Da “taboca” do aterro da Torre

Na última terça-feira, 13, na AL, o deputado Augusto Bezerra fez um discurso com uma série denúncia envolvendo o aterro do município Socorro que a empresa Torre pretende implantar no povoado Taboca.  O blog preferiu ir em busca de toda documentação para fazer a análise deixando de lado os interesses eleitorais que existem quando o assunto é tocado por algum político.

Dois lotes da Prefeitura – Além da questão do lençol freático da área, que fica próxima a reserva do Ibura (naquela época o promotor do MPF, Paulo Jacobina barrou a intenção da implantação do aterro), um dado levantado pelo deputado e constatado pelo blog basta para anular todo o processo e encaminhá-lo para a área da polícia: o terreno apresentado pela empresa Torre só é de sua propriedade uma parte, a outra é da Prefeitura de Socorro, conforme documentos apresentados. Dois lotes foram comprados a Fundação Manoel Cruz, na administração do prefeito Antônio da Paixão, o Tonho da Caixa.

Zona Urbana – Outro dado concreto para anular qualquer tentativa de aterro é que a zona não é rural, mas urbana conforme a documentação e o loteamento estabelecido na época.

Certidão falsa – O dado mais alarmante, denunciado pelo deputado, diz respeito a uma Certidão falsa apresentada pela empresa Torre como se fosse dona do terreno. Neste caso, pelo documento recebido pelo blog, o cartório do 1º Ofício tem que se pronunciar sobre a escritura pública de compra e venda emitida. E no próprio cartório tem outra certidão, comprovando que dois lotes são da Prefeitura Municipal de Socorro.

Não só a Adema, mas o Ministério Público Estadual, devem adotar as devidas providências com estes novos fatos que colocam por terra qualquer defesa para implantação do aterro sanitário no local.

A Adema, por exemplo, deve rever a situação da área: primeiro que não é uma área rural, é urbana, conforme a escritura e depois que a empresa apresentou uma área que não é totalmente sua e sim também tem como dona o Poder Público, através da Prefeitura Municipal.

E mais, a Associação de Moradores da Taboca que vai ingressar com uma Ação Pública com base nesta documentação tem também que acionar a polícia para investigar como foi fraudada a documentação de posse do terreno.

E sobre a “taboca” da Torre. Taboca tem vários significados, como bambu, taquara, cano, buraco e outros. Mas quem é mais velho e principalmente do interior sabe que a palavra “taboca” também foi usado nas festas, principalmente juninas, quando alguém chamava uma moça para dançar e recebia uma negativa. “Fulano levou uma taboca de…”

Neste caso do aterro está mais do que claro que a empresa vai levar uma grande “taboca” da Justiça e dos órgãos envolvidos no caso.

Lixo de São Cristovão I
A empresa Torre é a mesma que no mês passado, através de uma decisão do juiz Manoel Costa Neto,da Comarca de São Cristovão, ao lado do prefeito Alex Rocha, foi condenada. A história do lixo em São Cristovão nos últimos anos é longa e será contada neste espaço por etapa. Começou com Carlos Umbauba, passou por Jadiel e Alex Rocha.

Lixo de São Cristovão II
Um verdadeiro jogo de interesses. O certo é que a Justiça descobriu que a empresa estava prestes a firmar um contrato com Alex Rocha para receber os atrasados que já tinha recebido na época do vereador Jadiel.  Até uma licitação que foi feita corretamente na primeira gestão de Alex, cuja vitoriosa foi outra empresa,  anos depois foi ignorada pelo mesmo prefeito. A Prefeitura não enviou ao MP a documentação da licitação para imputar responsabilidade a outra empresa. Tudo foi descoberto e a sentença do juiz julgou improcedente o pedido de condenação da outra empresa.

Proibição de contratar com o poder público
A sentença contra a empresa torres: ressarcimento integral do dano, valores a serem apurados na liquidação da sentença; pagamento de multa civil no valor de duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoajurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

Para reflexão
Ditado popular: “Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso”.

Expediente e ata
Prazos. É a palavra da moda nos bastidores da AL. Alguns deputados entendem que não tem prazo para leitura no expediente da vaga de conselheiro do TCE. Outros dizem que tem. Alguns cobram também a leitura da ata da sessão que elegeu a Mesa Diretora da AL para o biênio 2013/2014. Já outros entendem que como foi uma sessão especial a leitura não é obrigatória na sessão ordinária posterior. Pelo que se vê a AL continua dividida.

Almofadinha e bêbado
Ontem, 14, na Câmara, o vereador Nitinho (DEM) chamou o vereador Danilo de almofadinha e que nunca “pegou no pesado. Danilo em aparte ironizou e aproveitou para lembrar que Nitinho se reciclou ao deixar de beber e dirigir pelo trânsito de Aracaju. Só para lembrar: Nitinho foi pego numa blitz da lei seca quando saiu de uma feste este ano.

Dois processos contra jornalista: um cível e outro criminal
O blog foi informado ontem, 14, que não é apenas um processo cível movido pelo secretário de Estado do Turismo, Elber Andrade Batalha de Goes, contra o jornalista André Barros. Tramita também na Justiça um processo criminal cuja audiência está marcada para as próximas semana.  Entre os adjetivos do jornalista contra o secretário encontra-se, palhaço, asno, incompetente e por aí vai. Até dizer que usa a secretaria para beber uísque e apenas viajar.

Mandato de Maria do Carmo
A ministra Nancy Andrighi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou na última terça-feira, 13, pela cassação do mandato da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE). Para a relatora, ficou provado o uso indevido de bem público para promover a campanha vitoriosa de 2006. Em seguida, o ministro Gilson Dipp pediu vista e interrompeu o julgamento. A cassação é com base do uso eleitoral de 120 ambulâncias adquiridas pelo governo estadual.

Senadora prega cautela
"Vamos aguardar a tramitação normal do processo e esperar que os demais ministros cheguem a um entendimento sobre a matéria e possam, também, se pronunciar". Foi o que disse ontem,14, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) sobre a decisão da ministra Nancy Andrighi.Segundo a parlamentar, o momento é de espera e cautela. "Estou confiante que haja um entendimento favorável", disse a senadora por Sergipe, ressaltando que ao longo do tempo sempre atuou com tranqüilidade. "Vamos aguardar", limitou-se a democrata.

Nova avenida ligará Santo Antônio e Cidade Nova
Mais um antigo sonho dos moradores da Zona Norte da capital irá se tornar realidade ainda este ano. O prefeito Edvaldo Nogueira assinou ontem, 14, a ordem de serviço que autoriza o início das obras de construção da avenida Dr. Lauro Porto, que ligará os bairros Santo Antônio e Cidade Nova. A avenida será mais uma opção para deslocamento dos moradores da região.

Compromisso
Edvaldo se disse feliz por estar cumprindo mais um compromisso assumido com a população de Aracaju e garantiu que as obras começam na próxima segunda-feira. "Iremos construir uma avenida bonita, iluminada e com material de alta qualidade, como fazemos em todas as regiões de Aracaju", afirmou o chefe do executivo municipal lembrando que, além de trazer melhorias no deslocamento dos moradores, a obra irá valorizar os imóveis da região.

Secult e IACEMA promovem II FEST
O II Festival Sergipano de Teatro, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Instituto de Artes Cênicas de Aracaju (IACEMA), foi aberto oficialmente na noite de ontem, dia 14 de março, e contou com a presença de diversas autoridades e profissionais das artes cênicas do Estado que lotaram o TTB. Os espetáculos irão invadir diversos pontos da capital sergipana até o dia 29 de março.

Espetáculos de hoje,15
Nesta quinta-feira, dia 15 de março, às 17h, haverá espetáculo na Praça Fausto Cardoso, com o Grupo de Teatro A Tua Lona. À noite, a programação prossegue com o espetáculo ‘Condomínios’ da Cia. de Teatro Cobras e Lagartos. Vale destacar que a entrada para os espetáculos é gratuita. A programação do II FEST conta ainda com oficinas debates e mesas redondas. Para conferir a programação completa basta acessar www.divirta-se.gov.br.

Defensoria Pública I
O Tribunal de Justiça de Sergipe reinaugurou no último dia 9, no município de Canindé do São Francisco, as novas instalações do Fórum Dom Juvêncio de Brito. As obras – que iniciaram no mês de Abril de 2011 – promoveram melhorias em diversos setores, além da ampliação do aposento do defensor público e a implantação de uma ampla unidade da Defensoria Publica do Estado, que contará com o auxílio de três estagiários do curso de direito para o atendimento à população carente.

Defensoria Pública II
A instituição é responsável por 40% dos processos que tramitam no Fórum. Só em 2011, foram 2.455 processos, sendo que 40% foram provenientes da Defensoria Pública do Estado e mais de 200 pessoas são atendidas mensalmente em virtude da carência no município.

Fórum em Defesa da Grande Aracaju
Os integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju sabem que a luta pela implantação de um novo Plano Diretor que contemple os anseios de todos é profunda. Contam com o apoio de alguns vereadores – acredito que a maioria – e as emendas propostas pelo Fórum devem ser aprovadas sem problemas. Pelo menos é o que blog acha que a maioria dos vereadores não se curvará aos interesses das grandes corporações.

Placar dos Vereadores
Uma ideia que já foi apresentada e será incorporada pelo Fórum é o “Placar dos Vereadores. É lógico que o placar começará com uma goleada em favor da população, com 19 x 0. O blog acredita também que essa goleada se manterá durante a votação. Um ou outro pode fazer um gol contra, mas a grande maioria defenderá os interesses da sociedade que foram apresentados através das emendas do Fórum. Neste jogo, ao contrário de alguns do futebol brasileiro, a famosa mala preta não aparecerá. O Fórum enviou proposta a Câmara para rediscutir o local do Pré-caju, não para acabar, mas promover um debate sobre mobilidade urbana.

Audiência Pública
A Comissão de Turismo e Desporto (CTD) aprovou hoje ontem, 14, requerimento de autoria do deputado Valadares Filho (PSB-SE) que convida os ex-jogadores da seleção brasileira e membros do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL), Ronaldo Nazário de Lima, o fenômeno, e José Roberto Gama de Oliveira, o Bebeto, para participarem de Audiência Pública, que será realizada pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, em data a ser marcada.

Objetivo
O objetivo do convite é, segundo o deputado Valadares Filho,  colher informações para discutir e analisar a atuação do Comitê Organizador Local depois da saída de Ricardo Teixeira da presidência. “Acredito que tanto o Ronaldo quanto o Bebeto poderão nos dar informações importantes sobre como vai ocorrer o relacionamento da Fifa com as autoridades políticas depois da saída do ex-presidente Ricardo Teixeira”, disse.

Agência da Receita Federal  em Glória
O deputado federal André Moura e a prefeita de Nossa Senhora da Glória/SE, Luana Michelle estiveram ontem, 14, na sede da Receita Federal do Brasil, sendo recebidos pelo secretário Carlos Alberto Freitas Barreto.O pleito dos sergipanos foi à implantação de uma Agência da Receita Federal no município de Nossa Senhora da Glória.

Pedido acatado
A prefeita Luana argumentou que pela localização e volume financeiro do município sertanejo, a agência atenderia ao universo de 200 mil pessoas, isto agregado aos municípios circunvizinhos. Para tanto a Prefeitura Municipal daria a infraestrutura e a Receita os servidores. O secretário Carlos Alberto acatou o pedido, se prontificando a solicitar da Delegacia Regional da Receita Federal em Sergipe que firme  convênio com a Administração do município.

Responsabilidade sanitária
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado federal Rogério Carvalho para a realização de audiência pública para discutir o tema da responsabilidade sanitária. A  responsabilidade sanitária, segundo Rogério, é o instrumento legal que estabelece obrigações e define responsabilidades para os gestores nas esferas federal, estadual e municipal, bem como cria mecanismos que asseguram a transparência na execução e fiscalização das políticas públicas de saúde; define procedimentos de ajuste de conduta em situações de não cumprimento e estabelece punições administrativas e criminais para casos de gestão fraudulenta.

Campus do IFS em Propriá
O deputado federal Rogério Carvalho( PT) esteve reunido com o também deputado federal Valadares Filho( PSB), O prefeito de Propriá José Américo ( PSB),  o pró reitor do Instituto Federal de Sergipe, Sérgio Trindade e o presidente da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, Codevasf, onde trataram de expansão do ensino tecnológico.

Liberação de terreno
“Viemos aqui pedir, junto a Codevasf a liberação de um terreno para ser construído mais um Campus do Instituto Federal de Sergipe na cidade de Propriá, que fica às margens do Rio São Francisco. Este campus representará mais qualificação para os jovens ribeirinhos que migram para outras cidades em busca de oportunidade.  Além disso, a instalação do Campus vai contribuir com o desenvolvimento da região, fomentando novos negócios.  Como professor Universitário não posso me omitir diante desta questão”, comentou

Setorial de Educação do PT/SE realizará seminário amanhã, 16
O Setorial de Educação  do PT-SE, realizará amanhã, 16, a partir das 16h, no Auditório do IFS- antiga Escola Técnica, um seminário com a seguinte temática: Contribuições, Conquistas e Desafios do PT para educação no séc. XXI. O objetivo do encontro é ampliar o debate com os filiados, militantes, simpatizantes e educadores.

Debate de idéias
Segundo Adalberto Mendes Neto, secretário estadual de educação do PT/SE, o objetivo é promover o debate de ideias que é histórico no PT para construção, de forma fraterna e militante, o monitoramento das políticas públicas de educação no Governo Estadual para apontar êxitos, equívocos e alternativas que deverão ser defendidas pelo partido e apresentadas ao governo. “Garantir a continuidade de políticas públicas que atendam ao interesse da classe trabalhadora e que estejam alinhadas ao conjunto de políticas desenvolvidas pelo nosso Governo Federal”, disse.

Diálogo
Ele disse que será debatida também a ampliação do diálogo entre o governo do Estado e os movimentos sociais e populares. “Discutiremos também os Desafios do PT para um novo programa de governo por ocasião das eleições municipais e pelo confronto de ideias com a realidade política, econômica e social. Sabemos que iluminadas pelo programa partidário, plataformas legislativas e de governo são produzidas e executadas mediante condicionantes vários- alianças políticas, correlação de forças internas e na sociedade, decisões conjunturais. Isso significa que o papel do setorial de educação não se esgotará na elaboração de diretrizes gerais para o programa de governo, mas se estende justamente por estar impregnado do pensar petista, do modo petista de governar”, explicou.

Projeto de Educação Pública
O setorial de educação do PT-SE entende que  os próximos anos serão muito exigentes para  disputa do projeto de Educação Pública Sergipana ao nível municipal e estadual. Desafiam para um novo paradigma de caráter sistêmico das políticas públicas com ideias e eixos interligados às diversas áreas de Estado, a articulação de alianças estratégicas, a elaboração minuciosa da tática política para alcançá-lo. Não será um processo linear. O PT sabe bem a dor e a delícia de gestar o novo.

Senado aprova texto que define regra para direito de resposta
O Senado aprovou ontem projeto que regulamenta o direito de resposta na imprensa para pessoas ou entidades que se sentirem ofendidas pelo conteúdo publicado.O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e só irá a plenário se houver recurso de ao menos oito senadores. Caso contrário, segue para a Câmara.O projeto estabelece o prazo de 60 dias para o ofendido pedir a resposta ao veículo de imprensa, contado a partir da publicação da reportagem.

30 dias para tomar decisão
A empresa jornalística tem sete dias para responder. Se recusar o pedido, pode sofrer ação para publicar a resposta, além de pagamento de indenização por danos morais.O juiz tem 30 dias para tomar decisão. Mesmo com a eventual publicação da resposta, o projeto determina que a ação por danos morais continue a tramitar na Justiça. Não há prazo fixado no projeto para a publicação da resposta pela imprensa.

Regulamentação
A Constituição Federal já assegura o direito de resposta em seu artigo 5º, ao determinar que ele deve ser "proporcional ao agravo", com indenização por "dano material, moral ou à imagem". Mas não define regras para a sua aplicação.A regulamentação do direito de resposta era um dos artigos da Lei de Imprensa, revogada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 2009. Desde então, não houve uma nova lei sobre o tema.

Exceção para comentários de usuários na internet
O projeto mantém a obrigatoriedade para que a resposta seja gratuita e proporcional à reportagem que gerou a retratação -nos casos em que seu conteúdo tiver atentado contra "honra, intimidade, reputação, conceito, nome, marca ou imagem".A exceção ao direito de resposta vale para comentários de usuários na internet ou nos demais veículos.

Sobre empregos em Canindé
Nesta temporada de verão, conforme informações passada para o blog, pelo diretor da agência de turismo MFTur, Mané Foguete a região do Complexo Xingó, que tem a cidade de Canindé de São Francisco como portão de entrada e integra cidades dos Estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, gerou na temporada de verão 2012, direto e indiretamente 3 mil empregos.

Todos os serviços
Mané Foguete explica que esse número refere-se não só quem trabalha em hotéis, restaurantes, receptivo e catamarãs, mais envolve os indiretos ligados aos supermercados, postos de gasolina, empresas de seguranças, distribuidoras de bebidas, fornecedores de frutas e verduras, moto-táxis, taxistas, alimentos e bebidas, entre outros, sem esquecer do comércio, já que muitos produtos que são fornecidos aos turistas em sua maioria são comprados no comércio de Canindé e Piranhas.

Técnicos ligados a Fenactur
"Infelizmente as pessoas não entendem o resultado da equação do turismo, referente a número de empregos gerados. Esse número de 3 mil empregos foi passado por mim e cheguei até a ele após levantamento com técnicos ligados a Federação Nacional do Turismo (Fenactur)", explica o empresário Mané Foguete.

Papel da iniciativa privada
O empresário afirma que para o turistas permanecer em Canindé precisa de mais hotéis, pousadas e empresas de entretenimento e isso é papel da iniciativa privada que agora passou a acreditar e investir na cidade, que antes não era vista com bons olhos pelos empreendedores. "O destino turístico do Complexo Xingó hoje é conhecido nacionalmente graças ao trabalho do poder público municipal e estadual que investiu na promoção, qualificou mão de obra e faz um trabalho sério na região", afirmou.

Seed e Aperipê firmam parceria
Já está no ar o Informe Educação, programa de prestação de serviço produzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Fundação Aperipê de Sergipe. Com duração de 45 segundos, o informe é veiculado pela Aperipê FM, a partir das 11 horas, com média de 10 inserções por dia. Além das informações da Seed, o programa também divulga as ações das instituições públicas de educação.

Ações
O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, afirmou que a pareceria com a Aperipê é fundamental para a divulgação das ações da Seed no sentido da prestação de serviço. "Queremos que nossos alunos e professores tenham conhecimento da abertura das nossas matrículas, dos cursos, seminários e demais eventos que promovemos para que eles participem, e não poderíamos escolher uma emissora que não fosse a Aperipê", reforçou.

Crianças acolhidas visitarão TJSE e receberão material escolar

Cerca de 60 crianças e adolescentes acolhidos em quatro entidades localizadas em Aracaju (Casa Santa Zita, Oratório de Bebé, Abrigo Caçula Barreto e Abrigo Nova Vida) serão recebidos no Palácio da Justiça, nesta quinta-feira, dia 15, a partir das 10 horas. Além de conhecer as dependências da sede do Tribunal de Justiça de Sergipe e serem recebidos por magistrados, ao final da visita ganharão kits de material escolar.

Visita
O passeio – guiado pela Juíza Coordenadora da CIJ, Vânia Ferreira de Barros, e pelo chefe da Divisão de Jornalismo, Luciano Augusto Andrade – começará pelas principais dependências do Palácio. Depois, os visitantes serão recebidos pelo Presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), Gustavo Adolfo Plech Pereira, e pelos Presidente e Vice do TJSE, Desembargadores José Alves Neto e Osório de Araújo Ramos Filho.

Comitê da Verdade será lançado hoje em SE
Hoje, a partir das 18h30,o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, SEDHUC, promoverá, no auditório do Legislativo (Praça Fausto Cardoso), uma importante reunião sobre os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Nacional da Verdade na investigação às violações aos direitos humanos praticados no período da ditadura militar no Brasil.

Lançamento
O evento contará com a participação do Coordenador do Projeto Direito à Memória e à Verdade (SDH I Presidência da República), Gilney Viana. Na oportunidade, acontecerá o lançamento do "Comitê Estadual de acompanhamento das Atividades da Comissão Nacional da verdade".  Toda a sociedade civil está convidada a integrar esta reunião, que terá uma ampla programação com palestras, vídeos e debates.

Importância
Para o Secretário de Estado dos Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva, o lançamento do Comitê da Verdade em Sergipe é de substancial importância para contribuir com a Comissão Nacional examinando e esclarecendo situações  de violação de direitos que ocorreram em Sergipe no período do regime militar.

Trabalho
"A criação do Comitê possibilitará um trabalho em conjunto com a Comissão Nacional e irá subsidiá-la sobre os casos de violação dos direitos humanos que ocorreram em  Sergipe naquele período. O coordenador da Comissão Nacional Gilney Viana vem com a proposta de falar sobre as contribuições da Comissão, proporá ações para a  instalação do Comitê Sergipano além de manter contato com a comunidade acadêmica visando sensibiliza-la ao tema e propor a criação de um Observatório Universitário, a exemplo de outros estados, contando com a participação de professores, estudantes e trabalhadores" explica Oliva.

Norcon Rossi promove festival de sorvete
Neste final de semana (17 e 18), a Norcon Rossi promove um festival de sorvete, com buffet da sorveteria Castelo Branco, em seu estande da Avenida Tancredo Neves, ao lado do supermercado Makro. O festival iniciará uma promoção para quem adquirir um imóvel no empreendimento Life Jabotiana, que consistirá em congelar as parcelas do imóvel durante a sua construção, ou seja, tornando-as fixas e tendo como referência os valores praticados no mês de março. A ação, por tempo limitado, é direcionada para o lançamento Life Jabotiana, projeto com três opções de plantas, podendo ser com dois ou três quartos sendo uma suíte, cozinha americana, varanda e área de lazer completa. Os apartamentos decorados poderão ser conferidos no estande e mais informações podem ser consultadas no endereço www.lifejabotiana.com.br.

Juíz de Lagarto determina que festa com fogos seja realizada em local fixo

Ao julgar a ação civil pública de nº 201154100663, ajuizada pelo Ministério Público Estadual em face do Município de Lagarto, o Juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Lagarto, Daniel de Lima Vasconcelos, julgou parcialmente procedente os pedidos e determinou, diante disso, que o ente municipal se abstenha de autorizar a realização de festa caracterizada pela queima de fogos de artifício por um grupo de pessoas a percorrer as ruas da cidade em cortejo, como a denominada festa “Silibrina”, sob pena de arcar o Chefe do Executivo com uma multa de R$ 50 mil,  na hipótese de descumprimento da decisão, e sem prejuízo das medidas penais e de improbidade administrativa cabíveis.

Na referida decisão, foi reconhecido que o cortejo tradicionalmente realizado quando da festa se revela irregular, por expor a risco a incolumidade física dos seus participantes, dos moradores da região, o patrimônio desses, além de perturbar o sossego de quem reside na localidade, segundo se constatou da prova oral colhida e do relatado em abaixo assinando subscrito por cerca de 90 cidadãos.

Segundo o Juiz, instalou-se no feito um conflito entre valores constitucionais, quais sejam, a proteção ao patrimônio cultural versus a saúde, a segurança e a dignidade da pessoa humana, fazendo-se necessário o emprego do princípio da proporcionalidade para se sopesar os interesses em confronto.

Assim, como os interesses tutelados na ação guardam primazia em relação à proteção ao patrimônio cultural, fora determinada a restrição desse último, tendo sido reconhecido, outrossim, que o evento poderá se realizar em um local fixo e afastado das residências, estando, desse modo, preservados todos os direitos confrontados no feito.

NOTA DA SES – Sobre veículo em alta velocidade no aeroporto de Aracaju
Sobre a denúncia envolvendo o veículo Fiat Uno, placa IAD 6080, que supostamente estaria circulando de maneira indevida na região do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju,  no último dia 7, e, com isso, segundo a denúncia, quase atropelou a presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo – FENAGTUR e Membro do Conselho Nacional de Turismo, Irma Carla, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirma que o veículo faz parte da sua frota e informa:
1) A denúncia já foi registrada pela Ouvidoria da Saúde através do protocolo  nº 492645 e encaminhada para a Coordenação de Transporte desta Secretaria. A SES já entrou em contato com a senhora Irma Carla, a qual agradeceu a atenção e a presteza no atendimento.
2) O veículo citado estava atendendo a uma demanda da Central de Transplantes de Sergipe. Na madrugada do dia 07 de março houve doação de múltiplos órgãos e, conseqüentemente, deslocamento do veiculo ao aeroporto para encaminhar material biológico para Salvador durante a madrugada e recepcionar equipe de captação de fígado vinda de Fortaleza na mesma tarde;
3) Apesar da situação de urgência, os motoristas que dirigem para a SES são orientados a trabalhar com cautela, em direção defensiva, e respeito à legislação de trânsito. Urgência alguma justifica imprudência e imperícia por parte dos motoristas;
4) O motorista e o responsável pelo setor no qual o veículo é usado já foram convocados para prestar esclarecimentos. Após os devidos encaminhamentos sobre a situação, todas as medidas cabíveis serão tomadas.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Edu_Andraded  Cuidado! Há sempre um jogo de cartaz marcadas para te surpreender!!!

www.twitter.com/mc_jornalista  Tem gente que tão mau caráter que chega a ser ingênua.

www.twitter.com/riltonmorais  Discordo de @braynerr e @mc_jornalista. O mau-caráter é tão dissimulado que nos faz até pensar na sua ingenuidade. São psicopatas!

www.twitter.com/sergioalves1 Acho que sapo virou meu lanche. Estou engolindo um atrás do outro! #Oremos.

www.twitter.com/gabriela_jor 02 lendas urbanas famosas de Aracaju: loira do Augusto Franco e licitação do transporte público.

www.twitter.com/mendoncaprado Confesso-lhes que quando almoço nesses restaurantes sofisticados demais eu sinto saudade da carne frita feita pela minha avó lá no Pinhão.

www.twitter.com/DiasGivaldo o funcionalismo publico ate hoje lembra do governo Augusto Franco pelo 100 % de aumento e tambem lembra dos piores Albano e João.

www.twitter.com/georgelemos1986 Aqui em casa, acham que eu sei tudo de Política, Economia, Direito, Teologia, Antropologia…Bom, tá na hora de remunerar por essas funções.

www.twitter.com/andrebarreto2  “Três estudantes pleiteiam a co-autoria de "Ai, se eu te pego". O que me deixa perplexo no caso é a quantidade de gente pra compor isso.” kk

DO LEITOR

Porque a classe média de Aracaju não anda de ônibus?
Reflexões do leitor Gustavo Ribeiro: “Tenho observado muitas discussões sobre o caos no trânsito que vem progressivamente se instalando na capital da "qualidade de vida". Tenho também observado os esforços por parte da SMTT no sentido de tentar contornar tal problema, ao criar corredores exclusivos de ônibus, ao liberar determinadas ruas para o escoamento do tráfego (mesmo que isso seja contra os interesses de alguns comerciantes do Centro). Acredito que todas estas medidas são importantes no sentido em que não resolvem, mas amenizam o problema. Agora se algum dia algum gestor público quiser realmente resolver o problema da mobilidade urbana em Aracaju, este terá que incluir na pauta da Licitação do transporte público de Aracaju a prioridade na melhoria dos serviços prestados pelas empresas de transporte público da capital. É falácia achar que a classe média aracajuana vai deixar o seu carro na garagem para se submeter a entrar numa lata de sardinha caindo aos pedaços, mais quente e abafado do que um forno de micro-ondas, só para ajudar na melhoria do trânsito da capital. Apesar do senso de cidadania ainda não estamos tão avançados assim. Quem já teve a oportunidade de circular pelas ruas de outras capitais brasileiras sabe que estamos muito aquém do padrão das mesmas (p. ex: Curitiba, Porto Alegre).Envio-lhe matéria do jornal Hoje em Dia que fala sobre a criação de linhas de ônibus com mais conforto para a população de BH (na matéria é informado que duas linhas especiais foram criadas com veículos refrigerados acessos a Internet e TV). Quem sabe não esteja aí a solução?  PS: Não dá pra pensar em melhoria na mobilidade urbana se toda a sociedade precisar usar o carro pra se locomover”

Semeando exemplo de cidadania
E-mail de Magner Clark, funcionário público: “Desumano, vergonhoso, falta de respeito e consideração ao próximo, são alguns adjetivos que podemos usar para classificar a forma com que a Sociedade Semear usou para atrair jovens de 17 a 19 anos de idade de todo  Estado, visando uma inscrição no curso profissionalizante Programa Jovem Aprendiz, em parceria com a Petrobras.    Em pleno século XXI,  onde a informática se faz presente em mais de 90% (noventa por cento) dos lares brasileiros e a disponibilidade de Lan Houses em cada esquina, a inscrição para seleção "podia" ser através da internet, afinal, é um recurso usado pela maioria das empresas especializadas em concursos e seleções em recursos humanos.    Promover uma situação dessas, onde milhares de pessoas precisam dormir na fila, ao relento, debaixo de chuva e sol, sem um mínimo de conforto é no mínimo retrógrado, lembrem que estamos tratando de uma Instituição séria que traz na sua apresentação o seguinte texto:     "Se queremos que o mundo se torne um lugar melhor, devemos somar nossos esforços. A nossa "aldeia" não precisa de santos ou salvadores da pátria, basta apenas que cada um cumpra a sua parte. Os que fazem a sociedade SEMEAR vêm, sem qualquer modéstia, plantando várias sementes no terreno fértil da cidadania."   Acreditamos que alguém inexperiente esteja à frente desse processo seletivo, esperamos que numa próxima concorrência, a Sociedade Semear escolha com critério o modo do público ter acesso a uma inscrição, lembremos dessa descoberta:  INTERNET”

Parmeggiano “um problema”
E-mail de um vizinho do restaurante: “Não bastasse o problema com a fumaça das chaminés do restaurante Parmeggiano, e os transtornos causados pelos clientes que insistem em estacionar ao longo do canteiro central da Av. Paulo Silva, sem que a SMTT (já liguei dezenas de vezes e não vieram…) tome providências, agora é o abastecimento do reservatório de água (…sabe lá se é potável…) que começa as 04:30 da madrugada feito através de caminhão pipa com barulhenta bomba d'água, um horror,  acordando todos moradores do entorno desse ''Restaurante''Responsáveis!!!! favor tomar providências….é o mínimo de retorno pelo pagamento de tantos impostos….”

Maximas curso x Descaso com alunos
Relato do marido de uma aluna: “Estou aqui mais uma vez para fazer uma denuncia. Desta vez é sobre o descaso da Maximas Curso com os alunos que concluem seus cursos naquela instituição de ensino.Vamos aos fatos. Minha esposa cursou o curso técnico em administração nessa instituição, concluindo o curso entre o final de setembro e inicio de outubro de 2011 com promessas de que receberia o certificado de conclusão com 30 dias apos o termino do curso, mas  ate a data de hoje ainda não recebeu nada, pois todas as vezes que vamos la tomar alguma informação, sempre dizem pra voltarmos na semana seguinte e que o certificado ainda não esta pronto. Gostaria que o blog procurasse saber o porque da demora na entrega desses certificados e alertasse aos que desejam estudar naquela instituição pois ali os problemas são vários”.

Parabéns ao Instituto Banese
Do leitor Jôfre Tarquínio: “Parabéns ao INSTITUTO BANESE que administra o Museu da Gente Sergipana. Entrei em contato com o Museu buscando informações sobre uma programação de cinema que será exibida e foi divulgada no lançamento do documentário sobre Orlando Vieira e de pronto a Administração informou que ainda não tinha conhecimento. Não deixei nome muito menos telefone de contato, todavia alguns minutos depois recebi uma ligação do Instituto BANESE não só informando a programação como também iriam enviar por e-mail. O INSTITUTO BANESE está servindo de exemplo de excelência em prestação de serviço”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Aprendiz, sempre aprendiz (…) De vez em quando sou acusado de saudosismo, se como saudade fosse uma coisa vergonhosa”.
Gilberto Freyre, sociólogo brasileiro, nasceu em 15/03 de 1900.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais