Um elefante-marinho-do-sul foi avistado nesta terça-feira, 13, na Praia da Atalaia Nova, localizada na Barra dos Coqueiros. Imagens do animal foram registradas por banhistas e rapidamente compartilhadas nas redes sociais, despertando a curiosidade e o cuidado de moradores e turistas.
De acordo com a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), os habitats naturais da espécie incluem a Patagônia Argentina e a região circumpolar, onde se concentram as colônias reprodutivas. A presença do animal no litoral sergipano pode ser explicada pela influência das correntes marinhas.
“As correntes marinhas desempenham um papel fundamental na dispersão desses mamíferos ao longo da costa atlântica. Provavelmente, o animal escolheu o litoral sergipano como ponto de repouso em sua jornada, antes de retornar ao sul do continente”, informou a FMA.
Ainda segundo a fundação, embora seja um evento incomum, a presença do elefante-marinho-do-sul já foi registrada em outros estados do Nordeste, como Bahia, Alagoas, Pernambuco e Ceará. Equipes da FMA estão em campo para monitorar o animal, garantir sua integridade e coletar informações sobre o avistamento.
A FMA orienta que, ao encontrar um animal marinho como esse, a população mantenha distância, evite qualquer tipo de aproximação e permita que ele descanse, respeitando seus comportamentos naturais. Para informar novos avistamentos ou casos de molestamento, é possível entrar em contato com a fundação pelos telefones 0800 079 3434 ou (79) 99130-0016.
Com informações da FMA
Foto e vídeo: Divulgação/FMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B