AJU: Bancada distrital e o bem comum

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quem ouviu ontem, 15, a entrevista do vereador por Aracaju, Max Prejuízo, PSB, a George Magalhães, sem o viés partidário, mas pensando no bem comum da comunidade, percebeu porque a população aracajuana resolveu eleger na última eleição municipal uma bancada de vereadores quase que no sistema distrital.

Ao todo foram quatro e o primeiro suplente que tornou-se titular: Augusto do Japaozinho, Anderson de Tuca, do bairro Siqueira Campos, Dr. Agnaldo, do Bairro Bugio, Max Prejuizo do conjunto Augusto Franco e a área da Farolândia e mais recentemente Bigode, com expressiva votação no bairro Santa Maria.

É uma pena que na reforma partidária (que frustrou a expectativa de todos) os parlamentares não adotaram o voto distrital. O eleitor só tem a ganhar. Fica mais fácil de fiscalizar o eleito, o gasto com a campanha reduz, não se elege quem não tem representação eleitoral e acabar com o corporativismo, não apenas de grupos econômicos, mas de categorias sindicalistas.

Voltando a entrevista de Max Prejuízo, ele foi objetivo ao dizer que segue a orientação do PSB em fazer oposição ao atual prefeito (decisão tomada recentemente), mas não esqueceu de falar as obras que conseguiu para o conjunto Augusto Franco nos últimos dois anos. Foi coerente e sensato. Seria demagogo se agora, apenas criticasse o prefeito porque não vai votar nele e esquecesse as obras que conseguiu. O próprio eleitor de Max pensaria o que? Aliás, o eleitor de Max sabe que em 2012 e 2014 ele esteve com Valadares Filho.

O raciocínio serve para os outros também. Um vereador, não pode deixar de pensar no bem comum da sua comunidade. É um suicídio eleitoral.

E o eleitor hoje não difere partido político. Quer trabalho, quer o político resolvendo as demandas coletivas.  O eleitor não está preocupado com as lideranças que só aparecem no ano eleitoral. Ele quer ação diária.

Por isso em 2016, com os exemplos de hoje, as comunidades que não têm representantes estão de olho. Querem também seus vereadores. Tomará que Aracaju aumente a bancada distrital. É melhor para o bem comum.

Laranjeiras; nem Juca bala, nem família Hagenbeck. Candidatura popular ganha corpo
E parece que o eleitorado de Laranjeiras que mudança de verdade. Aliás, no passado recente, pesquisas mostraram que Adelson Barreto poderia ser eleito prefeito, mas não foi candidato. Agora não se fala no atual prefeito, Juca Bala, nem na familia Hagenbeck, que já governou o município. E sim na candidatura popular de Edson do raio X, uma liderança do PRB que conta com o apoio de Heleno Silva e o deputado federal Jony Marcos.

No dia do professor, Areia Branca entrega mais uma escola
Ontem, 15, no dia do professor, Areia Branca, que vem cumprindo com o piso nacional dos professores, entregou mais uma escola reformada dentro do Plano de Reforma idealizado pela atual prefeita, Acácia Sousa, que pretende reformar todas as unidades. Lá a crise vem sendo enfrentada com criatividade e uma prefeitura enxuta.

Município de Telha: servidores não receberam salário de setembro
Em Telha mesmo após o recebimento, de 1.270.000,00 (hum milhão, duzentos e setenta mil reais), por parte dos espolio do ex-prefeito Vanildo Guimarães, por decisão judicial, o Prefeito Municipal não quita os salários dos efetivos e comissionados do mês de setembro de 2015, cadê o dinheiro?

Itabaiana
Em entrevista ontem,15, aos radialistas Jailton e Magna Santana, na Iha FM, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, falou sobre as ações, a crise financeira, de alguns companheiros e fez duras criticas ao ex-prefeito Luciano Bispo. Lá, Luciano Bispo torce e joga na imprensa informações tentando dividir o grupo de apoio ao atual prefeito. Só assim ele terá chance de retornar ao comando da prefeitura.

BC tem que intervir: cartões praticam agiotagem oficial
Uma coisa é certa. O Banco Central precisa barrar a agiotagem oficial que existe no país com os cartões de créditos. Eles inventam várias maneiras de cobrar juros extorsivos, dividindo para não chamar a atenção. Ontem, 15, o blog teve acesso a um extrato do boleto do Master Card de um aposentado. Um absurdo, as taxas para financiamento são extorsivas. E quem não pagar toda fatura entra numa bola de neve sem fim. O BC precisa intervir. Os banqueiros estão roubando o Povo!

Georlize perdeu a batalha: SSP não respeita sinalização. Até tu Mendonça?
Lamentável. De nada adiantou a palavra dada pela secretaria de Defesa Social de Aracaju, Georlize Oliveira, responsável pela

Foto tirada ontem no estacionamento proibido. 

 SMTT, de que seria cumprida a sinalização em frente a SSP. Foram poucos dias. A SMTT pode informar quantas multas foram apliacadas no local? A foto ao lado, de ontem, 15, mostra que os colegas dela da SSP (Georlize é delegada de carreira), continuam se achando acima da lei. E o pior, com a conivência do secretário Mendonça Prado. O blog volta a aconselhar: retirar a placa de proibido. Se é para esculhambar…

Coletiva movimento servidores
O Movimento Unificado dos Trabalhadores do Serviço Público Estadual fará nesta sexta-feira, dia 16, a partir das 06h30, um Café da Manhã com a Imprensa para avaliar relatórios de execução orçamentária do Estado de Sergipe, no período de janeiro a agosto de 2015. A coletiva será realizada no auditório do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco), localizado à Rua João Batista de Santana, nº 1914, no Bairro Coroa do Meio.

Montagem e desmontagem da feira do conjunto Medici. Emsurb esclarece
Da Ascom/Emsurb: Após reclamação feita no blog relacionado aos transtornos causados pela montagem e desmontagem das bancas da feira do conjunto Médici, a equipe operacional da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), entrou em contato com o proprietário das bancas para que as devidas providências fossem tomadas, e assim não comprometessem a circulação de veículos dos moradores da região.

Nova Orla de Canindé, fortalecerá ainda mais o turismo no Sertão
Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento –BID, através do novo PRODETUR, Canindé do São Francisco, que é o maior destino turístico do Estado, perdendo apenas para Aracaju, terá o setor ainda mais fortalecido. Canindé vem operando bem, além da visita ao tradicional Canión de Xingó tem outros roteiros como a gruta de Angico.

Estrutura
Ontem, 15, o governador em exercício, Belivaldo Chagas e o prefeito Heleno Silva, assinaram a ordem de serviço para a nova orla, através de um projeto sustentável, que inclusive beneficiará os portadores de deficiências.  No local haverá ponto de apoio ao turista, campo de futebol revitalizado, atracadouro para barco de passeio com passarela de acesso, um restaurante, quatorze quiosques, calçadão para pedestres, entre outros.

Turistas ficarão mais tempo
Heleno Silva lembrou aos presentes que o projeto da Nova Orla Canindé, depois de concluído, permitirá que os muitos turistas que visitaram Canindé, terão atrativos que permitirão a permanência deles por um período maior. Com isto a economia do turismo será beneficiada.Houve ainda a apresentação do trio pé de serra, Juninho e os Vaqueiros, das bandas marciais, Escola Maria do Carmo e Ecos e Sons do São Francisco.

Historiadora recebe Medalha do Mérito Educacional
No dia que se comemora o profissional que forma todas as profissões, o professor, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa (ALESE), presidida pela deputada Ana Lúcia (PT), entregou a Medalha do Mérito Educacional Manoel Bonfim à professora e historiadora sergipana Terezinha Oliva na manhã dessa quinta-feira (15), no plenário da casa legislativa.

Tese sobre Manoel Bonfim
A homenagem, concedida anualmente pela ALESE no dia 15 de outubro, é um reconhecimento público do Poder Legislativo aos educadores sergipanos pelos relevantes serviços prestados ao nosso Estado. “Convidamos um professor da rede pública para receber essa medalha do Mérito Educacional Manoel Bonfim, que é a professora e historiadora Terezinha Oliva, por ser uma grande estudiosa, com sua tese de doutorado sobre Manoel Bonfim, e é a primeira sergipana a estudar a vida do médico e professor, a quem os sergipanos nunca o valorizaram e pouco o conhecem”, relatou Ana Lúcia.

Professores: nem todos direitos respeitados
Já a deputada estadual, Maria Mendonça, PP, relembrou quando foi consagrado no ano de 1827, o dia da Educadora Santa Tereza D’Ávila e no mesmo ano Dom Pedro I instituiu o Dia do Professor com a criação das primeiras escolas primárias, chamadas de Escolas das Primeiras Letras. “ Quando o Brasil passou a ser República o decreto federal do ensino de nº 52628/63, regulamentou a profissão e definiu as matérias básicas, o salário e o desenvolvimento do ensino. Infelizmente até hoje, nem todos os direitos são respeitados”, lamentou.

Reféns dentro da sala de aula
Ao comparar o período, Maria Mendonça afirmou que o professor não tem o que comemorar e destacou entres as dificuldades, a violência que o docente tem sofrido dentro da sala de aula. “Nem as práticas pedagógicas podem ser aplicadas por causa da violência. Os professores estão reféns dentro da sala de aula”, reclamou.

Mais homenagens
Outro que homenageou os professores foi o deputado Gilson Andrade, PTC, que parabenizou as colegas parlamentares Maria Mendonça, Ana Lúcia e o seu assessor jurídico, professor Rivadálvio, ele também mencionou a sua mãe, dona Valdice, hoje professora aposentada.“Peço licença para saudar a minha professora no primário, coincidentemente, a minha querida mãe, dona Valdice. Se não fosse seu entusiasmo, compromisso e dedicação, com certeza eu não seria a pessoa que sou hoje. Ela estimulou não só a mim, mas todos os seus alunos a darem continuidade aos estudos em Itabaiana, e isso é uma demonstração de que muitas vezes o professor pode influenciar no futuro dos alunos,” salientou.

Pacto Federativo pelos Direitos das Mulheres
A discussão realizada no Congresso Nacional sobre o aperfeiçoamento do Pacto Federativo pelos direitos das mulheres teve a participação da senadora Maria do Carmo, DEM. Ao final do evento, aprovou-se uma Carta de Brasília, em favor da celeridade na tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), aprovada no Senado com ampla maioria, e que define reserva mínima de vagas nas próximas três legislaturas, começando com 10% do total de cadeiras; em seguida ampliando para 12% e, por fim para 16%, na terceira eleição após a aprovação da matéria.

Unidade da bancada
Maria destacou a unidade da bancada feminina no Congresso no sentido fazer um chamamento para que as mulheres ocupem os espaços de poder. “Nós somos maioria da população, maioria do eleitorado, mas ainda somos minoria nas instâncias de poder, nos Parlamentos. O que está se estabelecendo é uma grande campanha pelo empoderamento das mulheres com o propósito de reverter essa sub-representação feminina nos Legislativos”, afirmou a senadora por Sergipe.

R$ 7 milhões para Sergipe este ano
Oito meses depois da posse para o segundo mandato de deputado federal, Fábio Reis (PMDB) já garantiu a liberação financeira de mais de R$ 7.700 milhões para o estado de Sergipe. Entre os municípios contemplados estão Boquim, Cristinápolis, Frei Paulo, Lagarto, Salgado, Malhador, Laranjeiras e Tobias Barreto.

Saúde
Para a saúde, foram liberados cerca de R$ 688 mil, que foram investidos na construção de Unidades Básicas de Saúde em Boquim e Lagarto, além da aquisição de equipamentos e material para as UBS de Lagarto. A Associação Hospitalar de Sergipe recebeu R$ 1.146 milhão para aquisição de equipamentos, como aparelho de anestesia, bisturi elétrico, oxímetro de pulso, ultrassom, monitores, cama hospitalar, mesa cirúrgica, entre outros.

Equipamentos e máquinas
O município de Tobias Barreto também foi contemplado com recursos direcionados à área de saúde, que somam um total de mais de R$ 448 mil, para equipamentos de diversas áreas. Um total de R$ 246 mil foi investido em obras de pavimentação em paralelepípedo com construção de sarjetas, guias e drenagem de água pluvial em Boquim.A aquisição de máquinas e equipamentos de processamento agroindustrial pelos municípios de Lagarto e Cristinápolis já é uma realidade, graças a mais de R$ 1 milhão liberados por Fábio para estes municípios.

Marcou presença
O presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros em Sergipe (SINCOR-SE), Érico Melo, participou do 19° Congresso Brasileiro de Corretores, realizado em Foz do Iguaçu, entre os dias 8 e 10 de outubro. O evento, que reuniu profissionais de todo o País, abordou o tema “Crescer e Desenvolver: O Caminho é Simples?”, discutindo estratégias e perspectivas para o mercado de seguros no Brasil.

Futuro do setor
De acordo com o presidente do SINCOR-SE, Érico Melo, a participação no Congresso foi importante para discutir novas ideias e o futuro do setor no Brasil e em Sergipe. “Além de representar os corretores de seguros do estado, pudemos defender nosso ponto de vista e definir ações para que o setor de seguros continue crescendo e oferecendo proteção à sociedade ”, afirma o presidente.

Outubro Rosa
Em apoio ao movimento Outubro Rosa, até o dia 31 deste mês, todas as farmácias do Bompreço e TodoDia estarão oferecendo a clientes orientações sobre como fazer o auto-exame, além de esclarecer a importância de estar com os exames médicos em dia. Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e tem como objetivos principais informar e estimular a participação da população no diagnóstico precoce e controle da doença.

Feira de Saúde com atendimentos gratuitos
A Igreja Adventista do Sétimo Dia realizará no calçadão da Avenida 13 de Julho nesta sexta-feira 16 de outubro, mais uma edição da Feira de Saúde, evento que conta com a presença de enfermeiros, educadores físicos, odontólogos e médicos que prestam serviços gratuitos para a comunidade.Entre os serviços ofertados estão aferição de pressão arterial, testes de glicemia, controle do colesterol, capacidade pulmonar, medição de gordura corporal, teste rápido de HIV entre outros, todos de forma gratuita.A ação acontecerá das 18h30 às 21h30 em stands montados em frente ao mirante.

Sebrae lança nova edição de cartilhas sobre Sustentabilidade
A segunda edição da série “Sustentabilidade nos Pequenos Negócios” já está disponível no site do Centro Sebrae de Sustentabilidade. Com foco em requisitos legais, oportunidades de mercado e viabilidade econômica para os pequenos negócios, as cartilhas abordam oito temas fundamentais para empresas que desejam ser mais competitivas: sustentabilidade, gestão sustentável, eficiência energética, gestão da água, gestão de resíduos sólidos, produção e consumo responsáveis, licenciamento ambiental e certificação.

Sebrae lança nova edição de cartilhas sobre Sustentabilidade II
O conteúdo foi lançado pela primeira vez em 2013, e passou por revisão e atualização para a segunda versão. De acordo com Suenia Sousa, gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, o objetivo desta nova edição é fornecer a visão do ambiente regulatório e da sustentabilidade como oportunidade de negócio. “Cada cartilha traz os conceitos, leis e normas que regem aquele tema. Ao mesmo tempo, são muito práticas, uma vez que explicam ações que podem ser adotadas pelos pequenos negócios”, afirma.Todas as cartilhas são gratuitas e estão disponíveis para download em http://www.sustentabilidade.sebrae.com.br

Secult realizará o “II SERGIPE ETERNO”
Sergipe possui um grande acervo de bens culturais tangíveis e intangíveis, fruto e legado de gerações em seus processos históricos, que, por sua natureza dinâmica, necessitam de ações de preservação envolvendo: proteção através de Decretos e Leis, acompanhamento, estudo e difusão.

Secult realizará o “II SERGIPE ETERNO” II
Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Cultura, através da Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), realizará o II SERGIPE ETERNO: Reconhecimento de Bens Culturais Como Patrimônio e os Processos de Patrimonialização, durante os dias 21 a 23 de outubro de 2015. A ABERTURA DO ii Sergipe Eterno será no dia 21 de outubro, Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe, e as atividades dos outros dias, ocorrerão no Auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória.

Inscrições
As inscrições para o II Sergipe Eterno podem ser feitas até o dia 21 de outubro, através do preenchimento de ficha de inscrição disponível na Fanpage (Facebook) “II Sergipe Eterno” e envio para o email: http://sergipe.eternoII@gmail.com   e aguardar a confirmação da inscrição pela comissão organizadora.

Corrida de rua: treino de revezamento para jornalistas em Aracaju
Larguem suas canetas, silenciem seus celulares, apaguem seus e-mails, desliguem suas câmeras e fechem as redações. No dia 2 de novembro é dia de esquecer a pauta e participar do Treino de Revezamento em duplas do grupo Jornalistas que Correm de Aracaju. O evento acontecerá no Parque da Sementeira, a partir das 7 horas. Serão 100 vagas exclusivas para jornalistas.

Inscrição apenas R$ 30,00. Exclusivas para jornalistas
Para participar bastar acessar o link http://www.centraldacorrida.com.br/jqc  e confirmar a sua inscrição no valor de R$ 30,00 individual, com direito a camisa Dryfit. Ao longo do treino serão montados pontos de hidratação para dar mais conforto e segurança aos participantes. Não haverá premiação. No entanto, para celebrar o momento, todos receberão medalhas. Ao final haverá ainda sorteio de brindes.

Detalhes
A entrega do kit será realizada às 6h30 no mesmo dia da corrida. As duplas poderão ser formadas da seguinte maneira: misto, feminino e masculino. Convoque seu amigo, forme sua dupla e participe. O evento está sendo promovido pelo grupo Jornalistas que Correm Aracaju, com a organização da Conceito Soluções Esportivas e apoio da Itaipava. Do blog; cá para nós, corrida de jornalistas patrocinada pela cervejaria Itaipava é sac…..

PELO TWITTER

www.twitter.com/AntonioSamarone  O Poder Judiciário perdeu os limites no caso da fosfoetanolamina, passou a validar "medicamentos" sem a necessidade de pesquisa científica.

www.twitter.com/RodrigoPaixaoSE  O amor a um amigo é algo que escolhemos sem qualquer interesse, "transformamos" nosso DNA a ser compatível ao escolhido. Amigo eu te perdoo!

www.twitter.com/emirsader  Burocrata é o cara que, passa o tempo, ele segue carimbando do mesmo jeito os papeis, so muda a data.

DO LEITOR

IPES-SAUDE OU UNIMED?
Da leitora Alexandra: “Não entendi o objetivo da mensagem enviada aos servidores da SEFAZ, e reenviada no dia 15/10/2015, convidando e proporcionando aos servidores a oportunidade de adesão ao plano de saúde UNIMED. Não entendi porque o servidor já tem o IPES-SAUDE, a não ser que o objetivo seja fragilizar este plano de saúde. Veja a mensagem: A Gerência Geral de Desenvolvimento de Pessoas (GERDEPE) comunica aos funcionários do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) a possibilidade de adesão ao Plano de saúde Unimed/SE. Os interessados deverão comparecer na GERDEPE no período de 09 a 16/10/15 com o objetivo de preencher a ficha de perfil de cada servidor. Não entendo porque o servidor já tem o IPES-SAUDE, a não ser que o objetivo seja fragilizar este plano de saúde.”

Blog no twitter:http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A arte é inflexível e a vida é cheia de compromissos.” Günter Grass, intelectual e escritor alemão, nasceu em 16 de Outubro de 1927 e morreu em 13 de abril 2015.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais