Deso trabalha para consertar tubulação da Adutora do São Francisco

Foto: Lúcio Telles (ASN)
Um rompimento, ocorrido na noite desta segunda-feira, 5, na tubulação da Adutora do São Francisco provocou a redução da oferta de água para a Grande Aracaju, porém 70% da área que recebe água do “Velho Chico” continua sendo abastecida. Segundo o diretor de Operações da Deso, Sílvio Múcio, isso está sendo possível graças à recente complementação da duplicação da adutora. “Para se ter uma ideia, até ontem estávamos bombeando para a Grande Aracaju 2.400 litros por segundo. Mesmo com o rompimento da tubulação, a capital, Barra dos Coqueiros e Socorro permanecem recebendo 1.700 litros por segundo”, afirma. Ele acredita que a situação deverá voltar ao normal ainda na noite desta terça-feira, 6.

O diretor explica que como a tubulação que entrou em operação recentemente continua operando normalmente e a área atendida pela adutora está 70% abastecida, tão logo o problema do rompimento seja sanado a adutora voltará a bombear os 2.400 litros por segundo. De acordo com ele, o rompimento ocorreu entre Capela e Aracaju na tubulação da antiga adutora. “Assim que descobrimos o problema, desativamos duas das seis bombas, mas logo que a tubulação for recuperada elas voltarão a operar para aumentar a vazão e normalizar o abastecimento no menor espaço de tempo possível”, informa Sílvio.

A complementação da duplicação da Adutora do São Francisco ampliou em mais de 70% a oferta de água para a Grande Aracaju. Com isso, a adutora passou a ter duas tubulações completas desde Propriá até a capital. Além da duplicação, a Deso colocou em operação uma estação compacta com capacidade para tratar 600 litros por segundo. Este equipamento, que foi totalmente recuperado, fica localizado na Estação de Tratamento João Ednaldo, em Nossa Senhora do Socorro.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais