Ciclovias: respeito e convivência

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Nos últimos anos Aracaju transformou-se numa das capitais do país com mais ciclovias se comparadas com a proporcionalidade da cidade. São cerca de 170 quilômetros e muitos utilizam as ciclovias não por lazer, mas para trabalhar diariamente.

São trabalhadores de várias classes sociais. Tem o que deseja economizar o dinheiro do transporte público, tem o que não tem outra alternativa e aquele com melhor condição financeira que optou por um transporte mais saudável e até mais rápido em alguns casos.

Campanha permanente da PMA – A prefeitura de Aracaju – através da SMTT –  precisa realizar uma campanha com os motoristas, ciclistas e pedestres.  Aliás, a atual administração tem um projeto de estimulo ao ciclismo que é sucesso o “Caju Bike”. Algumas sugestões:

–  O motorista precisa respeitar a preferência do ciclista, principalmente nas ciclovias.

– E o ciclista precisa fazer a parte dele, respeitando o código de trânsito e não andando na contramão. Principalmente, no centro da cidade os ciclistas provocam acidentes com pedestres porque não respeitam a mão correta.

–  E o pedestre que utiliza alguns espaços para caminhadas e corridas precisam respeitar as ciclovias. Um bom exemplo é no canal 4, no Augusto Franco e na Avenida Tancredo Neves. Tem calçadão dos dois lados e a ciclovia no meio e muitos pedestres insistem em usar o espaço das bicicletas.

–  É preciso deixar claro para o motorista que a prioridade é para o pedestre, depois para o ciclista e por último o veículo.

Da mesma forma que Aracaju saiu na frente com a construção de quilômetros de ciclovia a PMA pode iniciar uma campanha educativa permanente para a convivência saudável dos pedestres, ciclistas e motoristas.

Uma campanha permanente de respeito às ciclovias. Que os motoristas respeitem as ciclovias, o ciclista a mão certa e o pedestre o seu local correto.

Uma convivência pacifica e harmônica para a capital que tem uma das melhores qualidades de vida do país.

2º Fórum Sergipano da Bicicleta
E neste fim de semana está sendo realizado o 2º Fórum Sergipano da Bicicleta numa realização da Ciclo Urbano. Durante os três dias do evento, professores, jornalistas, engenheiros, arquitetos e ativistas de todo o Brasil estarão debruçados sobre o tema “Um movimento em direção à bicicleta”.

Cicloativismo
A ideia é reforçar os conceitos do cicloativismo, que já alcança ecos em muitas cidades brasileiras nas quais a bicicleta já vem sendo apontada como um dos caminhos mais curtos, econômicos e saudáveis de deslocamento.Para levantar essa bandeira e ampliar a discussão sobre as soluções para que bicicletas,pedestres e motoristas possam conviver harmoniosamente, uma vasta programação foi montada. A programação acontece no auditório da Sociedade Semear: http://2fsbici.com.br/evento/programacao/

Edney Caetano chamou sim o PT de partido da corrupção

O médico e candidato derrotado a ALESE, Edney Caetano (PSB) disse na rede Ilha que apenas defendeu o apoio do partido a Aécio, mas não chamou o PT de partido da corrupção. Chamou sim! O titular deste espaço estava na AEASE, no dia10 de outubro quando ele não só chamou o PT de partido da corrupção como disse que o PT acabou com a saúde no Brasil. As testemunhas são os prefeitos e vereadores do PSB.  É porque o programa Mais Médicos acabou com a máfia médica, sobretudo, a máfia dos laboratórios. Em benefício do povo carente. Não tem preço

Caminhonetes do COE dão péssimo exemplo nas areias das praias
O blog recebeu uma denúncia com foto, de policias do COE com as caminhonetes jogando bola nas areias da praia dos Artistas.

 Pelo menos três caminhonetes estavam nas areias. O blog foi informado que o COE, assim como o Choque, são tropas que ficam aquarteladas 24 horas e geralmente realizam atividades físicas, após o fim do serviço. Os veículos do COE dando péssimo exemplo nas areias da praia.A foto ao lado foi feita com celular à distância, por motivos que o leitor imagina.

Leilão beneficia o Sergipeprevidência
Foi depositado na conta do Sergipeprevidência o valor de R$565.659,06, oriundo do leilão público de bens inservíveis realizado em maio deste ano pela Superintendência de Gestão de Patrimônio da Seplag (Supat/Seplag). O recurso é parte do conjunto de medidas legais que o Governo do Estado vem adotando visando a criação de novas receita para a estabilização do déficit previdenciário.

Previdência
“O governador Jackson Barreto não tem medido esforços no tocante à previdência estadual. A sua preocupação com os aposentados, reformados e pensionistas assistidos pelo Sergipeprevidência tem feito com que novas ferramentas sejam trabalhadas a fim de amortecer o déficit previdenciário, diminuindo o valor do aporte e dando ao Governo do Estado maior poder de investimento em diversas áreas como saúde, educação, saneamento básico, entre outras”, disse o diretor presidente do Instituto, Augusto Fábio.

Destinação
A destinação do recurso atende ao inciso XVI, do Artigo 23 disposto na Lei nº 5.852 de 20 de março de 2006, estabelecido por meio da Lei nº 6.400 de 30 de abril de 2008, que prescreve que os recursos advindos da alienação de bens móveis inservíveis deverão ser destinados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Sergipe (RPPS/SE)

Uma edição
Apenas uma edição do Leilão de Bens Inservíveis do Governo do Estado de Sergipe aconteceu neste ano, em 8 de maio, quando foram colocados em disponibilidade para lance veículos, produtos de informática, eletrodomésticos, eletrônicos, equipamentos de escritório e outros itens, distribuídos em 141 lotes.

Estratégia
De acordo com secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama, o leilão se representa como de cunho estratégico para a administração do Estado. "Trata-se de bens que já se encontravam inutilizados, ocupando espaços em galpões e depósitos e que foram considerados inservíveis, através de levantamento realizado por técnicos. No entanto, estes bens podem servir de utilidade para particulares, que os arrematam a um preço menor que o de mercado”, pontuou.

Os desafios da profissionalização e sucessão da empresa familiar
Como profissionalizar a gestão de uma empresa familiar e solucionar eventuais conflitos entre seus membros? De que forma os gestores devem conduzir o processo sucessório em seus empreendimentos? Essas e outras questões serão apresentadas nesta terça-feira, às 19hs, no auditório do Sebrae, pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Ernst Young University, Armando Lourenzo.

Os desafios da profissionalização e sucessão da empresa familiar II
O evento é destinado a empresários, fundadores, dirigentes, herdeiros, familiares e executivos não pertencentes às famílias que comandam as empresas. As inscrições são gratuitas e pode ser feitas pelo email http://cursos@se.sebrae.com.br Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (79)2106-7766/7767.

Direitos humanos assina liberação de convênios em prol das crianças e adolescentes
No decorrer da última semana, o secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Antônio Bittencourt Júnior, assinou a liberação de recursos de quatro importantes convênios provenientes do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Fundecria) que somados totalizam um investimento R$359.758,32.Os Convênios garantirão a efetivação de Projetos que foram selecionados por meio de edital e aprovados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, vinculado à secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Reforma na Agência do Banese no Shopping Jardins

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) informa que a partir da próxima sexta-feira, 24, a agência do banco no Shopping Jardins será fechada para reforma. Os clientes e usuários desta unidade do Banese, enquanto durar a obra, passarão a ser atendidos na agência Antônio Carlos Franco, em frente ao shopping. A reforma faz parte de um programa de mudanças do conceito de atendimento das agências do Banese que está sendo desenvolvido dentro do Planejamento Estratégico do banco.

PELO TWITTER

www.twitter.com/adinelsonalves SOMESE virou Comitê eleitoral pró Aécio! Talvez esteja com saudade dos "contratos" milionários da SEc Saúde. Por essas e outras, a SOMESE está cometendo crime eleitoral, pois afixou placa pró Aécio na frente de sua sede!! #vergonhoso.

www.twitter.com/Edson_Bomfim  Falar grosso com mulher e fino com a corrupção, nepotismo e aeroporto pro titio é bom né seu Aécio Neves!!! #covarde

www.twitter.com/marcosaurelio23  Filas, em Itu, São Paulo, para buscar água em córregos e e pequenas bicas… Alguém imaginou isso antes? Só os "loucos dos ambientalistas".

www.twitter.com/gilbertotv  Alõ, Alckmin, não se dá desconto para quem economiza água. Isto é obrigação de qualquer cidadão. O que precisa é multar quem gasta muito.

www.twitter.com/clovis_silveira  Por favor,não confunda o meu ponto de vista com cinismo.Os cínicos são aqueles q dizem a vc que tudo vai dar certo, quando a verdade é outra.

DO LEITOR

Aniversário e Aposentadoria
Quem estará apagando velinhas na próxima terça-feira, dia 21, é o assessor de comunicação social dos Correios, José Ginaldo de Jesus. Numa feliz coincidência, Ginaldo estará deixando os Correios, no dia do seu aniversário, por motivo de aposentadoria espontânea. Em depoimento à equipe da ASCOM/Correios, declarou: “"Agradeço a Deus, a oportunidade que Ele me concedeu de servir à sociedade, durante quase quarenta anos, por intermédio dos Correios e Telégrafos. Seja no cargo de Carteiro, quando comecei; seja como Atendente Comercial; seja como instrutor, quando, durante cerca de doze anos, ensinei a muitos colegas aquilo que os faria bons empregados; seja como assessor de comunicação social (ASCOM), por quase dez anos; seja nas demais funções exercidas, como gerente de agência, assessor de planejamento e qualidade, gerente de recursos humanos, até como mesmo diretor regional (interino), por algumas vezes.Agradeço também, e de forma muito carinhosa, a todos os colegas que, de uma forma ou de outra, caminhamos juntos, ajudando a construir a nossa empresa e o nosso País. Agradeço, de forma muito particular, aos colegas e amigos da Imprensa, pela maneira respeitosa como nos relacionamos durante todo esse tempo".

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
   
Frase  do Dia
"Não há nada impossível no calor de uma revolução. "  Lucas Alamán, político e historiador mexicano, nasceu em 18 de Outubro de 1792 e morreu 1853.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais