Na tarde deste domingo, 18, faleceu em Aracaju, aos 91 anos, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Moreira Filho. O corpo foi sepultado no cemitério Colina da Saudade na manhã desta segunda, 19. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. O jurista João Moreira Filho teve passagem destacada na Corte de Contas/ Fonte: Ascom /TCE
“João Moreira Filho foi um grande homem, um jurista destacado e colaborou diretamente para a concepção e consolidação da Corte de Contas em Sergipe. Acredito que não apenas o Tribunal de Contas como toda a sociedade sergipana está de luto”, comentou o presidente do TCE, conselheiro Reinaldo Moura.
Nascido em Pedra Mole, Moreira Filho formou-se em Direito, foi conselheiro do Conselho Estadual de Educação e funcionário do Conselho do Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Condese). No biênio 1962/1963 presidiu a OAB/SE e em 1970 foi nomeado juiz (conselheiro) do TCE, na primeira formação do órgão.
O conselheiro aposentado também foi deputado estadual, eleito pela União Democrática Nacional, tendo papel destacado na Assembléia Legislativa. Jurista atento à evolução do direito, redigiu a Emenda Constitucional número 2, e colaborou diretamente na elaboração da legislação do TCE.
Na Corte de Contas foi vice-presidente, duas vezes, e presidente. Aposentou-se em 30 de abril de 1986.
Fonte: TCE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B