2013: o ano das contradições

E o ano político começou demonstrando várias contradições políticas, fato que, habitualmente, é comum nesse seguimento do poder, infelizmente! Mas o pior de tudo, é que aqueles que se contradizem, parecem agir com absoluta indiferença com o que fazem, ou com o que não fazem, sempre guiados pelo senso oportunístico do poder.

É como se as suas palavras de ontem já não refletissem os seus pensamentos de hoje. Parecem ter assimilado bem a canção do Kid Abelha que diz: "nada sei dessa vida, vivo sem saber, nunca soube, nada saberei, sigo sem saber…".

Lirismos à parte, os fatos: 1- alguns deputados diziam que não poderiam votar no Proinvest por que o mesmo era um cheque em branco para o governo. Pergunta-se: e o pedido de empréstimo que João Alves fez foi descritivo, minucioso, detalhado? Disse, por exemplo, onde os R$ 20 milhões para "reaparelhamento da guarda" serão gastos?  Resposta: não;  2 – asseveravam que não poderiam votar a favor do Proinvest, pois a garantia do pagamento eram os recursos do FPE. Pergunta-se: e os empréstimos de João Alves terão como garantia principal que fonte de recurso? Resposta: o FPM, aquele mesmo de onde se utiliza recursos para pagar o servidor público, dentre outras coisas; 3 – Dizia-se que a PMA tinha mais secretarias municipais do que a prefeitura de São Paulo: Pergunta-se: diminuiu-se o número de secretarias? Resposta: não, pelo contrário, aumentou-se. 4 – Dizia-se que na PMA haviam cargos em comissão em excesso e que havia necessidade de diminuir os gastos. Pergunta-se: isso aconteceu? Resposta: não, pelo contrário, não só se aumentou o número de cargos em comissão, como agora os seus valores são bem maiores do que aqueles que eram pagos pela gestão anterior; 5 – alguns deputados sempre afirmavam que era um absurdo o governo do estado não pagar a reposição do piso do magistério para toda a carreira. Pergunta-se: alguém ouviu comentário desses mesmos deputados quando Nilson Lima disse que não iria pagar o percentual do piso para toda a carreira? Resposta: não, deram de ombro, mas ou menos ao estilo "isso não é comigo, eu sou deputado, não sou vereador".

O interessante é que até dezembro último alguns deputados pareciam acumular os dois cargos, e alguns vereadores também; 6 – E os Secretários-Adjuntos, que para alguns deputados são verdadeiros parasitas da administração pública, fazem o que na PMA? Resposta: melhor perguntar a esses mesmos deputados, talvez eles digam que os da PMA trabalham e que os do Estado, não. Simples assim!

Pelo visto, 2013 será um bom ano para se perceber quem são os políticos que demostram coerência, e quem são aqueles que demonstram apenas oportunismo, sagacidade e preocupação com a defesa dos seus interesses pessoais, ainda que para isso precisem simular ou dissimular aquilo que verdadeiramente são (ou não são). Mas, como diria Abraham Lincoln: "você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar a todas por todo o tempo." 

Definitivamente, 2013 promete ser o ano das contradições.

Itabaiana: Luciano ainda pensa que é prefeito
Dois episódios neste final de semana em Itabaiana. A Igreja Assembleia de Deus está comemorando 50 anos na cidade e solicitou a SMTT local para fechar a rua Boanerges Pinheiro para comemoração. Tudo dentro da lei. Já em outra rua, no bairro Miguel Teles (conhecido como bairro da torre) a aliada do ex-prefeito Luciano Bispo, a cantora Vania Silva, resolveu realizar uma seresta e fechou a rua sem pedir a permissão da SMTT. Tudo para jogar a população contra o atual prefeito se a SMTT resolver cumprir a lei e não fechar a rua.

Em Lagarto, senador Amorim prefere apoio de Valmir
Ao conceder na última sexta-feira uma entrevista na rádio Progresso, em Lagarto, o senador Eduardo Amorim (PSC) quando questionado sobre os apoios no município para 2014, deixou claro que tem preferência pelo ex-prefeito Valmir Monteiro, que também é do PSC, mas hoje apoia o governo Déda. “Quero ter e espero ter o apoio de Valmir”disse.

Senador faz critica a presidente Dilma
Na mesma entrevista o senador Eduardo Amorim fez duras criticas a presidente Dilma quando disse que ela liberou masi recursos para os outros estados, a exemplo de Alagoas, do que para Sergipe. Só para lembrar: o senador e o PSC fazem parte da base de apoio do governo Dilma.

Déda liderança Nordestina do PT
Marcelo Déda é apontando na mídia nacional como uma das principais lideranças do PT no Nordeste. No Jornal O Globo, Valor e portal Bol, dentre outros repercutiram o que Déda falou sobre o que o governador Eduardo Campos (PE), presidente do PSB, classificou como “rinha” a discussão entre os partidos PT e PSDB, que semana passada travaram um debate em torno da forma de governar dos dois partidos. As matérias ressaltam que o governador de Sergipe considerou “legítimo e necessário” o debate político iniciado com a comemoração dos dez anos de governo do PT, marcada por críticas à gestão de Fernando Henrique Cardoso. Como contraponto, o PSDB veio a público defender o legado tucano.

Sem antecipação
"Não há antecipação de campanha”, rebateu Déda. “O que se discute, e isto interessa a todos, empresários e trabalhadores, não somente aos partidos, é qual modelo o Brasil quer par a os próximos anos. Nos últimos 18 anos, o país experimentou dois modelos de administração pública. Qual deles a sociedade quer doravante? Este debate é um dever dos partidos e um direito da sociedade”, afirmou.

Pauta do povo
Com relação à afirmação de Campos de que a antecipação da campanha eleitoral não ajuda o país, Déda disse que “a pauta do povo está sendo exemplarmente cumprida pela presidenta Dilma, como provam, entre outros fatos, a vitória anunciada esta semana da retirada de 22 milhões de brasileiros da miséria, a queda dos juros, a redução da tarifa de energia e o baixíssimo índice de desemprego na economia brasileira”.

Blog é solidário a professora agredida em São Cristovão
O blog espera que a covarde agressão que ocorreu na última quinta-feira, 21, em São Cristovão não fique impune. Uma educadora de 60 anos foi agredida pelo policial civil (que também é ex-vereador) Israel Sarmento, na Câmara Municipal quando da votação de um polêmico projeto de lei.

BO e denuncia a Corregedoria
A professora Vera Reis estava com filha e vários educadores no lado de fora do prédio da Câmara de Vereadores indignada pela aprovação do projeto, que apesar de não ter sido lido em plenário, versava sobre o corte de todas as gratificações do magistério. Após discussão o policial civil deu um tapa no rosto da educadora, quando sua filha (que também é professora) foi protestar pela atitude do policial também foi agredida.Imediatamente os membros da direção do SINTESE que estavam em São Cristóvão acompanharam a professora a Delegacia Plantonista, em Aracaju e registraram o boletim de ocorrência. O sindicato também irá denunciar o policial a Corregedoria de Polícia Civil para que sejam tomadas providências.

Perda de direitos
Apesar de terem conversado com os vereadores e solicitado para que não aprovassem o projeto, pois a matéria não tinha sido lida e nem apreciada pelos parlamentares, os vereadores que fazem parte da bancada de apoio a prefeita votaram o projeto sem sequer saberem o que continha. “Os diretores do SINTESE, junto com a comissão de negociação, buscou o diálogo com o presidente da Câmara dos Vereadores e também com os parlamentares, mas eles foram irredutíveis”, aponta Erineto Santos, professor da rede municipal de São Cristóvão e membro da direção executiva do SINTESE.

13º ICMS em Pernambuco
Na Mega FM, na última sexta-feira, 22, o radialista George Magalhães destacou a medida do governador Eduardo Campos (PE) que no encontro dos prefeitos pernambucanos anunciou o 13º do repasse do ICMS para as prefeituras. O encontro reunião prefeitos de todas as tendências e segundo o governador inaugurou um novo modelo da gestão publica no país.

Contrato renovado Mega FM
No programa foi anunciado também a renovação do contrato de arrendamento da Mega FM até 2015.

Seminário do mandato
A deputada Estadual Conceição Vieira promoveu na manhã da ultima sexta feira um seminário onde foram abordados assuntos de interesse da construção dos últimos dois anos  do Mandato Participação e Cidadania e de políticas públicas que estão sendo executadas pelo governo estadual. O seminário que contou com a participação de expressivas lideranças do interior como prefeitos, vice prefeitos, vereadores e lideres populares, foi considerado um sucesso absoluto pelos participantes.

Audiência pública em Itabaianinha
O Senador Eduardo Amorim (PSC) participou na noite desta última quinta-feira, 21, de audiência pública no espaço Acri, situada na cidade de Itabaianinha à convite do deputado estadual, Raimundo Vieira, o Mundinho da Comase (PSL). O deputado federal André Moura (PSC) acompanhou o Senador Eduardo Amorim para o evento, levando também o seu apoio.

Anel viário
O evento foi promovido com intuito em discutir questões políticas importantes para a cidade e em especial, a construção do anel viário que passará por Itabaianinha, beneficiando Tobias Barreto e Tomar do Gerú. Com aproximadamente 4,9 quilômetros, o anel viário é um projeto que facilitará o fluxo de veículos de cargas, que atualmente recebe cerca de 700 caminhões por dia, além dos demais veículos que fazem o percurso.

TV Cidade 100% local a partir de 17 de março
No dia do aniversário de Aracaju, a Tv Cidade dá um presente. Sai da Rede Tv! e passará a ter programação 100%. Volta às origens e  reforça o compromisso com a cultura local, com a responsabilidade que temos enquanto meio de comunicação, de cada vez mais, divulgar ações locais. O compromisso com a regionalização e o pedido da maioria dos telespectadores é o real motivo pelo qual a partir do dia 17 de março de 2013, a Tv Cidade passa a ser a única emissora do estado de Sergipe a ter uma programação 100% local. Assim, através da Tv Cidade e das ferramentas tecnológicas e inovadoras, que só nós temos, é queos sergipanos e brasileiros poderão conhecer muito mais a identidade da nossaterra, dos nossos valores culturais e do nosso povo, que a cada dia constrói um Estado melhor. Por isso, a partir de 17 de março de 2013, a Tv Cidade terá uma programação construída por você e para você.

Magistério: Iran se reúne com Nilson Lima
Objetivando intermediar junto à administração municipal de Aracaju a pauta de reajuste dos servidores, em especial a revisão do valor do piso salarial do Magistério, o vereador Iran Barbosa, do PT, esteve na Secretaria Municipal da Fazenda, na quinta-feira, 21, para dialogar com o secretário da pasta, Nilson Lima.

Negociação
Na reunião, Iran colocou a necessidade da prefeitura estabelecer um espaço e método de negociação permanente com os servidores do município, a fim de ouvir os sindicatos das categorias com relação às suas pautas.“Acredito que seja fundamental que se organize, no âmbito municipal, um espaço permanente para dialogar e resolver as pautas dos servidores. Isso deve ajudar a dar qualidade às discussões e que se tenham menos tensões na hora de negociar”, destacou o parlamentar.

Canindé participa  19º Workshop & Trade Show CVC
Iniciando a participação de Sergipe no calendário de feiras e eventos nacionais, o Governo do Estado mais uma vez participou do 19º Workshop & Trade Show CVC, onde Sergipe foi destaque nas novas opções de roteiros ofertados pela CVC. Como destino turístico, o Cânion de Xingó foi destaque no stande do estado.

Parcerias
O secretário de turismo do município, Hélcio Eduardo, aproveitou a oportunidade para firmar mais parcerias com o inutuito de transformar Canindé num pólo turístico do Nordeste já que o Cânion recebe mais de 15 mil turistas por mês. Hélcio agradeceu a Setur e a Emsetur pela ampla divulgação do Complexo Xingó.

Bode shop show. Evento é atração da feira Agropecuária que será aberta neste domingo
Uma das atrações Feira Agropecuária do Estado de Sergipe é o Bode Shopshow, mostra de produtos de caprinos e ovinos. A feira agropecuária acontece de 24 de fevereiro a 03 de março no Parque de Exposições João Cleofas, em Aracaju.

Produtos
Segundo Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, a programação da mostra de produtos de caprinos e ovinos será vasta, com várias atividades interessantes para os empreendedores. “O mercado de caprinos e ovinos tem crescido em Sergipe, as pessoas estão começando a apreciar a carne e o leite desses animais, que são saudáveis. O Sebrae apoia a iniciativa, pois acredita no potencial dessa classe empreendedora”, diz Lauro.

Workshop
Durante o Bode Shopshow acontecerá o Workshop em Caprinos e Ovinos, dia 26 de fevereiro, onde serão abordados temas como “Manejo sanitário para o controle de parasitas gastrointestinais em pequenos ruminantes”, “Importância e alternativas de controle zootécnico em pequenos ruminantes”, “Manejo de Caprinos: do nascimento a desmama” e “Qualidade do leite”.

Programação
A programação da mostra também conta com Julgamento de caprinos e ovinos, Shopping de animais (até 10x no cartão), Mostra gastronômica de cabritos e cordeiros (hot bode, pizza, tapioca, charque, linguiça e carne do sol), Cortes especiais de cabritos e cordeiros, Sorvetes de leite de cabra, Produtos cosméticos, Artesanato de couro e Farelo de palma de Sergipe. E no dia 3 de março, às 18h, acontecerá o Concurso de queijo artesanal.

Oportunidade
Para Israel Prata, presidente da FACCOS – Federação das Associações de Criadores de Caprinos e Ovinos de Sergipe, será uma oportunidade para o público conhecer um pouco mais sobre as vantagens e sabores da carne, do leite e seus derivados. “É o primeiro Bode Shopshow realizado no Estado, onde estaremos expondo diversos animais que serão vendidos no cartão em até dez prestações. É bom para aquele criador que quer melhorar seu rebanho adquirindo um reprodutor de qualidade. Também teremos concurso de raças, torneio leiteiro, além da mostra de derivados de produtos do leite e da carne”, afirma Prata.

14 associações
Atualmente a FACCOS representa 14 associações de criadores de caprinos e ovinos, envolvendo o trabalho de mais de 300 empreendedores. “Novas associações tem surgido no interior e estão nos procurando, pois querem fazer parte da Federação”, finaliza o presidente da FACCOS. O primeiro Bode Shopshow é uma realização da FACCOS, apoio SEBRAE, SENAR, FAESE, Faculdade Pio Décimo, UFS, COOPERARCOS e COOPERAFES.

Banese já liberou mais de R$ 280 milhões em empréstimos imobiliários
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) liberou mais de R$ 280 milhões em empréstimos imobiliários, nos últimos cinco anos. De acordo com o diretor de Crédito de Desenvolvimento do Banese, Edson Caetano, centenas de sergipanos já realizaram o sonho da casa própria com financiamento da carteira de Crédito Imobiliário do Banco.

Carteira
Segundo Edson Caetano, a carteira de Crédito Imobiliário do Banese, desde que foi reaberta, em 2008, realizou 1.518 operações de financiamento, das quais 1.502 destinaram-se à aquisição de unidades habitacionais por pessoas físicas, enquanto 16 foram para a produção de imóveis por empresas da construção civil.

Contribuição
“O Banco do Estado tem dado uma contribuição muito grande para Sergipe e para os sergipanos através dos financiamentos da nossa carteira de crédito imobiliário”, disse Edson Caetano ao ressaltar que o Banese, por ter a sua Diretoria aqui no Estado, e possuir um corpo técnico bastante qualificado, tem conseguido prestar um bom serviço e atender com agilidade aos seus clientes.

Redução de vítimas
18 por cento foi a redução do número de mortos nas estradas federais no carnaval, o primeiro após a vigência da nova LEI SECA.

Eleição 2014
No plano federal, o pleito do próximo ano encaminha-se para novo embate entre o PT e o PSDB, não obstante os ensaios feitos por Eduardo Campos, Marina Silva e Fernando Gabeira.

Papa afasta auxiliar
Depois de nomear um alemão para a presidência do Banco do Vaticano, o  papa Bento XVI afastou o secretário-adjunto do Vaticano. Enquanto isso, continua em debate interno na cúpula da igreja católica a antecipação da escolha do novo Sumo Pontífice.

Frase 
“Uma vida direcionada principalmente para a realização de desejos pessoais vai sempre resultar, cedo ou tarde, em amargura.” – Albert Einstein, físico.

Legado marxista
Nova edição brasileira da obra “O CAPITAL” e a realização de ciclo internacional com duração de três meses sobre o “legado marxista” demonstram vitalidade inquestionável das idéias do intelectual alemão. O ciclo de palestras e debates vai ser aberto no dia 5 de março e será encerrado em 15 de maio. Os eventos ocorrerão em cinco cidades brasileiras: São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Salvador e Recife. Principais conferencistas já confirmados: Slavo Zizek (Eslovênia) – David Harvey (Inglaterra), Michael Heinrich (Alemanha). E ainda: José Arthur Giannotti, Paul Singer, Emir Sader, Roberto Schwarz, Ricardo Antunes e Antonio Rago. Sobre o ciclo, o ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto afirmou: “Porque MARX não é moda. É eterno!”. Já o filósofo Leandro Konder declarou: “MARX é o autor mais incômodo que surgiu até hoje na filosofia.”

Karl Marx
Filósofo, economista político e líder revolucionário alemão. Em 1867, publica o primeiro volume de sua principal obra, “O CAPITAL”, na qual expõe os conceitos do marxismo, como a teoria do valor, a mais valia e a acumulação do capital. Os demais volumes da mesma obra só são publicados após sua morte, em 1883, aos 65 anos.

Portal de Notícias Ases
A Associação Sergipana de Supermercados (Ases) lançou o portal de notícias da entidade. Agora as notícias do varejo sergipano e os destaques do país podem ser encontrados no site www.ases-se.com.br. Acompanhe também a Ases no www.facebook.com/asesSegipe .

Aracaju sedia o campeonato sergipano de tênis de mesa
Neste domingo, 24, acontece, no Colégio Coesi, a segunda etapa do Campeonato Sergipano de Tênis de Mesa. A competição reunirá 90 atletas, distribuídos entre 6 categorias. O Campeonato Sergipano de Tênis de Mesa 2013 teve início em janeiro, com a primeira das 8 etapas a serem realizadas. O evento tem a participação de várias empresas como o Bivolt Power, consciente da importância deste evento, que apoia a iniciativa.

Futebol Tragédia anuncia
Quando a FSF programou o jogo Socorrense X Olímpico para a última quinta-feira, à noite, no Batistão, já se sabia, antecipadamente, o que iria acontecer. Duas equipes que possuem torcida diminuta, ambas do interior, não poderiam levar muitos torcedores à nossa principal praça de esportes. Falta de planejamento. É o mínimo que se pode deduzir. Não se pode alegar falta de conhecimento dessa situação. O fato é que apenas 23 torcedores pagaram ingresso para assistir à partida, válida pelo campeonato sergipano. Poucos torcedores, muitos gols. A Socorrense aplicou uma goleada (5 X 2), em cima do Olímpico. /// A falta de iniciativa da prefeitura de Nossa Senhora do Socorro no sentido de recuperar a iluminação do estádio WELLINGTON ELIAS impossibilita a realização de jogos noturnos naquela praça esportiva, o que forçou a FSF a marcar a partida para o Batistão. Não seria muito mais lógico, racional que esses clubes atuassem na preliminar de Sergipe X Lagarto, na quarta-feira à noite? Se tal providência fosse tomada, Socorrense e Olímpico não teriam arcado com o prejuízo, pois a arrecadação, na quinta-feira, certamente não deu para pagar as despesas. Por essas e outras é que Sergipe despencou para o último lugar do Nordeste, na seara futebolística. /// 17 de março assinala os 158 anos da cidade de Aracaju, que passou a ser a capital do Estado. Está em andamento uma negociação com a PMA no sentido de que o grande clássico Sergipe X Confiança seja disputado valendo como ingresso 2 quilos de alimentos não perecíveis. Os clubes receberiam cota de patrocínio da prefeitura de nossa capital. Tudo poderá ficar definido na próxima semana.

Futebol
Campeonato sergipano – River Plate enfrenta o Itabaiana, esta noite, abrindo a segunda rodada do certame estadual da série A-1. O início da partida será às 20 horas e 15 minutos, no estádio FERNANDO FRANÇA, em Carmópolis. /// A rodada será complementada com quatro jogos a serem realizados amanhã. Socorrense X Boca Júnior no estádio Augusto Franco, o FRANCÃO. O Olímpico receberá a visita do Sergipe, em Tobias Barreto, no Brejeirão. Lagarto X América no Paulo Barreto, em Lagarto. No Batistão, o Confiança enfrentará o Estanciano. Nessa partida, a novidade é o retorno do treinador Luiz Pondé ao comando técnico do Canarinho do Piauitinga. /// O estádio “Vavazão” em Maruim precisa de algumas melhorias urgentes /// Não tem mais cadeira, a grama está ruim e para completar a iluminação só funciona em parte do estádio. Copa do Nordeste – Semifinais. Teremos, amanhã, os jogos de ida: Fortaleza X Campinense, com arbitragem sergipana – Cláudio Francisco Lima e Silva, Clériston Clay Barreto Rios e Eric Nunes Costa. ASA X Ceará é a outra semifinal deste domingo. /// Torcida do Corinthians quer que o clube entre com liminar para suspender a pena aplicada pela CONMEBOL. /// Torcedores corinthianos têm prisão preventiva decretada. /// Palmeiras aceita ganhar menos e renova com a KIA até o fim do campeonato paulista. /// Zé Roberto, do Grêmio, condena gramado da Arena Gaúcha e pede que o clube opte por atuar no antigo estádio OLÍMPICO.

Curtas
Gil Rugai é condenado pela morte do pai e da madrasta. /// STF vai decidir quarta-feira sobre os vetos presidenciais. /// DILMA decide aumentar impostos das mineradoras e aplicar recursos em educação. /// Transposição do rio São Francisco ocorrerá até o final de 2015. /// É o que garante o ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho. /// Cerca de 13 por cento das obras do PAC estão atrasadas. /// Criação de empregos no país é a menor desde 2009. /// Portuários chegam a acordo com o governo, que aceitou adiamento de prazo para definição final: 15 de março. /// Em discussão a privatização dos portos brasileiros. /// Santos e Belém são os primeiros de acordo com o programa governamental. /// Portuários temem desemprego. Governo pensa diferente. /// Araponga afirma que ajudou assessor de Agnelo Queiroz a espionar. /// Agência britânica confirma 35 casos de comercialização de carne de cavalo. /// CONTRAN não adia prazo para novas regras. Motoboys são obrigados a cumprir as exigências desde o último dia 2 de fevereiro. /// Protestos contra aumento das passagens de ônibus continuam. /// Iran Barbosa visita o arcebispo metropolitano, Dom José Palmeira Lessa. /// Mesa do Senado Federal marca para 19 de março votação das novas regras de distribuição de recursos do FPE – Fundo de Participação dos Estados. /// PMA organiza programação de 17 de março. /// Trabalhadores obtêm isenção de Imposto de Renda sobre PLR – Participação nos Lucros e Resultados – até o limite de 6 mil reais. /// Sindicatos conseguem vitória face a Plano de Funções de Banco do Brasil.

PELO TWITTER

www.twitter.com/tiosergioluiz  "Não confunda fragilidade com inocência. Não se esqueça que o vidro é frágil, mas altamente perigoso."

www.twitter.com/clicksergipe  Os corruptos não prestam. E o que dizer daqueles que vangloriam esses corruptos? via @clicksergipe

www.twitter.com/AscomRogerio  O meu "fantasma" vai continuar presente por muito tempo porque criei uma rede no município e no Estado e isso a oposição não perdoa!

www.twitter.com/ManuSanthiago  "A ingratidão tira a feição." Ninguém é capaz de fazer por você o que você faz pelos outros. A decepção vem com pessoas q vc menos imagina.

www.twitter.com/ricardomarques1  Aceitar os 'nãos' da vida é permitir que aprendamos com as situações diárias e moldemos nosso caráter.

ARTIGO

A Família aumentou: e as finanças como ficam?  por Robson Carvalho de Menezes*

A chegada dos filhos é a fase da vida em que o planejamento financeiro se torna algo mais complicado e difícil de ser administrado.

Se nada foi planejado financeiramente e nada vinha sendo trabalhado em prol do crescimento familiar, de uma coisa tenha certeza: “o cinto vai apertar”.

Neste artigo quero frisar a importância não só de pagar as contas no fim do mês, mas também para garantir a capacidade de bancar gastos quando a familiar aumenta e à medida que os filhos crescem. É preciso ter sempre em mente a capacidade de manter o mesmo padrão de vida e bem estar, mesmo quando surge o bebê na família ou quando os filhos crescem.

Casais que não cuidaram antecipadamente do encarecimento da formação dos filhos sentirão lá na frente uma pressão muito forte sobre o orçamento familiar. Ou seja, “o cinto vai apertar”. Eles podem ver os gastos do seu próprio bem estar serem substituídos pelos gastos com educação e outros derivados dos filhos. Esse aspecto pode causar a crise de meia idade no relacionamento do casal, pois esse é o preço que se paga por não manter uma vida em equilíbrio, controle e planejamento financeiro.

O dinheiro estará diretamente direcionado a está fase da vida, que pode durar por muito tempo. A dica é antes do nascimento do primeiro filho, o casal ter a plena certeza de que é a hora ideal para ter seu bebê.

Mas será que existe hora ideal? Claro que sim! Pois para manter uma vida confortável e ser financeiramente livre mesmo com a chegada de um filho, o casal necessita de qualidade e padrão de vida. E para isso é necessário saber se estão no momento certo de ter um filho.

Minha dica é a seguinte: Juntos o casal definir a parti das seguintes perguntas.
1- Ambos já realizaram seus objetivos acadêmicos?
2- Ambos já se consideram profissionais de sucesso?
3- Se sentem confortáveis com o que tem e ganham? Com um filho em casa dá para manter o mesmo padrão de vida sem efetuar cortes?
4- São um casal realizado e para maior realização só falta uma criança?
5- Possuem poupança para aposentadoria e para educação da criança?
Com essas respostas em mãos já da para ter uma boa base de prosseguir a realização de uma criança na família e continuar com um futuro promissor para a família.

Casais que passam o tempo todo gastando tudo que ganham e assumem padrões de vida acima do que ganham, percebem que na hora de decidir sobre ter um bebê ou quando o um bebê vem inesperadamente e sem planejamento, nessa fase percebem o erro que cometeram. Com um padrão de vida elevado, com prestações já fixadas e com bebê a vista, não há como formar uma boa poupança.

Um exemplo de sucesso financeiro são aqueles casais rigorosamente preocupados com o futuro da família, deles e dos filhos fazem o seguinte: Poupam tudo que podem para aposentadoria, quando decidem ter um filho, ainda fazem uma pequena poupança para ajudar nas despesas extras do futuro bebê.

“Uma vida mal vivida faz com que a saúde para ‘curtir” a aposentadoria não seja a esperada. A mesquinharia excessiva tira o pique para viver momentos de prazer.

Nem oito, nem oitenta. O desafio é encontrar um equilíbrio ideal no qual proporcione tranquilidade financeira para o casal e filhos. Daí a importância de formar uma poupança para aposentadoria, educação dos filhos e separar um dinheiro extra para lazeres em momentos a dois.

Invistam mais em vocês e em seu relacionamento.

*Esp. Finanças/Esp. Gestão Empresarial.
Sites: http://robsongestor.blogspot.com/
Twitter: gestor_robson
Facebook: robsonmenezes_gestor@hotmail.com

ARTIGO

Ressocialização em meio à Jornada Mundial da Juventude  por Paulo Fernando Melo*

Em entrevista ao Zenit, ele nos fala sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido com os irmãos sentenciados de Brasília na confecção de alguns produtos oficiais da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, em julho deste ano.
Zenit – Como surgiu a ideia de agrupar apenados para a execução desse trabalho?
PF – Na verdade trata-se de colocar em prática uma das verdades contidas no evangelho de São Mateus (25:36) “Eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. Um aspecto importante é o aprendizado do ofício de artesão de peças religiosas. Ele poderá lhe ser útil ao regressar à sociedade e, ao mesmo tempo, é uma oportunidade de exercer uma profissão digna.
Zenit – Quantos apenados foram recrutados para a realização desse trabalho?
PF – Inicialmente, em parceria com a Fundação de Apoio ao Preso (Funap), capacitamos 50 internos do sistema prisional masculino e mais 30 do feminino, com a perspectiva de aumento do efetivo de acordo com os recursos futuros disponíveis. Eles trabalham seis horas por dia, quatro vezes por semana, confeccionando diversos modelos de terços , pulseiras, o cordão oficial da JMJ e os chaveiros relativos ao evento.
Zenit – E quais são os benefícios que esses apenados terão com esse trabalho?
PF – A legislação processual penal prevê o benefício a cada três dias trabalhados, a redução de um dia da pena, além de eles receberem uma remuneração pela peça confeccionada. Outro benefício é que os internos não ficam ociosos. Além disso, o grupo de trabalho da empresa Jabuti, quando do andamento dos trabalhos, realiza com os internos, orações e meditações ao som de música ambiente católica.
Zenit – De que maneira outros empreendedores poderão participar desse projeto?
PF – A nossa intenção é estender esse programa a outros presídios, aumentar o número de internos em Brasília, estimular que outras empresas possam também fazer parcerias de trabalho com os internos e, despertar no empresariado, o desejo de também ajudar nesse tipo de empreendimento. Outro propósito após o término da JMJ , continuar o trabalho na produção de ícones e ensiná-los a confecção de batinas,clergimans romanos, solidéus , véus, barretes e toda indumentária da tradição litúrgica católica.

*www.paulofernando.com.br Advogado, católico, vice-presidente da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família e um dos sócios proprietários da Jabuti Artigos Religiosos (www.lojajabuti.com.br) Contato: providafamilia@hotmail.com Telefone:
55 61 99673759 / Transcrito por: Jose Raimundo de Sousa – pres. do ccep/se
79-9988-0188.

DO LEITOR

Declaração poderá ser encaminhada pela Bomfim!
Do leitor Dinho Santana: “Quero agradecer pela publicação: Poder  Local… Governador Déda ou prefeito Carlos Magno?…  1, 11 e 111, enaltecendo de a publicação foi encaminhada a BomfimEmpresa no seu e-mail:  bomfim<sac@bomfim.com.br, em adendo ao publicado,  transcrevo aqui e-mail recebido da Ouvidoria da ANTT: "Prezado(a) Senhor(a) , Em atenção à manifestação de V.Sª, registrada sob o protocolo 1345069, retransmitimos os esclarecimentos que esta Ouvidoria obteve da Gerência de Transporte Regular de Passageiros ? GERPA: As rodovias federais são aquelas que interligam dois ou mais estados brasileiros, são rodovias de responsabilidade do governo federal e levam a sigla BR. As rodovias estaduais, que interligam dois ou mais municípios dentro do mesmo estado, são de responsabilidade do governo estadual e levam a sigla do estado em que se localizam.  Assim, a definição das competências se faz pela categoria da rodovia. Após análise no Sistema de Gerenciamento de Permissões ? SGP, verificou-se que o trecho entre Estância (SE) e Aracaju (SE) é realizado por meio da BR ? 101. Dessa forma, V. Senhoria deverá entrar em contato com o órgão responsável pela rodovia no âmbito do trecho em questão. Ressaltamos que a declaração poderá ser encaminhada diretamente pela transportadora à ANTT.  Permanecemos à disposição. Atenciosamente, Ouvidoria da ANTT". Quanto a reclamação de paradas fora do determinado no prefixo 21-0165-00 – Linha – ARACAJU(SE) – SALVADOR(BA) – VIA ESTANCIA (SE)  – Tempo de viagem estimado –  4h e 35 minutos, não espere a mesma que diante a insegurança reinante pela impunidade… Sejamos assaltados e conforme destacado: "Informamos, ainda, que a reclamação de V. Senhoria foi encaminhada à Fiscalização desta agência, para providências cabíveis". Saúde e paz.”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Sou cobra criada e tenho muito veneno. Sou neto da madrugada e afilhado do sereno”. Bezerra da Silva, sambista brasileiro, nasceu em 23 de Fevereiro de 1927 e morreu em 2005.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais