Deu 15. 20 Anos depois Jackson é vitorioso

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em 1994, Jackson Barreto foi candidato ao governo tendo como principal adversário Albano Franco. Jackson ganhou no primeiro turno e perdeu no segundo. Foi uma frustração para uma geração que desde o retorno das eleições diretas desejava eleger um governador de esquerda.

Jackson assumiu o governo de fato, com o falecimento de Déda, em dezembro do ano passado. Mesmo respeitando o projeto e os acordos firmados por Déda, Jackson conseguiu implementar um novo ritmo e em pouco tempo conseguiu aparecer nas pesquisas eleitorais.

O quadro que estava definido para Eduardo Amorim há muito tempo começou a mudar. Jackson não teve medo de enfrentar alguns desafios e com a experiência e por respirar política 24 horas deu uma guinada e conseguiu passar para a população uma nova imagem do governo.

Aos 70 anos, Jackson conseguiu uma vitória bem maior do que a de Déda nas duas vitórias também no primeiro turno para João Alves. Jackson realiza um sonho adiado há 20 anos, quando perdeu no segundo turno. É o primeiro governador eleito pelo PMDB em Sergipe. E de quebra com uma vantagem de cerca de 120 mil votos.

E como ele deixou claro na campanha: será o governo do projeto dele. E como ele não tem meio termo: é aliado ou não é.

Vai enxugar a máquina, já tem maioria na Assembleia e governará com os amigos e aliados de verdade.

Bocão

Ontem, 05, antes de votar, Jackson visitou Rosalvo Alexandre, o Bocão, que passa por problemas de saúde. Os dois conversaram e se emocionaram. No discurso da vitória na Barão de Maruim de  Jackson, Bocão foi homenageado.

Geração
A geração que o novo governador Jackson Barreto representa, que lutou pela democracia no Brasil precisa ser reverenciada pela importância histórica. Figuras históricas que os livros de história de Sergipe na sua maioria desconhecem. Líderes como Manoel Vicente, major João Teles, Gervásio (Careca), Gilberto Burguesia, Agonalto Pacheco, José Nunes, Durval Santana que já se foram e não tiveram a oportunidade de aplaudir nem Déda, tampouco Jackson no governo.

Geração II
Outros ainda vivos, mas poucos lúcidos como Lídio da Cocada, Antônio Bittencurt, Asclepíades José e Milton Coelho. E os “camaradas” mais “novos” que conviveram com Jackson como Marcélio Bomfim, Wellington Mangueira, Chico Varela, Benedito Figueiredo, Rosalvo Alexandre, João Gama, Wellington Paixão, Laura Marques, seu Faustino, Cerivaldo Pereira,Jackson de Sá Figueiredo e tantos outros

Jackson tem 14 deputados. 1 deles eleito pela oposição
Além dos 13 deputados eleitos pelo chapão e a chapinha da situação, Silvia Fontes (PDT), Gustinho Ribeiro (PSD), Zezinho Guimarães (PMDB), Jeferson Andrade (PSD), Luiz Mitidieri (PSD), Garibalde Mendonça (PMDB), Luciano Bispo (PMDB), Robson Viana (PMDB), Ana Lúcia (PT), Luciano Pimentel (PSB), Francisco Gualberto (PT), Jairo de Glória (PRB) e Padre Inaldo (PC do B), o governador terá também o apoio de Gorete Reis (DEM), de Lagarto eleita pela oposição.

Oposição
Na oposição foram eleitos pela ordem: Maria Mendonça (PP), Doutor Vanderbal (PTC), Pastor Antônio (PSC), Augusto Bezerra (DEM), Goretti Reis (DEM), Gilson Andrade (PTC), Valmir Monteiro (PSC), Capitão Samuel (PSL), Paulinho Da Varzinhas Filho (PT do B), Venâncio Fonseca (PP) e Georgeo Passos (PTC).

André Moura
Se André Moura ganhar o embargo no TSE, será o quarto deputado federal da oposição. Os outros são Adelson Barreto, Laércio Oliveira e Mendonça Prado. Se não ganhar, João Daniel mantém o mandato como o quinto eleito da situação. Os outros são Fábio Reis, Fábio Mitidieri, Valadares Filho e pastor Jony.

Sobre pesquisas
Enquanto quase todas (com exceção da W1) acertaram na média da diferença de Jackson para Amorim, todas erraram feia no percentual de diferença para o Senado. A diferença foi apenas de 3,39%. Sem dúvida, as pesquisas prejudicaram Rogério na reta final.

Brancos e Nulos. Alto índice para o Senado: 26%. Governo ficou em 19%
Foram quase 140 mil votos em branco para o Senado. Nulos foram 184 mil votos. Um percentual de 26%. Para o governo brancos e nulos tiveram um percentual juntos de 19%.

Fortalecidos
O prefeito de Canindé, pastor Heleno saiu fortalecido da eleição. Elegeu o pastor Jony, como deputado federal e de quebra Jairo de Glória como deputado estadual.

Fortalecidos II
Outro que mostrou liderança foi o prefeito de Socorro, Fábio Henrique, elegeu a esposa, Silvia Fontes como a mais votada para Assembleia. Ninguém previa tal proeza. O blog previu a eleição dela, mas nunca pensou que seria a mais votada.

Trabalho da PM/SE. Coronel Yunes reconhecido
Sem duvida um nome é deve ser reverenciado pelo trabalho de segurança nas eleições deste ano: coronel Mauricio Yunes, comandante da PM/SE. Foi elogiado  pelo presidente do TRE/SE, Cesário Siqueira. Yunes soube conduzir a tropa  sem interferência política. Já outros deixaram a desejar com ações que beneficiaram a oposição.

Walter Franco: filhos perdem e rasgou a história de democrata
Depois do resultado eleitoral de ontem políticos analisavam o constrangimento melancólico do empresário e ex-deputado Walter Franco.  Rasgou a história de democracia da TV Atalaia por conta da candidatura a vice do filho, Augusto Neto e de quebra ainda viu a filha, Grace Franco, obter minguados votos para federal, cerca de cinco mil votos.

Agenda
06 de outubro, segunda-feira. Hoje é o dia do tecnólogo.
O primeiro turno das eleições já é passado. O segundo turno vai acontecer no próximo dia 26. A OAB intensifica o combate à corrupção eleitoral. Falece o ator e produtor Hugo Carvana. Nova fuga ocorre no CENAM. Greve dos bancários poderá ser encerrada hoje. No rol dos 100 maiores bancos do país, o Banese ocupa a posição de número 58. Produtos da cesta básica ficam mais baratos nas feiras da capital sergipana.

Curtas
CANTAREIRA BATE NOVO RECORDE NEGATIVO E OPERA SÓ COM 6 POR CENTO DE SUA CAPACIDADE. /// EUA LANÇAM MAIS TRÊS ATAQUES SOBRE O ESTADO ISLÂMICO NA SÍRIA E OUTROS SEIS NO IRAQUE. /// AJUDA DO GOVERNO FEDERAL PARA O FIES E O PROUNI AUMENTA. /// JUÍZES REFORÇAM PRESSÃO NO CONGRESSO POR SALÁRIO MAIOR. /// PARTIDO PRÓ-RUSSO FOI O MAIS VOTADO NAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DA LETÔNIA. /// ATAQUE SUICIDA DEIXA AO MENOS 5 MORTOS E 25 FERIDOS NO PAQUISTÃO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Confiança empata e se classifica
O Confiança deu prosseguimento à sua vitoriosa campanha na Série D. Com o empate de 1 a 1 diante do Central de Caruaru, o time do Dragão, dirigido por Betinho, garantiu sua passagem para as quartas de final da competição. O gol dos proletários foi marcado logo aos 50 segundos de partida, através de Everton. Mas a equipe não se encontrava em campo e acabou fazendo, em toda a primeira etapa, uma exibição abaixo da crítica.Aos 33 minutos, Glauber assinalou um gol contra, empatando o jogo. Na fase complementar, Betinho, como habitualmente, mexeu na equipe, que melhorou bastante o seu desempenho. A pressão do Central foi muito grande. O Confiança resistiu e conseguiu manter o empate. Além de passar para a fase subsequente do campeonato da quarta divisão, o Dragão também manteve a privilegiada posição de melhor time até o momento, conservando a invencibilidade que ostenta até esta altura do certame. A renda somou a importância de 76 mil, 160 reais, com um público pagante de 3.758, bem abaixo do esperado, vez que foram colocados à venda 7 mil ingressos.

Voleibol
A equipe feminina do Brasil voltou a vencer, no mundial que está sendo disputado na Itália. Ontem, o placar foi de 3 a zero, contra os Estados Unidos. Foram 9 jogos e 9 vitórias. A seleção brasileira ficou em primeiro lugar na fase de classificação.

PELO TWITTER

www.twitter.com/betocego  Se um oficial da polícia, que estar deputado faz isso , o que esperar de um bandido?

www.twitter.com/massaafera  Agora ter que escolher no 2 turno entre Dilma e Aécio, claro que voto em Dilma. Quero dar passos sempre pra frente.

www.twitter.com/valadaotv  Nasceu pardal, nunca terá o canto do Sabiá …

www.twitter.com/riltonmorais  O período eleitoral chega ao fim e eu consegui cumprir minha promessa de não falar nada da candidata vagabunda e mau-caráter. Nunca será!

www.twitter.com/JC_SATTLER  Estamos vendo o fim de uma quadrilha!!!!

DO LEITOR

A Lição das Urnas
De Palmiro Fontes, cidadão itaporanguense, microempreendedor e Presidente Municipal do PCdoB: “Passado o 1º turno da Eleição de 2014 evidencia-se notoriamente um "lado" que foi duramente derrotado: O do modelo Político brasileiro atual. Simplesmente as abstenções beiraram os 15 % e os brancos e nulos idem. Isso representa um exército de 30% do eleitorado brasileiro dizendo não a estrutura política que está aí posta. Ou seja, praticamente, um em cada 3 brasileiros, não votou em ninguém neste ano. Um número expressivo, muito considerável mesmo. As "respostas" sobre a esse fenômeno podem permear o nosso ideário: _O povo é alienado e não acompanha a vida política do país! _Ah é porque as pessoas estão cansadas de serem roubadas pelo políticos! _Votar em quem se é tudo igual mesmo! _O povo tá cansado dos políticos! _Os políticos não tem mais credibilidade! Etc, etc e etc… Muitas serão as atribuições enfim, mas uma é pertinente: Precisamos urgente de uma grande e ampla Reforma Política. O modelo vigente não dá mais, fato. E esse Reforma Política, para mim que confesso não entender de política, passa pelo fortalecimento da organização partidária se aliando e identificando seu programa com os segmentos sociais; Passa pelo fim do financiamento de empresas as candidaturas; pelo fim de suplência de senadores; pelo endurecimento da Lei de Ficha Limpa com relativa celeração dos julgamento dos processos dos candidatos; pelo fim da famigerada legenda que não representa a vontade popular sufragada nas urnas; e principalmente pelo fim do voto obrigatório. O voto deve ser uma manifestação livre e independente, um direito real, e não um dever atrelado a consequências de não o fazê-lo (não votar pode complicar em concursos públicos, passar em faculdade pública, etc), além de tornar as eleições bem mais limpas.
Claro que isso tudo não terá efeito sem que o eleitor entenda, afinal, conheço pessoas que assistem diariamente as cinco novelas da Globo mas não foram capaz de assistir um programa eleitoral se quer. Não culpo acintosamente esse eleitor, mas um povo que desconhece seu papel cidadão dificilmente terá clareza em suas escolhas. Oxalá, a sorte de nosso povo continuará atrelada as grandes e vultuosas campanhas, patrocinadas por interesses de grupos em detrimento ao interesse coletivo, mas, viva a Democracia brasileira, que apesar de ser frágil, é infinitamente melhor que a mais branda das ditaduras ou teocracias já vistas.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
   
Frase  do Dia
“Em política, estar com a rua não é o mesmo que estar na rua.” Ulysses Guimarães, político brasileiro, nasceu em 06 de Outubro de 1916 e morreu em 1992.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais