Déda, JB e Valadares: desconfiada aliança

A eleição de Aracaju este ano servirá para mostrar que o bloco governista, que chegou ao poder em 2006, pregando um novo projeto para Sergipe, gerando a expectativa de mudanças para a maioria dos sergipanos, não difere em nada das outras lideranças que passaram muito tempo no poder, principalmente os últimos governadores João Alves Filho e Albano Franco.

A cada semana que passa surge uma nova chapa no bloco da situação na tentativa de encontrar um nome que possa vencer a eleição em Aracaju. Há poucos dias sugeriram ao vice-governador, Jackson Barreto, que fosse candidato em nome da unidade do grupo. O interesse pessoal prevaleceu: Jackson só pensa em governar Sergipe, mesmo que sejam apenas nove meses com a possível renuncia de Marcelo Déda para ser candidato ao Senado.  Sugeriram também o nome do senador Valadares. Este nem pensa em largar a cadeira do Senado, nem para ser ministro. E depois da derrota no 1º turno no ano 2000, para o próprio Marcelo Déda, o senador não quer mais cair numa aventura e por isso tenta emplacar o nome de Valadares Filho.

Como se vê. Nem Déda, que só pensa no Senado, nem Jackson, que só pensa no governo, nem Valadares que já pensa no quarto mandato em 2018, tem interesse em um projeto coletivo de poder.

E após a saída do grupo dos irmãos Amorim do bloco a desconfiança aumentou entre as três lideranças. Jackson sugere a Déda algumas ações políticas, mas todas com ênfase em 2014. A principal foi o retorno de Luciano Bispo ao bloco. Assim que Déda perdeu na AL, Jackson foi logo procurar Luciano Bispo, porque sabia que se a “poeira acalmasse”, o governador poderia refazer suas atitudes, assim como fez com Adelson Barreto e continuar com o apoio de Maria Mendonça.

Já o senador Valadares tenta emplacar a candidatura do PSB. E depois do aval do presidente Eduardo Campos, não tem desculpas da falta de estrutura. Sabe que o PT dificilmente abrirá mão da candidatura de Rogério Carvalho.

Resta saber como o governador Marcelo Déda se comportará com as duas candidaturas. De um lado o PT e o PMDB e outros pequenos partidos. Do outro o PSB, o PCdoB (do prefeito Edvaldo Nogueira), e o PSC dos irmãos Amorim com outros pequenos partidos. E aí a desconfiança aumentará. Valadares num palanque de Amorim em 2012. E como ficará em 2014?

E que ninguém escute caro leitor: uma aliança destas, com tamanha desconfiança se sustenta num frágil alicerce. E se Marcelo Déda não assumir a função de mestre de obras e reconstruir a fundação que está rachando, o desabamento será fatal para suas pretensões de chegar ao Senado em 2014.

Sobre a militância petista
É incrível como alguns petistas (ainda bem que não é a maioria) não aceita uma critica. Só porque este espaço mostrou com números que a prévia de Aracaju não empolgou a militância, alguns fizeram criticas descabidas sem eira nem beira. O titular deste espaço conversa quase que diariamente com petistas históricos e que mostram seus ressentimentos pelo rumo que o PT tomou em Sergipe. Não são garotos propagandas de vários políticos (contratados a peso de ouro para atuarem nas redes sociais), mas pessoas que ajudaram a construir o partido em vários municípios, passando por sacrifícios, discriminações e hoje tem que aceitar que o governador do PT chegue em sua cidade e ao invés de dar atenção aos “companheiros”, visite a casa dos aliados que sempre estiveram no poder.

Aniversário do PC do B
Antes de viajar para Índia, a convite da presidente Dilma Rousseff, para IV Encontro dos Países do Brics,  o governador Marcelo Déda, participou do ato de comemoração do aniversário do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), realizado no último sábado 24, na cidade do Rio de Janeiro. Déda discursou e enalteceu a trajetória do partido com sua aliança histórica em Sergipe.

Realidade dos servidores da PMA
O reajuste anunciado ontem pelo prefeito Edvaldo Nogueira encerra a administração dele com um salto na realidade do salário dos servidores municipais. Para a administração geral o reajuste foi de 11,25 a 43,57%, além de reajustes diferenciados para professores, médicos, guardas municipais e agentes de saúde e endemias. Nos últimos anos os salários dos servidores de Aracaju melhoraram significativamente e esta marca que a atual administração deixará não poderá sofrer solução de continuidade.

Penduricalhos
“Olhem o que era e o que é hoje. Com esses reajustes, estou encerrando ciclos de penduricalhos, de abonos das administrações passadas. E é bom deixar claro que esse aumento é seco, ainda tem as vantagens”, lembra o prefeito. Ele sairá da PMA com um índice de satisfação grande entre os servidores. O reajuste será retroativo a janeiro e será pago numa folha adicional assim que for aprovado pelos vereadores. A nova folha irá gerar um acréscimo de R$ 50 milhões de despesas anuais com o pagamento de salários.

Lido o ofício do TCE

Foi lido no expediente da sessão da Assembleia Legislativa de ontem, 26, o ofício do Tribunal de Contas comunicando a vaga aberta com a aposentadoria da conselheira Isabel Nabuco D`Avila. Historicamente o prazo para inscrições de nomes era uma semana, mas como não existe regulamentação a presidente Angélica Guimarães definiu que até setembro receberá os nomes. E como o TCE é muito atuante, um conselheiro a menos não fará diferença. Pelo contrário vai economizar o salário por vários meses, além de outros penduricalhos.

Desastrosa
E por falar na AL, a transmissão de ontem,26, da sessão da Assembléia Legislativa, pela TV Alese. Apenas os microfones da mesa e da tribuna estavam funcionando. Já os do plenário passaram grande parte da sessão sem produzir som. Mesmo quando tentaram corrigir, o som ficou muito baixo. Incrível como ninguém percebeu a falha gritante.

Badulaques e rapapés
Quem acompanha a cobertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Aracaju observa, facilmente, aquele velho processo chamado, pelos mais antigos, de “rasgação-de-seda”, ou seja, uma troca desmesurada de elogios. Tudo começa quando, na abertura dos trabalhos, o presidente Emanuel Nascimento saúda os governadores, ex-governadores, deputados federais, estaduais, os ex-deputados, os senadores, os ex-senadores, os prefeitos e ex-prefeitos, os vice-prefeitos e os ex-vice-prefeitos.

Raros discurso importantes
Em seguida, cada vereador que ocupa a tribuna cumprimenta os ouvintes de rádio, os telespectadores da televisão (Rádio Liberdade AM e TV Alese) e ainda os que acompanham as coberturas realizadas por outros canais de comunicação, inclusive os da Casa. E também são muito frequentes os elogios ao discurso proferido pelo colega anterior. Pronunciamentos importantes abordando os problemas da cidade são raros.

Dalai-Lama e Edir Macedo
E como 2012 é ano eleitoral o festival continua, trazendo os telespectadores e ouvintes a lembrança do saudoso Stanislaw Ponte Preta. Bem que o presidente Emanuel poderia ampliar a lista das autoridades, na abertura das sessões, nela inserindo o Papa, o Dalai-Lama e o bispo Edir Macedo. Ressalvem-se, para fazer justiça, as exceções de praxe. Como se sabe, aliás, as exceções existem para confirmar a regra.

Governo não tem que ser sócio de hotel
Uma das mudanças reais do governo Déda foi acabar de uma vez com o uso do dinheiro público para construir hotéis. E não era empréstimo não, através do Banese. Era uma mão na roda, com a liberação de milhões de reais através da extinta pasta da Indústria e Comércio. Quem não queria um sócio destes? Que entra com quase toda parte dos recursos e não pede os dividendos? Uma mão na roda que virou negócio de família em Sergipe.

Uma liberação que num país sério alguém seria preso
No último ano de um governo não muito distante foram liberados por um secretário muitos milhões para construir um hotel na orla de Aracaju. Com um detalhe: os sócios eram familiares do secretário e depois de alguns meses não é que o ex-gestor é dono do estabelecimento? É mole? Coisas de Sergipe Del Rey, a terra que tudo pode.

Política correta
E o governo Déda está correto em não investir dinheiro público em hotéis. O governo deve contribuir com a infraestrutura, incentivos fiscais e divulgação em nível nacional. E nada mais! Quem defende que o governo invista em hotéis não respeita o dinheiro público.

Convenção do PSL!
A convenção do Partido Social Liberal (PSL), ocorrida no último domingo, mostrou a unidade do partido. Todos os 62 diretórios municipais marcaram presença e contou ainda com os presidentes estaduais da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco. Estiveram presentes também o vice presidente e o secretário geral da executiva nacional além do senador Eduardo Amorim e o deputado federal André Moura ambos do PSC.A direção executiva do diretório de Sergipe ficou composta com o ex-deputado Zé Milton como presidente, o deputado Mundinho da Comase como 1º vice, o deputado Capitão Samuel como 2º vice, Edilene Barros como tesoureira geral e Anderson Gois como secretário geral.

Mutirão Carcerário chega a Sergipe
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inicia nesta terça-feira, 27, o Mutirão Carcerário em Sergipe.  Será o último Estado brasileiro a receber o programa, iniciado em agosto de 2008. Como a vara de execução penal no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) é virtual, o trabalho de análise dos processos será acelerado.

Previsão
O diagnóstico do sistema carcerário e da Justiça criminal do estado deve ser realizado em apenas uma semana. A previsão de conclusão é dia 3 de abril. Os trabalhos serão coordenados pela juíza Ivana David e pelo juiz Ulysses Gonçalves Jr. Os juízes do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo foram designados pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF/CNJ).Desde o início do programa, o Mutirão Carcerário já libertou 36 mil pessoas e reconheceu o direito a benefícios de 76 mil presos após analisar 415 mil processos. (ACNJ).

TJ, água e o péssimo exemplo
Quem passou no início da tarde de ontem, 26, em frente ao Palácio do TJ, no centro da cidade perto das 14h, pode perceber o grande desperdício de água na lavagem de uma van do poder (placa NVI-36-87), por três funcionários da empresa terceirizada. E com um detalhe: além do desperdício o veículo estava estacionado na área de segurança, onde cones e é proibido o estacionamento de veículos.

Enfim, imagens do campeonato sergipano no Globo Esporte
Até que enfim a TV Sergipe enviou imagens do campeonato sergipano para o Globo Esporte. Ontem, 26, o programa mostrou imagens do Itabaiana que ganhou o 1º turno no último domingo. Pena que não teve gols. Mas como escreveu no twitter, o ex-deputado Jorge Araújo, que cobra sempre os gols de Sergipe em rede nacional, “vamos continuar lutando!”.

Acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho
Preocupado com o descumprimento por parte de 50% das empresas que não respeitam a legislação que obriga empresas com mais de cem funcionários a contratarem pessoas com deficiências, o deputado federal Márcio Macedo (PT) apresentou projeto tornando obrigatória, pelas empresas, de bolsas de formação para estas pessoas, como também a contratação por um período de um ano após o curso.

Qualificação
"Para tentar resolver tal problemática, sugerimos que as empresas que não consigam captar pessoas com deficiência habilitadas no mercado de trabalho, sejam obrigadas a oferecer-lhes bolsas de qualificação, de valor igual ou superior a um salário-mínimo, até o limite de 50% do preenchimento das vagas", explica.

Fábio Henrique terá o apoio do PV
O Partido Verde (PV) declarou apoio à reeleição do prefeito Fábio Henrique (PDT), de Nossa Senhora do Socorro, na manhã de sábado, no povoado Tabocas. O encontro contou com as presenças do presidente estadual e tesoureiro nacional do PV, Reinaldo Nunes; do presidente do Diretório de Aracaju e secretário de finanças estadual do partido, Casé Mercenas; do secretário da organização estadual, Dalmo Brás; do presidente do Diretório de Socorro e secretário estadual de comunicação do PV, Rodrigo Paixão; e do diretor administrativo do diretório Estadual, Joselito Resende.

Pré-candidatos
O Partido Verde possui 42 pré-candidatos a vereador no Diretório de Nossa Senhora do Socorro e tem como prioridade eleger candidatos proporcionais em todos os 75 municípios. O PV fez parte da coligação que elegeu Fábio Henrique, em 2008, e compõe a gestão da Prefeitura por intermédio do secretário adjunto de comunicação, Rodrigo Paixão.

Ações e obras
Para Rodrigo Paixão, que também é presidente do Diretório de Socorro do PV, “as ações desenvolvidas, somadas às obras e a postura da Prefeitura em defesa do meio ambiente, têm sido os fatores primordiais para que o nosso partido estivesse junto a Fábio Henrique. Ele demonstrou ser um gestor comprometido com as questões sociais, a exemplo de quando se portou contra a implantação do aterro em Nossa Senhora do Socorro, tanto na Palestina quanto na Tabocas. E Fábio Henrique tem conseguido promover o desenvolvimento do município, gerando empregos e trabalhado muito também em obras, na educação, na saúde e em tantas outras pastas. Hoje existe uma Socorro do crescimento”.

Importância
O prefeito Fábio Henrique destacou a importância do apoio do Partido Verde a sua pré-candidatura. De acordo com Fábio, a participação do PV em seu governo, até mesmo pela história do partido, é a comprovação de que sua gestão se preocupa com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Produção literária de SE doada para Biblioteca de Manguinhos
Em visita à Biblioteca Parque da comunidade de Manguinhos, em Benfica – zona norte do Rio de Janeiro, o diretor-presidente da Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Jorge Carvalho do Nascimento, manteve diálogo reservado com Alexandre Pimentel, diretor da biblioteca. Ao final, ele anunciou que os fundamentos que norteiam a política social, cultural e artística da Biblioteca Parque de Manguinhos estimularam o Governo de Sergipe, através da Editora Diário Oficial, a doar uma coleção completa de títulos do seu portfólio ao acervo da biblioteca fluminense, colocando à disposição do povo do Rio de Janeiro importantes expressões da cultura sergipana.

Palestra busca orientar EIs sobre Nota Fiscal Eletrônica I
Pensando em orientar os Empreendedores Individuais (EI), sobretudo aqueles que atuam no setor de serviços, a respeito do processo de emissão de notas fiscais eletrônicas, o Sebrae e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, promoverão na próxima sexta-feira, 30, a palestra ‘Nota Fiscal Eletrônica’. O evento será realizado às 8h, no auditório da entidade de apoio aos pequenos negócios.

Palestra busca orientar EIs sobre Nota Fiscal Eletrônica II
Todos os empreendedores individuais têm direito à emissão de notas fiscais, benefício garantido pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Para ter acesso ao serviço, o empresário deve realizar um cadastro no site da Prefeitura de Aracaju (www.aracaju.se.gov.br) e emitir o documento.

I meeting de Karatê Escolar em Alagoas
Além dos oito atletas do projeto Vida Alegre, que trouxeram medalhas do I Meeting de Karatê Escolar em Alagoas, a equipe de Sergipe teve outros atletas que conquistaram medalhas. Mais uma vez os alunos do Colégio Salesiano e da União se consagraram campeões graças aos comprometimento de todos. O evento foi importante para mostrar que o trabalho este ano começou certo e a agenda de competições é grande, com vários eventos, entre eles o Campeonato Sergipano, a 31 Copa Fenen-SE, em maio o Brasileiro Escolar que será em Aracaju, depois o Nordestão e muitos outros.

Vencedores
Os atletas medalhistas: Yonara Yasmi, campeã de kata e kumite (juvenil); Brenda Silva, vice-campeã de kumite/3º de kata (juvenil); Anna Carolinne, vice-campeã de kata (juvenil); Bruna Gabrille, 3º kumite (juvenil); Camila Bispo, campeã de kumitee 2º lugar de kata; Iris Gardenia, campeã de kata e kumite (cadete); Yara Yane, campeã de kata e kumite; Leticia Danielly, campeã de kata/2º lugar de kumite/ Givaldo Neto, campeão de kata e kumite (mirim); Thiago Leão, vice-campeão de kumite (mirim); Alan Andrade,2º lugar de kata/2º de kumite (mirim); Jhon Robert, campeão de kumite (infantil), Luis Felipe, campeão de kata (infanto-juvenil); Cristiano Britto, campeão de kata; Rivaldo Moises, 2º de kumite; José Cláudio, 3º kumite e Romário Ferreira, campeão de kata e kumite. Parceiros dos atletas: Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Viação Progresso, Nassal Construções (Thiago Loeser), Indaiá (José Cláudio), Semel (Yonara Yasmim), Colégio Ômega (Beatriz,Camila e Jhon).

Ato Público em defesa da Cehop nesta terça, 27
Funcionários da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), através da Associação dos Empregados da instituição (Assec) e Sintrase realizarão hoje,27, um ato público em defesa da instituição contra o gradativo esvaziamento da Companhia no tocante às suas atribuições e fins. A manifestação acontecerá na própria instituição, a partir das 7h.

Enfraquecimento
O objetivo do ato é mostrar à sociedade sergipana e ao governo do estado a preocupação dos funcionários com o enfraquecimento da companhia sobre a implantação, por parte do governo, de unidades habitacionais e de algumas obras estruturantes que estão sendo direcionadas para outras secretarias, deixando a Cehop mais enfraquecida e dependente do governo estadual.

Grande Rosa Elze vai ganhar um campo de futebol
O ex-deputado Wanderlê Correia foi recebido na manhã de ontem, 26, pelo Governador em Exercício Jackson Barreto. Da audiência participaram o Secretário da Infraestrutura Valmor Barbosa e o Presidente da Cehop Antônio Carlos.O objetivo principal da audiência foi a apresentação do projeto executivo de construção do campo de futebol do Eduardo Gomes pelo Presidente da CEHOP.

Demanda antiga
Esta é uma demanda antiga dos desportistas do Grande Rosa Elze. Pelo projeto apresentado o campo receberá um novo lance de arquibancadas, alambrados e iluminação.Wanderlê Correia estava acompanhado dos desportistas Robertão, Sr. Renato e Zildon, além do dirigente do PMDB de São Cristóvão Marcos Santana.

Reivindicação
Segundo Wanderlê, esta foi a terceira reunião que ele participou para tratar desta reivindicação dos desportistas daquela região e pelo que foi dito pelo Governador em exercício, finalmente o Grande Rosa Elze será contemplado com um campo de futebol moderno e que atende às necessidades do jovens que ali residem.

Grande Rosa Elze vai ganhar um campo de futebol
O ex-deputado Wanderlê Correia foi recebido na manhã de ontem, 26, pelo Governador em Exercício Jackson Barreto. Da audiência participaram o Secretário da Infraestrutura Valmor Barbosa e o Presidente da Cehop Antônio Carlos.O objetivo principal da audiência foi a apresentação do projeto executivo de construção do campo de futebol do Eduardo Gomes pelo Presidente da CEHOP.

Demanda antiga
Esta é uma demanda antiga dos desportistas do Grande Rosa Elze. Pelo projeto apresentado o campo receberá um novo lance de arquibancadas, alambrados e iluminação.Wanderlê Correia estava acompanhado dos desportistas Robertão, Sr. Renato e Zildon, além do dirigente do PMDB de São Cristóvão Marcos Santana.

Reivindicação
Segundo Wanderlê, esta foi a terceira reunião que ele participou para tratar desta reivindicação dos desportistas daquela região e pelo que foi dito pelo Governador em exercício, finalmente o Grande Rosa Elze será contemplado com um campo de futebol moderno e que atende às necessidades do jovens que ali residem.

Rubens Lisboa lança ‘Por Tantas Vozes’
O músico e compositor Rubens Lisboa lança o Box intitulado "RUBENS LISBOA POR TANTAS VOZES" nesta quinta-feira, 29, a partir das 21h, Teatro Atheneu. O show contará com as participações especiais de Amelinha, Carlos Navas, Ithamara Koorax e Tetê Espíndola.

Novo projeto
O seu mais ambicioso projeto é composto por três CDs, cada volume contendo 15 canções inéditas compostas por ele (sem parceiros). Totalizam, assim, 45 músicas, as quais são interpretadas por diversos grandes nomes da nossa música popular brasileira, a exemplo de Chico César, Ná Ozzetti, Selma Reis, Elza Soares, Cida Moreira, Rita Ribeiro, Zé Renato e Leila Pinheiro, entre outros. Leia toda entrevista dele a Infonet: https://.infonet.com.br/cultura/ler.asp?id=126068&pagina=1

Ocorrência policial I
Por volta das 17h da última segunda-feira, ocorreu a prisão do suspeito Edcarlos Conceição da Silva, 30 anos. Edcarlos efetuou o roubo de uma bibicleta azul que estava com um adolescente de 14 anos nas imediações da Escola Olímpia Bitencourt, no Bairro Santos Dumont, utilizando de uma faca de serra para praticar o delito. Após o roubo, Edcarlos saiu com a bicicleta correndo e as pessoas gritando "pega-ladrão", no momento em que o Capitão Márcio Roberto, de folga, estava passando pelo local com seu veículo particular e efetuou uma perseguição no sentido de prender o infrator, o qual foi preso pelo Oficial cerca de 300 metros do local, com os objetos do roubo e a faca e sendo reconhecido pela vítima.

Ocorrência policial II
A ocorrência foi registrada no CIOSP onde compareceu ao local a Viatura Leão 26 da Rádio Patrulha comandada pelo Cb Elias que efetuou a condução do infrator e da vítima, acompanhada de seu genitor, para a Delegacia Plantonista onde foi lavrado o Flagrante. Edcarlos estava sobre Livramento Condicional, que havia sido preso anteriormente por outro roubo.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju  As suas dificuldades, os tropeços, os problemas, os erros, são os agentes do teu sucesso. Sem eles vc ñ exercita sua força de vontade.

www.twitter.com/AnderChrisSouza  A maior ou menor relevância da atitude pessoal pouco importa nas redes sociais. Por isso se lê tanta 'bobagem importante' no TT. #bomdia

www.twitter.com/flavaofraga  Vejo no TT muita gente engraçada… Responde por crimes e mesmo assim não para de cobrar honestidade dos outros. Quanta credibilidade! rsrs

www.twitter.com/jornChicoFreire  Um cochilo sem tamanho, nem vereador da bancada do prefeito Edvaldo Nogueira fez comentário sobre o reajuste concedido aos servidores.

www.twitter.com/VivieLucas2   “As verdadeiras lágrimas não são aquelas que saem dos olhos e rolam pelo rosto, mas são aquelas que saem do coração e descem a alma.”

www.twitter.com/coelhoelton  Apelo: Srs. Vereadores de AJU. Não deixem q morram e se mutilem tantos jovens c/a liberação #total dos #ciclomotores. Um #absurdo! Lei já!

ARTIGO

O PT é sua militância, não há um sem o outro – Edson Júnior

Sábado, como foi amplamente divulgado na imprensa e nas redes sociais, o Partido dos Trabalhadores realizou suas prévias e sua militância escolheu Rogério Carvalho como pré-candidato para disputar a Prefeitura de Aracaju nas eleições de 2012.
Foi uma disputa valorizada, pois contou com dois nomes com qualidade, histórico e identidade com sua militância. Foi uma verdadeira festa. Uma prévia como só o PT é capaz de realizar; militância tonificada, disposta, alegre, focada, muitas conversações, abraços e um só sentimento: o PT não abre mão de ter candidatura própria. No processo de disputa, até então, era o único consenso.
Ao longo dos meses, muito se falou sobre as prévias do PT, de que ela sequer seria realizada, pois o nome de Rogério Carvalho já havia sido escolhido em reuniões com os dirigentes do partido. Para mim, era um claro movimento, um recibo de temor dos seus adversários com o nome de Rogério Carvalho e uma tentativa frustrada de colocar a militância do PT em pé de guerra. Não conseguiram. A militância que acompanha a Profª Ana Lúcia e ela própria não caíram nesse veneno. O próprio Rogério Carvalho desmentiu o suposto acordo ao reafirmar seu desejo da realização das prévias, que acabaram se realizando entre 19/03 e 24/03. Todos sabem que no PT não há candidaturas biônicas. Isso acontece lá pelas bandas da oposição, que define nomes na sala de jantar e leva para o partido.
Vencida essa boataria, novo estratagema foi difundido com velocidade e fervor: que o governador Marcelo Déda já havia fechado questão, num conchavo com Valadares, e que o nome do bloco seria o de Valadares Filho. É claro que nas redes sociais e nos programas de rádio isso virou um mantra. Foi solenemente desmentido pelo próprio governador, que participou das prévias como militante, e declarou seu voto e apoio a Rogério Carvalho, deixando um compromisso firmado: assim que retornasse da Índia, conversaria sobre o processo com o pré-candidato Rogério Carvalho.
Hoje, vi pela rede e em alguns comentários que a discussão do momento é o quórum nas prévias e uma pequena participação da militância. Não discutirei a subjetividade e razões que impediram a totalidade da militância em participar das prévias, mas, objetivamente, cerca de 700 militantes foram dizer o que querem, com a legitimidade que cristaliza todas as decisões no interior do Partido dos Trabalhadores. Esse é o fato. Dentre os quase 700 militantes, estavam Silvio Santos, Zé Eduardo, o governador Marcelo Déda e militantes dos quatro cantos de Aracaju, suficientes para transformar os quase 700 militantes em milhares. Prévias, em qualquer partido, não são capazes de mensurar, nem o potencial do pré-candidato, nem a quantidade e qualidade de participação da militância.  
É perfeitamente claro que no momento certo, aquele (o momento) em que as candidaturas forem homologadas em convenções, o processo estará deflagrado e a militância do PT, com seu candidato legalmente ratificado em convenção, cairá em campo. A candidatura adversária, é o real adversário. Isso é solar. Se há desconfortos, há muitas certezas e a principal, é que Aracaju não pode servir de trampolim para a oposição com vistas às eleições para governador. Quem disputar a Prefeitura de Aracaju tem que ter foco na cidade, foco na radicalização e modernização de ações que sejam executadas a partir da participação popular. As forças do atraso estão com fome e sede de poder, forças que alijaram os cidadãos e os trabalhadores das decisões e da gestão. São dois projetos em curso: a radicalização das transformações, ou o retorno do atraso. A militância do PT e os partidos aliados sabem que são um e outro.
O Partido dos Trabalhadores e sua militância compreendem que o bloco é formado por vários partidos, que tem vários e bons candidatos e que cada sigla tem o democrático e legítimo direito de apresentar nomes para a sucessão do prefeito Edvaldo Nogueira. Todos podem e o PT, também. Não há excelências, nem prioritários. Nem o PT é maior, nem o PSB, nem o PCdoB, nem o PMDB e nenhum outro partido do bloco. O que não dá mais é a todo instante ter o PT como o patinho feio, o comedor de criancinha, que não pode pleitear candidatura.
A militância quer, não é um desejo de um ou meia dúzia e muito menos de fora do partido gritando. Se fosse para ser de cima pra baixo, ou de fora pra dentro, nem deveria haver prévias, já foi dito várias vezes. No estágio do processo, se o PT retroceder em candidatura, ofende sua militância e as pessoas que hipotecaram apoio aos dois pré-candidatos. Seria apequenar os maiores valores do PT que são sua unidade e seu processo de escolha democrática. Tirar isso do militante, colocar-lhe um fórceps, é quebrar a espinha dorsal do partido, é dizer que sua militância não tem importância no processo. Não é bom para o partido, não é bom para o bloco.
As prévias deram um start na militância e quando há tentativas de afastar do PT seu legítimo e democrático direito de apresentar seu nome, mais incensa a militância. Candidatura própria do PT é irreversível. Isso foi amplamente discutido em todas as rodas de conversas no sábado, no Sindicato dos Bancários. Ficou claro, é preciso ratificar, que a militância do PT não está discutindo aliança e nem pedindo licença a nenhum partido para se manifestar, apenas definiu seu pré-candidato para oferecer ao bloco. No tempo certo, as conversações, as ponderações, a análise de todas as variáveis para a formação da chapa. Tudo normal, sem açodamentos, nem alijamentos. O que não pode é o PT ficar tolhido e desautorizar sua militância de dizer o que quer e muito menos ser desconsiderada no que decide.
O que foi conversado e decidido no dia das prévias deu liga à militância, unidade e duas certezas: Rogério Carvalho é o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores e a militância quer o partido com candidatura nas ruas. As prévias no PT não foram apenas uma formalidade, um confete democrático. Foi uma escolha decidida pelo maior patrimônio que o Partido dos Trabalhadores tem: sua vigorosa e leal militância, que não falta ao partido e nem esse faltará a ela.

PT e sua militância: não há um sem o outro.
*militante do PT

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
 
Frases do Dia
“Disciplina é liberdade;Compaixão é fortaleza;Ter bondade é ter coragem”.
Renato Russo, cantor e compositor brasileiro, se vivo, hoje, 27, Renato Russo comemoraria 52 anos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais