto é de 36,4% para carro a gasolina e 33,8% a álcool.
Margem de lucro é três vezes maior que em outros países

O Honda City é um bom exemplo do que ocorre com o preço do carro no Brasil. Fabricado em Sumaré, no interior de São Paulo, ele é vendido no México por R$ 25,8 mil (versão LX). Neste preço está incluído o frete, de R$ 3,5 mil, e a margem de lucro da revenda, em torno de R$ 2 mil. Restam, portanto R$ 20,3 mil.
Na Argentina, a versão básica, a LX com câmbio manual, airbag duplo e rodas de liga leve de 15 polegadas, custa a partir de US$ 20.100 (R$ 35.600), segundo o Auto Blog. Já o Hyundai ix35 é vendido na Argentina com o nome de Novo Tucson 2011 por R$ 56 mil, 37% a menos do que o consumidor brasileiro paga por ele: R$ 88 mil.

Texto original neste endereço:  http://altamiroborges.blogspot.com/2011/07/custo-brasil-ou-lucro-brasil.html#more  Anselmo Costa Santos. Economista)

A direita cresce – Elcio Conceicao de Santana

Faltando pouco mais de um ano para a eleição de 2012, a oposição (direita) tenta a todo custo acabar com a aliança entre as forças democráticas, que permitiu as vitórias dos últimos anos em Aracaju e no Estado de Sergipe e conseguir provocar uma profunda crise, onde o principal alvo é o governador do Estado Marcelo Déda.

Todos os dias, principalmente nos programas matutinos de rádio e nos aliados que em muitos casos estão em altos cargos do governo, a direita tenta desgastar o prefeito e o governador com acusações de corrupção e má administração com a tentativa de modificar a percepção do cidadão sobre um novo projeto de mudança e da ética para um novo governo. Logo eles!

Numa leitura bastante pessoal e sem nenhuma intenção de macular a esquerda em detrimento de uma direita sem futuro, acredito que os aliados mesmo avançando no modelo de governar vêm perdendo legitimidade perante a sociedade e isso é muito grave. Acredito que na política, a imagem e a realidade são irmãos gêmeos que exige atenção. Ou seja, deve ser e parecer.

O DEM tem criticado o governo diariamente, não por competência de defender um projeto alternativo de poder, mas por incompetência do governo e da prefeitura de fazer o contra ponto e mostrar para a sociedade as realizações em curso. A direita vem tentando deslegitimar o governador e o prefeito com ações e iniciativas no sentido de se colocar como os grandes defensores dos movimentos populares e dos trabalhadores. Inclusive calculando através de pesquisas duvidosas que serão vencedores nas eleições de 2012.
Percebo que a administração perde mais respaldo dos setores populares, que cobram ações mais duras nas pastas da segurança pública, saúde e educação. O DEM poderá avançar ainda mais em Aracaju se os setores populares que sempre estiveram na luta e apoiando os partidos aliados não retomarem seu papel histórico de força a favor do governo. O DEM sabe que sua concepção política está esgotada e, por isso, acredita que desgastando o governo irá equilibrar esse desgaste, colocando para a opinião pública que esse governo que ai está é corrupto e ilegítimo.

Por isso, tem-se de resgatar a organização do partido e de sua militância. Foi através dessa militância organizada e mobilizada que fomos vitoriosos em eleições passadas e ajudamos a construir um exército popular que nos últimos vinte anos obtivemos uma extraordinária experiência eleitoral.

Por fim, os líderes desse processo devem retomar a iniciativa política e se posicionar como condutores do processo e não como meros operadores políticos.

Finalizo com uma palavra para que sirva de reflexão para todos nós: Processo que não se aprofunda, retrocede.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Determinação coragem e auto confiança são fatores decisivos para o sucesso.Se estamos possuídos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los.Independentemente das circustâncias,devemos ser sempre humildes,recatados e despidos de orgulho”. Dalai Lama.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais