Núcleo de Psicologia da UFS retomará os agendamentos no dia 15

Podem realizar o agendamento os alunos dos campi de São Cristóvão e Laranjeiras, das 8h às 10h (Foto: ascom/ UFS)

Na próxima segunda-feira, 15 de julho, o Núcleo de Psicologia da Assistência Estudantil (Nupae), vinculado à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Sergipe (Proest/UFS), retomará os agendamentos para os plantões psicológicos. Podem realizar o agendamento os alunos dos campi de São Cristóvão e Laranjeiras, das 8h às 10h, pelo WhatsApp (79) 98126-7961.

Os plantões são atendimentos de escuta qualificada e orientação psicológica aos discentes de graduação da UFS, visando acolhimento e apoio nas demandas emocionais para uma melhor vivência da trajetória acadêmica. O Nupae é o antigo Serviço de Psicologia da Assistência Estudantil (SPAE).

A referência técnica (RT) do núcleo, Marina Delogo, explica que a modalidade de atendimento se adequa às demandas atuais, enquanto prática de atenção psicológica. “Nos baseamos no modelo de aconselhamento psicológico proposto por Carl Rogers, psicólogo humanista, fundador da Abordagem Centrada na Pessoa. Na UFS, o modelo foi adotado pelos psicólogos da equipe de assistência estudantil desde 2019, uma vez que a prática proporciona oferecer um momento de escuta e orientação a todo estudante que agendar devidamente o horário”.

O agendamento para os plantões, que não estava sendo feito por conta da greve, ocorre semanalmente, sendo limitado ao número de vagas disponibilizadas pela equipe. Por mês, a equipe realiza mais de 200 atendimentos.

O Nupae está localizado no Campus de São Cristóvão, funcionando no prédio de contêiner amarelo e lilás próximo ao Centro de Vivência. O núcleo é ligado à Divisão de Programas de Assistência e Integração da Proest, chefiada pela professora Raphaela Schiassi. Ela reforça o papel fundamental do serviço ofertado para o acolhimento dos alunos da graduação na UFS.

“O Nupae tem como objetivo oferecer um serviço coordenado de suporte aos estudantes com plantões e rodas de conversa. Isso corrobora com a celeridade no acolhimento e enfrentamento de dificuldades em saúde mental, permitindo que esses alunos recebam orientações e, assim, auxiliando no percurso acadêmico. Caso necessário, é feito o encaminhamento à rede para um acompanhamento específico”, afirma Raphaela.

Como funciona?

O Núcleo de Psicologia da Assistência Estudantil oferece os plantões psicológicos como um espaço de acolhimento a demandas emocionais dos estudantes, visando orientação aos acadêmicos. Ou seja, junto ao profissional, o estudante de graduação presencial da UFS pode ser encaminhado a um acompanhamento/tratamento psicológico nas redes públicas de saúde, ou a participar de alguma atividade grupal realizada pela equipe de psicologia da assistência estudantil ou mesmo de outros setores/departamentos da universidade.

A RT Marina destaca que o objetivo dos plantões não é o de oferecer tratamento, nem atendimento de urgências. “O plantão não é um acompanhamento/tratamento, mas sim um momento de escuta qualificada para que, junto a um psicólogo, o estudante possa melhor refletir e desenvolver sua vivência acadêmica”.

Outros serviços

Além do Nupae ofertado pela Proest, a UFS conta com o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), ligado ao curso de Psicologia da UFS. Cada serviço possui uma forma específica de contato e agendamento, além de ter objetivos e funcionamentos diferentes.

Para mais informações, entre em contato com cada serviço de forma individual.

Fonte: Ascom UFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais