O cantor sergipano Pedro Lua vai representar Sergipe na 6ª edição do Festival Cena Nordeste, que acontece nos dias 21 e 22 de setembro, no Complexo Cultural Rampa, localizado em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), presta apoio e incentivo cultural à participação do artista no festival.
O Festival Cena Nordeste tem a missão de abrir um circuito nordestino de circulação de obras artísticas na região e dar visibilidade nacional para a produção artística nordestina, evidenciado a região como um eixo estruturante para as artes no Brasil. O jovem cantor sergipano Pedro Lua tem em seu DNA a musicalidade e a cultura sergipana. Filho do saudoso Rogério, que compôs a música ‘Chamego Só’, que ficou imortalizada como ‘País do Forró’, que tanto identifica Sergipe, ele sabe da sua responsabilidade de representar o estado e de levar o melhor da arte e da música sergipana.
“Eu estou muito feliz em participar desse festival feito para alavancar a cultura nordestina tão rica e tão plural e também realizar um intercâmbio entre os outros estados para que Nordeste se conheça cada vez mais. Estou muito feliz com essa oportunidade”, declarou o artista.
Festival Cena Nordeste
O Festival Cena Nordeste, uma iniciativa da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste, é realizado de forma colaborativa pelos nove estados da região. Com formato itinerante, o evento percorre todo o Nordeste, promovendo o intercâmbio cultural, celebrando a arte e as tradições locais, além de fomentar o desenvolvimento econômico através do turismo cultural.
A seleção dos artistas que estão representando o estado no festival foi feita por meio de curadores dos nove estados nordestinos. São eles: Lindolfo Amaral (cultura popular/Sergipe), Kuka Matos (circo/Bahia), Amélia Cunha (música/Maranhão), Cintia Lima (audiovisual/Pernambuco), Fernando Yamamoto (teatro/Rio Grande do Nordeste), Andréa Bardawil (dança/Ceará), Shiko (graffiti/Paraíba) e Antoniel Machado Ribeiro (forró/Piauí).
Desde a primeira edição, o Festival Cena Nordeste tem contado com a participação de artistas sergipanos de diversas linguagens. Na abertura do evento na Paraíba, em 10 de maio, a dança foi representada por Denni Ellin com o espetáculo ‘Deste nór’. Em Alagoas, no dia 7 de junho, a Cia de Gentileza Integradas Cigari destacou-se com a linguagem circense. No Maranhão, em 5 de julho, o Coletivo Espaço Criativo demonstrou a força e a criatividade da arte urbana sergipana por meio do graffiti. No Piauí, o audiovisual foi representado pelos cineastas Carolen Meneses, Yérsia Assis e Fellipe Paixão. Já na última edição, realizada em Pernambuco, o Estado foi representado pelo tradicional grupo de Samba de Pareia de Laranjeiras.
Fonte: ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B