Feliciano: desgaste André. Silêncio Amorim

Na mídia nacional por várias semanas, desde que foi eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) não está nem aí para a maioria da sociedade que pede sua renúncia. Lideranças evangélicas, como exemplo, o polêmico pastor Silas Malafaia (que durante a campanha eleitoral de 2010, chamou Dilma de tudo e um pouco mais) acredita que o colega pastor terá um percentual de votos em São Paulo, de pelo menos 400 mil votos que possibilitará a ampliação da bancada. Seriam os votos dos evangélicos conservadores.

Enquanto os protestos aumentam pelo país, como o realizado no final de semana no Rio de Janeiro e em Belém onde Feliciano esteve para participar de um culto (com vários seguranças), o líder do partido na Câmara, André Moura, um dos responsáveis pela indicação, chegou a defender a saída por conta do grande desgaste político.

Entre as lideranças do PSC em Sergipe há um clima de  estranheza pelo total silêncio do senador Eduardo Amorim sobre o assunto. Ele é o único senador do PSC  e tem força política na direção nacional.

É claro que o senador Eduardo Amorim cultiva como principio básico dos seus pensamentos e ações uma democracia ampla e, sobretudo, fraterna, sem preconceito algum. Como único senador do PSC, não só o eleitorado espera, mas as lideranças do partido em Sergipe, solidariedade ao deputado André Moura, que até o momento vem sendo a “bola da vez” por conta da indicação de Feliciano.

A Comissão de Direitos Humanos é a porta voz dos anseios de setores que sempre foram sufocados e discriminados no Brasil. Feliciano já demonstrou que não sabe separar a figura do presidente (que deve ser imparcial) do pastor que faz questão de propalar sua fé através de um discurso religioso homofóbico, racista e segregador. Num país que é laico, pelo menos na Constituição.

O senador Amorim, como liderança maior do PSC no Congresso precisa atuar firmemente neste momento. Ou o silêncio dele é porque concorda com o discurso de Feliciano? Não seria melhor prestar solidariedade a André Moura e atuar para retirar Feliciano da Comissão?

Infelizmente, muitos comemoram que Feliciano está conseguindo captar para si uma parcela do eleitorado que é homofóbica e racista. Um perigo. Já que é só analisar no passado e no presente recente, tantos políticos que utilizaram o nome de Deus para cometer atrocidades.

Feliciano chegou a dizer na semana passada que vai libertar a comissão do domínio do satanás. Ele apenas confirmou o que Dostoievsky escreveu: “Se o demônio não existe e, portanto, o homem o criou, este o fez à sua imagem e semelhança”. E com suas ações Feliciano incorporou a frase em toda sua ampla concepção.

Aos leitores
O titular deste espaço esteve viajando nos últimos dias, por isso não respondeu diversos e-mails dos leitores. Foi por um motivo justo: 25 anos de casado. Ao passar três dias pelo litoral leste do Ceará uma certeza: Sergipe tem muito que aprender na área do turismo.

Turismo
Da praia de Canoa Quebrada até Fortaleza, passando por diversas praias, entre elas Praia das Fontes, Morro Branco, Águas Belas, Caponga e Porto das Dunas, já em Fortaleza, entre outras, percebe-se que o turismo em Sergipe precisa ser mais profissional. Em Morro Branco, o turista faz um passeio de buggy de quase três horas, conhecendo vários pontos turísticos incríveis, entre eles, as Falésias.

Trânsito: 60 km/h em rodovia estadual
Um dado interessante. No Ceará, se você optar por alugar um carro e viajar pelas rodovias estaduais notará um enorme número de pardais. Sabe qual é o limite: 60 km/h na maioria dos trechos. Já pensou se fosse em Sergipe? Seria um falatório enorme. Indústria de multa e tudo mais.

Gota, da Maratá, tomou conta do Nordeste
Nos Estados da Bahia e Alagoas, o blog já tinha comprovado que a Maratá, através da pimenta Gota tinha tomando conta do mercado. Em qualquer lugar do Ceará só tem a pimenta gota, mesmo lá sendo um potencial fabricante das pimentas caseiras. Em bares e restaurantes a gota está presente.

No Ceará, a filial da rede Globo prestigia o Campeonato de futebol
Veja caro leitor, depois dizem que é birra do titular deste espaço com a editoria de esportes da TV Sergipe. No último domingo, no horário do futebol da rede Globo, às 16h, sabe qual foi o jogo que a afiliada da rede Globo, TV Verdes Mares, exibiu ao vivo? O jogo do campeonato cearense Ceará X Ferroviário. Ex-governador Albano Franco, puxe a orelha deste povo. Prestigie o futebol sergipano. Depois reclamam que os meninos de hoje torcem para os clubes de fora.

Enquanto isso em Sergipe,  a omissão da filiada da rede Globo
Enquanto isso em Sergipe, além de não incentivar o futebol sergipano, a editoria de esportes se omite em alguns assuntos. Um bom exemplo foi o jogo Itabaiana X Ponte Preta na semana passada exibido ao vivo pela Sport TV onde o comentaria Miller, ex-jogador deixou claro que um pênalti marcado no primeiro minuto de jogo contra o Itabaiana não existiu. A TV Sergipe em nenhum momento abordou o assunto. Aliás, a Sport TV exibe gols de todos os campeonatos, menos, é lógico de Sergipe. O boicote parece que começa aqui…

PSD Sergipe: apoio a Dilma, Jackson e Déda
No encontro que será realizado nesta quinta-feira entre a direção nacional do PSD, sob o comando do ex-prefeito de SP, Gilberto Kassab, o diretório de Sergipe entregará um relatório favorável ao apoio à reeleição de Dilma e a participação imediata em um ministério. Vai anunciar também que o partido em Sergipe apoiará a candidatura de Jackson Barreto (PMDB) ao governo e de Marcelo Déda ao Senado Federal.

Carmópolis e a Nossa Senhora do Carmo. Artista processará prefeita
O autor da obra sacra o Dr. Otávio Cabral em entrevista a um canal de televisão disse que a Senhora Prefeita do município de Carmópolis não exercia preponderância sobre a "Santa" por se tratar de uma imagem pertencente à Diocese onde a mesma teria que ter o autorizo para uma restauração desde que a concessão fosse com o beneplácito do detentor do direito autoral. "Vou levar o caso a justiça com o intuito de a mesma reparar todos os danos". Assista entrevista com Fernando Cabral que é o irmão do autor da obra o Dr. Otávio Cabral. http://www.youtube.com/watch?v=3ECX9GTeVDE

Areia Branca: prefeito Agripino tem contas de campanha rejeitadas
A cada dia que passa fica difícil a situação do prefeito reeleito de Areia Branca, Agripino. Ontem, 08, à tarde o pleno do TRE de Sergipe, confirmou por unanimidade a rejeição das contas de campanha de Agripino. O juiz eleitoral local tinha denunciado. A situação é complicada. Suspeita-se de caixa 2.

PT/SE: 36 diretórios participam de reunião
O presidente estadual do PT, deputado federal Rogério Carvalho, reuniu 36 presidentes de Diretórios Municipais do Partido dos Trabalhadores de todo o Estado para discutir a conjuntura política e também sobre o Processo de Eleição Direta do partido que acontece em novembro. “Vamos realizar várias Caravanas do PT. São eventos regionais com os companheiros em que vamos discutir as etapas do PED, conversar sobre política, nos preparar para nos posicionarmos em 2014. Nossa trajetória de luta começa no dia 13 desse mês, na Cidade de Nossa Senhora da Glória, dia 20, em Itabaiana, no dia 27 desse mês em Propriá, no dia 04 de maio, em Estância, no dia 11 de maio em Japaratuba e por fim no dia 18 de maio na Grande Aracaju”, explicou Rogério.

Abatedouros bovinos
Na condição de vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, o senador Eduardo Amorim (PSC) vai integrar a Audiência Pública com o objetivo de discutir as denúncias veiculadas pelo programa Fantástico da TV Globo, no último dia 10 de março, sobre as condições dos abatedouros bovinos no Brasil.

Exceções
“A realidade em todas as regiões do país são parecidas, com raras exceções. Não deixa de ser um problema grave de saúde pública. Vamos indagar as autoridades responsáveis sobre os 30% de carne brasileira produzida sem fiscalização”, informou Amorim.

Aproveitamento do potencial hídrico do Vaza Barris
Preocupado com a baixa demanda de água na região Centro-Sul do Estado de Sergipe, o deputado federal Fábio Reis solicitou ao governador, Marcelo Déda, apoio e execução de projeto que visa aproveitamento do potencial hídrico do rio Vaza Barris.

Centro-Sul
“Sergipe tem a oportunidade histórica de fazer do Vaza-Barris o palco de outro acontecimento social histórico, desta vez positivo”, disse o parlamentar. “A região Centro-Sul de Sergipe não pode mais esperar, o povo precisa de água para beber, para plantar, para sobreviver”.

Alternativas
Um relatório apresentado em 2000 pela Secretaria de Planejamento e da Ciência e Tecnologia (Seplantec) aponta novas alternativas para o abastecimento de água à região agreste de Itabaiana e Lagarto e também a capital do estado.As propostas incluem reservatórios de represas, torneiras públicas para áreas rurais e projetos de irrigação.

Turismo
Fábio defende que o Vaza Barris está pronto para ser aproveitado. “Não podemos esquecer que o local também possui uma enorme beleza natural, como a Cachoeira do Jacoca e os paredões de pedra do Arara, o que pode resultar também em um aumento do potencial turístico da região”, disse.

Campanha “Curta o Bem”
Na sessão de ontem. 08, na AL, a deputada estadual Maria Mendonça (PSB) registrou em pronunciamento feito durante o pequeno expediente o lançamento da campanha "Curta o Bem". O evento aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 5, no auditório do colégio Dom Bosco, no município de Itabaiana. A campanha foi deflagrada pela Diocese do município, numa iniciativa do padre Paulo e encampada pelo arcebispo Dom José Palmeira Lessa.

Boas práticas
Segundo a deputada, a campanha está sendo disseminada em algumas cidades, estimulando as boas práticas, como as boas maneiras, bons hábitos, práticas inovadoras que possam minimizar a violência hoje tão espalhada. Maria Mendonça disse que estiveram presentes ao lançamento da campanha o arcebispo Dom Lessa, pároco padre Jadson e na oportunidade foi demonstrada a importância das Organizações Não Governamentais (ONGs) e da sociedade nesse sentido.

Cultura do bem
"Também tivemos a presença do prefeito de Itabaiana e na ocasião foi mostrada a importância de se disseminar essa cultura do bem. Por isso gostaria de parabenizar a Igreja por esta iniciativa", declarou a deputada.A Campanha Curta o Bem Itabaiana é realizada através da divulgação do adesivo oficial que pode ser colocado nos veículos em geral, tais como em apartamentos, casas, estabelecimentos comerciais, escolas, lugares públicos e privados e onde a sua imaginação criar.

Audiência para garantir sinal aberto para TV Alese
A presidente da AL/SE, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), ocupou a tribuna na tarde de ontem, 08, para comentar a audiência que teve, semana passada, acompanhada do senador Eduardo Amorim (PSC) e da diretora de imprensa da AL, jornalista Sandra Cruzz, com o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB/AL). Na oportunidade, Angélica formalizou o pedido de contrato de cooperação visando à abertura de um canal digital aberto para a TV Alese em Sergipe.

Adesão à Rede Senado
Os parlamentares sergipanos declararam interesse em aderir à Rede Senado de Rádio e Televisão no sentido de viabilizar a instalação com vista à recepção da TV Senado, bem como da TV Assembleia (ALESE), em sinal aberto digital. Também participaram da reunião a diretora de expansão da TV Senado, Virginia Garcez, além de técnicos para discutir o assunto.

Cooperação técnica
“Buscamos um acordo de cooperação técnica para garantir o nosso sinal de TV aberta. Foi uma grande conquista para este Poder, na gestão do presidente Antônio Passos (DEM), quando ele criou a TV Alese. Agora, na nossa gestão, o Estado terá um ganho ainda maior com a abertura do sinal. Estamos trabalhando neste sentido para que possamos transmitir ao vivo as nossas sessões”, comentou Angélica Guimarães.

Visibilidade e transparência
Por fim, a presidente da AL disse que “toda a população sergipana estará atenta, acompanhando o trabalho que cada parlamentar desenvolve nesta Casa, dando maior visibilidade ao parlamento. Com o sinal fechado, apenas a população da Grande Aracaju acompanha os trabalhos. O senador Eduardo Amorim marcou a audiência e nós levamos nossa proposta de parceria. O canal 48 será um ganho e um marco para a nossa gestão”, concluiu.

Conferência das Cidades
A Secretária de Estado de Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón, estará presente na Assembleia Legislativa de Sergipe na manhã da quinta-feira (11) a convite da deputada estadual Ana Lúcia (PT) para expor dois temas de grande relevância para a população sergipana: a Conferência das Cidades e a política habitacional do estado.

Parceria
A Conferência das Cidades foi criada pelo Ministério das Cidades para consolidar a parceria entre os governos e a sociedade civil, e visa construir de um modelo de política urbana com a participação efetiva.

CGE/SE conclui 1º lote de Prestação de Contas 2012
Em cumprimento à Constituição do Estado de Sergipe, a Controladoria Geral do Estado (CGE/SE) conclui o 1º lote de prestação das contas anual, certificando os atos e fatos da gestão estadual referente ao exercício de 2012. Os processos estão sendo restituídos aos órgãos e entidades – secretarias e fundos – para que possam apresentá-los ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) até a data limite de 30 de abril de 2013.

Compromisso republicano
De acordo com o secretário-chefe da CGE/SE, Adinelson Alves, a prestação de contas anual “faz parte do compromisso republicano dos gestores estaduais perante a sociedade sergipana que, através do TCE, receberá a documentação que comprova a conformidade legal dos atos e fatos da gestão, realizados ao longo do exercício de 2012”.

Fiscalização
No art. 67 da Constituição Estadual consta o papel do sistema e controle interno e externo de cada um dos poderes, na “fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e de todas as entidades da Administração direta e indireta quanto à legalidade, legitimidade, economicidade e razoabilidade, assim como a aplicação das subvenções e renúncias de receita”.

Contas aprovadas
O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), no uso de suas atribuições constitucionais e legais, julgou regulares as contas da Controladoria Geral do Estado de Sergipe (CGE/SE), referentes ao exercício financeiro de 2009.

Normas e padrões
De acordo com o Relatório de Prestação de Contas, a 6ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (6ª CCI) concluiu que a prestação de contas da CGE/SE encontra-se “tecnicamente constituída em conformidade com as normas e padrões exigidos pela legislação vigente, e em consonância com os princípios da legalidade, eficiência, economicidade e razoabilidade”.O resumo da decisão TC-17.868/2013, referente à regularidade das contas anuais 2009 da CGE/SE encontra-se publicado no endereço www.tce.se.gov.br.

Sergipanos poderão participar curso sobre empreendedor cultural
A cultura no Brasil tem crescido substancialmente, instituições públicas e privadas estão dando mais atenção ao setor, que vem se destacando economicamente. Mas como todo negócio, quem atua no ramo da economia criativa tem que estar atualizado com as novas ferramentas que estão sendo utilizadas no mercado. Foi com base nessa realidade que o Sebrae formatou o curso “Empreendedor Cultural”.

O curso 
A capacitação acontece na sede da Instituição, no período de 8 a 12 de abril, das 18h às 22h.  O curso terá uma carga horária de 20 horas e será ministrando pelo instrutor do Sebrae, Edmilson Suassuna.  Informações e inscrições na Unidade de Capacitação Empresarial do SEBRAE, telefones (79) 2106-7766 e 2106-7767.

Temas
Durante o treinamento serão abordados temas como oportunidades de negócios em cultura; empreendedorismo cultural e economia criativa; elaborando, executando e administrando um projeto cultural; mecanismos de financiamento de projetos culturais;  produção cultural, controle financeiro, prestação e contas; e elaboração de relatórios finais de projetos culturais.

PELO TWITTER

www.twitter.com/JoseRaimundos   Muita gente do setor publico que vive insuflando greve, não produz o q ganha. Deveria ganhar salário base, e produtividade, assim trabalhava.

www.twitter.com/revinhogama  Eu não estou engordando, apenas estou ampliando minhas instalações para melhor atende-las!

www.twitter.com/ianaqueiroz   O bom de conviver com gente malandra é que a gente aprende como NÃO agir.

www.twitter.com/frednavarro   O Twitter é um limpador de ficha-suja. Todo mundo aqui é bom, bacana, ecológico, amigo dos animais e defensor da natureza.

www.twitter.com/glauco_vinicius   Aí a pessoa enche um comentário de palavras difíceis e taca um 'enchergar' no meio. Orra! Essa doeu, hein?!

www.twitter.com/UsielRios   Muito legal – dei uma sumida nas últimas 72 horas e ninguém percebeu.

www.twitter.com/elder31   Bancos de areia formando-se em várias partes do rio.Chega a ser emocionante e chocante ver a triste situação do querido Rio Francisco.

DO LEITOR

Feirinha da Praça Tobias Barreto: retrato do descaso
Do leitor Antonio Pereira Marinho: “Há algum tempo que eu não freqüentava a Feirinha da Praça Tobias Barreto. A lembrança que tinha era de um lugar bem cuidado, aconchegante, seguro, enfim, agradável pra se visitar na tardinha dos domingos. Nesta época do ano recebo, invariavelmente, a visita de parentes e amigos. Cheio de orgulho por esta cidade que adotei como minha há aproximadamente 10 anos, escolho a dedo os pontos da nossa capital que valem a pena mostrar: Orla de Atalaia, Mercados, Parque da Cidade (teleférico), Parque da Sementeira, Orlinha do Por do Sol e agora o Museu do povo de Sergipe, entre outros. Sempre inclui neste périplo a feirinha da Praça Tobias.Qual não foi minha surpresa ao retornar àquele logradouro, com um grupo de visitantes, no último fim de semana: pessimamente iluminado, viveiros abandonados, inseguro, poucas barracas e muitos buracos… enfim, um verdadeiro retrato do abandono e do descaso. Confesso que fiquei surpreso e corado de vergonha, pois em nada lembrava aquela praça dos tempos áureos, que a gente mostrava e recebia elogios. Penso que o executivo local não podem apresentar como justificativa ausência ou negligência de mantenedores (já foi do Supermercado Bom Preço a manutenção daquele espaço). Seja como for, a responsabilidade primeira é da prefeitura, destinatária dos exorbitantes impostos taxas que pagamos.Espero que alguma autoridade dos escalões decisivos leia esta nota e faça uma visita à referida  praça, ainda que anonimamente. Certamente, ficará tão desolado quanto eu.Espero, igualmente, que alguma providência seja tomada com vistas a restaurar aquela linda e estratégica praça (Bairro São José, próxima ao Hospital S. Lucas). Afinal de contas, a “cidade da qualidade de vida” precisa ser um todo harmônico”.

Lei Seca: uma lei dotada de incongruências que prende chefes de famílias
Do professor Ludwig Oliveira: “É uma dura realidade para aquele "cervejeiro" de final de semana que diz para sua família: "Vou à praia comer um caranguejo com fanta ou guaraná".Parece ironia, mas prendam e punam "embriagados/bebões" com até dez salários mínimos, cassem sua habilitação pro resto de sua vida, mas não prendam e não punam quem está acostumado com sua cervejinha de final de semana.  Nunca fumei maconha, nunca cheirei pó, nunca tive vocação para tais coisas, mas pelo amor divino não tolham a minha cervejinha, sabe por qual motivo, simplesmente ficaremos acabrunhados com todos vocês. Vocês que têm motoristas cá e em Brasília, vocês têm: criado, leiteiro e pão (como na música de Nelson Gonçalves, "Mulher de Luxo" alguns até com motoristas que conduzem a "Miss Dayse" e/ou mequetrefes aos motéis/hotéis de luxo e lá se embriagam, mas se dão ao luxo de não dirigirem seus automóveis) vocês não se preocuparam conosco que temos um simples carrinho e sempre nos deslocamos "dum lugar pro outro" dirigindo o próprio auto, agora vem uma "porra" duma lei que lhe impossibilita de até beber um copo de cerveja, não, não vou citar cerveja, você está impossibilitado de tomar determinados medicamentos e/ou determinados chás de ervas naturais, eu lhes pergunto, eu que possui quatro motos entre os anos 70 e 80, depois oito carros e sempre saindo de casa para um "passeio" na rua que às vezes varava madrugadas e nunca fomos molestados por blitz e sequer houve um simples abalroamento por conseqüência do álcool, até por que sempre tive responsabilidade. Acho que deveriam endurecer sim, mas não desta forma, mas para marginais que traficam, matam, estupram. Faça blitz para apreenderem armas e/ou prenderem marginais… O que temos constatado são bares, restaurantes, motéis, casas noturno-dançantes e diversos outros seguimentos à beira da banca-rota. Como diria um bom amigo: "Porra é vírgula, caralho é interjeição"… Não me censurem pelas palavras e/ou forma de repudiar, mas acabem com essa hipocrisia essa tal de "tolerância zero" que está desmoralizado verdadeiros pais de famílias por beberem uma simples cervejinha, prendam marginais, políticos desonestos que desviam o erário, que não têm pudor e que em sua "maioria" é pior que excremento humano…”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“O homem que só bebe água tem algum segredo que pretende ocultar dos seus semelhantes”. Charles Baudelaire, poeta francês, nasceu em 09 de Abril de 1821 e morreu em 1867.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais