
A Receita Federal libera o terceiro dos cinco lotes de restituição deste ano, o maior da história em número de contribuintes e o segundo maior em valor nesta quinta-feira, 31. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 7.219.048 pessoas receberão R$ 10 bilhões. A maior parte do valor será destinada a contribuintes com prioridade legal ou por uso da declaração pré-preenchida e opção por Pix, que passaram a ter prioridade neste ano.
As restituições contemplam:
-6.316.894 contribuintes que usaram declaração pré-preenchida e/ou Pix;
-755.978 sem prioridade;
-83.575 com idade entre 60 e 79 anos;
-35.315 cuja principal renda vem do magistério;
-15.988 acima de 80 anos;
-11.298 com deficiência ou doença grave.
A consulta foi liberada no último dia 24 e pode ser feita no site da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda”, ou pelo aplicativo do órgão. O pagamento será feito na conta ou chave Pix informada na declaração.
Quem não estiver na lista deve acessar o e-CAC, verificar pendências e, se necessário, enviar declaração retificadora para os próximos lotes.
Se o valor não for depositado por conta inativa, ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil. O resgate pode ser feito no Portal BB ou por telefone. Após esse prazo, será necessário solicitar a restituição pelo Portal e-CAC.
Fonte: Agência Brasil