“Cultura” do pisca-alerta e do cocô de cão

Não caro leitor! O titular deste espaço não surtou de vez (pelo menos ainda). Os dois assuntos do título de hoje por mais que pareçam problemas pequenos, não são. Quem ainda não teve que frear ao dirigir um veículo em alguma via por conta de outro motorista que resolveu estacionar em um local e simplesmente acionou o botão do “Pisca-alerta?”. E o problema de saúde pública que é o cocô de cão na sua porta, por conta de alguns moradores que insistem em levar seus cachorros para passearem sem a preocupação de recolher as fezes?

Pisca-Alerta e o “pode tudo” em Aracaju – Não tem um dia que um motorista atento não encontre em alguma via um veículo estacionado com o “pisca-alerta” ligado. Agora nas ruas do centro onde a SMTT proibiu estacionamento o fato é corriqueiro.

O blog já estava para abordar o assunto, mas ao ler uma tuitada do procurador do Estado e professor de direito, Agripino Alexandre (www.twitter.com/Agripino_Aju) sobre o tema resolveu aproveitar o tema para ampliar o debate. Ele escreveu com precisão: “A criatura para embaixo da placa proibido estacionar e liga o alerta, como se isso revogasse o Código de Trânsito”.

É a pura verdade. Parece que o esperto motorista entende que ligando o pisca-alerta tem licença para tudo. Ou seja,

com o pisca-alerta ligado se o agente de trânsito desejar multá-lo ou mesmo abordá-lo ele vai dizer: “foi rapidinho, para fazer…”  Basta o agente pegar o Código de Trânsito Brasileiro e mostrar ao motorista o artigo 251, parágrafo 1º, que prevê que o pisca-alerta deve ser utilizado somente em imobilizações ou em situações de emergência.

É uma total falta de respeito. O motorista vem, sabe que é proibido, larga o veículo em plena rua movimentada usando do artifício do pisca-alerta. Parece que seu problema imediato vale mais do que o respeito aos outros motoristas que estão transitando no local. E alguns, na maior cara de pau ainda tem coragem de reclamar quando recebem um multa.

Do Cara de Cocô – Outro tema que incomoda muita gente é o cocô de cão em sua porta quase que todos os dias. No ano passado o blog tomou neste tema por várias vezes a pedido de alguns moradores de vários bairros, principalmente da 13 de Julho, Grageru, Jardins e São José, entre outros. Mostrou que em vários Estados moradores revoltados estão se mobilizando inclusive criou no facebook a campanha “Cara de Cocô”.

O blog fez o alerta e clamou para que a Emsurb iniciasse campanhas educativas começando com a instalação de lixeiras nas esquinas de vários bairros.  E distribuindo sacolinhas para estes donos através de campanhas no início da manhã e no final da tarde.

O que custa para quem realmente gosta do seu cão, levar uma pazinha e uma sacolinha plástica? É vergonhoso recolher as fezes do seu cão? Não, não é. Vergonhoso é ficar com a Cara de Cocô, quando seu cão deixa as fezes na calçada de uma residência.

Viva Aracaju, onde o Código de Trânsito foi alterado e o pisca-alerta é a licença para o “tudo pode”. O cão faz o cocô na porta dos outros e pronto. Está resolvido o problema dele. Não do cão, mas da Cara de Cocô do dono.

São dois problemas para o leitor refletir neste final de semana. Eles mostram que o ser humano é individualista, não respeita os direitos dos e até mesmo a cidadania. Uma total falta de educação e de civilidade com o próximo.

Itabaiana: Valmir é o candidato do grupo dos Teles de Mendonça
Em entrevista coletiva na última sexta-feira, 18, a deputada Maria Mendonça anunciou que o vereador Valmir de Francisquinho é o  pré-candidato do Grupo Teles de Mendonça a Prefeitura de Itabaiana. Na coletiva, Maria Mendonça ainda confirmou que a decisão foi tomada em acordo com os irmãos Amorins, a família e amigos.Antes do anúncio a deputada fez um balanço de sua administração à frente da Prefeitura de Itabaiana, inclusive detalhando obras, realizações e conquistas.

Emoção e agradecimento
Ao falar dos seus pais (Chico de Miguel e Saturnina) se emocionou e embargou a voz por várias vezes deixando cair lágrimas dos olhos. “Os líderes do meu grupo político, o qual faço parte desde a minha entrada na vida pública. Ex-Dep. Zé Teles e a Dep. Maria Mendonça por acreditarem em mim e na minha fidelidade. Não posso esquecer dos meus amigos Eduardo e Edvan Amorim, fundamentais nesta nova jornada. Ao meu eterno líder Chico de Miguel (In memorian)! Sei que sempre estará torcendo pelo meu sucesso de onde estiver. E principalmente aos meus amigos correligionários. Sem o aval deles eu não chegaria até onde cheguei. E com o apoio dos quais a vitória conseguiremos”, registrou.

Canindé: Eliane Morais pode ser a vice da situação
O blog recebeu a informação que está quase definida a participação de Eliane Morais (PTB), como candidata a vice-prefeita na chapa de Ednaldo da Farmácia (PSC), candidato do prefeito Orlandinho Andrade. Eliane é a esposa do jornalista Luiz Eduardo Costa proprietário da rádio Xingó FM. Como ficará o deputado federal Heleno Silva (PRB)? Trairá seu amigo, que o levou há 10 anos para apresentar um programa na emissora sem nenhum custo?

Greve dos servidores público ilegal
A greve dos servidores público do Estado promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe – Sintrase, deflagrada desde o dia 14, foi considerada ilegal, em decisão do desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça, do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, proferida na sexta-feira, 18.

Multa
Ele estipulou multa diária no valor de R$ 10 mil, ao sindicato, caso não haja o imediato retorno às atividades, ou seja, a greve seja mantida. Em sua decisão, o desembargador Luiz Antônio Mendonça, acata argumentos da Procuradoria Geral do Estado dando conta, que no artigo 3o da Lei de Greve no sentido de que a paralisação só estaria legitimada depois de frustradas as negociações, e o sindicato não observou este preceito legal.

Batalhão de Choque: exemplo a ser seguido na PM/SE
O titular deste espaço teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Batalhão de Choque, comandado pelo major Rolemberg.  Atualmente o Batalhão tem 172 Pms e desde o primeiro governo Déda tem uma sede própria e com condições adequadas no prédio da extinta Sucan, no Ponto Novo. Pela atuação no campeonato sergipano o batalhão, juntamente com o comando da PM, será homenageado pela Federação Sergipana de Futebol na festa de premiação dos melhores do campeonato deste ano.

Trabalho com a comunidade
Além do trabalho diário de combate ao crime, principalmente ao tráfico de drogas, o batalhão atua em situações de grande risco. Mas a preocupação do comando é também com a interação com a comunidade e em parceria com o Sesi o batalhão desenvolve uma escolhinha de judô para estudantes. Faz também apresentações com o canil (tem 14 cães) em diversas entidades filantrópicas.

Homens do Choque servindo na Força Nacional e a ONU
Alguns policiais do Batalhão de Choque estão fora do Estado. São oito servindo a Força Nacional em diversos Estados do país e um na Força de Paz da ONU, no Haiti. Ou seja, homens competentes que levam o nome da PM de Sergipe para o mundo.Na pessoa do comandante, major Rolemberg o blog parabeniza o trabalho de todos os 172 PMs que atuam no Batalhão de Choque.

Setransp volta a apontar demagogia no poder público sobre o transporte
O reajuste da tarifa de táxi concedido pela Prefeitura de Aracaju esta semana foi apontado pelo Setransp como prova de que o Executivo agiu com "demagogia" na determinação do reajuste zero para a tarifa de ônibus. Indagado sobre o assunto, o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), José Carlos Amancio, voltou a criticar a prefeitura por não ter se norteado pela Lei nº 1.765/91 que fixa o preço da tarifa do transporte coletivo de acordo com a planilha de custos, e concedido o reajuste à passagem de ônibus.

Ética X Demagogia
"O Município foi ético cumprindo o compromisso com os taxistas, mas quando se fala em tarifa de ônibus, infelizmente, prefere-se usar de demagogia. Como é justo que o Poder Público cumpra a tabela para o reajuste da bandeira dos táxis, mas para o transporte coletivo não? Esse reajuste dos táxis mostra que essa decisão de tarifa zero não passou de uma gestão incoerente, que aparentemente passa para a população agora uma visão de benefício sem reajuste, mas está ciente de que no futuro os cofres públicos deverão pagar um volume ainda maior pelo descumprimento do reajuste agora", frisou Amancio.

Ação tramita no Judiciário
De acordo com o superintendente do Setransp, já está em tramitação no Judiciário a ação movida pelo sindicato cobrando a fixação do valor real da tarifa. Amancio afirmou ainda que em outra ocasião, quando a tarifa também tinha sido congelada, o Município foi obrigado pela Justiça a indenizar as empresas de transporte coletivo pelo desequilíbrio causado a planilha de custos."Vamos aguardar a posição da Justiça, no entanto, estamos certos de que nossa reivindicação é justa", disse ele.

Palestra sobre Economia Criativa
Na próxima segunda feira, 21 de maio, às 9h, empreendedores culturais sergipanos terão oportunidade de conferir a palestra ‘A economia criativa nos territórios: casos de estudo’.  A palestrante será a especialista portuguesa Catarina Selada, que possui diversos trabalhos na área.

Ações
O evento acontece no auditório do Sebrae, localizado na Av. Tancredo Neves, com entrada livre. A iniciativa faz parte das ações do Projeto de Desenvolvimento de Negócios em Economia Criativa, que vem sendo desenvolvido pelo Sebrae e Secretaria do Cultura do Estado (Secult).

Combate ao tráfico de pessoas
O deputado federal Mendonça Prado (DEM), também membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar o tráfico de pessoas no Brasil, está preocupado com esse tipo de crime no país.O tráfico de pessoas representa um dos mais graves problemas da atualidade, já que esse crime atravessa as barreiras entre os países e está fortemente ligado à exploração sexual, ao comércio de órgãos, à adoção ilegal, à pornografia infantil, às formas ilegais de imigração com vistas à exploração do trabalho escravo, ao contrabando de mercadorias e de armas, e ao tráfico de drogas.

Altos índices
De acordo com o parlamentar, apesar dos altos índices serem constatados na região centro-oeste, é necessário que as políticas públicas tenham eficiência em todo o território nacional. ?A prostituição, o transplante de órgãos, o trabalho escravo e até mesmo atividades desportivas são motivos para essa abominável prática criminosa. Dessa forma, é imprescindível que as autoridades em todos os Estados tenham ciência da existência desse delito?, afirmou Mendonça Prado.

Pavimentação em Lagarto
O deputado estadual e vice-líder do governo, Gustinho Ribeiro (PSD), teve mais uma reivindicação atendida pelo governador Marcelo Déda. Desta vez o pedido do parlamentar que solicita 50 mil metros quadrados de asfalto para pavimentação de algumas ruas  do município de Lagarto, foi prontamente atendido pelo  Governador do Estado.

Mercado Municipal
Desse total, 30 mil metros quadrados serão destinados para o asfaltamento do Mercado Municipal e os 20 mil restantes, o prefeito Valmir Monteiro já está mapeando as ruas para obter o asfaltamento.

Ribeirópolis: Vida Alegre comemora aniversário
Competições esportivas, perfomances de dança e apresentações culturais marcaram a comemoração de aniversário do segundo ano do projeto Vída Alegre, desenvolvido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL). Mais de duas mil pessoas estiveram presentes no ginásio Antônio Francisco do Nascimento, em Ribeirópolis, presenciando um dia de celebração ao esporte e à inclusão social.

Esportes
Trezentas crianças em idade escolar fazem parte do projeto em Ribeirópolis. As atividades desenvolvidas pela secretaria, em parceira com a Prefeitura Municipal, proporcionam as escolas dos mais variados esportes, incluindo o Karatê e a Capoeira, como artes marciais. Os alunos também são atendidos com reforço alimentar, orientação psicológica e acompanhamento familiar.

Resultados positivos
O secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, comemorou os resultados positivos do projeto na cidade. “Esse é um sonho realizado. As crianças que estão na escola, nos seus horários de contraturno praticam esportes e ficam longe das drogas, da violência e da marginalidade. O esporte é o mecanismo mais prático para a inclusão social das crianças e o mais eficaz para afastá-los do fracasso social e dos perigos que lhe são ofertados pelo mundo das drogas”, disse Maurício.

Dengue
O vereador Dr. Emerson Ferreira usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para parabenizar a população e os gestores públicos brasileiros pela redução significativa na incidência, nos casos graves e na mortalidade relacionadas à dengue. De acordo com o vereador os primeiros meses do ano constituem o período de maior ocorrência do mosquito vetor e, em conseqüência, de maior preocupação com a doença. Mas não podemos relaxar, o mosquito ocorre o ano inteiro. Para ele a população deve continuar vigilante e dar a sua contribuição para o controle do vetor.

Denúncia
Um esquema de falsificação de certificados do curso de Treinamento Específico para Condutores de Veículos Rodoviários Transportadores de Produtos Perigosos entre motoristas e uma empresa que promove esse tipo de capacitação foi feito pelo vereador Valdir Santos no Legislativo de Aracaju. O parlamentar, diante dessa situação fez um alerta para condutores de táxi, caminhão e motoristas de ônibus que não comprem certificados e sim façam o curso direcionado a motoristas que carregam cargas perigosas e transportam pessoas.

Gerente do ILBJ fará apresentação em Portugal
A gerente do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), Valéria Freire, será a conferencista principal de uma mesa redonda com o tema “A importância da Literacia e Competências Digitais”, no Centro de Competência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade de Aveiro, em Portugal. Na ocasião, ela irá apresentar a experiência do ILBJ, que realiza a infoinclusão social entre jovens de 15 a 25 anos em situação de vulnerabilidade pessoal e social. A apresentação – que acontecerá nesta segunda, dia 21 – servirá para apresentação do case do ILBJ ao usar ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação no processo da aprendizagem dos jovens, assim como sua inserção no mundo do trabalho.

 Repletto
Excelente localização, extensa área de lazer para toda a família e opções de 2 ou 3 quartos, com suíte e varanda. Esses são apenas alguns dos atrativos do Repletto Condomínio Clube, lançamento Stanza no Luzia, próximo ao Jardins. Visite stand na Avenida Hermes Fontes, na entrada da Alameda das Árvores, e se encante ainda mais com as características desse empreendimento.

Tudo pronto para a I Etapa da Corrida Ela
Cerca de 300 atletas sergipanas e de outros estados participarão neste sábado, 19, da I Etapa Etapa da Corrida Ela 2012. A prova terá largada às 17hs, na área do estacionamento do Bar Escuderia, na Avenida Beira Mar, e será disputada na distância de 5 km.

Entrega dos kits
Os kits das corredoras serão entregues das 13 às 16h no local do evento. Para retirar o material as atletas deverão apresentar um documento de identificação original e o comprovante do pagamento. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (79)4141-1490/9199-9254 e 8126-4948, pelo e-mail zonaalvo@hotmail.com ou através do twitter @zonalvo.

DO LEITOR

Sobre a denúncia publicada ontem no Espaço do Leitor, da leitora Juliane Balbino a Deltaexpresso enviou a nota de esclarecimento abaixo, através de seu departamento juridico:

Nota de Esclarecimento – Deltaexpresso
A Deltaexpresso nega veementemente as declarações e acusações infundadas, hoje tornadas públicas em mensagem no twitter, de que a empresa e seus franqueados adotam práticas discriminatórias no processo de seleção de seus funcionários e colaboradores. Além de demonstrar completo desconhecimento das práticas adotadas pela Deltaexpresso, a mensagem ignora, de forma irresponsável e inconsequente, os princípios de respeito, igualdade e responsabilidade social que fazem parte dos valores que preservamos e difundimos e que tornou a Deltaexpresso referência no mercado em que atua. A empresa tomará, se necessário, todas as medidas judiciais e extrajudiciais que entender cabíveis para preservar seus direitos e a excelente reputação que conquistou e consolidou junto aos seus clientes, funcionários, colaboradores e parceiros.

PELO TWITTER

www.twitter.com/betocego  Se você ta deprimido e sem razão de viver,eis a solução:Venha ao Hemose doar sangue e verás o quanto você e importante para outras pessoas

www.twitter.com/JoaoClaudioMF  Conserve os olhos fixos num ideal sublime e lute sempre pelo que desejares, pois só os fracos desistem e só quem luta é digno da vida.

www.twitter.com/ClovisCBMelo PESSOANA: Eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura.

www.twitter.com/netodograccho  É preciso mudar a cultura de que dinheiro público é dinheiro sem dono. Infelizmente o dono do dinheiro pensa assim e elege quem pensa igual.

SOLIDARIEDADE

Campanha para ajudar o menor Jean Carlos – Você pode participar!
De Zilda Menezes Santana Dias, membro da Comissão Organizadora da Feijoada Beneficente: O menor especial Jean Carlos Santana, de 07 anos de idade, portador de uma paralisia cerebral, oriundo de uma família pobre, procedente do Povoado Caraíbas de Baixo, em Simão Dias, e, desde outubro de 2011 hospedado em casa de parente vem passando por grandes dificuldades com a saúde devido a necessidade da confecção de uma Gastrostomia (GTT).
O mesmo se alimenta através de uma sonda naso-enteral a qual propicia muito desconforto, engasgos, acúmulo de secreção, vômitos e, muitas vezes sangramento nasal, além da mesma se deslocar, ou mesmo escapar de vez em quando, acarretando grande sofrimento para reposicioná-la.A citada criança vem sendo acompanhada por Pediatra e Neurologista do Hospital Universitário. Todavia esta instituição não disponibiliza condições para o procedimento da conduta indicada: uma Gastrostomia.
Gostaríamos de informar que já conseguimos através de amizades que ele fosse avaliado por profissional da área que se prontificou para efetuar, no HUSE, o citado procedimento cirúrgico.No entanto, a efetivação do procedimento esbarra na falta do kit da sonda gástrica (e o pior, sem a mínima previsão de chegada) no mencionado hospital.
Já mantivemos contato com a Ouvidoria do ex-Hospital João Aves (HUSE), porém embora tivéssemos uma grande recepção por parte desta, devido a falta da sonda no Almoxarifado, não fomos contemplados. Ficamos a aguardar, sem data prevista, a sua chegada.
Desse modo, resolvemos promover uma FEIJOADA visando angariar fundos para aquisição da mencionada sonda cujo custo gira em torno de R$ 3.000,00, no dia 10 de Junho. Quem desejar participar é só entrar em contato pelo telefone:  Cel.: 9138-5142 ou e-mail: zildamsd@yahoo.com.br

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
      

Frases do Dia
“A liberdade custa muito caro e temos ou de nos resignarmos a viver sem ela ou de nos decidirmos a pagar o seu preço”. José Martí, escritor e herói nacional cubano, morreu em 19 de Mario de 1895.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais