Rogério Carvalho: o outsider?

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A despeito do blog  não ter bola de cristal, embora os peemedebistas, petistas e o próprio Rogerio Carvalho neguem, até mesmo com veemência, está mais que claro que um novo postulante ao governo do estado em 2018 apareceu.

Também claro está que este novo postulante não estava originalmente nos planos do governador Jackson Barreto e de seu candidato predileto, Belivaldo Chagas. Não estava nos planos do círculo palaciano, mais próximo a Jackson, não estava nos planos do PMDB de Sergipe e pasmem, também não estava nos planos do PT e quiçá, do próprio Rogerio.

Se este elemento "surpresa" começa a varrer e ocupar o espaço que aparentemente se encontrava vazio, cabe apenas analisar os fatores determinantes deste movimento aparentemente amorfo, mas que parece tomar a forma e que se inicia a revelia dos atores principais que estão, por assim dizer, no tabuleiro de xadrez político para 2018. Alguns pontos:

1- A popularidade de Lula: Queiram ou não, o ex-presidente Lula cavalga em índices que beiram 70% de intenção de voto, contrariamente, Jackson encontra-se muito mal avaliado pelo eleitorado sergipano mesmo sem que se despreze a histórica força política do governador.

2- A renovação dos quadros petistas e o legado administrativo de Marcelo Déda: O desaparecimento prematuro de Déda e Zé Eduardo Dutra fez rebrotar a liderança de Rogério e Márcio Macedo, sem que se despreze as demais lideranças petistas, sempre um celeiro de líderes.

3- A derrocada moral do Governo Temer: A delação da JBS desnudou a prática política perniciosa demonstrando de forma cabal que o partido, PMDB, estava sendo conduzido por uma quadrilha onde o seu maior operador era o presidiário Eduardo Cunha.

4- A mudança partidária "precipitada" do vice-governador Belivaldo Chagas: conforme o Script de JB, Belivaldo trocou de partido, filiando-se ao PMDB e foi varrido pela derrocada de Temer. Se ficar no PMDB e for candidato, será sério candidato a derrota, se trocar de partido outra vez, desapontará a si é aos eleitores.

5- Neste cenário, restará ao grupo hoje ocupante do palácio de despacháveis, tentar passar a batuta aquele que veio do extramuros, que estava quase fora do processo político de 2018 e que está sendo ressuscitado e ungido, Rogerio Carvalho!

E um detalhe anuncia-se candidato faltando tanto tempo é dar munição antecipada aos adversários.

É confrontar e esperar os próximos lances até o fim do ano.

Centrão cobra vaga de Imbassahy e defende André Moura na articulação Deu no G1 Para garantir apoio futuro ao governo Michel Temer no Congresso, deputados do centrão passaram o seguinte recado ao Planalto: querem a vaga do ministro Antonio Imbassahy (PSDB). Eles têm, inclusive, nome para o posto de articulador político do Planalto: o do líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE).

A Briga para  o governo promete ser boa! O título é de um artigo do blogueiro e assessor político David Leite publicado ontem no NeNotícias onde analisa as agendas dos possíveis candidatos ao governo no último fim de semana. Pelas agendas, a de André Moura, superou em muito a dos outros possíveis candidatos ao governo, tanto da situação, como da oposição.

A Briga para  o governo promete ser boa! II E conclui David Leite: “Independente, porém, dos nomes a serem vistos nas chapas em 2018, não há dúvida: a briga será das boas, com a oposição estando à frente, política e eleitoralmente [votos]. O candidato governista, além de enfrentar o desgaste da gestão de Jackson Barreto, ainda terá como desafio convencer a população da vantagem de se manter no poder um grupo com mais de 11 anos de mando e, convenhamos, responsável pelo atraso generalizado de Sergipe em quase todos os aspectos.”

Fogo “mui amigo” contra Belivaldo Chagas Vários aliados do governador Jackson Barreto estão circulando com pesquisas onde aparece o fraco desempenho de Belivaldo, esses aliados estão mostrando essas pesquisas em batizado, casamento, cavalgada, procissão, e em qualquer lugar que tenha uma pequena movimentação de pessoas. Eles passam a informação que a pesquisa foi encomendada pelo próprio governador.

Desempenho e retaliações Na verdade, esses aliados dizem para imprensa e para o próprio Belivaldo que ele é o melhor nome, mas é só virar as costas que eles detonam o fraco desempenho do vice, e só não fazem essa declaração para a imprensa porque sabe que Belivaldo pode assumir o governo e eles temem sofrer retaliações.

Mato às margens da rota do Sertão E o blog foi informado que a Rota do Sertão que abrange algumas rodovias estaduais até chegar em Canindé do São Francisco, tem vários trechos com o mato tomando conta de suas margens, inclusive encobrindo placas, além de prejudicar a visibilidade dos motoristas em caso de animais.

Ação contra empresário  E o blog foi informado que a Justiça Federal prepara uma nova ação direcionada a empresa na Zona de Expansão que anunciou a construção de um shopping numa área que já tem processo judicial em tramitação por conta dos  crimes ambientais cometidos pela construtora Cunha.  A empresa vai ter sérios problemas…

Radioterapia em SE: Alguém precisa fazer algo E a máquina do hospital do Cirurgia continua quebrada e tão cedo não funcionará. Quanto sofrimento dos enfermos e das famílias. Não vai dar certo, remendo novo serve em tecido velho, rasgado?

A SES vem adiantando Com certeza, a Secretaria de Estado da Saúde vai colocar a nova máquina em funcionamento antes que a do Hospital do Cirurgia esteja funcionando. Almeida Lima vem monitorando pessoalmente.

E ainda tem o convênio Ipesaúde com a Clinradi O blog foi informado que falta poucoo o Ipesaúde ajudar neste problema e realizar o convênio com a Clinradi. Aliás, justiça seja feita o governador Jackson Barreto é o que mais quer. É preciso amenizar urgentemente o sofrimento dos pacientes com câncer em Sergipe.

Velho Chico: envenenamento de peixes no trecho entre Gararu e Ilha do Ouro, Porto da Folha Venho fazer uma denuncia sobre envenenamento de peixes q esta ocorrendo no trecho entre Gararu e a Ilha do Ouro. escadores de Propriá estão colocando veneno nas águas do São Francisco provocando a morte de centenas de peixes. O Ibama não fiscaliza aquele região nos ajude. Esses peixes são vendidos nas feiras de Propria, Gararu e Porto da folha.Dizem os pescadores da região que são pescadores de Propriá com um bote verde. O Ibama precisa tomar uma atitude.

Clima tenso em uma instituição do governo estadual E o blog recebeu a decisão de um processo cuja decisão do início deste mês, dá ganho de causa a um membro de uma instituição importante do governo estadual. O membro da instituição peitou os dirigentes da mesma, em alguns pontos, inclusive quanto ao recebimento de um benefício através de uma associação. Pela decisão, a instituição estava se utilizando de meio ilegal para pagar esse benefício, através de uma associação.

SMTT Aracaju. Volta Georlize Teles que teve coragem de cumprir a lei em frente a SSP E pelo jeito a administração da SMTT de Aracaju só cumpre a lei para os pequenos. Para os grandes, como é o caso dos que estacionam em frente a sede da SSP, na Praça Tobias Barreto, os dirigentes da SMTT de Aracaju fecham os olhos, são medrosos e rezam para Deus para que a imprensa não faça a cobrança. Já que não têm coragem, retirem a placa de proibido estacionar do local. Não dá nem para dizer que vocês vestem saia, já que, uma mulher, Georlize Teles, na administração de João Alves fez cumprir a lei.

Representação no CNJ por intimidar policiais Tem um caso escabroso que tramita desde 2016 em Sergipe por conta da festa Odonto Fantasy e a prisão por embriaguez de um companheiro de uma autoridade. De lá para cá os policiais que fizeram o auto de flagrante vem sendo perseguidos e toda documentação, inclusive gravações, estão sendo enviadas ao CNJ para denúncia a mulher por abuso de poder. Tem gente em Sergipe que esquece que a lei vale para todos e neste caso, a sociedade quando souber, ficará decepcionada.

II Seminário Internacional de Contas Públicas O presidente do TCE/SE, Clóvis Barbosa anunciou no fim da tarde de ontem,14, pelas redes sociais que Aracaju será a sede do II Seminário Internacional de Contas Públicas com o tema Governança e Gestão das Cidades, patrocínio do TCE-SE, Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP, Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE) e Instituto Rui Barbosa (IRB). A abertura será feita pelo Ministro do STF, Alexandre de Moraes e contará com a presença de professores da Harvard University  e da Universidade de Lisboa. O evento será de 6 a 8 de novembro de 2017.

Alese aprova votos de pesar à família Teles Mendonça O plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou ontem, 14, Votos de Pesar à família do jovem Flávio Mendonça. O itabaianense tinha 25 anos e faleceu no último final de semana vítima de um acidente de trânsito. A iniciativa foi dos deputados Maria Mendonça (PP), Goretti Reis (PMDB) e Augusto Bezerra (PHS), e recebeu a aprovação unânime dos parlamentares presentes a sessão.

Partida precoce A deputada Maria Mendonça, tia de Flávio, lamentou a partida precoce do jovem e externou seu pesar aos seus familiares. “Nosso Pai Celestial o presenteou com a oportunidade de, antes da partida, poder mais uma vez demonstrar o quanto amava, respeitava e admirava todos os seus familiares, em especial, seu pai Carlito, um homem que com muita simplicidade o ensinou a trilhar sua trajetória, pautado nos princípios que dignificam o ser humano, quais sejam: amor, honestidade, respeito, valorização da família e das raízes e, assim ele o fez, pois fazia questão de, a cada oportunidade externar seus sentimentos”, disse.

Morre o procurador aposentado do MP de Contas, Carlos Waldemar Faleceu na madrugada da segunda-feira, 14, na cidade de São Paulo, aos 72 anos, o procurador aposentado do Ministério Público de Contas, Carlos Waldemar Rezende Machado. Seu corpo está sendo transferido para a capital sergipana, onde deverá ser velado e sepultado.Carlos Waldemar ingressou no órgão que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) em 05/06/1973, se aposentando em outubro de 2014, ao completar 70 anos, devido à imposição constitucional da aposentadoria compulsória. O sepultamento será hoje, 15, às 11h, no cemitério Colina da Saudade.

Melhorias salariais em Itabaiana Os agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) de Itabaiana estão em festa. Isso porque o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, concedeu o aumento de 30% da remuneração da classe – tendo como base o salário mínimo de adicional de periculosidade.

Incorporação Além disso, Valmir atendeu ao pedido dos agentes e também incorporou os R$ 600 reais de gratificação ao salário da categoria. Com isso, os agentes que ganhavam aproximadamente R$ 1.005 reais mais R$ 600,00 reais de gratificação, terão salário base de R$ 1.600,00, acrescido dos 30% de aumento. Agora, o reajuste precisa ser aprovado na Câmara de Vereadores do município. Se for legalizado, o novo salário dos agentes da SMTT será pago a partir de setembro.                                                                                                                                                                          

Harildo Déda: a política deve ser revisada apenas com finalidade de melhorar e ampliar assistência à população (Foto/Ascom/CRO)

CFO e CRO-SE combatem mudança na PNAB que desobriga presença de dentista na equipe Por considerar inaceitável que a equipe de Saúde Bucal – ESB seja excluída da equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família da Política Nacional de Atenção Básica, a Comissão de Políticas Públicas do Conselho Federal de Odontologia, presidida pelo conselheiro sergipano Harildo Déda Gonçalves, e o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe se posicionam veementemente contra a revisão da Política Nacional de Atenção Básica – PNAB, proposta pela Comissão Intergestores Tripartite – CIT.

Retrocesso A minuta foi apresentada durante a 7ª reunião extraordinária da CIT, em Brasília, e gerou a indignação das entidades representantes da Odontologia. “Entendemos se tratar não apenas de um enorme retrocesso, mas também um ataque aos direitos sociais e ao modelo assistencial da Estratégia de Saúde da Família”, pontua o conselheiro Harildo Déda.

Inserção no contexto da saúde pública Para ele, ao contrário do que está sendo proposto, existe a necessidade de maior inserção da Odontologia no contexto da saúde pública no Brasil, com o estabelecimento da obrigatoriedade da equipe de saúde bucal em todas as equipes de Saúde da Família e de Atenção Básica. “É inaceitável e inexplicável que se determine como opcional a presença de um cirurgião-dentista nessas equipes. A política deve ser revisada apenas com a finalidade de melhorar e ampliar a assistência à população. E não o inverso”, alega.

Respeito De acordo com Harildo, a Comissão do CFO e o CRO-SE já enviaram mudanças e sugestões à consulta pública proposta pela CIT, buscando que nenhum direito seja retirado. “A Odontologia deve ser tratada com o devido respeito e importância por parte daqueles que devem zelar e gerir a saúde pública no Brasil”, finaliza o conselheiro.

Seminário Anahp sobre “Hospital do Futuro” chega a Sergipe  O segundo Seminário Anahp, que antecede a edição 2017 do Congresso Nacional de Hospitas Privados (Conahp), já tem data confirmada: 17 de agosto, no Radisson Hotel de Aracaju, Sergipe. O evento é direcionado a gestores de hospitais, de operadoras de saúde, laboratórios, empresas de home care e profissionais da saúde da região.

Hospitais O tema do encontro será “O Hospital do Futuro: o Futuro dos Hospitais”. Tanto o Conahp quanto os seminários deste ano debaterão três assuntos principais: do paciente ao indivíduo: a redefinição da entrega de valor; sistemas de saúde: as rupturas emergentes e o papel dos hospitais; inovação e futurismo: a tecnologia a nosso favor.                                                                                                                                                              

Temas Os Seminários Anahp, realizados duas vezes ao ano em diferentes regiões do Brasil, buscam ampliar a discussão de temas fundamentais para o sistema de saúde brasileiro. Os encontros representam uma ótima oportunidade para conhece preocupações e necessidades de hospitais e entidades do setor.

Compromisso “A Anahp tem o compromisso de levar essas discussões Brasil afora, com o objetivo de fazer um debate cada vez mais colaborativo, incluindo os desafios e realidades regionais”, afirma Francisco Balestrin, presidente do Conselho da Anahp.

Plenárias A programação começa às 8h, com a plenária “O Hospital do Futuro: o Futuro dos Hospitais” com Evandro Tinoco (Hospital Pró-Cardíaco) e Ary Ribeiro (HCor). E prossegue com o debate do “Case Aracaju – Integração entre público privado e os elos da cadeia”, que será moderado por Paulo Barreto (Hospital São Lucas) e terá a participação da promotora Euza Missano (do Ministério Públuco de Sergipe), de Cristiane Nunes (Unidas Sergipe) e de Danielle Moises (Hospital São Lucas).

Haverá um tal show “Do paciente ao indivíduo: a redefinição de entrega de valor”, com Alceu Silva (do Hospital Mãe de Deus), Naiara Porto (Hospital Anchieta), Jacson Fressato (Laura Networks) e Jerônimo Araujo (Hospital São Lucas). Duas mesas redondas vão debater “Sistema de Saúde: as rupturas emergentes e o papel dos hospitais”, com a presença de Álvaro Nonato (Hospital Aliança), Eduardo Queiroz (Hospital Santa Izabel), Humberto Gomes (Santa Casa de Misericórdia de Maceió) e Ana Pontes, do Hospital Primavera; e “Inovação e Futurismo: a tecnologia a nosso favor” com a participação de José Claudio Terra (Hospital Israelita Albert Einstein), Rodrigo Lopes (Leforte) e Marcelo Sonneborn (Hospital Mãe de Deus).Acesse o site e veja a programação completa: http://anahp.com.br/eventos/eventos-anahp/seminario-ananhp-em-aracaju-o-futuro-dos-hospitais Para se inscrever gratuitamente, basta clicar no link: http://bit.ly/2nOFtiT                                                                                                   

Novo shopping em Socorro.

                                                                                    

Oportunidades no Shopping São Braz Atenção, você empresário e empreendedor venha para o Shopping São Braz, na área mais movimentada de Nossa Senhora do Socorro. Região com quatro mil apartamentos, mas de 20 mil residências e o melhor: uma localização pouco explorada pelo comércio. Com 50 lojas de 20 a 800 metros quadrados, quiosques, praça de alimentação e estacionamento. Um espaço moderno e seguro. Lojas a partir de R$ 1,5 mil. Telefone: (79) 99900 – 0607.

Câncer de colo de útero A oncologista clínica da Onco Hematos, Erijan Andrade, foi a entrevistada do último domingo, 13, do Programa Viva Bem. Durante a entrevista, a oncologista falou sobre o câncer de colo de útero, que é um tipo de tumor maligno de maior incidência nas mulheres do Brasil. "A doença é silenciosa e não costuma apresentar sintomas, daí a importância da prevenção e dos exames de rotina femininos", afirmou Erijan. O programa vai ao ar sempre às 7h, na Fan FM 99,7, com apresentação de Magna Santana.

Comunicado Deso  A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso informa que em virtude do rompimento de uma rede de média proporção nas imediações da Av. Hermes Fontes, em Aracaju, os bairros Suissa, Vila Militar e Pereira Lobo terão o abastecimento comprometido até amanhã, terça-feira, dia 15 de agosto.A Deso informa também que os técnicos estarão fazendo os reparos necessários no  início da manhã com previsão de conclusão até às 12h.Assessoria de Comunicação Deso.                                           

PELO TWITTER

www.twitter.com/riltonmorais   "O caos não é um abismo. O caos é uma escada."Petyr Baelish.

www.twitter.com/WilliamFonseca   Escrevo as histórias que quero ler no livro da minha vida. Há ainda muitas páginas em branco e muita tinta.

www.twitter.com/jrobertotgomes   Rouba sinal de TV, pula catraca, fura fila, pede favor a político e depois vai pra rua protestar contra o governo. Viva o povo brasileiro!!!

www.twitter.com/igormangueira   "Não sou brasileiro, não sou estrangeiro. Eu não tô nem aí, eu não tô nem aqui". (Titãs)

ARTIGO

Itabaiana: Homenagem a Osvaldo de Vivi por Antônio Samarone                                                                                                                               

 
Itabaiana ficou menor. Faleceu Osvaldo Carvalho (92 anos), ceboleiro de quatro costado, filho de Ivo Carvalho (seu Vivi), alfaiate, músico, um agnóstico antifascista; e Maria Elisa (dona Iaiazinha), típica matriarca Itabaianense, ativa e engraçada. O sabor das balas de café de dona Iaiazinha permanecem em minha memória. Seu Osvaldo de Vivi cresceu com o bom exemplo em casa. Foi aluno da primeira turma do Grupo Escolar Guilhermino Bezerra. De natureza afável, alegre, amigueiro, deu a sorte de casar com dona Eunice, moça de educação refinada, da tradicional família de João do Volta. Seu Osvaldo e dona Eunice tiveram um único filho, Ivo Carvalho, e dois netos (Lygia e Danilo) que ficaram com a responsabilidade de manter um legado que vem do maestro Teodorico.  Seu Osvaldo foi funcionário do Banco do Brasil, quando isso significava um grande emprego.

Seu Osvaldo de Vivi era a principal fonte de informações sobre a Itabaiana do século XX. Numa sociedade onde a memória não é preservada, onde prevalece a oralidade, o ouvir dizer, a história para ser contada precisa de quem prestou a atenção, gravou e sabe contar o que viu e ouviu. Em Itabaiana tivemos três pessoas que cumpriram essa missão de guardar a história: Oswaldo de Vivi, Álvaro de Antônio Agostinho e Sizino de Boanerges. Seu Osvaldo era o nosso arquivo, nossa fonte viva, sempre com boa vontade para falar. Certa feita quis saber de Osvaldo sobre o Brasil e o Santa Cruz, os dois primeiros times de futebol em Itabaiana no início do século XX, ele lembrava de quase tudo, os jogadores, a rivalidade, quem torcia por quem e, a certa altura, ele começou a cantar o hino de cada clube. Isso mesmo, Seu Osvaldo lembrava de um hino que nunca foi escrito, nem gravado. A perda de seu Oswaldo é como se uma biblioteca sobre Itabaiana tivesse pegado fogo.

Como se não bastasse, seu Osvaldo era o nosso center forward, nosso ancestral artilheiro com o seu potente chute, formando o plantel do Itabaiana em sua primeira participação no campeonato sergipano, Zona Centro. O Itabaiana Futebol Clube (ainda não éramos uma Associação Olímpica), estreou contra o Ipiranga de Maruim, em 07 de novembro de 1948, no Etelvino Mendonça, jogando com: Jorge; Zeferino e Jová; Zé Fogo, OSVALDO e Resende; Zé de Neném, Zé de Hermógenes, Mozá, Borrachinha e Colibri. Seu Oswaldo, Faustino, Tonho de Doci, Jaconias e Zé Queiroz foram os pilares da Associação Olímpica de Itabaiana.

Siga em Paz, seu Oswaldo, missão cumprida. O Paraíso (ou sei lá onde), está cheio de ceboleiros lhe esperando. Soube que Lygia, Petronio, Mirian e Alberto Carvalho, seus irmãos, não dormiram na expectativa da sua chegada. Os carvalhos se fortalecem no céu e escasseiam na terra.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Jornalista não é aquele que toca na banda, é o que vê a banda passar.” Joel Silveira foi um jornalista e escritor brasileiro, nasceu em Lagarto (SE- 23/0/1918) e morreu em 15 de Agosto de 2007.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais