Educação: Choque de gestão. 86,2% com pessoal

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Embora o  ensino público em Sergipe tenha índices baixos, conforme o IDEB, da receita da pasta em 2014, 86,2% foram destinados para pagamento de pessoal. Um índice alto e que na rede privada quebraria qualquer empresa.  E essa realidade não é nova, vem de muito tempo.  Sobraram 11,9% para o custeio e apenas 1,8% para investimentos.

Para se ter uma ideia o salário do magistério de 2006 até 2014 teve um aumento significativo bem acima da inflação.  Se comparado com o reajuste do salário mínimo do período (2006 a 2014) que foi de 106,86%, o do professor de nível médio foi de 302,07% e o de nível superior 165,65%. A inflação acumulada de 2006 a 2014, pelo IPCA foi de 60,13%.

Os números apresentados pelo novo secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, na reunião da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, mostraram também os números negativos do IDEB para o governo em algumas séries, como a 8ª e a 9ª onde o Estado é o pior do país. Mas a rede privada também não ficou bem. Nas mesmas séries é a segunda pior do país.

Sem duvida, o grande desafio de Jorge Carvalho será aperfeiçoar a gestão, que está carcomida e ultrapassada. A gestão precisa melhorar urgentemente coisas simples como sistema de informatização do pagamento de pessoal (para  comparar tudo que está se pagando inclusive gratificações), além de ações para reduzir o grande índice de evasão escolar e de controle de frequência do professor.  Em Sergipe, algumas áreas da educação estão em mãos de meia dúzia de servidores há anos. Alguns atrasam implantação de sistemas para ter controle de tudo e o gestor pensar que são indispensáveis. Tem uma frase que resume tudo: “os cemitérios estão cheios de pessoas insubstituíveis”.

O certo é que a educação precisa de mudanças drásticas não só em Sergipe, mas em todo país. Infelizmente muitos sindicalistas ainda pensam apenas no salário e nada mais. Uma pasta que gasta 86.2% com pessoal e tem índices péssimos,vem errando ao longo do anos.

Todo ano dão notas baixas aos governos. Como toda culpa fosse do gestor de plantão, mas não fazem a “mea culpa”.  Em Sergipe, um aluno custa anualmente cerca de R$ 7.308, 00. É mais de R$ 600,00 mensais.

Um exemplo recente: 500 mil estudantes zeraram a redação do ENEM. A culpa é só do gestor? E o professor não tem sua parcela de culpa?

Ficam as perguntas para reflexão do leitor.

Reforma administrativa
Ontem, 26, João Alves Filho, Prefeito de Aracaju, reuniu os vereadores da bancada governista e alguns secretários para expor a reforma administrativa.

Sessão extraordinária
Ao que deixou transparecer, o Prefeito quer aprovar a referida reforma antes do início dos trabalhos legislativos e deverá convocar os vereadores para votar o projeto em sessão extraordinária.

Desespero
Após a entrevista do médico Edgar Silveira (clinica Santa Sophia) ontem em um programa matutino, várias pessoas ficaram se perguntando o porquê da indignação do médico com a auditoria que vem sendo promovida pelo Ipesaúde.

Acusações
Pegou muito mal a forma agressiva como o médico Edgar agrediu os diretores do órgão. Acusando-os de cometer irregularidades. Com certeza, virá processo por aí. A diretoria do órgão encaminhou oficio ao Ministério Publico Estadual solicitando que seja apurada a existência de irregularidades apontadas pelo médico.

Conflito de interesses?
E está sendo denunciado também ao MPE e a entidades de classe que o médico Edgar é servidor do Ipesaúde, atende no ambulatório do órgão e recebe salário para isso. A denúncia é que uma grande quantidade desses pacientes que foram atendidos por ele no órgão foram encaminhados para a própria clinica Santa Sophia. E pela denúncia, esse pacientes  geraram uma despesa, somente em 2104, de estrondosos 150 mil reais a autarquia.

12 Anos do assassinato de Joaldo Barbosa, o Nego da Farmácia
Um dos episódios mais tristes que o titular deste espaço presenciou foi o corpo do deputado estadual Joaldo Barbosa, o Nego da Farmácia, estendido na entrada da casa dele, no bairro Atalaia em 27 de Janeiro de 2003. Joaldo era deputado com base na região Centro-Sul, principalmente em Boquim. Tinha apenas 49 anos e estava no quinto mandato.

Mentor
A conclusão da polícia à época foi de que Antônio Francisco queria ocupar por definitivo, uma cadeira na Assembleia. Ele teve a prisão preventiva decretada no dia 29 de maio de 2003, mas somente foi preso em 21 de março de 2004, após ficar foragido por quase um ano. Por problemas de saúde, Antônio Francisco cumpria prisão domiciliar e morreu aos 74 anos [acometido por câncer no fígado] em um hospital particular de Aracaju. (Com Infonet).

Policiamento nos estádios: Qual o critério da PM/SE? .  E o governador? O que acha de tudo isso?
E agora a CBF ameaça retirar os jogos do Confiança da Copa Nordeste de Sergipe por conta da falta de policiamento. No ano passado foi denunciado que a PMSE montou um posto dentro da Usina Campo Lindo, uma empresa privada. Ninguém fez nada, inclusive o governador não tomou providências. Agora, por conta do campeonato sergipano voltou a pendenga sobre o papel da PM. O comando insiste em dar policiamento apenas no lado de fora.  E o governador? O que acha de tudo isso? O prazo acaba hoje.

Confiança deveria vender combo de ingressos para Copa Nordeste
A diretoria do Confiança precisa ser mais profissional. Deveria aproveitar a Copa Nordeste e vender um combo de ingressos para os jogos já confirmados. Daria um desconto e com isso teria recursos antecipados. Todos sairiam ganhando.

Fumaçê
Nos últimos dias a população da cidade de Capela vem sofrendo com a poluição do ar. É que a prefeitura tem queimado o lixo recolhido ao lixão ao céu aberto, provocando uma onda de fumaça que encobre a cidade. Recentemente a fumaça foi tão forte que os moradores dos bairros próximos tiveram que chamar o Corpo de Bombeiros. Cadê a Adema para fiscalizar e multar a Prefeitura?

Revolta
É grande a revolta do grupo político que apoiou a candidatura do governador Jackson Barreto no município de Capela. O secretário da Saúde, Zezinho Sobral – não se sabe por indicação de quem –  resolveu colocar no comando da Maternidade Regional, Manuel Guimarães, um aliado do candidato Eduardo Amorim e do prefeito Ezequiel Leite. A turma que brigou, foi às ruas, levou a candidatura de JB aos quatro cantos da cidade, continua chupando dedo e sendo objeto de gozação. Resta saber se Jackson tem conhecimento?

Secretário Valmor Barbosa recebe diretoria do Confiança
Ontem, 26, o Secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, recebeu os dirigentes da Associação Desportiva do Confiança.  “Tínhamos que agradecer pessoalmente ao secretário pelo seu esforço para a reforma do Estádio Lourival Baptista (Batistão). Essa obra tem muita importância para o Confiança e para o futebol sergipano. Valmor Barbosa merece todo o nosso respeito e admiração”, afirmou o presidente do Confiança, Luiz Roberto.

Camisa
Ainda durante a visita, o Secretário foi presenteado com a camisa do clube e surpreendido com uma homenagem que a Associação Desportiva do Confiança pretende realizar no dia da reinauguração do Batistão. “Me sinto lisonjeado pela homenagem. O Estado dentro de suas possibilidades deu o pontapé inicial para a valorização dos times de futebol sergipano”, frisou Valmor Barbosa.

Estádio internacional
O Secretário destacou a importância da obra. “O Batistão tem uma simbologia importante, não apenas para os clubes e os esportistas do Estado. Esse estádio faz parte da história de Sergipe e de cada cidadão sergipano. É uma obra que segue as especificações da Federação Internacional de Futebol (FIFA). Tenho acompanhado a execução dos trabalhos de perto e garanto que em poucos dias o povo sergipano terá à disposição um estádio de ótima estrutura para jogos de âmbito estadual, nacional e internacional”.

Reforma complicada em condomínio
Moradores do condomínio Portal dos Trópicos na rodovia José Sarney reclamam que uma obra de reforma em uma cobertura está complicada. Por três vezes já caíram peças da construção na área de lazer. E o pior é que o proprietário é uma autoridade que deveria priorizar a prevenção dos acidentes de trabalho.

Secretário José Sobral fala sobre a Saúde
O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, concedeu entrevista ao programa Hora da Verdade, do radialista George Magalhães, onde destacou os desafios de gerir a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Entre os assuntos abordados no programa foram a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Complexo Regulador de Saúde e Sistema de Controle de Almoxarifado.

Ação Civil
Sobre a FHS, foi abordada a Ação Civil Pública do Ministério Público Federal para que o contrato com a Secretaria de Estado da Saúde não seja renovado. O secretário José Sobral  destacou a importância dela para o atendimento à população.

Pionerismo
“As Fundações são um método pioneiro no Brasil. Entendemos que precisamos dar condições para o funcionamento delas. A Fundação Hospitalar é pública de direito privado e suas contratações e compras são por meio de licitações e concurso público. O único contratante é o Estado de Sergipe e a função dela é gerir toda rede hospitalar e de urgência e emergência. O Estado já encaminhou à Procuradoria Geral do Estado (PGE) o pedido de renovação do contrato com FHS, pois o funcionamento dela não pode ser interrompido de forma abrupta. Nós temos que dar sequência e qualquer decisão tem que ser em longo prazo. É a Fundação e seus servidores que trabalham na assistência do Estado. A Fundação tem que continuar, pois a maior prejudicada seria a população que ficaria desassistida. Precisamos avaliar o desempenho e cobrar um melhor resultado. Ela pode ser mais ágil e eficiente no seu processo de gestão”, afirmou José Sobral.

Atendimentos
“Cada Hospital Regional tem uma média de seis a 10 mil atendimentos por mês, sem contar o Huse que, sozinho, dobra essa capacidade. Não podemos e não vamos deixar a população desassistida”, afirmou o secretário.

ILBJ formará mais uma turma hoje
O momento mais aguardado para cerca de mil jovens e adolescentes do projeto “Conectando com a vida” do Instituto Luciano Barreto Júnior, responsabilidade social da Construtora Celi está chegando. Hoje o Espaço Emes será palco da tradicional formatura do ILBJ. O evento reunirá alunos, familiares, autoridades e a comunidade que faz questão de prestigiar esse momento tão importante para diversos jovens e adolescentes.

Ciclo de aprendizado
A formatura é o fechamento de um ciclo de muito aprendizado e a concretização dos resultados que se mantêm em níveis de qualidade bastante satisfatórios. Esse ano a turma de formandos do ILBJ homenageará a professora Neuzice Barreto Lima, educadora que formou várias gerações e ensinou aos seus alunos que vale a pena lutar, conquistar direitos e ser feliz.

Tradicional festa de Reis do povoado Pedrinhas em Areia Branca
O maior povoado de Areia Branca, Pedrinhas, realiza no próximo sábado sua tradicional festa de Reis. Pedrinhas já foi povoado de Laranjeiras e a Prefeitura fez um esforço pra atender ao apelo da comunidade com os seguintes shows que começam à noite: Mega Swingueira, Axê/Pagode  Yêba; Cavalo de Pau (forró das antigas); Rafael Gonçalves (sertanejo) e encerra-se com DJ Macarrone.

Carnaval em Neópolis
Ontem, 26, a Prefeitura de Neópolis confirmou a realização do carnaval na cidade, que ocorrerá de 13 a 17 de fevereiro.  Considerada a capital sergipana do frevo, havia muita expectativa da população sobre o evento, que agita a economia e o turismo do município. Ainda não foram divulgadas as atrações do carnaval, mas a gestão municipal afirmou que logo mais libera novidades sobre as bandas presentes no evento.

PELO TWITTER

www.twitter.com/flavaofraga  Os pesadelos, normalmente, nos acometem por uma noite. Porém, pesadelos reiterados e que não cessam, produzem chagas irreversíveis na alma.

www.twitter.com/capsamuel TV Alese aberta ao povo,Fim das Verbas de subvenção e Portal  da Transparência foram as reivindicações da Oposição.

www.twitter.com/palmeriodoria  Repórter ou colunista que não misturar alhos com bugalhos ("crise hídrica" paulista e "apagão") entra no próximo passaralho da midiazona.

www.twitter.com/camilo673  Não ha caminho no Brasil para o neodesenvolvimentismo. Ou teremos um governo popular, ou teremos caminho para o Neo(mas)liberalismo.

Invultado
E-mail de um membro do antigo PCB que pediu anonimato: “Nas eleições de outubro passado, o prático e conhecido Samarone, era candidato a deputado por um partido dividido. A maioria apoiou Jackson Barreto e minoria Amorim.  Certo de que JB tomaria uma lapada, Samarone foi pra televisão e em todos os programas eleitorais dos quais participou, usava a sua eloquência que Deus um dia há de usar e pedia votos para o Senador Amorim. Fala-se que, quando ele andava ruas pedindo votos e também nos encontros com amigos, sempre defendia o valor do candidato Amorim como se fosse uma moeda nobre. Pois bem. JB ganhou a eleição e Samarone desapareceu de circulação por pouco tempo. Já está de volta cercando os homens do governo e apresentando teses e estratégias políticas, mas com um novo visual: cabeça raspada e barba crescida. Há quem diga que o novo look é apenas um disfarce. Outros comentam que ele, como se diz no interior, está “invultado”, mas é o mesmo Samarone das eleições.”

ESCLARECIMENTOS

Resposta Prefeitura de Ilha das Flores. Salários não estão atrasados.
Da assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ilha das Flores: Sabemos que você faz jornalismo de forma limpa e clara, buscando sempre a verdade independente dos fatos. E, por este motivo, viemos aqui esclarecer algumas inverdades que – talvez por falta de informação – subsidiaram a nota publicada no dia 24 de janeiro de 2015,  na sua coluna no portal  Infonet.
A prefeitura de Ilha das Flores, apesar da crise financeira que assola o País, está com as suas contas em dia. Diferente do que foi publicado, o salário dos servidores referente ao mês de dezembro já foi pago, bem como o décimo terceiro salário, e o salário referente ao mês de janeiro será pago nesta semana, dentro do prazo legal, como de costume.
Em momento algum houve determinação judicial de proibição de realização da festa de Bom Jesus dos Navegantes. O Ministério Público ajuizou ação com este pedido, que foi prontamente negado pelo Poder Judiciário por não encontrar amparo legal. Posto isto, resta claro que, como fora erroneamente dito, não afrontamos a justiça. Agimos sempre em harmonia com as recomendações do Ministério Público e cumprimos as determinações judiciais.
A festa de Bom Jesus dos Navegantes é realizada neste município há mais de 80 anos e, este ano, só se tornou possível porque foram firmadas parcerias que facilitaram a sua realização.  Reconhecemos que a transposição deste momento de crise exige de nós – administradores – criatividade para desempenhar as atividades que atendam as demandas sociais e, também, para realizar as nossas festas tradicionais, levando, assim, entretenimento e cultura a população ilhaflorense.
Com muita dedicação conseguimos iniciar a execução de sistema de esgotamento sanitário, a construção de casas, a construção de três praças no povoado Bongue, o asfaltamento e pavimentação de ruas, a construção de uma creche, a construção, reforma e ampliação de diversas unidades básicas de saúde, a reestruturação de todas as escolas municipais possibilitando um aumento de 40% no número de alunos matriculados, a aquisição de uma frota de veículos, a implantação de coleta diária de lixo, investimentos na melhoria dos serviços de saúde e de assistência social, que hoje possuem altos índices de aceitação pela população. Em apenas dois anos de gestão já firmamos mais convênios que todos os prefeitos anteriores que administraram o Município desde a sua fundação.
Todas estas informações podem ser verificadas visitando-se o Município.  Colocamos-nos desde já à disposição para qualquer esclarecimento, antes que sejam publicadas informações inconsistentes referentes a esta gestão.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“Liberdade absoluta e necessidade absoluta são idênticas.”  Friedrich Schelling, filósofo alemão, nasceu em 27 de Janeiro de 1775 e morreu em 1854.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais