João Alves disputará à reeleição?

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Passada a metade do mandato, a administração do prefeito João Alves Filho (DEM), tem muito pouco de positivo a registrar. E o blog vem sendo cobrado semanalmente por vários leitores para fazer uma análise mais precisa.

Talvez o rodando macio, não em toda a cidade, mas em algumas avenidas importantes e  o sistema de transporte público parece que melhorou, já que entraram outras empresas no sistema por conta da quebradeira das antigas. Porém, a licitação, que será metropolitana, ainda capenga, e mesmo começando este semestre, como todo processo licitatório tem recursos e mais recursos. Dificilmente acaba este ano.

E na área do imposto e taxas é preciso lembrar. E não adianta fazer comparação com o governo federal que está errado em aumentar impostos neste período. Um erro não compensa o outro. Os governos federal, estadual e municipal deveriam lutar por uma reforma tributária e não aumentar imposto como solução para os seus déficits.

ISS empresas de Tecnologia – No fim de 2012 as empresas de Tecnologia de Informação tinham conquistado, depois de muita luta, a redução do ISS. Assim que assumiu, o brioso secretário Nilson LIma, cancelou a redução, retornando ao patamar anterior (aumento de tributação);

TIP – Depois criaram a Taxa de Iluminação Pública – TIP, sem nenhuma melhora concreta, ao contrário, para a população (aumento de tributação);

Tarifa ônibus – Depois veio o aumento da  passagem de ônibus e agora esta obrigação dos idosos de tirarem o Aracaju Card, quando o estatuto do idoso diz que, basta apenas, apresentar um documento que comprove a idade;

IPTU – E, finalmente, o pacote denominado de  "maldade para todos" com aumento de IPTU (quase um confisco de propriedades) e ITBI (aumento de tributação). E o pior o aumento de IPTU será nos próximos oito anos.

E como um leitor lembrou,  o pior de tudo isso, é que os vereadores que foram eleitos para representar a sociedade, aprovam tudo, e alguns deles chegam a dizer na imprensa que sequer leram as mensagens do Executivo. Será que estão apostando no esquecimento do eleitorado em 2016? Já que o eleitor, que critica hoje, esquece amanhã. Ou seja é o principal culpado quando troca seu voto por um jogo de camisas, um churrasco ou algo semelhante.

É preciso clareza. É o momento de definir quem é oposição ou não. Uma parcela do eleitorado está consciente e vai cobrar em 2016, com certeza, a posição clara do seu representante. Aliás, até lideranças de partido aliados a João, como André Moura, vem se posicionando firme ultimamente. É sinal que algo está errado.

Quando a pergunta do título do artigo é uma provocação para você, caro leitor: João Alves disputará à reeleição? Responda…

Revitalização do São Francisco em debate hoje na rádio Atalaia AM
O programa Resumo Geral, apresentado pelo radialista Fernando Cabral na rádio Atalaia AM, das 13h às 14h, debaterá hoje o retorno do movimento em defesa da revitalização do rio São Francisco. Participarão do programa, Dom Luis Cappio baluarte da luta e que fez duas greves de fome (2005 e 2007), o ex-vereador Goisinho um dos coordenadores do movimento e Luis Carlos Fontes, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Vale à pena conferir!

Emsetur e Pronese: Governo assina decreto destituindo diretorias e criando comissão executiva com interventores
Foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 12, decreto do governo do Estado nomeando uma comissão executiva de acordo com a lei estadual que permite a extinção de empresas. O decreto destitui as diretorias das duas empresas e a comissão nomeará interventores temporários até a extinção definitiva.

Servidores efetivos não serão demitidos
Os cargos comissionados serão extintos e os servidores efetivos serão aproveitados em outras áreas. A Emsetur tem servidores efetivos, mas os do Pronese, cerca de 60 são todos cedidos de outras pastas. O governo garantiu que nenhum servidor efetivo será demitido.

Marcélio Bomfim: características de 1964
Deu na coluna do jornalista Diogénes Brayner, no FaxAju de ontem: “O ex-vereador Marcélio Bomfim diz que está acompanhando a crise e vê características de 1964, com corrupção exagerada e interesses em choque.- Com participação de alguns companheiros daqui.”

“Emenda só para quem me apoiou”
Um prefeito da região Agreste fez uma peregrinação em Brasília de gabinete em gabinete (como muitos fazem) em busca de emendas para o município. Ao chegar no gabinete de Laércio Oliveira ouviu na bucha: “emenda só para quem me apoiou”. Será que o deputado não teve voto naquele município? Ou pensa que a emenda é para o prefeito e não para a comunidade?

Parcerias para manutenção dos espaços culturais
Excelente iniciativa do secretário de Estado da Cultura Elber Batalha Filho em procurar parcerias para manutenção de espaços culturais. Essas parcerias já existem em vários estados e em muitos  países. A ideia dele é unir ações público-privadas em alguns espaços como, por exemplo, os teatros Tobias Barreto e Atheneu.

Grande empresas
“Existem vários exemplos pelo país onde encontramos este tipo de parceria. É comum encontrarmos em grandes centros a presença de grandes empresas gerindo espaços culturais. O Estado passa por uma crise e precisamos crias alternativas para dar agilidade e governabilidade à gestão”, acredita Elber Batalha.

Projetos
O Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Anacleto Grosbelli, recebeu a iniciativa com muito interesse. “Não temos nada específico para área da cultura aqui em Sergipe. O Governo tem um excelente relacionamento conosco e temos o maior interesse em projetos que incentivem a cultura. Somos uma das maiores empresas de fomento cultural do país”, lembrou Grosbelli.

Ampliação
Já o superintendente do Banco do Nordeste em Sergipe, Saumíneo Nascimento, enalteceu a iniciativa do secretário em promover ações duradouras para a cultura do Estado. “O BNB tem muitas parcerias culturais e atua com financiamento via crédito para projetos culturais e também em editais específicos para a cultura. Parabenizo o secretário Elber Batalha pela iniciativa de buscar parceiros para ampliar os apoios cultuais, vamos aguardar os projetos serem  encaminhados para o Banco e enviar para as devidas análises em nossa Direção Geral”.

Pirambu: pagamento do Piso do magistério assegurado
Em reunião realizada ontem, 11, com representantes do Sintese o prefeito de Pirambu, Élio Martins (PSC), assegurou o pagamento do Piso do Magistério (13,01%) a partir do mês de março e o pagamento em cinco parcelas começando agora em março, referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2015.A reunião tratou também do Conselho Municipal de Educação, Conselho de Alimentação Escolar, Conselho do Fundeb e Plano Municipal de Educação.

Queda repasses
O prefeito Elinho expôs a real situação que vive hoje o município em virtude da queda nos últimos meses no repasse dos royalties, o que tem levado a administração a adotar medidas de contenção de despesas e redução no custeio. “Vivemos hoje uma nova realidade sem sabermos até quando vamos viver essa situação”, disse o prefeito.A queda no repasse dos royalties não é culpa nossa. Tudo isso está atrelado ao preço do barril de petróleo que têm cotação internacional. Enquanto mais cai o preço do barril, menor será o repasse, esclareceu.

Merenda escolar
– Temos um gasto hoje com a merenda escolar que poucos municípios têm. Oferecemos três refeições ao dia quando a maioria dos municípios oferecerem apenas uma refeição reforçada – pontuou. Com relação aos débitos da administração anterior referente ao ano de 2011 e o mês de janeiro de 2012, ficou para ser debatido em uma nova reunião que deve acontece no segundo semestre deste ano.

Motonetas
A vereadora Daniela Fortes (PR) chamou a atenção dos órgãos competentes para a situação das motonetas em Aracaju, mostrando dados estatísticos que registram o crescimento de acidentes envolvendo esses veículos.  Ela explicou que apoia a isenção das motocicletas de até 150 cilindradas regulada por legislação própria, mas que é necessária a identificação por vários fatores.

Identificação 
Ela esclareceu que está ao lado da população e seu pedido é pensando no bem de todos. "Eu não estou contra o trabalhador, se os órgãos entendem que devem dar isenção é ótimo, mas tem que identificar. Essas motos adentram nos estabelecimentos comerciais, pontos de ônibus, realmente em todos os lugares com homens que roubam pessoas e não tem como identificar o meliante", comentou.

Sem vontade
Ainda ontem, 11, na Câmara de Aracaju a vereadora Lucimara Passos (PC do B) protestou contra a ausência de providências por parte da Prefeitura de Aracaju, para corrigir os erros no IPTU.Diante da situação que vive a população de Aracaju, a vereadora Lucimara Passos solicitou dois requerimentos (números 80/2015 e 81/2015, respectivamente) na Câmara pedindo explicações ao prefeito João Alves Filho e ao secretário da Fazenda, Luciano Paz Xavier, sobre o IPTU.

Comissão Especial para estudo do Código de Processo Penal
O deputado federal Valadares Filho (PSB), apresentou ontem, 11, requerimento de Criação de Comissão Especial para emitir parecer ao Projeto de Lei 045/2010, de autoria do Senado Federal, que dispõe sobre o Projeto de Código de Processo Penal.O Senado Federal aprovou o PLS 156/2009 revogando o atual Código de Processo Penal e constituindo um novo.

Modificações
“Esse projeto foi recebido pela Câmara dos Deputados em outubro de 2012 e até hoje aguarda a instalação da Comissão Especial para sua apreciação”, questiona o deputado.O atual Código de Processo Penal foi instituído pelo Decreto Lei nº 3.689 de 03 de outubro de 1941 e Valadares acredita que com o passar dos anos parte dele se tornou inócuo. “Modificações significativas ocorreram na sociedade, tornando várias partes do código que estão em vigor ineficazes para responder os desejos da população brasileira por justiça”.

Ampliação das condenações
A sociedade moderna anseia pela aplicação de condenações mais rígidas. “Nosso país clama por uma mudança urgente nas leis penais do ordenamento jurídico. A punição imposta pelo Estado é desproporcional ao ato criminoso, incapaz de coibir futuros delitos, deixando assim de cumprir com a função precípua do direito penal, por falta de mecanismos legais apropriados para a manutenção da ordem social”, conclui Valadares Filho.

Aeroportos de Aracaju, Lagarto e Canindé
O deputado federal Fábio Reis e o presidente da Codise, Sérgio Reis, estiveram no gabinete do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, na última terça-feira, 10. A pauta da reunião foi a construção e o andamento das obras dos aeroportos de Aracaju, Lagarto e Canindé do São Francisco.

Solução para aeroporto em Lagarto
Lagarto não poderia ter um aeroporto, já que não atende ao critério de estar a mais de 100 quilômetros de outro aeroporto. Dessa forma, o ministro sugeriu que o município disponibilize uma área para a construção do aeroporto e o deputado federal Fábio Reis apresente uma emenda destinando recursos para a obra. Assim, o aeroporto passaria a fazer parte do incentivo do Governo Federal, que irá subsidiar empresas que fizerem o transporte regional.

Economia
O presidente da Codise, Sérgio Reis, disse que era uma preocupação muito grande do governador Jackson Barreto em promover o desenvolvimento econômico no Estado. “Lagarto, Canindé e Neópolis são cidades que podem desempenhar o fomento do desenvolvimento econômico em áreas como turismo, agronegócio e indústria”, afirmou.

Distrito
“A região Centro-Sul deverá ganhar, em breve, um distrito industrial. Tanto a implantação de uma matriz, quando o gasoduto, e, caso se consolide a construção de um aeroporto, novas indústrias, novas empresas ligadas ao turismo de negócio e de lazer, farão com que a economia se desenvolva, gerando emprego e renda para o povo sergipano. Este é um compromisso do governo de Sergipe”, frisou Sérgio.

Celeridade
O ministro também foi cobrado por celeridade nas obras do aeroporto de Aracaju e sobre o andamento das obras do aeroporto de Canindé do São Francisco. “É pertinente a preocupação do presidente da Codise. Estou empenhado em licitar e dar a ordem de serviço para a construção do aeroporto de Canindé até o final do ano”, garantiu Padilha.

Posse da diretoria do Aracaju Convention
Nesta quarta-feira, 11/03, em concorrida solenidade realizada no Del Canto Hotel, foram empossados os novos dirigentes do Aracaju Convention & Visitors Bureau (ACVB) para o quadriênio 2015/2018. A diretoria é formada por Luiz Simões de Faria, presidente (ABIH), Ailton Nunes dos Santos Junior, 1º vice-presidente (Sindetur), Augusto José De Carvalho, 2º vice-presidente (Abrasel), Samuel Rodrigues Schuster, diretor administrativo financeiro (CDL) e Mércia de Menezes Aragão, diretora secretária (Sebrae). Também foi empossado o presidente do Conselho Curador, Alexandre Porto (Acese), além dos membros do Conselho Fiscal, que foram representados por Francisco dos Santos Menezes (CDL).

Ampliação
Segundo o presidente Luiz Simões, dentre as principais diretrizes de sua gestão estão a ampliação do número de mantenedores e o aumento na captação de eventos. Além disso, a partir de diagnóstico efetuado por uma consultoria realizada pelo profissional Matheus Felizola, do Sebrae/SE, novas ações serão implementadas, incluindo, dentre outras, o aspecto de sensibilização junto aos futuros parceiros e o aumento da visibilidade da entidade junto à sociedade.

Ampliação do Pronaf em SE
O Banco do Nordeste pretende aplicar neste ano em Sergipe R$ 104 milhões no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e na mini e pequena produção rural. Em 2014, foram contratados cerca de R$ 94 milhões nesses três segmentos. Para tanto, a Superintendência Estadual de Sergipe reuniu todos os gerentes responsáveis pelos segmentos para planejar estratégias para atingir estas metas.

Crescimento
Segundo o superintendente estadual do Banco do Nordeste em Sergipe, Saumíneo Nascimento, “a atenção do Banco para com a economia rural sergipana está relacionada à ideia de crescimento econômico com equidade e inserção nos processos mais modernos de comercialização, como estímulo para que os produtores rurais alcancem melhorias significativas em suas dinâmicas econômicas e nos indicadores de bem estar social no estado de Sergipe. Esta ação está entre as nossas prioridades setoriais e buscará atender todos os espaços sergipanos”.

Show de Fábio Ribeiro na Confraria Restaurante Bar
No próximo domingo, 15, o Pop Rock do cantor sergipano Fábio Ribeiro irá embalar a noite na Confraria Restaurante Bar. Quem

Domingo, na Confraria Restaurante Bar, tem Fábio Ribeiro 

 estiver a fim de fechar o final de semana com chave de ouro, vale a pena conferir. A Confraria fica localizada na Francisco Porto e o show terá inicia às 18h e o cantor garante um repertorio de dar água na boca, com musicas de sua própria autoria e de bandas consagradas como Legião Urbana, Capital Inicial, Biquíni Cavadão, entre outras.

PELO TWITTER

www.twitter.com/gilbertotv  A gente que é pai só quer se preocupar com os filhos. A gente que é filho não quer que os pais se preocupem com a gente.

www.twitter.com/zecalins1405 E o terrorismo continua: já me perguntaram de confisco e até de guerra civil. essa é a contribuição do exército do @Rede45  para o país.

www.twitter.com/jrobertotgomes  Coxinhas,empadas,pasteis, salgadinhos à parte,do jeito que as coisas andam estão todos no espeto…

www.twitter.com/AdrianoArgolo  E aí canalhas,gostando dos movimentos sociais e suas manifestações de hoje em todo Brasil?Se tiver golpe o sangue vai dar no meio da canela!

www.twitter.com/rod_rocha  Eu sinto saudade, meu estado sente falta, meu país não vai poder desfrutar.Foi uma honra, @MarceloDeda. Obrigado por tudo. #DédaPresente

www.twitter.com/chicoandradef  Êi,os senhores da prefeitura de Aracaju.E a taxa de iluminação pública que pago e não recebo.Há 3 semanas,narua Poeta João Ribeiro,sem luz!

www.twitter.com/juniordenego  O erro do esperto e acha que todos são bestas

DO LEITOR

Costumes e Eduardo Amorim não dá mais as cartas sozinho
Do Leitor Edson Júnior: “Posições e costumes políticos nem sempre se herdam e o deputado André Moura (PSC) realçou essa afirmação no momento em que convocou (e acho que já desconvocou) o ex-presidente da Petrobras e atual Diretor de Assuntos Corporativos da estatal, José Eduardo Dutra, para prestar depoimento na CPI da Petrobras. Digo isso ao ler o post “POLÍTICA MESQUINHA” no perfil de Silvio Santos, no facebook, em que ele lamenta a diferença no trato político entre o ex-conselheiro Reynaldo Moura e seu filho, André Moura. Disse Sílvio Santos: “Quanto ao deputado André, bem que poderia seguir o exemplo do pai Reinaldo Moura, […]”. Recomendo leitura completa do post, aqui http://fb.me/7sbKRysSQ . O negócio é o seguinte, não há comentários, sequer em panfletos apócrifos, nem fatos e nem denúncia de que Zé Eduardo tenha algum envolvimento no escândalo em investigação. Zé Eduardo, inclusive, está em tratamento e internado. Seu estado é delicado. Mas isso não segurou o ímpeto do deputado. Talvez nem tivesse conhecimento. Acredito nisso. Mas essa convocação é uma chuvinha (fogo de artifício) para iluminar André, para lhe garantir projeção na mídia nacional. Parlamentares ISO 9000 em CPIs nem se coçaram. Sabiam da barrigada da proposta. Devem ter baixado a cabeça, desconcertados. Essa “convocação” soa mais como uma agenda de hipervisibilidade do deputado, que já arregalou os olhos do senador Eduardo Amorim (PSC). Pelo menos é o que se viu nos últimos 10 dias em que André ganhou câmeras, holofotes e microfones e Eduardo saiu de sua cadeira para mostrar que AINDA é o cara da oposição. Não significa racha entre os dois peixinhos, que devem rir do que leem sobre racha entre eles. Mas sozinhos, cada um em seu quadrado, sabem que o risco de fura-olho não é fantasioso, e que os sinais de Moura declaram que se o senador piscar o olho, já era. André é um político sagaz, enxerga no escuro, percebe que Eduardo Amorim não tem mais o fôlego das últimas eleições. Não quer briga com seu correligionário, mas quer ser a bola da vez em 2018. E vai pra cima de quem lhe fizer barreira, mesmo que empurrando com delicadeza. O fato é que agora Eduardo Amorim não dá mais as cartas sozinho na composição da majoritária e nem na formação do bloco. E muito provavelmente termine sendo liderado por André Moura. Tem ainda o prefeito Joãozinho, mas isso é para outro comentário. Até mais.”

Os cinquenta tons de cinza do prefeito João Alves Filho
Do leitor Antonio Edilson Cardoso: “Nobre Jornalista, neste ano  de 2015, a única coisa relevante, se é que assim pode ser chamada, que o Prefeito João Alves realizou para os Aracajuanos foi um brutal aumento de impostos, em especial o do IPTU, que no caso de minha residência, foi de 80,0%. E o mais ofensivo é o Prefeito e seu séquito de assessores/bajuladores repetirem o mantra de que “não houve aumento de IPTU, apenas atualização” com base na valorização  dos imóveis em nossa capital, isto num momento em que o mercado imobiliário está “devagar quase parando”, segundo ouço de profissionais da área, e os preços de imóveis em queda livre.  Por isso mesmo esta lorota da administração municipal me faz lembrar o então governador João Alves filho, que, no exercício do cargo, queria fazer, sem licitação, uma terraplenagem para construção do ‘SERGIPETEC’  ao preço de 60 milhões, e sustentando que era um “preço justo”, até ser desmoralizado pelo proprietário da Construtora CELI, que disse que faria a obra por valor consideravelmente inferior e que, se houvesse licitação, “o preço da obra cairia ainda mais”, o que fez o governo recuar e engavetar aquele projeto de queima de dinheiro público. Na verdade só o eleitor ignorante acreditou que João Alves Filho se elegeu para tapar buracos em ruas ou se preocupar com a falta de médicos ou remédios em postos de saúde, pois, o que o “Negão” quer mesmo é o bol$o cheio, para realizar obras vulto$a$, aí inclusos novos elefantes brancos tipo a Galeria que construiu ao lado da praça de eventos da orla e que nunca serviu para nada, a não ser para moradia de desvalidos ou latrina pública. E quanto aos 50 tons de Cinza? Bem, quem se dispuser a ler o livro ou assistir ao filme, verá o empresário ‘Christian Grey’, que em momentos íntimos tem pendor pelo sadismo, tentando convencer a jovem 'Anastasia Steele', com quem inicia uma relação amorosa, que chicotadas nas costas não doem tanto assim e poderão até lhe proporcionar prazer. O prefeito de Aracaju, com seu drástico aumento de impostos, assume o papel de ‘Christian Grey’ Aracajuano e, ‘com ‘SADISMO TRIBUTÁRIO’ quer também convencer o contribuinte que a dor que este está sentindo no bolso é apenas psicológica e  poderá logo, logo, se transformar em prazer. Quem for, masoquista que aplauda e peça mais!  Um abraço!”

ARTIGO

Convocação equivocada na CPI da Petrobras Por Elcinho Santana*

A convocação do ex-senador e ex-presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, foi um terrível equívoco do parlamentar sergipano André Moura, que segundo consta na mídia, pedirá anulação da inoportuna, sob qualquer aspecto, convocação.

Como deputado federal, André Moura deve saber, inclusive, que Zé Eduardo foi a voz contrária à nomeação de Paulo Roberto Costa para a Direção de Refino e Abastecimento.

Zé Eduardo se notabilizou pela conduta ética e em defesa da classe trabalhadora em seu mandato no senado (1994/2002), um mandato que elevou Sergipe naquela tribuna e orgulhou o povo sergipano. Sob seu comando, a Petrobras deu saltos de qualidade e crescimento. Basta investigar matérias da época para uma simples verificação. Não foi por acaso que presidiu, também , a BR Distribuidora. Sua conduta ética e profissional o credenciou para todos os postos que assumiu e deles saiu com reconhecimento pelos trabalhos prestados, pela transparência dos seus atos e lisura no trato da coisa pública.

Zé Eduardo foi presidente do PT Nacional, conduziu a articulação política da eleição da presidenta Dilma (2010) e saiu de todos os processos de gestão de que fez parte com a marca da ética e da honestidade. Já houve várias investigações em diversas CPIs e CPMIs e seu nome jamais apareceu em qualquer recanto, em qualquer subterrâneo, em qualquer ilícito.

Zé Eduardo pode andar de cabeça erguida em qualquer ambiente. Isso é para poucos.

A convocação que o deputado André Moura fez é um equívoco que ele deve reconhecer. Acredito que ele, tentando surfar nos holofotes e câmeras da política, tenha pensado na equivocada e extemporânea “teoria do domínio dos fatos”, esquecendo-se, exatamente, dos fatos, que desaprovariam a tal convocação de Zé Eduardo. Não há qualquer fato que ligue Zé Eduardo ao escândalo em investigação. Não foi citado por ninguém. Nem por Yousseff, nem Paulo Roberto Costa, nem Duque e nem Baruco.

Não há nada que justifique sua convocação.

No momento em que Zé Eduardo se encontra internado e se tratando de um câncer, a convocação não poderia ser mais infame. O momento, como é o sentimento de qualquer cidadão de bem, é torcer por sua recuperação. E é isso que todos devemos fazer.

Portanto, desejo ao meu companheiro Zé Eduardo o mais rápido restabelecimento. Ele já enfrentou muitas batalhas em sua vida e essa é mais uma.

Força, Zé!

*Petroleiro e Gestou Público

ESPAÇO NA LUTA PELA REVITALIZAÇÃO DO VELHO CHICO

UGT apoia Movimento de mobilização pela revitalização do Velho Chico

Portal da UGT nacional, 10/03:

Compreendendo as consequências da baixa do Rio São Francisco, a União Geral do Trabalhador- UGT- apoia o Movimento de Mobilização da Sociedade Civil pela revitalização do rio São Francisco formado por militantes de movimento sociais, profissionais liberais, estudantes, professores, pequenos empresários, sindicatos e associações.

O objetivo é mobilizar a sociedade para participar e cobrar dos gestores e dos responsáveis pela degradação do rio medidas efetivas. Será formado um comitê de Mobilização da Sociedade Civil da Bacia que contará com a participação de todos os Estados da Bacia.

“Faremos um trabalho coordenado com instituições e diversos setores da sociedade civil organizada e não organizada para pressionar os responsáveis a fazer a revitalização do rio, mas o mais importante é a sociedade entender que cada pessoa pode contribuir de alguma forma. Não podemos cruzar os braços porque o Velho Chico está secando. Agradeço à UGT e todos os sindicatos filiados na capital e interior pelo apoio. A cada dia nos fortalecemos”, avalia um dos coordenadores do Movimento de Mobilização da Sociedade Civil pela revitalização do rio São Francisco, Antônio Góes.

Para o presidente da União Geral dos Trabalhadores(UGT) e Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe (Fecomse), Ronildo Almeida, é importante a preocupação de todos com a questão do rio São Francisco. “ é importante pela sobrevivência do povo ribeirinho, abastecimento de água de milhares de cidades bem como para o sustento, através da pesca e agricultura, fonte de renda das famílias ribeirinhas. A ação é conjunta e a causa é de todos nós”, destaca Ronildo.

ARTIGO 

Exposição Déda Presente. Estavam presentes os verdadeiros amigos por Cláudio Nunes*

Na primeira pessoa: chequei cedo ao Museu da Gente Sergipana ontem, 11, às 18h. Ao lado da esposa fui desfrutar no café do Museu o delicioso cachorro quente que remete ao passado, quando ainda jovem, tive a oportunidade de desfrutar do cachorro quente do “Seu João” na praça Olimpio Campos, que ficava ao lado da Catedral e no fundo da banca do “Careca”.

Perto das 19hs, fomos para o salão principal. Pensei: tem pouca gente, mas ainda está cedo. Chegaram mais, entre as autoridades o governador Jackson Barreto, alguns secretários e os políticos contavam-se nos dedos. Justiça: a presença do ex-governador Albano Franco.

Conversando com amigos que acompanharam Déda desde a Prefeitura lembramos que se ele estivesse vivo, mesmo sem poder, o local estaria lotado. Mas presentes naquele momento estavam os verdadeiros amigos de Déda. Um ou outro foi lá por que tinham “negócios”, mas a maioria estava lá com o coração, para registrar na memória fotos de um homem que deixa saudade.

E Eliane Aquino, as filhas, os filhos e todos familiares de Déda estavam alegres porque reuniram no Museu que ele idealizou todos que gostavam do cidadão Marcelo Déda Chagas. Jackson Barreto resumiu bem a homenagem ao escrever na rede social: “As imagens mostram um Marcelo que todos conheciam, amante do povo sergipano. Cada foto exala afeto, carinho e respeito à nossa gente.” Pura verdade. Parabéns também a reportér fotográfica Janaína Santos por toda sensibilidade demonstrada nas fotos. 

Déda deve ter ficado alegre. Não foi quantidade, mas a qualidade dos presentes. Cada amigo ali presente saiu, com certeza, com um sentimento mais forte: sim, Déda Presente, sempre!

*jornalista e ex-aluno do professor de OSPB,  Marcelo Déda (Colégio Visão, 1980)

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“O homem, acima de tudo, é um animal de fácil adaptação. Não há torpeza ou dor a que não se adapte.” Gabriele D'Annunzio, escritor italiano, nasceu em 12 de Março de 1863 e morreu em 1938.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais