Transposição é projeto falido, diz frei Cappio

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“A transposição é um projeto falido. A revitalização é apenas um sonho, desde o início é apenas um promessa do governo federal. Até hoje nada foi feito”. A declaração é do Frei Luis Cappio, que encampou a luta pelo rio São Francisco há muito tempo (fazendo inclusive duas greves de fome em 2005 e 2007) dada ontem, 12, no programa “Resumo Geral” da rádio Atalaia AM, comandado por Fernando Cabral.

O Frei Luis Cappio reafirmou que o projeto é uma obra eleitoreira e que não tem futuro, não tem condições de ser construído porque a obra tem projetos equivocados que a todo momento são mudados.  “A obra, se concluída, vai exigir um gasto enorme de energia elétrica. Vai precisar de um conjunto de usinas e tornará a água caríssima para o consumo humano”, disse, afirmando que o projeto é inconstitucional no sentido, ecológico, econômico e antissocial já que a água será priorizada para o uso econômico em detrimento do consumo humano.

Mudanças climáticas afetam bacia – Outro estudioso do rio São Francisco que participou do programa foi o professor Luis Carlos Fontes, que alertou para um ponto que a imprensa nacional não divulga. “As mudanças climáticas mundiais vem afetando o Rio São Francisco”, disse, dando como exemplo que pela primeira vez as nascentes do rio secaram na Serra da Canastra. Para Luis a desmatamento da Amazônia é uma das causas, já que 70% das chuvas de Minas são oriundas de lá. Já Jaqueline Rodrigues que faz parte do movimento em defesa da revitalização e mora em Piranhas (AL), disse que a seca dos últimos dois anos tem provocado uma baixa vazão do rio e os afluentes em Minas Gerais também estão secos.

Revitalização de todas as bacias – Já o coordenador do movimento de mobilização da sociedade civil pela revitalização do rio, o

 ex-vereador Goisinho disse que a luta é histórica e o intuito é envolver toda sociedade – principalmente a população ribeirinha – para que se promova não só a revitalização do Velho Chico, mas de todas as bacias. “Toda vez que plantamos um Pau Brasil estamos conscientizando para a importância da revitalização, não só do Velho Chico, mas de todas as bacias”, explicou.

Aracaju de Tototó – Goisinho anunciou que no próximo dia 17 durante o movimento Aracaju de Tototó, coordenador pelo jornalista Osmário Santos, o movimento Salve o Vleho Chico, estará presente. Na oportunidade serão homenageados com a colocação de placas três cidadãos já falecidos (Odyr Vaz da Costa, Antônio Afonso Garcez Menezes e Anizio Prudente Filho) do conjunto Inácio Barbosa que foram responsáveis pela arborização de toda a área e nunca foram reconhecidos pelo poder público. “

O blog já está na luta. Abriu um espaço diário para a luta e parabeniza todos pela luta. É esperar que a imprensa faça a sua parte. Um exemplo é Fernando Cabral que há 15 anos tem um espaço no programa em defesa da revitalização do rio. Ainda há tempo, desde que todos se somem a causa.

Senador visita Eduardo Dutra
Ontem, 12, o senador Valadares (PSB) postou no twitter que fez um a visita ao diretor da Petrobras, José Eduardo que está internado no Hospital Sirio-Libanês em SP. “Uma referência de político honrado que engrandece Sergipe”, escreveu.

Senador visita Eduardo Dutra II
Escreveu ainda o senador: “Está animado. Conversando e contando até piada. Os médicos prescreveram um remédio que o deixou aliviado das dores e da falta de apetite. Passou a se alimentar normalmente. Quando fala no Botafogo, aí então os olhos do torcedor apaixonado brilham. Está emocionado e grato com as mensagens de carinho e solidariedade que tem recebido de amigos e da manifestação espontânea do povo de Sergipe nas redes sociais. Que Deus tome conta de sua saúde. Ele só faz honrar o nosso Estado, que muito lhe deve por tudo quanto fez para ajudar aos Sergipanos, com ética e decência. Nessa visita acompanhou-me Sérgio Murilo, meu chefe de gabinete.”

Intransigência de alguns auditores fiscais
Os auditores fiscais do Estado decidiram encurtar o expediente de atendimento ao público a partir da próxima semana para mostrar a insatisfação da categoria com a gestão da Secretaria de Estado da Fazenda e reivindicar melhorias salariais. Mas informações de gente que acha intransigente a posição do sindicado mostram uma realidade que merece uma reflexão diferente do que tem se colocado na imprensa sobre a luta dos auditores fiscais.

Redutor do teto: muitos acima de R$ 20 mil
Há investimentos profundos na modernização da estrutura de trabalho, com a integração dos funcionários no processo de transformação, inclusive com membros do sindicato colaborando diretamente nos projetos de modernização. E sobre melhorias salariais, o servidor deu a dica: em muitas situações auditores estão submetidos ao redutor do teto constitucional e em sua maioria têm remuneração maior que secretário de Estado, muitas acima de R$ 20 mil. “Tá no portal da Transparência”, apontou o servidor.

Resposta Laércio Oliveira
Nota encaminhada pelo deputado federal Laércio Oliveira: “Na sua coluna de hoje consta uma nota sobre mim, que faço absoluta questão de , como de costume, oferecer a verdade:Recebi ontem à tarde a visita no meu gabinete do prefeito de Macambira, Ricardo Souza, para tratarmos sobre o consorcio do Agreste Central, que o prefeito preside. Ele veio ao gabinete acompanhado do superintendente da instituição Caio Marcelo Valença.  Durante a conversa, o prefeito Ricardo me pediu para destinar uma emenda para o município de Macambira. Informei que o prazo para a apresentação de emenda esgotou em dezembro.”

Resposta Laércio Oliveira II
E conclui a nota do deputado: “Quem me conhece sabe do meu comportamento, valorizando os princípios basilares de educação, atenção, respeito e prática intransigente da verdade. As minhas práticas políticas são diferentes. Quero informar também que, antes de redigir esta nota, liguei para o prefeito Ricardo lamentando sua atitude que julgo desrespeitosa e inconsequente. O gabinete continuará às ordens de Macambira e de todos os municípios de Sergipe.”

“Área de segurança no Palácio-Museu Olimpio Campos”. Privilegiados estacionam
Quem passa ao lado do Palácio-Museu Olimpio Campos no centro nota que tem em toda extensão uma área de segurança pintada e com cones. Só que tem alguns privilegiados que estacionam diariamente seus veículos. Se não é “área de segurança”, que acabem ou então cumpram as placas e multem os carros. Com a palavra a SMTT e os responsáveis. Se é que tem…

SMTT tem medo de multar em frente a SSP. Retire as placas então…
Constantemente, o estacionamento ao longo do meio fio da Praça Tobias Barreto em frente à SSP está lotado, isto poderia ser normal se ali não existisse algumas placas de estacionamento Proibido.Isto dificulta em muito a mobilização dos veículos que saem da Rua Cedro sentido rua Itabaiana. Um cidadão garante que a SMTT tem medo de multar os veículos, porque muitos são de servidores da SSP. Será?

Salvador: prefeitura indefere pedidos de shoppings para cobrar estacionamentos
Em Salvador, a Prefeitura indeferiu os pedidos dos shoppings, não permitindo a cobrança naqueles estacionamentos, sendo a única cidade do Nordeste onde existe esta proibição. Seria ótimo que a Prefeitura de Aracaju acompanhasse aquela posição. Lá o prefeito é do DEM, ACM Neto.

Vinicius Porto diz que pode errar, mas não é malandro
No discurso forte, que chamou a atenção de todos os presentes, o presidente da Câmara de Aracaju, Vinicius Porto (DEM), rebateu ontem, 12, as acusações de que a votação do reajuste do IPTU foi irregular com a violação do painel. “Podemos cometer erros, mas malandragem, não. Quero dizer a Dr. Emerson que não sou malandro”, disse.

Tristeza
Vinicius ressaltou que ficou triste com a acusação infundada por parte do colega vereador. “Tenho uma admiração muito grande por Dr. Emerson, mas o que ele fez foi uma tremenda injustiça. Me acusou de ter feito uma das coisas mais canalhas e baixas. Erros podemos cometer, mas malandragem, não. Quero dizer a Dr. Emerson que não sou malandro”, disse.

Respeito
O presidente do Legislativo Municipal afirmou que não vai aceitar ser acusado de forma incoerente e faltando com a verdade. “Não aceito que use o rádio ou jornal para falar que o presidente cometeu um ato ilícito que era uma manobra fazendo com que eu burlasse um ato do painel eletrônico dessa Casa. Tenho admiração e respeito pelo senhor, mas vejo que não tem cuidado necessário de falar de um amigo dessa Casa. Dr. Emerson, respeite seus colegas que merecem respeito, sim”, cobrou.

Imagem
Segundo Vinicius, o posicionamento do colega vereador desrespeitou todo o Parlamento. “Quem não me conhece ou não conhece as regras dessa Casa, vai dizer que realmente eu fiz isso. Sabemos que a imagem do político brasileiro está muito desgastada e quando vem um político afirmar, categoricamente dessa forma, a população acaba acreditando. Fui eu que apresentei o projeto para acabar com o voto secreto e, com isso, trazer mais transparência aos atos da Câmara”, lembrou.

Regimento cumprido
Com relação ao fato ocorrido na votação do dia 16 de dezembro, Vinicius voltou a afirmar que a Sessão ocorreu de forma tranquila e dentro do que determina o Regimento Interno da Casa. “Ontem, Dr. Emerson chegou atrasado à sessão e participou da votação. Por que Anderson não poderia votar naquela sessão? Só tem duas hipóteses que o painel não pode abrir: se a sessão estiver suspensa ou encerrada e naquela votação a sessão não estava nenhuma delas”, frisou.

Ouvidoria da Emurb
Por entender que se trata de mais um ganho para a população, o vereador Pastor Roberto Morais destacou, na tribuna da Câmara, a operacionalidade da ouvidoria da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que começou a atuar ontem,12. As pessoas podem ligar para o 3179-1653 e fazer qualquer tipo de reclamação inerente ao órgão.

Guarda Municipal terá ponto permanente no AF
O vereador Max Prejuízo (PSB), apresentou ontem, 12,  à população, em especial à comunidade do Conjunto Augusto Franco, os resultados positivos de algumas reivindicações que tem liderado junto ao poder público municipal.

Ponto fixo
“É com muita alegria que informo aos moradores e comerciantes que, a partir de amanhã, teremos a presença da Guarda Municipal de Aracaju, de forma permanente, no Conjunto Augusto Franco. A Guarda, que terá o seu ponto fixo instalado na Praça da Juventude, também irá circular pelas Avenidas Canal 3, 4 e 5, contribuindo para diminuir a violência em nossa região”, disse Max, autor de três indicações que versam sobre a presença da Guarda Municipal na Avenida Canal 5, no AF, nos terminais de transporte público coletivo e nas feiras livres.

TV Sergipe “esquece” dos gols da Copa Nordeste
Tem jeito não! Entra diretor de jornalismo, mas não muda a força da TV Sergipe junto a rede Globo. Na última quarta-feira a noite no jornal da Globo saíram os gols da Copa Nordeste de vários locais, inclusive aqui do lado da Bahia (Vitória x Serrano) e nada dos gols do Batistão. Aliás, até na reinauguração não saiu os gols da partida. Ou a TV Sergipe continua sem enviar os gols no mesmo dia ou a força…

Ceac's no Aniversário de Aracaju
Em virtude do feriado de comemoração ao aniversário da Capital, os Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac's) localizados na Rua do Turista, Shopping RioMar e Rodoviária Nova não irão funcionar na próxima terça-feira, (17).  Na segunda (16) e na  quarta(18) as atividades seguirão funcionando normalmente, das 7h15 às 17h45.

Reclamação sobre padarias – Resposta Sefaz
Em respeito e atenção à publicação de nota referente à fiscalização de padarias na edição da última quarta-feira (11/03/2015) da sua coluna, informamos que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) procura atuar de forma diligente na fiscalização a estabelecimentos comerciais, incluindo o segmento de padarias, e disseminar cada vez mais a cultura do cidadão como agente fiscalizador do comércio, auxiliando o Fisco no combate à sonegação fiscal. Neste sentido, a Sefaz se coloca à disposição para receber quaisquer denúncias de consumidores através do telefone 0800-284-7579 (Ouvidoria Fazendária), através dos emails  http://ouvidoria@sefaz.se.gov.br e http://notadagente@sefaz.se.gov.br , ou acessando o site http://www.sefaz.se.gov.br , nos links “Ouvidoria Fazendária”, “Denúncia Online” e “Nota da Gente”, para registrar a reclamação. Especialmente sobre a denúncia apontada em sua Coluna datada da última quarta-feira, colocamo-nos à disposição para efetuar o encaminhamento devido aos casos que nos forem encaminhados pelo seu leitor.

Alexandre Porto assume Presidência do Conselho do Aracaju Convention & Visitors Bureau
O coordenador eleito do Fórum Empresarial de Sergipe, Alexandre Porto, acaba de ser empossado como presidente do Conselho Curador do Aracaju Convention Bureau. A solenidade de posse da nova Diretoria para o quadriênio 2015/2019 aconteceu na noite desta quarta(11), no auditório do Hotel Del Canto.

Desde a fundação
“Fico à vontade para falar do Convention, porque participo desde a fundação. Sergipe já esteve muito bem posicionado no segmento turístico em nível nacional e sabemos que o turismo de eventos é a ´menina dos olhos´ de qualquer Estado. Nosso desafio é formar um pacto em favor do desenvolvimento do turismo de eventos em Sergipe”,  garante Alexandre Porto.

Eventos
A entidade, que existe há 14 anos e é formada por 12 instituições, visa promover Sergipe como destino para a realização de grandes eventos, fortalecendo a economia e a geração de empregos. Além de Porto, tomaram posse os membros da Diretoria Executiva, presidida por Luís Simões (ABIH Sergipe).

Secretaria-Geral da Presidência da República encaminha propostas aprovadas em consulta pública sobre PLDO ao Ministério do Planejamento
A Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR) encaminhou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na sexta-feira, 6, 15 propostas de emenda ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2016. Duas delas são resultantes de conferências e outras pautas nacionais e as outras 13 sugestões foram as mais votadas na consulta pública realizada pelo portal Participa.br e encerrada na quarta-feira, 4.

Sugestões acatadas
Das sugestões recebidas durante a consulta pública, a mais votada foi a inclusão das receitas e despesas dos conselhos regionais e federais de fiscalização profissional no Orçamento Geral da União. Relatórios disponíveis no site do Tribunal de Contas da União (TCU) demonstram que essas receitas chegaram a R$ 4 bilhões em 2013 e que o gasto total com pessoal desses conselhos é de cerca de R$ 63 milhões ao mês.

Expectativa do SINDISCOSE e dos servidores dos conselhos
Autor da proposta de inserção das receitas e despesas dos conselhos regionais e federais de fiscalização profissional no orçamento da União, Jéfferson Santos, presidente do sindicato dos servidores dessas autarquias em Sergipe, SINDISCOSE, acredita que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) levará em consideração diversos aspectos, sobretudo as decisões proferidas pelo STF acerca da natureza autárquica federal dos conselhos profissionais, bem como de entendimento fixado pelo Acórdão nº 0161/2015 – Plenário, do Tribunal de Contas da União (TCU), indicando a participação da Controladoria Geral da União (CGU) na auditoria dos conselhos. Segundo o acórdão, a CGU emitirá relatório e certificado de auditoria, com o parecer do dirigente do órgão de controle interno, que consignará qualquer irregularidade ou ilegalidade constatada, indicando as medidas adotadas para corrigir as faltas encontradas, nos termos do art. 9º, III, da Lei nº 8443/1992. (Fonte: SINDISCOSE)

Diálogo possível
No dia 18 de março, às 12h, a Escola Nacional de Seguros, com o apoio do Sincor-SE (Sindicato dos Corretores de Seguro de Sergipe) e do Sindseg BA/SE/TO realizará, no Aquários Praia Hotel, a palestra "Diálogo Possível: a Comunicação entre os Sexos", ministrada por Maria Helena Monteiro, advogada com MBA Executivo pelo COPPEAD-RJ.

Diálogo possível II
A advogada Maria Helena tem mais de 40 anos de experiência em cargos executivos no Brasil e no exterior, com foco principalmente na área de Recursos Humanos de empresas como IBM, Bob's, Shell, HSBC e SulAmérica Seguros. Atualmente é diretora de Ensino Técnico da Escola Nacional de Seguros. O objetivo da palestra é mostrar a importância da sintonia para evitar distorções e facilitar o entendimento masculino/feminino. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas no site http://www.funenseg.org.br.

Show de Fábio Ribeiro na Confraria Restaurante Bar
No próximo domingo, 15, o Pop Rock do cantor sergipano Fábio Ribeiro irá embalar a noite na Confraria Restaurante Bar.

Quemestiver a fim de fechar o final de semana com chave de ouro, vale a pena conferir. A Confraria fica localizada na Francisco Porto e o show terá inicia às 18h e o cantor garante um repertorio de dar água na boca, com musicas de sua própria autoria e de bandas consagradas como Legião Urbana, Capital Inicial, Biquíni Cavadão, entre outras.

Fora de Sergipe
A construtora Celi está participando da 8ª edição do Salão Imobiliário de Pernambuco com o Familie Candeias. Ao todo, serão 114 apartamentos, distribuídos em torre única com seis unidades por andar, boa parte com vista para o mar. O evento vai até a próxima segunda-feira, dia 15.

PELO TWITTER

www.twitter.com/WilliamFonseca  Sonhando, sempre sonhando… Mas, é onde moram os sonhos que também nascem as realizações. Vou lá buscar.

www.twitter.com/joaocorrrea  Com educação e gentileza todas as portas se abrem . Com arrogância e nariz em pé as coisas são outras.

www.twitter.com/gilbertotv  Por que as pessoas insistem em falar difícil? A velha máxima continua valendo: comunicação não é o que eu falo, é o que você entende.

www.twitter.com/Rafael_Salomao  As chances de você morrer no caminho da casa lotérica são maiores do que as chances de ganhar e se ganhar as chances de morrer dobram.

www.twitter.com/eduguim  Por que a Globo vai cobrir ao vivo o ato golpista de domingo e não fará o mesmo no ato da CUT na sexta? Ora, porque a Globo é golpista.

www.twitter.com/palmeriodoria  Manifestante coxinha tem uma Veja na mão e nenhuma ideia na cabeça.

ARTIGO

Ainda sobre o desrespeito aos idosos nos ônibus do transporte público de Aracaju Por Antonio Moraes*

Resolvi ir de ônibus para uma consulta médica (aproveitei o aumento da gasolina e a necessidade de realizar um exercício verdadeiramente "funcional"). Em razão disso, precisei passar pelo terminal de ônibus do D.I.A., uma localidade de Aracaju.

Aqui na capital sergipana, uma vez descendo nos chamados 'terminais de integração', não é preciso pagar outra passagem, presume-se que o usuário já pagou antes. Assim, todos que estiverem dentro dos terminais podem entrar nos ônibus sem pagar.

A depender do modelo do ônibus, há 2 ou 3 portas. Uma para a entrada, localizada na frente do veículo. Uma ou duas outras para a saída, localizadas após a posição do cobrador.

Ao chegarem nos terminais, descem e sobem passageiros dos ônibus. Na subida, sempre se formam grandes filas e um certo tumulto para subir. Obviamente não há lugar para todos se sentarem.

Nesse contexto, os idosos, isentos da tarifa, são submetidos a toda espécie de desconforto e constrangimentos.

Presenciei vários idosos pedindo para entrarem pela porta dianteira para poderem se sentar ou até mesmo ficarem em pé com mais conforto, haja visto, sempre estar, essa parte do ônibus, quase sem usuários.

Estranhamente, motoristas e cobradores não permitiam a subida dos idosos afirmando terem recebido orientação dos fiscais das respectivas empresas para, nos terminais, não permitirem o acesso pela porta dianteira para ninguém, mesmo sendo usuários beneficiados pela gratuidade.

Achei estranha e sem sentido prático essa proibição. Não há nenhum prejuízo para a empresa, no caso dos usuários isentos. Mesmo usuários não isentos da tarifa poderiam subir pela porta dianteira nos terminais sabendo que teriam que pagar nova passagem.

Soube, ainda pelos motoristas e cobradores, que, segundo os fiscais das empresas essa é uma determinação da SMTT (órgão do município de Aracaju).

Considero essa proibição uma prática abusiva contra os consumidores usuários do transporte público aracajuano.

Os usuários têm o direito de optar por entrar na porta dianteira, nos terminais, querendo garantir seguirem sentados, sejam isentos ou não isentos da tarifa, PRINCIPALMENTE OS IDOSOS.

*cidadão sergipano.

DO LEITOR

Com a palavra a SMTT….
E-mail recebido: “Proprietários de imóveis insistem em demarcar espaço público, deixando a entender que lhe pertencem só por

 um motivo, está em frente a sua porta.(foto) Este fato está acontecendo na Rua José Pacheco, no Conjunto Residencial JK. Outro absurdo que a SMTT deveria solucionar é o fato de que motoristas insistem em estacionar em ambos os lados do Rei da Sopa no Conjunto Sol Nascente, só passando um veículo por vez, deixando o local praticamente intransitável. Perguntar não ofende: quando a SMTT vai transformar a Rua Promotor Alisson Porto, no Sol Nascente, em mão única?”

Governo não deve estar precisando de recursos
Da leitora Giselma gois: “O estado de Sergipe não deve estar precisando de recursos, não existe fiscalização por parte da Secretaria da fazenda em nada, aqui no bairro Luzia quase todas as mercearias, padarias, restaurantes, ninguém fornece nota fiscal, inclusive as mercearias fazem a conta em calculadoras manuais, você sai sem saber quanto custa cada produto e com dúvidas se o dedo do dono errou, e a conta está errada, é uma verdadeira farra de sonegação.”

Governador Jackson Barreto. “Obrigado por me desempregar”
De um ex-comissionado: “Quando eu fui nomeado há cerca de seis anos na condição de “CC”, já fui sabendo que um dia poderia ser exonerado. Até ai não me considero enganado por ninguém. Mas por aproximadamente de quatro a cinco eleições, era convocado para depois do expediente na PRONESE, fosse junto com mais alguns colegas de trabalho, paras as esquinas, avenidas, adesivar os carros, sacudir bandeiras e distribuir os materiais das campanhas. Como também estive nas reuniões no Iate Clube, aonde numa das últimas o senhor mesmo cobrou mais empenho, especificamente de nós comissionados. E nós fervorosos e confiantes de que o seu nome seria o melhor para governar o estado, fizemos a nossa parte. Mas, chega o dia de hoje, quinta feira, doze de março e somos surpreendidos pela exposição dos nossos nomes sob o título EXONERAR, de que estamos desempregados. Mas mesmo assim, acredito que a maioria atingida continua acreditando ter feito a escolha certa, ter ido aos trabalhos voluntários de que o senhor é o melhor. Quando caiu a ficha, na minha mente pelo menos, só vieram a minha esposa e os meus três filhos, que terei que enfrentar quando chegar para almoçar e dizer que aquele trabalho e aquela exposição toda em favor do nosso projeto, acabou. Que o esposo e o pai de vocês está desempregado. Que se as coisas não melhorarem, terei que vender o carro, mudar a escola de vocês e, aquela viagem de férias vai ter que esperar. E para não decepcioná-los logo cedo, fui obrigado a dizer que tudo valeu a pena. Pena que achávamos ter votado no Jackson Barreto do POVO. Esse Jackson parece que não existe mais ou deixou-se blindar por alguns assessores insensíveis que vivem de governo em governo e que continuarão com os seus ccs. Obrigado mesmo assim governador. Durante a minha estadia na PRONESE, pude testemunhar também o quanto de pessoas nomeadas com ccs que nunca pisaram os seus pés na empresa e sequer sabiam aonde ficava o Recurso Humanos. Mas lhe asseguro que eu, hoje desempregado, estava na empresa de segunda a sexta dando o meu expediente e fazendo jus ao salário, diferentemente daqueles que nunca foram lá. Mais uma vez, obrigado. Você era o cara.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
"Curiosidade na linguagem é um perigo da vaidade " Ramón Menéndez Pidal, filólogo e historiador espanhol, nasceu em 13 de Março de 1869 e morreu em 1968.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais