Centro de Síndromes Gripais funcionará somente de segunda a sexta

Devido à baixa procura nesse período, o local volta a funcionar somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h (Foto: Marcelle Cristine)

Desde o início do mês de junho, como uma das estratégias do plano de contingência para síndromes gripais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estendeu o funcionamento do Centro de Atendimento e Triagem a Síndromes Gripais, localizado na Coroa do Meio, para os fins de semana. No entanto, devido à baixa procura nesse período, o local volta a funcionar somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

“Estivemos focados, durante esse período de sazonalidade, em ampliar nossas medidas e garantir maior assistência à população que fosse acometida por alguma síndrome gripal e, entre as ações que desenvolvemos, abrimos o gripário aos finais de semana. No entanto, desde o início desse movimento, temos registrado pouquíssimos atendimentos no local, inclusive, em alguns dias, tivemos somente um atendimento, o que nos levou a avaliar a continuidade do funcionamento aos finais de semana”, explica o secretário municipal da Saúde, João Vitor Burgos.

Somente nos finais de semana do mês de junho, o local registrou 32 atendimentos médicos. Já no mês de julho, foram 37. O dia em que mais registrou atendimentos foi 7 de julho, com um total de 11 registros. Outros dias, no entanto, como em 9 de junho, apenas uma pessoa procurou o serviço.

“Todo trabalho da SMS é baseado em evidência, números e estatísticas e, diante da baixa procura, optamos por deixar o funcionamento somente de segunda a sexta. É importante frisar que há todo um custo para esse funcionamento, seja com profissionais, com pagamento de horas extras, como com o próprio prédio, com água, luz e demais despesas”, frisa o gestor.

O secretário destaca, ainda, que, além de manter o funcionamento do gripário de segunda a sexta, a Secretaria mantém todas as Unidades de Saúde da Família (USF) em pleno funcionamento, tendo 16 delas como referência para síndromes gripais. “Em casos mais graves, orientamos a população a procurar os hospitais Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor (Zona Norte) que estão aptos a atender e à disposição 24h”, complementa.

Unidades de referência:

USF Augusto Franco (Farolândia) – 7h às 18h30
USF João Bezerra (Zona de Expansão) – 7h às 18h30
USF Geraldo Magela (Orlando Dantas) – 7h às 18h30
USF Humberto Mourão (São Conrado) – 7h às 18h30
USF Celso Augusto Daniel (Santa Maria) – 7h às 15h30
USF Ministro Costa Cavalcante (Jardim Esperança) – 7h às 18h30
USF Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos) – 7h às 18h30
USF Manoel de Souza (Jabotiana) – 7h às 18h30
USF Cândida Alves (Santo Antônio) – 7h às 18h30
USF Dona Jovem (Industrial) – 7h às 18h30
USF Francisco Fonseca (18 do Forte) – 7h às 18h30
USF José Augusto Barreto (Japãozinho) – 7h às 15h30
USF José Machado de Souza (Santos Dumont) – 7h às 18h30
USF Anália Pina (Almirante Tamandaré) – 7h às 16h30
USF Onésimo Pinto (Jardim Centenário) – 7h às 18h30
USF José Calumby (Jardim Centenário) – 7h às 18h30

Fonte: SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais