Almeida: o rebelde sem causa

Ao ouvir ontem, 19, o debate na Ilha FM, no programa de Gilmar Carvalho entre o deputado federal Almeida Lima (PMDB) e o ex-deputado João Fontes, este jornalista lembrou-se dos ensinamentos filosóficos de Thomas Hobbes, considerado um agitador para o seu tempo. Segundo Hobbes, a história ensinou que da mesma forma que a vaidade e o excesso de confiança podem cegar os homens, o medo pode fazer com que eles vejam com clareza e ajam com base em princípios morais.

Talvez, baseado neste ensinamento que Almeida Lima mudou seu discurso no combate a corrupção. Ontem ele voltou a destilar contra o PT, o DEM e o PSDB que para ele “são partidos velhos em Sergipe, não representam opção para mais nada, nem para o governo estadual nem para Aracaju”. Almeida lembrou de denúncias contra Déda como a chamada “micareta picareta” e a capinação nos postos de saúde. “É preciso construir uma nova ordem política”.

Tudo estava bem para Almeida. Ele deitava e rolava quando o ex-deputado João Fontes resolveu entrar no ar. “Você não é a pessoa abalizada, que tenha credibilidade para fazer esse discurso”, disse Fontes ao lembrar diversos episódios de Almeida, como ele ficou conhecido nacionalmente como “o pit Bull” de Renan Calheiros  e outros. O “rebelde sem causa” atordoado e revoltado, começou a bradar e ficar nervoso e disse que João Fontes foi ao ar para defender João Alves e o DEM. Fontes disse que Almeida acabará como o rei Luis XIV no Palácio de Versalhes em frente ao espelho. Chegou ao cumulo de deixar uma interrogação no ar sobre João Fontes: “Não tenho a fama de João Fontes”. Questionado qual a seria a fama, diz que falar disso hoje em dia é crime. Algo típico de alguém acuado e desesperado. Para completar, Almeida ainda bateu boca com um ouvinte, porque discordou dele.

“Os seres humanos assemelham-se a outros animais, pois estão constantemente expostos a várias impressões no sentido de que deixam à mostra temores e apetites sem fim”.

Fontes esqueceu de lembrar que Almeida Lima ficou conhecido nacionalmente (antes do episódio envolvendo Renan) por conta de uma “bomba” que anunciou que iria denunciar no Senado e a imprensa nacional literalmente “parou” fazendo com que a bolsa de valores caísse no dia anterior. E no dia do discurso a montanha pariu um rato. Falou do episódio de Waldomiro Diniz sem levar nada de novo. E aí surgiu o apelido “Darlene”, por conta de uma personagem da novela que estava no ar “Celebridade”, da TV Globo, que fazia tudo para aparecer na mídia.

É bom lembrar que depois disso ele passou para a bancada governista apoiando Lula até o ano passado, com um estilo "zen". Agora retornou a oposição. E sem modéstia alguma disse que é o político mais claro e objetivo de Sergipe.

E a rebeldia sem causa de Almeida, faz lembrar novamente Thomas Hobbes quando ele escreveu que os seres humanos assemelham-se a outros animais, pois estão constantemente expostos a várias impressões no sentido de que deixam à mostra temores e apetites sem fim.

E na verdade, a “construção de uma nova ordem política” pregada pelo rebelde sem causa nada mais é do que a tentativa de renascer politicamente depois da fragorosa derrota eleitoral em Aracaju em 2008, quando montou uma campanha estruturada e ficou em terceiro lugar, com menos de 50 mil votos perdendo para Mendonça Prado e Edvaldo Nogueira que foi reeleito no 1º turno.

O rebelde Almeida tenta esconder a história e as lições antigas, esquecendo que elas são vitais para os líderes atuais.

Blog processado por publicar denúncia de um bombeiro militar
Por publicar este ano um e-mail de um bombeiro militar (devidamente identificado e com identidade preservada pelo blog) criticando a separação no refeitório do Batalhão do Corpo de Bombeiros de mesas exclusivas para oficiais (com fotos enviadas pelo praça), o tenente-coronel responsável pelo setor (portanto uma ação de governo), resolveu ingressar com dois processos (um Civil e outro Criminal) contra o titular deste espaço. Pede uma indenização de R$ 21.800,00.

Testemunhas
Só falta a testemunha do tenente-coronel ser o comandante do Corpo de bombeiros. Ou seja, o governo em pessoa. O blog também colocará como testemunhas de defesa duas autoridades: o governador Marcelo Déda e o secretário da SSP, João Eloi.

A ação por indenização
Na ação por indenização por danos morais o tenente-coronel, passa a impressão para a Justiça que o jornalista escreveu o texto criticando a atitude de separar as mesas no refeitório.  Obs: em nenhum momento o tenente-coronel pediu espaço no blog. O e-mail foi publicado porque o bombeiro militar se identificou. O blog não vai dar uma de dedo duro e entregar a “fonte”. Nem morto, quanto mais na Justiça.

Desnudando o Corpo de Bombeiros
A tentativa é de intimidação, mas este espaço não se curvará. E alguns bombeiros militares continuam enviando e-mails e comentários para este espaço sobre a situação na corporação. Reclamam deste as refeições servidas, como o café da manhã, por exemplo, a falta de estrutura operacional. Nos próximos dias o blog vai desnudar o Corpo de bombeiros internamente com fotos e vídeos enviados pelos praças.

Balanço
Em uma longa entrevista ontem, 19, no programa liberdade Sem Censura, apresentado pelo radialista George Magalhães, a deputada Conceição Vieira (PT) como 1ª secretária da AL, fez um balanço dos trabalhos no primeiro semestre e aproveitou para responder perguntas sobre as eleições municipais do próximo ano.

Retrocesso
Conceição Vieira assumiu que tanto o PT como o PCdoB tiveram deficiências em suas gestões à frente da Prefeitura de Aracaju, mas avançou muito com a gestão correta dos recursos públicos e administrando para todo mundo. Para a petista o povo aracajuano é consciente e não vai querer voltar ao retrocesso elegendo João Alves.

Lideranças do PSD visitam Tribunal Eleitoral
Os dirigentes da comissão provisória do PSD em Sergipe, Jorge Araújo, o deputado Jefferson Andrade e o ex-prefeito de Rosário, Laércio Passos, fizeram ontem uma visita a presidente do TRE, a desembargadora Suzana Carvalho. Na pauta a agilidade do repasse do TRE para que os cartórios eleitorais nos municípios comecem a receber as comissões provisórias municipais.

Luciano Correia na Aperipê
E o novo superintendente da Fundação Aperipê, o itabaianense Luciano Correia já começou a trabalhar. Luciano tem uma vasta experiência e pode fazer muito pela Fundação. A equipe não deve ser muito modificada já que a indicação de Luciano, assim como da ex-superintendente, Indira Amaral, foi do PCdoB. 

PT de Itabaiana perde espaço
Foi mudada a coordenação do Ciretran de Itabaiana. Saiu Naldinho, que dizem que era indicação do PT local e assumiu Cristiane Oliveira, que é ligada aos três vereadores do grupo dos Teles de Mendonça. O blog alertou há muito tempo: Déda já deixou claro onde ficará em Itabaiana, mas tem gente que ainda não acredita.

Perimetro irrigado é tema de reunião
Os Vereadores Valmir dos Santos Costa, João Cândido e José Teles do grupo liderado pela deputada Maria Mendonça, estiveram reunidos na manhã de ontem, 19, com o diretor-presidente da Cohidro Mardoqueu Bodano, o diretor do Pronese Manoel Hora e o presidente da Associação do Povoado Agrovila José Wilson de Mendonça. Na pauta a questão do Perímetro da Ribeira, os problemas dos agricultores da Agrovila e a construção de uma ponte que liga os povoados Várzea do Gama e Pé-do-Veado. Foram discutidos também assuntos pertinentes a vários povoados de Itabaiana.

Relatório fiscal
O governador Marcelo Déda esteve reunido ontem, 19, no Palácio dos Despachos, com os secretários de Estado da Fazenda, João Andrade, da Casa Civil, Jorge Alberto, do Planejamento, Oliveira Júnior, o assessor econômico do Estado, o professor Ricardo Lacerda, e o diretor-presidente do Sergipe Previdência, Amito Brito. Na ocasião, o secretário da Fazenda apresentou um relatório fiscal sobre as finanças do Estado referente ao fechamento do primeiro semestre, além do Sergipe Previdência, que tem aporte significativo atrelado ao tema.

Projeções
Segundo João Andrade, as projeções para o segundo semestre estão dentro do planejado. “Entreguei o relatório fiscal mapeado ao governador, que ainda não está completamente concluído, e traçamos as projeções estratégicas para os próximos meses. Está tudo dentro do planejado”.

Atendimento na Caixa da Barão de Maruim
Quem foi ontem,19, à tarde a agência da Caixa localizada na Avenida Barão de Maruim teve que esperar muito, mas muito mesmo. Um amigo do titular deste espaço ficou esperando cerca de uma hora (tem a prova autenticada para mostrar). E mesmo falando com um dos gerentes de nada adiantou. De quem é a responsabilidade de fiscalização? Quem está se omitindo neste caso?

Turismo no CDL
Nesta quinta-feira, 21, o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho, será o convidado da reunião-almoço promovida mensalmente pela CDL. O secretário vai falar dos projetos da sua pasta e como o comércio pode ser parceiro e até se beneficiar das ações governamentais.

PMA promove Encontro temático sobre a mulher
Para qualificar a assistência à saúde das mulheres aracajuanas, a Prefeitura de Aracaju e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizam o III Encontro Temático sobre a Saúde da Mulher, que traz como tema central a mortalidade materna. O evento será realizado no dia 21 de julho, próxima quinta-feira, às 14h, no Hotel Real Classic, localizado na Orla da Atalaia. Estarão participando do encontro representantes de organizações da sociedade civil ligados à saúde da mulher, universidades, hospitais e maternidades, Fórum Estadual Perinatal e profissionais da Rede de Atenção Primária (REAP) de Aracaju.

Público
A palestra de Elber Filho é aguardada pelos lojistas, empresários do comércio, associados do SPC e CDL. Samuel Schuster, presidente da entidade, espera reunir mais de 130 convidados, como tem sido as últimas reuniões ocorridas na CDL. Começa às 12h.

Seminário Internacional
Numa promoção do Movimento de Lésbicas de Sergipe, será realizado de hoje até a sexta-feira, 22, o 1º Seminário Internacional em Direitos Humanos – Jurisprudência e Cidadania – LGBT em Sergipe. O evento será realizado no Espaço Semear, na rua Vila Cristina.Telefones para informações: 3243 3148/8832 0900.     

Tânia Khalil é a estrela da nova campanha da Celi
Simpatia, elegância e beleza. Quem vê a atuação de Tânia Khalil no vídeo institucional da Construtora Celi fica encantado e percebe que a sofisticação da atriz global mescla perfeitamente com o que a empresa realmente é. O vídeo, que vem recebendo muitos elogios, foi gravado em Recife. Tânia foi recebida pela gerente de marketing da Celi, Lívia Filgueiras, e pelo diretor da Teaser Propaganda, Cleon Menezes.

Visite Blog da ADCAR
Visite o Blog da ADCAR: http://www.adcarrobalo.blogspot.com e veja as seguintes matérias com ilustrações:1) Problemas nas ruas de Aracaju: água do Parque Aquático Zé Peixe jogada no leito da rua e buraco em calçada na R. Estância;2) Contravenção Penal em Aracaju. Perturbação do sossego. Casas de Eventos ilegais;3) Terminal de ônibus da Atalaia, o PENEIRÃO.

Blog da Pastoral Carcerária
Veja a notícia sobre o Curso de Práticas em Justiça Restaurativa.Endereço: www.carceraria-sergipe.blogspot.com

Pacientes com câncer de mama do participam de campanha
Com o apoio da AstraZeneca, a campanha Encontro com a Autoestima já passou por diversas cidades do país e chega a Aracaju na próxima sexta-feira. A iniciativa leva às pacientes a mensagem de que a autoestima é a melhor escolha contra o câncer de mama, o mais incidente entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
 
Autoestima
No dia 22 de julho (Na Onco Hematos – Rua Itabaiana, 945, das 14hs às 17hs), a AstraZeneca leva a Campanha Encontro com a Autoestima ao Onco Hematos, em Aracaju. Com o objetivo de levar informação e promover a autoestima em mulheres que enfrentam o câncer de mama, a ação, que acontece desde 2009, já passou por diversas cidades brasileiras. Até o momento 35 instituições receberam o projeto, com a participação de cerca de 1040 pacientes e cuidadores.

Mudança  no comando Capitania dos Portos de SE
Nesta sexta-feira, 22/, às 17 horas será realizada a solenidade de passagem de cargo de comando da Capitania de   Portos do Estado de Sergipe, Capitão de-Fragrata,   Berivaldo Vieira Figueiredo  para o Capitao-de-Fragrata ,   Eron Gantois Marçal.A solenidade será presidida pelo  . Comandante  do 2º Distrito Naval,  Vice-Almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral que por sinal passou também pelo Comandado da Capitania dos Portos de Sergipe.

Agradecimento da SOAMAR/SE
A diretoria da  Sociedade dos Amigos  da Marinha do Brasil em Sergipe-SOAMAR/SE vem de público externar o seu agradecimento ao Comandante dos Portos que deixa o Estado de Sergipe, Capitão-de-Fragata, Berivaldo Vieira Figueiredo, pelo brilhante trabalho que realizou, desejando ao mesmo tempo que o seu sucessor, o Capitão-de-Fragrata, Eron Marçal,   venha a desenvolver o mesmo trabalho do seu companheiro da carreira naval.

Dias do Campo em Tobias
Na próxima sexta-feira, 22, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), promoverá o Dia de Campo no Perímetro Irrigado Jabiberi, município de Tobias Barreto. O evento pretende reunir os 74 produtores que participam do projeto ‘Balde Cheio’, parceria entre Cohidro e Sebrae, além de produtores de outros perímetros que têm interesse em aderir ao programa.

Dúvidas esclarecidas
O Dia de Campo em Tobias Barreto encerrará uma programação voltada para avaliar como anda o projeto ‘Balde Cheio’ naquele município. Hoje, 20 e amanhã, 21, um técnico enviado pelo Sebrae visitará três unidades demonstrativas para constatar como as técnicas estão sendo aplicadas e esclarecer as dúvidas dos produtores.

Carmópolis: Centro de Excelência em Ginástica
Foi inaugurado na última segunda-feira, o Centro de Excelência de Ginástica Luiz Roberto Dantas de Santana, em Carmópolis. A unidade de treinamento desportiva é a consolidação da parceria entre Prefeitura de Carmópolis, Caixa Econômica Federal, Governo de Sergipe, Petrobras, Federação Sergipana de Ginástica e Confederação Brasileira de Ginástica, com o objetivo de formar atletas de alto rendimento na ginástica com formação de base.

300 Crianças serão beneficiadas
Os atletas serão treinados por professores da Federação Sergipana de Ginástica e terão a disposição toda a aparelhagem de desenvolvimento de atividades da ginástica. Um total de 300 crianças, participantes do Projeto “Jovem Promessa Caixa de Ginástica” da Confederação Brasileira de Ginástica, em parceria com a Caixa Econômica Federal treinarão todas as vertentes da Ginástica no Centro de Excelência. Serão aplicadas aulas de Ginástica Rítmica e Ginástica Artística. Somando a mais 300 crianças atendidas pelo projeto 'Vida Alegre'.

Atuação do governo estadual
O secretário do Esporte e do Lazer, Maurício. Pimentel destacou a atuação do projeto 'Vida Alegre' na cidade. “O Governo do Estado acreditou na ideia do 'Vida Alegre' e a prefeitura de Carmópolis apostou no projeto, sendo uma das cidades pioneiras em sua aplicação. Hoje, depois de um ano, o projeto atende centenas de crianças na cidade, com várias escolas de esportes. Estamos ampliando a capacidade de atendimento da Ginástica para 300 crianças e também implantando uma escola nova, a do Karatê. O projeto está dando certo e trazendo grandes resultados para as famílias e comunidade, então nosso objetivo é ampliar ainda mais o 'Vida Alegre', para que possamos atender  milhares crianças com esse belo projeto”, afirmou Pimentel.

Consolidação do projeto
A prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz, acreditou no projeto e resolveu participar diretamente da  iniciativa, já que conhece os resultados do 'Vida Alegre' na cidade. “Na mesma hora em que o secretário Maurício Pimentel me apresentou a proposta do Centro de Excelência de Ginástica, não pensei duas vezes. Não deixei passar em branco esse projeto de uma grande realização, que hoje está aqui consolidada. Neste centro, 600 crianças vão aprender não apenas a ginástica, mas a viver. Além dos outros esportes que estamos desenvolvendo, como a nova escola do Karatê. Esse é mais um sonho de todo o povo carmopolitano realizado, ver o crescimento dos esportes na cidade”, destacou a prefeita Esmeralda.

PELO TWITTER

Quem tem telhados de vidro não atira pedras ao vizinho
www.twitter.com/marciorocha1   Donos de eletrônicas ficam felizes com os discursos de Almeida. Quantos rádios não são quebrados com essa mesma ladainha?

www.twitter.com/antoniooviedo1   Tem político que pensa que o ouvido é penico. Não é possível.

www.twitter.com/sayonara_hygia  Debate de alto nível entre políticos?! A gente vê em Sergipe… #VergonhaAlheiaaaaaa

DO LEITOR

Emmanuel , motonetas, ciclomotores e riscos
Do leitor Bonfim Filho – publicitário: “Sem exclusão, todos os proprietários e condutores de veículos que circulam pelas ruas de Aracaju estão expostos aos riscos de ser colidido por uma dessas motonetas que trafegam sem a mínima identificação pelas ruas de cidade. Imagine a cena: você é colidido por uma dessas motonetas, o condutor se evade do local, o que você vai fazer? Sair em perseguição ao mesmo pelas ruas da cidade? Por faixa em frente a sua casa agradecendo a Santo Expedito pela graça alcançada de ter tido “apenas” danos materiais? Pois é, todas as vezes que você leitor entrar no seu carro e girar a chave não se esqueça: você pode ser a próxima vitima. E devemos agradecer esta exposição ao nobre presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, senhor Emmanuel Nascimento que anulou a lei aprovada pelos seus pares a qual determinava o emplacamento das motonetas e ciclomotores com a desculpa que as taxas eram muito altas e que iria rever os valores a serem cobrados. Enquanto isso não acontece, devemos redobrar nossos cuidados ao trafegar pelas ruas de Aracaju e torcer para que o nobre vereador tenha bom senso, saiba avaliar a urgência da matéria e visualize os riscos aos quais estamos expostos, lembrando ao mesmo o que disse o velho Benjamin Franklin: “pessoas boas em arranjar desculpas, raramente são boas em fazer outras coisas”.

ARTIGO

Almeida Lima desce das tamancas – Elcinho Santana

Essa matéria que publico é curta, mas amigos foi hilária a entrevista do deputado federal Almeida Lima, num programa radiofônico em nossa capital. Ouvi com atenção e muita irritação o deputado se colocar como o paladino da moralidade pública, como o político mais competente entre os vários políticos de nosso Estado. Ouvi o deputado colocar no mesmo balaio de gato, partidos como o PSDB, DEM e PT e concluir que as lideranças políticas e os partidos políticos devem construir um novo modelo ou projeto ou qualquer coisa que o valha. Muita baboseira desculpe. Enfim, ele coloca que o político que pode representar essa mudança é ele e só ele.

Essa foi à parte mais chata da entrevista. Mesmo não engolindo o caô do deputado, podíamos perceber a serenidade das palavras, o timbre de voz de um santo, e a certeza que Sergipe estava concordando com o que ele falava (Isso é ele que deveria estar pensando). Um político se achando acima do bem e do mal. Um verdadeiro combatente da corrupção e da má administração.

O radialista que não permitiu o debate entre os membros da Caixa Beneficente da polícia. Vocês sabem por que o radialista não permitiu o debate? Ah deixa isso prá lá não é. Sim, o radialista, deixou o deputado falar sem nenhuma interrupção, afinal de contas falar mal dos governos do PT e aliados está liberado naquele programa. Aí o deputado deitou e rolou.

Foi quando, inesperadamente entra no ar o ex-deputado federal João Fontes. Como é de praxe quando alguém entrar num programa que tem uma personalidade política, João Fontes começou elogiando o deputado e quando colocou que ele estava sendo incoerente no discurso. Aí o bicho pegou.

O deputado sereno, educado, defensor da moralidade pública, saiu de cena e entrou um deputado: nervoso, mal educado, agressivo, com argumentos irônicos e preconceituosos. O João Fontes conseguiu desestruturar o deputado e levá-lo para nocaute várias vezes. Sim, falo nocaute porque foi um verdadeiro combate de palavras. Não argumentos politizados, mas com insinuações, agressões por parte do deputado.

A parte mais legal dessa novelinha radiofônica foi quando entrou para participar, um ouvinte que fez mais algumas perguntas que não estava na pauta do deputado. Aí o pobre coitado do ouvinte, ouviu o que não merecia. Mais uma vez o deputado ficou enlouquecido e passou a destratar o ouvinte.

No final, depois de muito blá blá blá e agressões que prefiro não relatar, por ser contra o preconceito e a homofobia, o deputado despediu-se, com a cordialidade que é peculiar para os grandes líderes. Entendeu o que eu disse não é? Kkkkk.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O que mais me impressiona nos fracos, é que eles precisam de humilhar os outros, para se sentirem fortes…”.Ghandi.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais