Mendonça e a firmeza da palavra

Pelo jeito o ex-governador João Alves Filho arrumou um problema grande, não só partidário, mas familiar. Ao conceder entrevista ontem, 02, ao radialista George Magalhães na Mega FM, o deputado federal Mendonça Prado (DEM) e genro do ex-governador deixou clara sua insatisfação com a aliança firmada com o grupo Amorim.

Mendonça deixou claro que não retira nenhuma de suas graves acusações contra o empresário Edvan Amorim. “É preciso que entendam que o deputado não se pronuncia de acordo com a maré e os ventos, e sim de acordo com suas convicções e sua consciência. Mantenho tudo que disse antes”, disse lamentando a aliança.

O parlamentar afirmou que tem um grande carinho pelo “Dr. João”, mas não participará de nenhum evento que esteja os irmãos Amorim. “Tenho um nome a zelar. O cidadão que para mim é sem vergonha, continua sem vergonha”, avisou. “O meu compromisso é com a seriedade, minha consciência e com o povo sergipano”, disse, afirmando que está sentindo-se excluído do processo eleitoral e vai continuar sua vida dedicando-se ao mandato parlamentar concedido pelo povo sergipano.

Acordo revelado nos bastidores – E nas rodas políticas, inclusive do bloco do ex-governador João Alves, o comentário é que o grupo Amorim não fechou a aliança sem levar nada. Pelos comentários – inclusive declaração dada por Almeida Lima ontem, 02, ma Mega FM –  o acordo passa por duas vagas no Tribunal de Contas: a primeira que já está para votação (deixada pela conselheira Isabel Nabuco), será para a deputada Susana Azevedo com o apoio do DEM; e a segunda, que será em cerca de um ano do conselheiro Reinaldo Moura, será para José Carlos Machado, indicado a vice-prefeito de João.

Com isso, se eleito prefeito João Alves Filho quando renunciasse a prefeitura para disputar o governo em 2014 não teria mais vice-prefeito. E a Câmara teria que eleger um prefeito tampão. E quem teria maioria no legislativo: o grupo Amorim. Com isso João seria o candidato ao governo em 2014, com André Moura ao Senado.  “Gostaria que esse grupo parasse de fazer negócio e fizesse política. Eles estão apenas preocupados com seus negócios”, desabafou Almeida Lima no programa de George Magalhães.

Uma coisa é certa: ninguém ainda pode contabilizar quem vai ganhar com o acordo. Dependerá da eleição de Aracaju. Porém, o deputado federal Mendonça Prado sai deste episódio como um homem de palavra. Nem mesmos os laços familiares fizeram que ele fechasse os olhos para o que considera “imoral ou engorda”.

E quem ouviu a entrevista de Mendonça Prado percebeu que suas palavras eram firmes, mas ele não estava magoado, parecia feliz.

Ao afirmar que tem um nome a zelar Mendonça Prado seguiu os ensinamentos de Thucydides: "O segredo da felicidade é liberdade e o segredo da liberdade, coragem”.

Surpreso
Ainda na entrevista para George Magalhães, Almeida Lima disse que ficou surpreso com a decisão do grupo de Amorim já que só faltava ser anunciada a aliança. “Fiquei surpreso, decepcionado ficou o povo de Aracaju. E a vergonha fica para eles”, avisou. Ele disse que o candidato a vice-prefeito seria o empresário Gilson Figueiredo (PSC). “Queria ofereceu uma alternativa para construir uma história diferente. Eles preferiram voltar ao lixo da história”, disse.

André Moura articulou a aliança
O presidente estadual do PSC e líder do partido na Câmara Federal, deputado André Moura, enviou release a imprensa ontem, 02, informando que tem sido bastante elogiado pela habilidade e capacidade de articulação política demonstrada como maior defensor da aliança política entre o grupo do ex-governador João Alves Filho (DEM) e o grupo dos irmãos Edvan (PTB) e Eduardo Amorim (PSC).

Sempre tentou o entendimento
"Desde sábado (30) nós começamos a campanha e vamos apoiar integralmente a gestão de João Alves Filho à frente da PMA. Eu na Câmara dos Deputados e Eduardo Amorim no Senado Federal vamos trabalhar muito para ajudar a Aracaju a crescer e a se desenvolver. Fico muito feliz por essa aliança ter se concretizado. Recordo que em 2010 tentei ao extremo o entendimento que, lamentavelmente, não veio a ocorrer. Agora, em 2012, estamos juntos e é esse projeto que nós vamos defender", disse André Moura

Direita/Esquerda – Conservadores/Progressistas
Estudiosos da ciência política defendem a tese segundo a qual o esvaziamento ideológico dos partidos políticos brasileiros alcançou um nível tão alto que elide, completamente as tradicionais designações que dão título a este pequeno comentário. Este BLOG, porém, com base nos antecedentes políticos dos candidatos a prefeito, em Aracaju, arrisca-se a dar um palpite sobre a classificação ideológica e programática dos pretendentes ao Palácio Inácio Barbosa: Em ordem alfabética, temos: 1. Almeida Lima – centro-direita; 2 – João Alves Filho – direita; 3.Reinaldo Nunes – centro; 4. Valadares Filho – centro-esquerda; 5 – Vera Lúcia – esquerda.Claro que há quem discorde dessa classificação. Contudo, o titular deste espaço acredita que muita gente haverá de concordar com ela.

Até Jackson não acreditava no acordo João/Amorim
Pelas alianças que fez em alguns municípios importantes, como Estância e Itabaiana, até Jackson Barreto, que sonha com o Palácio Olimpio Campos em 2014, não acreditava numa aliança entre João e o grupo dos irmãos Amorim. Por isso não criou problemas para algumas alianças do PMDB com o DEM em vários municípios. Jackson apostou que a oposição racharia em 2014 e com isso o beneficiado seria ele. Agora tem que refazer os planos, colocar os pés nas ruas, principalmente em Aracaju, para superar o novo quadro político.

Blog fará novamente análise das coligações p/ Câmara de Aracaju
Assim que todas as coligações sejam registradas no Tribunal Regional Eleitoral o blog vai se atrever novamente a analisar todos os nomes calculando quantos eleitos por cada uma delas. Nas últimas eleições o blog tem uma média de erro de apenas 10%. Inclusive citando os nomes dos possíveis eleitos.

Ivania Pereira é a candidata dos bancários
A coluna recebeu um e-mail do sindicalista José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários informando que ele não será candidato a vereador como informando na coluna de ontem, 02, pelo PCdoB. A candidata do grupo que ele faz parte será a também bancária e sindicalista Ivania Pereira.

BR`s estão ganhando radares em todo o país. SE já tem três
Em todo o país as rodovias federais estão ganhando radares nas regiões metropolitanas com a velocidade máxima permitida de 60 km/h. Em Sergipe, na BR-101 já foram instalados alguns deles nos seguintes pontos:Em frente a empresa Tavex (antiga Santista), este já está instalado;-Em frente a empresa Ford Caminhões e nas imediações da entrada do Parque dos Faróis.

Em Macambira, PP de Venâncio está ao lado do PT. Tudo para derrotar Carivaldo
O PP em nível nacional e aliado do governo Dilma e foi aliado também de Lula. Em Sergipe sempre estiveram em

Venâncio, segundo da esquerda para direita na convenção do PT de Macambira.

palanques opostos, onde Venâncio Fonseca exerce o papel de líder da oposição na AL. Mas, em Macambira, no último final de semana o PT fechou questão no apoio ao candidato do PT, professor Luciano. Lá o problema extrapola o campo político e Venâncio Fonseca é adversário também de Carivaldo, que é presidente da Federação Sergipana de Futebol e pai do prefeito Ricardo. E para derrotar o inimigo vale tudo, inclusive se aliar com o PT.

Nova diretoria do Arqui pode divulgar quem estudava de graça
A nova diretoria do Colégio Arquidiocesano pensa em divulgar a lista de quantos e quem estudava de graça no colégio no período em que o cônego Carvalho ocupava a diretoria. Pode ser que apareça alguns nomes de gente que defendia tanto o diretor sem uma epxlicação plausível. Veremos se vai adiante.

Uma Luz no final do túnel: Lembraram da Emancipação de Sergipe
Ontem, 02, o blog destacou os fatos marcantes do mês de julho, citando entre outros, a Independência dos EUA, a Revolução Francesa e a Independência da Bahia, comemorada ontem. Deixou propositadamente a Emancipação de Sergipe, comemorada no próximo dia 8. É que cairá num domingo e como não será feriado poucos lembrarão. Porém, muitos leitores lembraram. O primeiro, pelo twitter, foi George Lemos, seguido por vários comentários no blog de ontem e telefonemas de amigos.  A omissão proposital serviu para estimular a lembrança. E como escreveu George: Viva o Glorioso 8 de Julho.

Salgado: Duílio Siqueira irá disputar mais uma vez
Numa convenção realizada no último sábado o diretório municipal do PSB de Salgado definiu a candidatura de Duílio Siqueira a prefeito do município. Duílio, que foi candidato também nas eleições de 2008 e perdeu com a diferença de 809 votos, afirmou estar entrando na disputa com mais solidez e adesões importantes no município. No total, oito partidos estão apoiando o PSB e a candidatura a prefeito: PRB, PT, PSD, PDT, PHS, PCdoB, PSDB e PMDB. O candidato a vice-prefeito é o vereador José Silveira de Souza (PMDB), conhecido como Zé Tonico.

Município abandonado
Duílio está confiante com a campanha, principalmente por ter conseguido reunir o grupo de base da situação em Sergipe, reunindo lideranças como o senador Valadares, o deputado federal Valadares Filho, o vice-governador Jackson Barreto e o governador Marcelo Déda. "Fui candidato em 2008, mas infelizmente o poder da máquina falou mais alto. Depois disso, continuei o meu trabalho com o povo de Salgado, que eu tanto amo e quero ver a cada dia melhor. Hoje, o que vemos no município é um total descaso, e não nos conformamos com o tipo de administração que está aí", frisou Duílio, citando a questão do turismo no município. "Salgado é uma cidade turística nata, somos conhecidos por nossas riquezas minerais, a exemplo de nossa água tradicionalmente medicinal. O turismo aqui entrou em completo abandono", lamentou.

Valmir disputa reeleição em Lagarto
Numa coligação formada por  14 partidos o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC) é candidato a reeleição. Um total de sete vereadores apoia as candidaturas e foram oficializados cerca de 65 nomes candidatos ao Legislativo. Durante a convenção, Valmir fez um resumo das suas principais realizações enquanto prefeito nos últimos anos e explicou por que é candidato novamente. "Nós não atrasamos nossas obrigações constitucionais e ainda estamos pagando R$ 43 mil de dívida de energia que a administração anterior deixou, além de precatório. A campanha não é de Valmir, é de todos nós. Vou mostrar que mesmo com três anos e meio da nossa gestão, eles ainda não aprenderam a valorizar tudo que vem sendo feito em benefício da população", ressaltou.

Apoio de Rogério
O deputado federal e presidente estadual do PT, Rogério Carvalho também falou confiante e garantiu que são as atitudes pacíficas e positivas da situação que tendem a desenvolver cada vez mais a cidade. "Se eles estão achando que com golpes baixos, com baixaria, vão colocar Lagarto no bolso, estão muito enganados, porque o povo não vai deixar não", discursou o parlamentar, deixando o público presente emocionado.

Regime de tributação é tema de workshop
A Associação de Comerciantes de Material de Construção de Sergipe (Acomac) e o Sebrae promovem nesta terça-feira, às 18h30, na sede da entidade de apoio aos pequenos negócios, o Workshop ‘Formação de Preços com Substituição Tributária. O evento tem como público alvo os proprietários e gerentes de lojas de material de construção de todo o estado.

Programação
A programação inclui um café de boas vindas aos participantes. Em seguida, o economista, professor universitário e consultor do Sebrae, Gracindo Vasconcelos de Andrade, ministrará uma palestra sobre o tema do workshop. As atividades serão encerradas com um debate. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas 30 minutos antes do início do workshop. Mais informações podem ser obtidas na Acomac pelo telefone (79) 3221-1280 ou na Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, por meio do telefone (79) 2106-7754.

Feira do conjunto Augusto Franco
A mudança da feira do conjunto Augusto Franco para a praça da creche por conta da reconstrução do mercado não atrapalhou os feirantes. Segundo Max Prejuízo, da Casa Cultural Careca e Camarada, a maioria dos feirantes acatou o novo local que tem mais espaço do que a feira se encontrava. Segundo Max a Emsurb organizou os feirantes por setor, ajudando aos usuários. É preciso apenas que alguns feirantes deixem os locais de trabalho limpo, algo fácil de ser resolvido. É preciso também que a SMTT deixe uma equipe no local para ajudar no fluxo de veículos.

SINDIFISCO
"A incapacidade do Secretário de Estado da Fazenda João Andrade é muito grande para gerenciar as finanças de nosso estado, ele é um mero gerente de banco, foi uma péssima escolha do Governador", disse o presidente do SIDIFISCO Abílio Castanheira ao Programa Entre Amigos de Ludwig Oliveira. Clique no link para assistir: http://www.youtube.com/watch?v=rV0dInhRf68

Juntas comerciais
O presidente da Junta Comercial de Sergipe – Jucese, Vinicius Mazza foi escolhido ontem, 02, no Encontro Nacional de Juntas Comerciais, que está sendo realizado em Curitiba (PR), para comandar os rumos da entidade. No evento estão sendo discutidos temas nas áreas jurídicas, tecnológicas e afins.

Aracaju Aflita no Instituto Histórico
O escritor Antônio Francisco de Jesus (Antônio Saracura) estará relançando seu  livro de crônicas, "Minha Querida Aracaju Aflita" agraciado com o prêmio Mário Cabral da Secretaria de Cultura, no próximo dia 06/07, sexta-feira, no Instituo Histórico e Geográfico de Sergipe.  O  evento acontecerá  junto com  a sessão solene comemorativa do Emancipação Política de Sergipe, que começa as 16:00 horas,  quando será homenageado o pesquisador e escritor recentemente falecido, Luiz Antônio Barreto.  O Instituto fica  na rua Itabaianinha, 41,  no centro da cidade. Saracura agradece a sua presença.

Inauguração
Nesta terça, 3, às 17h, será inaugurado o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) emNossa Senhora do Socorro. O Cisp funcionará no prédio que foi cedido e reformado pela Prefeitura de Socorro para atender às necessidades dos policiais. A unidade, que é um novo modelo de segurança pública implantado pelo Governo do Estado nos municípios sergipanos, contará com a presença de efetivos da Polícia Militar e Civil para atender as demandas e proteger a população socorrense. O Cisp está localizado na praça José Alencar, na Sede.

Bella Noite. Evento para quem é especial
Dia 14 de julho, no Sônia Lima Loft, um evento muito especial: Bella Noite, uma festa para quem tem bom gosto. Decoração especial, sistema All Inclusive e muita música. O romântico Luciano Bruno fará um grande show pra criar um clima aconchegante, e o DJ Cafu animará o selecionado público que sabe aproveitar a vida da melhor maneira. Um jantar dançante cheio de requinte e alto astral. Vendas no Shopping Riomar (2º piso, estande em frente à Kopenhagen).

Sebrae e parceiros unem forças em prol do Empreendedor Individual
A semana do Empreendedor Individual começou bem em Sergipe. Logo no inicio da manhã de ontem , 02, dezenas de sergipanos procuraram as tendas do EI armadas na Praça General Valadão. Teve serralheiro, vendedora de sorvetes, segurança eletrônica, todos interessados em ter acesso ao FGTS, CNPJ e poder emitir nota fiscal. A expectativa é que até sábado, 07 de julho, milhares de pessoas tenham acesso aos serviços gratuitos disponibilizados pelo Sebrae e parceiros.

Atendimento
As tendas do EI estão atendendo pessoas como Everton dos Santos, que trabalhava na informalidade como segurança eletrônica. “Quero expandir meu negócio, poder atender empresas e emitir nota fiscal. Além do acesso a aposentadoria e aos outros benefícios garantidos aos empreendedores que são formalizados”, explica Everton.

Lugar estratégico
Segundo Emanoel Sobral, diretor do Sebrae, as tendas foram armadas na Praça General Valadão porque é um lugar estratégico, bem no centro de Aracaju, onde circulam milhares de empreendedores. O local é de fácil acesso, permitindo que um número maior de pessoas tenha condição de ser atendida pela equipe, formada por colaboradores do Sebrae e das outras instituições que participam da ação. “É um trabalho em conjunto, temos uma equipe formada por 27 profissionais que estão trabalhando com as pessoas que desejam se formalizar e com os empreendedores individuais que estão necessitando de alguma orientação empresarial”, explica Emanoel Sobral.

Recadastramento escolar 2012/2 já começou
O recadastramento do segundo semestre já começou. Nessa fase, estão desobrigados do procedimento os alunos do Ensino Fundamental e Médio que já recadastraram no primeiro semestre. Mas é obrigatório para todos aqueles que têm matrícula semestral.Para recadastrar bastar acessar o www.setransp-aju.com.br/portaldousuario, preencher e enviar o formulário. Depois, é só acompanhar, via Portal do Usuário, a confirmação do recadastramento pela instituição de ensino. Feito isso, o próximo passo é entregar a documentação em um dos postos Setransp. Já o alunos da UFS e Unit, após preencherem o formulário no Portal podem se dirigir diretamente a um posto Setransp.

Homenagem a Camillo Calazans
Confirmada para amanhã,04, a homenagem póstuma que será prestada pelos aposentados e pensionistas do Banco do Brasil ao ex-presidente do BB, o sergipano Camillo Calazans de Magalhães, falecido em fevereiro deste ano. A iniciativa é da AFABB – Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas daquela instituição bancária estatal, contando com o apoio da AAFBB e de várias outras entidades. O evento ocorrerá às 9 horas desta quarta-feira, quando na oportunidade ocorrerá a aposição de retrato do homenageado na Sala dos Aposentados localizada na agência Valadão, em seu primeiro pavimento.

Histórico
Além do Banco do Brasil, Camillo Calazans, que nasceu em Aracaju, presidiu, também, o Banco do Nordeste e o Banco do Estado de Sergipe, além do IBC – Instituto Brasileiro do Café. Economista reconhecido nacionalmente por sua capacidade incontestável, Camillo Calazans foi um grande incentivador das entidades dos funcionários do BB, a exemplo das AABBs e da ANABB. O Banco do Brasil, representado pela superintendente estadual, Marília Prado Lima, manifestou integral apoio à homenagem, que é um reconhecimento dos aposentados e pensionistas pelos benefícios garantidos à categoria por aquele digno homem público sergipano. O desenvolvimento econômico de Sergipe deve-se, em grande parte, ao ex-presidente Camillo Calazans de Magalhães.

Wikileaks
O documento da embaixada americana datado de 3 anos atrás derrubou as teses até então apresentadas para interpretar a queda do presidente paraguaio Fernando Lugo. É por essas e outras que os governos americano e inglês (principalmente este último) lutam para encerrar as atividades deste site especializado em publicar documentos secretos.

Jogos Olímpicos
O mundo esportivo vive a poucos dias do início de mais uma Olimpíada, que este ano terá lugar em Londres. A origem dos jogos remota à Antiguidade. Eles foram introduzidos pelos gregos. O vocábulo olimpíada é derivado de Olimpo, monte em que habitavam os deuses, de acordo com a mitologia grega. No ano 776 A.C. (Antes de Cristo), os gregos organizaram a primeira olimpíada, na cidade de Olímpia, onde construíram um estádio com capacidade para 40 mil pessoas. A primeira edição dos jogos olímpicos da era moderna aconteceu em Atenas, no ano de 1896, portanto na última década do século XIX.

Uruguai contesta entrada da Venezuela no Mercosul
O governo uruguaio manifestou seu descontentamento pela forma como foi aprovada a inclusão da Venezuela como país membro do MERCOSUL. Para os uruguaios, essa aprovação está ainda sob estudos do ponto de vista jurídico. Uma solução final só será possível no dia 31 de julho. Já o Paraguai está apenas suspenso e não expulso do bloco econômico.

Dificuldades de Hollande
O socialista François Hollande, eleito recentemente, em segundo turno, para presidir a França, tem muitas limitações para impor o seu programa ao continente europeu. A maior barreira às pretensões mudancistas de Hollande é a Alemanha, liderada por Ângela Merkel, que não dá nem um passo para se entender com o comandante da nação francesa. Ela insiste na austeridade, que é considerada por muitos como uma posição suicida e ainda desdenha das propostas francesas.

Futebol
Taça Libertadores – Amanhã, no Pacaembu, em São Paulo, segunda partida das finais, colocando frente a frente o Corinthians e o Boca Juniors, da Argentina. No primeiro jogo, verificou-se empate em um tento. Se houver empate, amanhã, teremos prorrogação. Se o empate persistir, a decisão será através de tiros livres diretos da marca do penalty. /// Caso vença a partida de amanhã, o Corinthians vai conquistar o maior título de sua história. /// Taça Governo de Sergipe – Próximos jogos: Sexta-feira à noite, no estádio Fernando França, em Carmópolis – River Plate X Socorrense. No sábado, será disputado o maior clássico do futebol sergipano, Sergipe X Confiança. O campeão do certame visará seu passaporte para a Copa do Brasil de 2013. /// Rodada do brasileirão acontecerá no final de semana, com jogos no sábado e no domingo. /// Seedorf no Botafogo já é uma realidade. /// Fluminense antecipa renovação de contrato do meia Déco, uma das principais estrelas do tricolor carioca. /// Depois do problema registrado com relação à falta de condição de jogo do atacante Nivaldo, artilheiro do último campeonato sergipano, o centroavante egresso do São Domingos já está com sua situação resolvida. Nivaldo já poderá enfrentar o Confiança, no sábado próximo.

PELO TWITTER

www.twitter.com/riltonmorais  Há algo de podre no reino da Igreja Católica Sergipana.

www.twitter.com/antoniooviedo1  Enjoei disso aqui, preciso voltar a tweetar…cadê estimulo?

www.twitter.com/marciorocha1  Daqui a pouco terá político que vai parecer o Chuck Norris, prometendo o impossível que só ele consegue fazer.

www.twitter.com/UsielRios  Sucesso recente: "De Volta ao Acon$hego".

www.twitter.com/henriclay  O nosso destino é traçado pelas nossas escolhas. Em mim, o amor sempre vence.

www.twitter.com/Anselmocosta_Se  Há um tempo atrás aqui neste espaço eu disse que João iria perder primeiro para ele mesmo e muitos não entenderam, talvez agora entendam.

www.twitter.com/thiagoribeirose  No dia que as pessoas tiverem consciência que o mundo dá voltas também para mudar nossas posições, teremos uma epidemia de humildade!!!

www.twitter.com/esmeraldoleal  Preço da arroba de boi deve baixar! É que tem líder político que, para abrandar a fome de tantos candidatos, vai ter abater muito boi gordo.

www.twitter.com/cezar_britto  Comissão da Verdade decide por depoimentos secretos. Eis uma decisão que nega a razão de existir do próprio direito à memória e à verdade.

www.twitter.com/clovis_silveira  Sou responsável por aquilo que falo e escrevo, não pelo que você entende!

DO LEITOR

Tv Sergipe/Rede Globo! devolvam a nossa quadrilha junina!
Da leitora Naiane: “Há algum tempo  venho acompanhando a transformação da “quadrilha junina”  mas esse ano a coisa tomou um rumo preocupante e que merece uma reflexão por parte dos quadrilheiros. Modificar a forma das apresentações, das danças, da indumentária visando a participação no festival de quadrilha da rede Globo Nordeste  vale a pena? Vale a pena jogar fora a tradição de dançar aquele  xaxado que arrancava suspiros de quem assistia as apresentações? Com todo o respeito acho que não. No concurso da Tv Sergipe vi grupos se apresentarem com roupas que traziam luzes piscando, outras tinham marinetes, índios, anjos, jogo de luzes que me fez lembrar as antigas discotecas do Iate clube e da associação Atlética de Sergipe, vi cenários imensos, teatralizações que ninguém entendia enfim, vi de tudo menos o mais bonito que são as danças na sua essência. Modernizar é interessante mas, será que vocês que cuidam das suas agremiações já pararam para pensar que a importação de tanto modernismo visando a participação no concurso da Globo Nordeste, que no meu entendimento visa somente o lucro financeiro em cima de vocês, vale mesmo a pena? Nos melhores momentos mostrados pela Tv Sergipe no domingo passado, nenhuma quadrilha colocou no enredo uma singela homenagem ao centenário do Mestre Luiz Gonzaga, mas uma, que por coincidência é de lá de Pernambuco, não esqueceu de destacar um hit do momento “ Eu quero Tchu, eu quero Tcha” e olhem que Luiz Gonzaga é pernambucano, completaria, se vivo fosse, cem anos agora em dezembro e que é dele a maioria das músicas que embalam as quadrilhas improvisadas, de escolas, de rua, de salão, de concursos… desde o tempo em que eu era uma guria. Reflitam sobre isso para que no próximo ano a gente possa ver de novo a beleza que é uma apresentação de quadrilha verdadeiramente junina e não essa espetacularização patrocinada por essa rede de televisão. Pensem nisso”.

Os Amorins mais uma vez colocam água no chope alheio
Da leitora Mell Viana: “Nos anos da década de dois mil, o estado de Sergipe, passou a conhecer duas figuras, até então desconhecidas. Tratava-se de dois irmãos. Um chamado Edivan Amorim, o cabeça pensante da dupla. O outro Eduardo Amorim. Médico e conduzido ao cargo de secretário da saúde do estado, por influência e indicação do seu irmão, então genro do governador, João Alves Filho. Desde os idos de 2002, eles pensaram, arquitetaram e planejaram alavancar um projeto político que levaria o Eduardo ao cargo de governador. Para o primeiro ficou a tarefa mais árdua. Disponibilizar o combustível necessário para abastecer as necessidades. O segundo posar de bom moço. Aquele que não comete erros está preocupado com a população e só faz o bem. Patrocina diversos partidos políticos. Junto com João Alves, elege-se deputado federal.
Com a vitória de Marcelo Déda, todos do grupo aderem a mal fadada governabilidade e ancoram no porto governista. Mesmo com o discurso que não indicaram ninguém, tiveram o direito a muitos cargos estratégicos na administração. Chegam a reeleição do governador, eles exigem uma vaga para o senado. Esse seria a segunda etapa do plano. Para isso, Jackson Barreto abre mão de uma das vagas.
Com a eleição da mesa na assembleia, houve o rompimento e passam a cantar de galo. Montam uma gigantesca chapa de pré candidatos a vereador em Aracaju. Paralelamente começam a existir problemas de composições municípios. A ilha começa a afundar. Blefam quando lançam Venâncio. Só que conseguiram os seus objetivos. A aliança com os seus maiores desafetos no momento, que é João Alves Filho, por motivos estritamente familiares.
Como um grupo com cento e oitenta pré- candidatos, dinheiro de rodo, como comentam, entram numa coligação sem indicar pelo menos o candidato à vice- prefeito? Na verdade não tiveram coragem, justamente pelo medo da derrota, ora ensaiada uma vitória de João Alves, segundo as pesquisas.
Por isso, ofereceram apoio sem nenhuma cobrança a João Alves. E para que? Justamente para tentarem prejudicar a campanha do DEM, para que João Alves não venha à eleição para prefeito de Aracaju, não se fortaleça mais e não tenha oxigênio para disputar em 2014 o governo do estado. Por que poderá atrapalhar o que sonharam em 2002.
A população de Aracaju, sempre criteriosa, deverá dizer nas urnas, que não aprovam mais essas coligações de faz de contas, passando por cima de tudo e todos, como o povo de Sergipe o fez com Jackson Barreto em 1998, ao aliar-se com Albano Franco.
Sinceramente, não existe outra explicação para que eles fossem aos braços de João Alves, mesmo com as duras críticas e ameaças feitas pelo deputado federal Mendonça Prado, sobre honra e dinheiro. Só precisa explicar o que sabe dos irmãos. Perdendo a eleição pelo fato dessa aliança, Mais uma vez sairão do processo com o mesmo discurso das outras eleições, teriam baixado a bola de João Alves e, vão se achar prontos para 2014, sozinhos”

Descaso para com os turistas e sergipanos
Do leitor Everton Guedes: “Como um dos  meia dúzia de leitores desta conceituada coluna, quero expor a minha indignação e das milhares de pessoas que estiveram presentes no Arraiá do Povo na  noite do sábado (30/06/12).Os fatos aqui expostos foram presenciados in loco por minha esposa e três amigos(as):
01 – Ao chegarmos por volta das 19h45 estacionamos o nosso veiculo ao lado da Delegacia de Turismo e, uma das nossas amigas foi falar com um colega policial civil e saber dos demais colegas.
Resposta: Foram escalados apenas 03 policiais comigo, sendo que dois deles estão afastados não me lembro se por atestado médicos ou coisa semelhante. Apenas eu estou tomando conta da Delegacia, qualquer ocorrência oriento as pessoas que se dirijam a Delegacia plantonista.
OBS: Eu como sergipano sei aonde fica a Delegacia Plantonista e o turista que vem visitar o nosso estado pela 1ª vez como fica? Porque não tornar a Delegacia de Turismo também como plantonista no período junino ou quando das realizações de grandes eventos? E se alguém adentrasse na Delegacia com segundas intenções qual seria a reação deste policial? Será que a SSP/SE  não pensou na imagem negativa que os turistas vão levar do nosso Estado?
02 – Existe ao lado das barracas da Associação dos Artesãos um prédio com sanitários masculinos e femininos. No sanitário feminino existem 03 locais para a realização das necessidades fisiológicas, sendo que dois deles estavam quebrados (lacrados) e apenas um funcionando. Imagine a fila que estava.
Por volta das 23h00 a minha esposa e a colega sentiram vontade de voltar ao sanitário e eu as acompanhei. Na metade do percurso fomos informados por uma senhora que os sanitários estavam fechados. Pense na revolta da minha esposa, da amiga e das demais mulheres que precisavam fazer uso do sanitário.
OBS: Algum leitor há de dizer que existiam banheiros químicos próximo ao local do evento. Concordo que existiam, mas, os mesmos estavam colocados salvo engano no fundo da DETUR e do local aonde estávamos (ao lado do palco e das barracas de artesanato) não daria tempo das mesmas realizar as suas necessidades a tempo.
Sabendo que a Orla estaria repleta de pessoas, porque a(s) pessoa(s) ou órgão responsável (is) não tomarão as devidas providências para consertar as partes que estavam quebradas e orientar as pessoas quanto ao horário de uso dos mesmos?
03 – Por fim, aconselho aos donos de barracas que vendem comidas, petiscos, etc, que repensem na hora de tratar um turista ou até o mesmo o sergipano que frequenta aquele local. Digo isto porque fiquei irritado com o tratamento que recebi. Para se ter uma idéia, assim que chegamos. o casal de amigo pediu uma torta de macacheira, como na barraca que estávamos não tinha a garçonete que nos atendeu solicitou da sua colega vizinha.
Ao nos atender a mesma disse que o pedido iria sair máximo em 10 minutos. Dito e feito, o pedido saiu com 15 minutos. Normal em se tratando de que existiam muitos pedidos.
Pois bem, as 20h00 solicitei uma torta de macaxeira e a mesma garçonete me informou que o prazo de atendimento seria de no máximo 10 minutos. Sabem a que horas veio chegar e mesmo assim porque eu mandei cancelar o pedido? Ás 20h40, infelizmente tive que aceitar, mesmo com raiva. Sabe quanto tive que pagar por uma torta de macaxeira média? R$ 16,00. Agora deixo a pergunta no ar:
– Qual o ser humano que depois de passar por toda esta experiência vai querer retornar com a sua família, grupo de amigos, etc para visitar um espaço de festas aonde a Delegacia de Turismo que deveria dar suporte a segurança de quem necessitasse somente tinha um policial civil?
– Sugiro que o comando da PM/SE quando das realizações da festividades realizadas na Orla orientem e distribuam melhor os policiais em todo o espaço fisico da orla, principalmente atrás do(s) palco(s) onde está(ão) concentrada(s) as bandas e o estacionamento.
Depois de toda a experiência descrita acima para não voltar para casa com raiva e com uma imagem péssima do nosso estado, resolvi pegar a minha esposa e ariar a fivela ao som dos trios pé de serra. Façamos o bem, sem olhar a quem”.

Por que tanta maldade para com Jackson Barreto?
Do leitor Messias Gonçalves: “Depois da cassação do mandato do ex-governador Seixas Doria em março de 1964, fruto do golpe militar, os partidos de oposição, ficaram órfãos de uma grande liderança política e fora do poder. Foram anos com a batuta dos militares e dos seus aliados.
Após trinta anos, em 1994, finalmente a população sergipana respirou e acreditou que o poder retornaria para o povo, através da eleição de Jackson Barreto. Seria uma disputa das mais acirradas que este estado haveria de testemunhar. De um lado, o então badalado senador e ex-presidente da CNI, Albano Franco. Do outro Jackson.
Jackson perde no segundo turno. Fato nunca aceito pelo eleitorado, devido o quadro do primeiro turno. O sonho de uma geração foi adiado para 1998. Tudo deu errado. Valadares sai do bloco e se lança candidato, dividindo a oposição. Numa reação, Jackson protagoniza talvez a maior surpresa política deste estado. Alia-se a Albano e compõe com ele a chapa majoritária, abrindo mão de concorrer ao governo e vai para o senado.
Talvez o tempo fora insuficiente para que o eleitorado assimilasse essa decisão. Mas ele não deixou a luta em favor dos que continuaram na oposição. Em 2002 e 2006, elege-se deputado federal. Ao longo desses anos, até fome matou para alguns. E mesmo assim, sofre com uma perseguição desenfreada.
Hoje na condição de vice-governador, com um planejamento de grupo para que ele seja o candidato do grupo ao governo em 2014, inclusive abrindo vagas para que o grupo continue fortalecido, setores da oposição de hoje, não deixam de se preocuparem para desestabilizá-lo.
Ontem  teve até uma nota plantada propositadamente, insinuando que o atual presidente STF, Carlos Brito, esteja sendo sondado para uma possível candidatura para governador pelo grupo do governador. Jogam a nota e na própria, terminam dizendo que o ministro tem reiterado que não pretende filiar-se a qualquer partido.
Então o porquê de uma informação desse tipo? Parece até uma confissão de que recentemente deram um passo errado e que não tem como recuarem. Será que acreditam na mentira para acobertar as estratégias trapalhadas? Será homem”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  
  
Frases do Dia

“O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida”. Franz Kafka, escritor tcheco de língua alemã,nasceu em 03 de Julho de 1883 e morreu em 1924.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais