Enfrentando a violência

O titular deste espaço vem lendo há vários dias análises e teses sobre a violência e como ela deve ser enfrentada, não só pelo Poder Público, mas pela sociedade organizada. O tema é complexo com vários debates e confrontos de teses.

E grande parte dos debates corre para uma só direção, no sentido de enfrentar a violência com uma ampla participação da sociedade organizada, através de seminários e eventos que conscientizem todos, não só para o enfrentamento, mas também dos reflexos da violência na família.

Porém, não é difícil perceber que uma faixa importante da sociedade deve ser o alvo principal: a Juventude. E essa conscientização passa não só pela sala de aula, com o completo engajamento dos professores, mas no investimento neste jovem, principalmente através de práticas esportivas, educativas e culturais.

Aliado a isso tudo é claro que os controles preventivos da criminalidade são fortalecidos. Não só o policiamento ostensivo, mas o  incentivo através da aproximação da polícia com a comunidade.

É preciso que os governantes se somem numa atenção especial ao jovem. E nesta ação a Secretaria da Segurança Pública é apenas um coadjuvante numa parceria com todas as demais pastas, principalmente a da Ação Social,do Esporte e Lazer, da Educação e da Cultura. Um governo que promove ativamente a inclusão social do jovem através de práticas esportivas e culturais, terá um grande retorno no combate a violência. Talvez por ser uma política com efeito de longo prazo, muitos desprezam e preferem combater a criminalidade da forma mais fácil, com repressão e prisão.

A violência nunca deixará de existir, mas ela pode ser não prevenida de várias formas. E investir na inclusão da juventude é a maneira mais sensata de combatê-la nesta nova ordem social. Combater o bom combate, através do investimento na Juventude.

É preciso  não apenas pensar, mas agir. É preciso decisão de governo.

Missa de 7º Dia – Jornalista Rubens Ribeiro Cardoso
Amanhã, 14, será realizada às 19h30 na Igreja São José, a missa de 7º Dia do jornalista Rubens Ribeiro Cardoso. Ele foi por muito tempo gerente da Agência Nacional em Sergipe e faleceu aos 89 anos no último dia 8 de dezembro.

Potássio tem repercussão nacional
A notícia da exploração de potássio em São Cristóvão pelo empresa canadense Rio Verde foi a principal matéria sobre Sergipe repercutida durante esse final de semana, disparado. Esteve nas edições eletrônicas do Estadão, Globo, Folha, Veja, Época, Valor, agência Reuters, UOL,  IG e outros.  Na mídia local, o destaque foi inferior à atenção da imprensa nacional.

Perigo! Microfone com fio
Situação inusitada aconteceu no último final de semana quando o governador Marcelo Déda visitou o pólo de exploração de potássio em São Cristovão. Quando os repórteres se preparavam para entrevistá-lo o governador tomou o microfone da equipe da TV Sergipe. “Espere aí que assim você vai derrubar seus colegas”, disse Déda para o repórter. O governador desenrolou o fio do microfone entre os presentes e devolveu o equipamento. Sobraram risadas entre os colegas de imprensa e a comitiva do governador que tinha gestores da empresa canadense.

Pelo amor de Deus! Quem doará microfones sem fio para TV Sergipe?
Que situação, para uma empresa que comemorava com tanto barulho seus 40 anos! De olho na telinha percebe-se que há algum tempo somente a TV Sergipe usa o microfone com fio. Será que aceitam doações?

Uma denúncia que vai render
Deu na coluna de Luiz Eduardo Costa no Jornal do Dia: “Há um ex-assessor do ex-senador e agora deputado federal Almeida Lima, dizendo ter como provar que ele tinha conhecimento de que um auxiliar de confiança seu no gabinete do Senado guardava os cartões bancários de quase todos os assessores, e deles retirava, em alguns casos, até oitenta por cento dos salários. Garante o ex-assessor que vai levar o caso à Comissão de Ética da Câmara”.

Denúncia grave e o silêncio da imprensa
A denúncia publicada na coluna de Luiz Eduardo Costa é muito grave e o senador Almeida Lima que normalmente silencia diante de fatos que o envolvam, terá dessa vez obrigação de se pronunciar. É estranho que as emissoras que brigam por notícia em primeira mão, ainda não tenham dado ao assunto o devido destaque.

Mão Dupla
O PT que já definiu que entre março e abril ocorrerá a prévia para escolher o candidato a prefeito de Aracaju. Poderá não realizá-la. É que antes desse período o governador Marcelo Deda pretende conversar com os partidos aliados, e nesse bloco é quase unânime a avaliação de que o PT vem recebendo o apoio majoritário desde 2002, sendo portanto a hora do PT retribuir esse apoio.

Distância
No encontro realizado pelo deputado Augusto Bezerra (DEM) no último sábado no município de Socorro, um fato chamou atenção dos presentes, no início da festa era notável a presença do prefeito de Itabaiana Luciano Bispo (PMDB), porém ao anunciarem a presença do ex-governador João Alves Filho, o prefeito simplesmente desapareceu do ambiente. Há quem atribua o distanciamento entre ambos, ao lançamento recente, feito por Bispo, , candidatura de Deda na chapa de Amorim. Será?

Benefícios para os banesianos
O governador Marcelo Déda anunciou ontem algumas medidas que beneficiarão os banesianos. Ainda este mês, todos os servidores receberão uma gratificação no valor bruto de R$2 mil. Já a partir de 2012, eles terão o direito de indicar um representante para compor a diretoria da Caixa de Assistência dos Empregados do Banese (Casse) e outro para a diretoria do Instituto de Seguridade Social (Sergus).

Reconhecimento
"Este é o reconhecimento do papel que todos os servidores e servidoras do Banese ofereceram ao longo desses 50 anos. O Banco quer celebrar essas vitórias e dizer que os grandes heróis desse processo são aqueles que, atrás dos caixas, dos birôs, que no dia a dia de uma agência bancária, fazem do Banese um banco eficiente, um banco moderno, um banco em que o povo de Sergipe confia", ressaltou.

Carateca denuncia Bolsa Atleta da PMA
Matéria publicada no Jornal da Cidade do último domingo relata bem a aflição dos atletas discriminados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Aracaju, no projeto bolsa atleta. Está sendo elaborada uma ação que será encaminhada ao Ministério Público Estadual, com a assinatura de vários atletas.

Bolsa Atleta PMA, Transparência e criticas
O blog foi informado que o secretário de Esporte e Lazer da PMA, Fábio Mitidieri, ao conceder entrevista na FM Liberdade na semana passada, criticou o titular deste espaço chegando a dizer que as publicações são por conta da amizade com o atleta Yoacan Jocelis.  Fábio Mitidieri, não aceita criticas a um projeto com um edital viciado e sem total transparência.

Idade X Discriminação
Quando fala de Yoacan, Fábio Mitidieri se refere a idade dele, 33 anos, de forma discriminatória. O edital é claro: até 35 anos. O Brasil tem vários atletas medalhistas com idade acima de 35 anos, como, por exemplo, Hugo Hoyana, no tênis de mesa, que tem 42 anos.

Vários pais e atletas
Ele esquece que as reclamações são muitas, de vários pais e atletas. Muitos que com suor e muito trabalho vestem a camisa de seus Estados sem nenhuma ajuda governamental. Por falar em ajuda: estes atletas venceram com muita luta, nunca ganharam, por exemplo, um mandato de presente, para satisfazer o ego pessoal. Quem quiser que vista a carapuça.

Aeroporto: Táxi bandeirinha
Este espaço, assim como outros meios de comunicação de Sergipe,  apoiou a luta para acabar com o monopólio que existia no aeroporto de Aracaju, onde uma cooperativa de taxistas, tinha exclusividade do serviço. Há algum tempo os chamados “bandeirinhas” também tem este direito e ficam num espaço paralelo aos da cooperativa.

Taxista quis cobrar mais de jornalista
Ontem, 12, ao chegar em Aracaju, o titular deste espaço foi pegar um táxi para com algumas malas e uma caixa (de apenas 10 quilos). A caixa iria dentro do veículo, já que só tinha três passageiros, mas o taxista, disse que iria cobrar um valor adicional. Um absurdo! Este jornalista protestou e denunciou o taxista na SMTT. Cuidado com o táxi  1314 (concessão da SMTT) de placa NVK 15-13, um Voyage.

Encontro da Nação Rubro-Negra em Sergipe
Vem aí o Encontro da Nação Rubro-Negra em Sergipe. Será em março do próximo ano. O titular deste espaço estará à frente da organização juntamente com alguns amigos. Será um evento para a Família Flamenguista, com ingressos limitados. Com qualidade, organização e diferencial. Flamengo celebra 30 anos do Mundial e homenageia campeões, leia em: http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/flamengo-celebra-30-anos-do-mundial-e-homenageia-campeoes

Prefeito antecipa 13º e salário de dezembro
O prefeito Edvaldo Nogueira  anunciou ontem, 12, que o 13º Salário será pago hoje, 13, e o pagamento do salário de dezembro será antecipado para o dia 23 deste mês, uma sexta-feira, antevéspera do Natal. "À zero hora de amanhã e à zero hora do dia 23 o dinheiro estará na conta", garantiu o prefeito.

Valorização do servidor
No total, serão injetados mais de R$ 40 milhões na economia local, o que deve garantir maior movimentação no comércio da cidade e mais ânimo à economia local. Segundo o prefeito, o pagamento antecipado do 13º e do salário de dezembro é uma forma de reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos funcionários da Prefeitura de Aracaju.

Abaixo-assinado para melhorias no Augusto Franco
A casa cultural Careca e Camaradas, coordenada pelo psicólogo Max Prejuizo, apresentou propostas na última audiência do plano Diretor no dia 27 de Novembro do corrente ano que trás benefícios para a Comunidade do Augusto Franco e por conta das reivindicações surgiu a necessidade de um abaixo assinado com total participação popular que será entregue a Prefeitura de Aracaju e ao governo do Estado.

Veja as reivindicações do abaixo-assinado:
1- Recapeamento asfaltico das ruas e avenidas para correção dos danos    causados com obras de esgotamento sanitários; 2- Reforma e revitalizaçao do mercado; 3- Desapropriação do imóvel do antigo supermercado Isabela e construção no local de um Centro de Atenção Psicossocial (Álcool e Drogas) ; 4- Moradia Habitacional  para os moradores do Recanto dos Manguezais e no local seja construído uma creche; 5- Construção de um posto de saúde na Farolândia, visto que o atendimento básico de saúde não chega satisfatoriamente as famílias ali residentes; 6 – Reintegração área da Avenida José Thomas D Avila Nabuco utilizada pela Unit para viabilização de Obras de escoamento fluvial da região, a fim de se evitar transtornos no período chuvoso.

Café da manhã com a imprensa em invasão
Na próxima sexta-feira, 16, às 7hs, a Casa Cultural Careca e Camaradas estará realizando um café da manhã com a imprensa na invasão do Recanto dos Manguezais, onde 130 famílias estão há 11 anos e já receberam promessas de solução até do presidente Lula, quando esteve em Aracaju. A intenção do café da manhã é mostrar para a imprensa a situação lamentável de moradias das 130 famílias.

Galeria Ana Maria não existe há muito tempo
A Galeria de Artes Ana Maria Alves, não existe há muito tempo. O nome foi alterado na primeira reforma administrativa aprovada pela Assembléia Legislativa no primeiro mandato do Governador Marcelo Déda. A Lei que revogou a denominação foi a de número 6.130/2007, de abril daquele ano.

O erro do governo
O erro do atual governo foi deixar que o espaço ficasse aberto após a empresa que ganhou a licitação para recuperação abandonar a obra. Deveria ter atuando rapidamente, não só para proteger o local, mas para evitar que pessoas usem o espaço para o consumo de drogas.

Sebrae reúne conselheiros para avaliar projetos I
Buscando avaliar as políticas de apoio aos pequenos negócios desenvolvidas no Estado, o Sebrae reuniu nesta segunda-feira, 12, no Radisson Hotel, os representantes do seu Conselho Deliberativo. Durante o encontro, os diretores da instituição apresentaram um balanço com as principais ações promovidas pela entidade ao longo do ano.

Sebrae reúne conselheiros para avaliar projetos II
Até o mês de novembro, 14.151 empreendimentos sergipanos foram atendidos pelo Sebrae, o que representa um acréscimo de 38% na meta estabelecida pelo órgão. No que diz respeito às campanhas de formalização, 6.825 pessoas passaram a ter o próprio negócio legalizado, superando com folga a previsão feita no início do ano, que era o registro de cinco mil empreendedores individuais.

Jubileu
Acontece nesta terça-feira, 13, a comemoração em homenagem aos 50 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracaju. A solenidade festiva ocorrerá na sede da AABB, rodovia dos Náufragos, a partir das 20h.

Livro
Na festa da CDL, haverá o lançamento e um livro, assinado pelo escritor e jornalista Luiz Antonio Barreto, com 132 páginas, tamanho A4, com fatos e fotos sobre os 50 anos da entidade, principais personagens do comércio, ex-presidentes da Câmara.

Caranguejo elétrico: Faltam poucas unidades
Restam poucas unidades na promoção de venda, no Iate Clube, dos CASCOS do Caranguejo Elétrico por 40 reais, para curtir Moraes Moreira e Spok Frevo no Pré-Caju 2012. Venha pegar o seu, não fique fora dessa. A partir do próximo dia 19 as vendas estarão no Shopping Riomar ao preço de R$ 80,00.

Ainda sobre a Residência Terapêutica
De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Karina Cunha, os moradores da Residência Terapêutica, do Santa Lúcia, estão em processo de adaptação e a presença de alguns comportamentos inadequados faz parte desse processo.

Tela de proteção
Mesmo assim a Secretaria Municipal da Saúde instalou uma tela de proteção na varanda da Residência. É importante ressaltar ainda que esses moradores não apresentavam comportamentos como esses na antiga moradia e mantinham relação harmoniosa com a vizinhança.

Dia do Evangélico
O deputado estadual Gilmar Carvalho (PR) apresentou projeto de lei instituindo o Dia do Evangélico. Pela proposta o Dia do Evangélico, a ser comemorado no dia 30 de novembro, passando a constar do calendário comemorativo oficial do Governo do Estado de Sergipe e será considerado feriado estadual.

Creches em Socorro
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro conseguiu a liberação de verba para a construção de sete creches no município. Depois da realização do projeto, estudos, muitas idas a Brasília, a Secretaria de Planejamento pode dar mais comodidade para a população socorrense.

Locais beneficiados
As comunidades do Conjunto Jardim, Parque dos Faróis, Pai André, Sede, Marcos Freire II, João Alves e Piabeta foram os locais escolhidos para os empreendimentos. De forma democrática, a Prefeitura de Socorro, através do secretário de Planejamento, Gledson Oliveira; e o da Educação, Wellington Mangueira, ouviu a população da Piabeta sobre o melhor local para a construção da creche. Com a chegada destas creches, as mães socorrenses poderão trabalhar e deixar seus filhos em local seguro.

Edital Orlando Vieira
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) prorrogou para o dia 7 de janeiro o prazo para as inscrições para o Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Digitais de Curtas Metragens (Edital Orlando Vieira) – elaborado em parceria com o Fórum do Audiovisual.

R$ 30 mil para produção
Cinco projetos de curtas metragens digitais de até 15 minutos nas categorias Ficção e Documentário serão contemplados através do edital. Os interessados podem inscrever quantos projetos desejarem, mas apenas uma dessas produções será contemplada com R$ 30 mil para sua execução.

Sindicalistas cobram que governo envie documento
Representantes do Movimento dos Funcionários da Aperipê (Mofuapê) estiveram reunidos na manhã de ontem, 12, na frente da Procuradoria Geral do Estado (PGE) em um café da manhã para tratar do não envio do plano de cargos, carreiras e salários da categoria à Assembleia Legislativa em descumprimento ao prometido pelo governo do estado, que assegurou o encaminhamento da proposta até o final do mês de novembro.

Nenhuma ação
De acordo com o presidente do Sindicato dos Radialistas, Fernando Cabral, até o momento a categoria não soube de nenhuma ação no sentido de dar provimento à proposta do plano. “Protocolamos o pedido de elaboração do plano há dois anos e até hoje isso não foi resolvido”, reclama o presidente. Segundo Fernando Cabral, no Brasil, apenas o estado de Mato Grosso do Sul tem piso estabelecido para a categoria, ele explica que no restante do país os radialistas recebem salário mínimo. (Infonet).

Fórum entrega emendas ao Plano Diretor
Na manhã de ontem, 12, o Fórum em Defesa da Grande Aracaju – FDGA entregou na Câmara Municipal de Aracaju documento com suas sugestões de emendas ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável – PDDUS de Aracaju, que está em tramitação naquela casa legislativa.

Emendas
São 189 emendas, desde as mais simples, como meras correções ortográficas ou de técnica legislativa, às mais polêmicas, como as que, se acatadas e aprovadas pelos vereadores, proíbem o chamado som de mala em automóveis; acabam com o uso de sacolas plásticas no comércio; criam centro de triagem de animais silvestres e domésticos, além do hospital e cemitério veterinários; criam novos parques ecológicos, desapropriando grandes áreas e estabelecem rigorosas regras para o licenciamento de obras e empreendimentos.

Pousadas X Motéis
Outra emenda polêmica entre as protocoladas pelo FDGA na Câmara Municipal é a que se refere às pousadas existentes hoje em Aracaju. Pela proposta do FDGA todas as pousadas teriam que adaptar as fachadas e as recepções, de forma que as pousadas não sirvam como motéis, que se proliferam por todas as áreas da capital sergipana.

Mobilidade Urbana
O quesito mobilidade, o FDGA apresenta propostas profundas no sistema viário para médio e longo prazos. Uma série de binários nas vias de Aracaju está sendo sugerida como forma de desafogar o trânsito. Entre os binários estão o que transformam quase todas grandes avenidas de Aracaju em sentido único, com binário com vias paralelas. Um exemplo seriam as avenidas Rotary, Antonio Alves, Beira Mar, Ivo do Prado, Otoniel Dórea e Gal. Calazans, que teriam trânsito em apenas no sentido Sul/Norte, fazendo binário com as avenidas Heráclito Rollemberg, Caçula Barreto, Paulo VI, Iolanda Pinto, Pedro Valadares, Zezinho Cardoso, Acrísio Cruz, e Ruas Cedro, Itabaiana, Itabaianinha, Apulcro Mota, Avenida João Rodrigues e Rua Altamira, sentido Norte/Sul.

Extensão
Outra emenda na área de mobilidade é a que estabelece que  Rua José Olino Neto será estendida até o município de São Cristovão, passando pelo fundo da Universidade Federal de Sergipe, ligando à futura linha vermelha. Segundo os integrantes do FDGA esta emenda melhoraria o fluxo de veículos que saem das avenidas Francisco Porto, Gonçalo Rolemberg (Nova Saneamento) e José Sampaio, no sentido Oeste/Leste e fariam outro binário com as avenidas Mal. Rondon, José da Silva Ribeiro Filho, Des. Maynard, Barão de Maruim e Travessa João Francisco Silveira no sentido Leste/Oeste.

Tramitação
Sobre a tramitação do Plano Diretor na Câmara o FDGA está preocupado com a demora dos debates em plenário e aponta dois motivos para tanta preocupação. Um dos motivos é que se a aprovação da revisão do Plano Diretor ficar para a próxima legislatura, a cidade pode perder tudo que os atuais vereadores acumularam de conhecimento e experiência nos debates e nas audiências públicas. O outro motivo que alagam os integrantes do fórum é que o quanto mais se demora para a aprovação final da revisão do PDDUS, mais licenciamentos estão sendo concedidos com base na legislação atual, que para o FDGA, é muito permissiva.

PELO TWITTER

www.twitter.com/NadjaPiauitinga  Com todo respeito a dor alheia, mas decretar luto oficial por morte de mãe de político é confundir demais o público com o privado.

www.twitter.com/Rosangeladoria Entendo que o Natal muda as pessoas,mas não precisa passar de colega a melhor amigo de infância! Menos, viu!

www.twitter.com/sayonara_hygia O ser humano é assim: prestativo quando quer algo em troca e sacana quando não precisa mais de você. Mas eu continuo sendo quem sou: do bem!

www.twitter.com/miltonalves_se Uma vez, uma servente do Atheneu disse-me: Mílton, um dia não é maior do que o outro. Tudo tem seu tempo. Nunca esqueci a lição.

DO LEITOR

Ninguém merece – Posse de Laurinho no Senado
Do leitor e sindicalista Waldir do Sintrase: “Que ato extremamente melancólico para o povo sergipano a posse de Laurinho Menezes como  Senador da Republica, que moléstia fizemos a DEUS para merecer isso tudo. Ele e família  sempre prestaram péssimos serviços de transportes coletivos ao povo sergipano. Eu mim  lembro muito bem das carroças velhas e fedorentas que a Bonfim usava na linha  NITEROI/ARACAJU, foi através de uma delas que no inicio de 1983 cheguei a nossa capital e varias vezes fiz o mesmo trajeto para visitar minha Mãe em Pão de Açúcar-AL, e tal VCA! E a São Pedro! E as tantas outras que mudaram de nome, ainda tem a venda misteriosa de duas empresas criadas das carcaças da Bonfim! E a Ação Judicial com valores monumentais que esse senhor move contra o Estado de Sergipe alegando culpa do governo pelo fim das miseráveis carcaças.  É lamentável ver tantas homenagens a quem não fez nada de bom por esse Estado, e não teve um voto se quer, mas consegue ter reconhecimento publico e um extenso cordão de Puxa Saco”.

Prefeito Alex Rocha na BERLINDA!
Do leitor Carlos Eduardo: “O Vereador de São Cristóvão Michael Almeida entrou com uma Ação Popular pedindo o afastamento, a nulidade dos atos irregulares e ilicitos e a devolução de R$ 1.800.000,00 hum milhão e oitocentos mil reais aos cofres deste município, o Vereador usa também como fundamentação na Ação Popular algumas denuncias contidas no relatório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Um ponto que chama a atenção no pedido liminar de afastamento do Vereador é a recusa por parte do Prefeito em entregar documentos por ele solicitados através de requerimento aprovado pela Câmara Municipal. Isso por si só já configura ato de improbidade administrativa, juntamente com as demais denuncias será muito difícil a permanência do Prefeito deste Município na Chefia do Poder Executivo, é só esperar!!!”

Homenagens dos Aposentados do Banese nos seus 50 anos
Do presidente da AFABENESE, Goisinho: Nos 50 anos do banese, os aposentados  e pensionistas fundam a sua Associação,a AFABASESE, e nesta quarta-feira, dia 14/12;2011, faz seu  1º Encontro e presta uma grande e justa homenagem a todos que fazem e fizeram o Banese e suas coligadas. Em nome de todo o quando funcional  e dos seus 50 anos, a Afabanese  fará Homenagem Especial àqueles que  construíra as suas bases sólidas que o sustentam até hoje e com certeza  terá vida longa, e às primeiras mulheres que fizeram parte do seu quadro de pessoal. O solenidade acontecerá a partir das 10:00 horas desta quarta-feira, no Clube do Banco, na Coroa do Meio.A diretoria convida os servidores ativos, aposentados e pensionistas que desejam participar desta homenagem  a  dividir e partilhar do bolo dos 50  anos  do nosso Banco.

Injustiça Social
Texto enviado por ex-banesianos: “No dia de ontem (12/12/2011) o governador Marcelo Deda anunciou uma série de ações que segundo a sua assessoria, foram medidas em benefício dos funcionários do BANESE. Medidas que vão alterar a forma de participação dos funcionários na instituição.
O ato patrocinado pelo governador, levará com certeza, alegria ao seio das famílias dos banesianos (concursados), que ao longo de vários governos não foram referenciados como deveriam.
Os benefícios anunciados pelo governador, também alegrarão, os banesianos que galgaram importantes funções, com ótimos salários, sem que nunca tenham se submetido a qualquer processo seletivo. São os apadrinhados que conquistaram salários e posições de destaque em função da indicação política.
Mas o que a sociedade sergipana precisa saber é que o anúncio do governador, só ampliará a dor e o tamanho da ferida aberta no coração de dezenas de banesianos que embora “concursados”, foram enxotados do BANESE, pelo então governador Albano Franco, que implantou um peverso “Plano de Demissão Voluntária” (PDV), e sob o argumento de crise na instituição colocou no olho da rua, mesmo de forma involuntária, servidores que apoiavam os movimentos patrocinados pela CUT, movimentos estes que sustentavam as candidaturas do PT e dos demais partidos de oposição da época.
O “PDV” foi tão direcionado que os que recusaram aceitá-lo, foram demitidos sem “justa causa”.
O mais lamentável, porém, é saber que muitos desses banesianos vivem em situação degradante, e ao buscarem uma forma de reingresso, deram com a cara na parede, pois nem o governador e muito menos auxiliarese aliados que lideravam os sindicatos vinculados ao setor bancário, se predispuseram a sequer atendê-los com dignidade, alguns virando-lhes às costas.
A “causa” desses banesianos deveria ter sido abraçada incansavelmente por Deda, Sílvio Santos, Renatinho, Chico Buxinho e Francisco Gualberto. No mínimo por esses.
Esses banesianos pavimentaram parte da estrada que levou Marcelo Deda a ser governador de Sergipe, no entanto eles receberam na Assembléia Legislativa o apoio incoveninente da deputada Goreti Reis, visto que se o governador não teve a sensibilidade de avaliar a situação desses banesianos apresentada pelo Sindicato dos Bancários de Sergipe, jamais os atenderia, por intervenção de uma deputada com raízes no DEM.
O governador teria dificuldades para promover o reingresso dos que aderiram ao “PDV”, recebendo indenização prevista no plano. Teria dificuldade, mas não diria impossibilidade, visto que existe farta comprovação de que as adesões ocorreram por coação, situação que a invalidaria. Por outro lado, há os que não aderiram e foram demitidos “sem justa causa”. Para esses, caberia um decreto de Anistia, nos termos do que já foi adotado pelo Presidente da República para reintegrar servidores federais que enfrentaram idêntica situação.
A anistia foi concedida pela Lei 8874 de 11/05/1994, em vigor desde a sua publicação no Diário Oficial da União em 12 de maio de 1994.
Eis aí governador, um caminho para reparar essa grande injustiça, e levar alegria para essas famílias. Não há porque se negar a promover um “bem” que está sob o alcance do poder que Vossa Excelência conquistou”. Ex-Banesianos.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Esse crime, o crime sagrado de ser divergente, nós o cometeremos sempre". Pagu, escritora e jornalista que morreu em 12 de Dezembro de 1962.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais