Empresários receberão galpões

Empreendedores de Tobias Barreto, município sergipano localizado na região Centro Sul do Estado, distante 135 quilômetros da capital Aracaju, estão sendo beneficiados pelo projeto CEI – Complexo Empresarial Integrado. O CEI é um novo conceito de distrito industrial que se configura como espaço de produção e de negócios.

Até dezembro de 2011, serão construídas em Tobias Barreto 32 unidades produtivas, 28 com 200 metros quadrados, duas com 300 metros quadrados e mais duas com 600 metros quadrados. Elas abrigarão 32 empresas locais, do ramos de confecção, bordados e embalagens. Os empreendimentos pagarão um aluguel no valor de R$ 200,00 ao mês, mais uma pequena taxa de condomínio a ser definida.

As 32 empresas que estão sendo beneficiadas estão apresentando na CODISE – Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe, até o final de fevereiro, o projeto técnico-econômico-financeiro. O empresário que entregar o projeto primeiro terá prioridade na escolha do Galpão.

Segundo Lauro Vasconcelos, os empresários podem contar com o apoio do Sebrae. A instituição disponibilizou consultores, que estão ajudando na formatação dos projetos. O Sebrae também está subsidiando até 50% do custo de elaboração. Os empreendimentos também podem contar com capacitações e consultorias disponibilizadas pela instituição, na área de gestão, formação de preço, atendimentos, entre outras.

“Nosso papel é apoiar micro e pequenas empresas, criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios. A instituição já está presente na região de Tobias Barreto, levando capacitação e criando estratégias de mercado para as empresas de confecção e os grupos de artesanato, com destaque para as associações de bordados. Com a criação do Complexo Integrado, os empreendedores do município terão condição de aumentar a produção com qualidade. O Sebrae apóia a iniciativa do Governo do Estado”, explica o superintendente do Sebrae, Lauro Vasconcelos.

CEI

Um dos principais programas do Governo é o Sergipe Cidades, que tem prevista a realização de obras de infraestrutura no interior do Estado, como os Complexos Empresariais Integrados. Eles contribuirão para gerar emprego e renda nos municípios onde forem implantados, como Tobias Barreto. No campo do Desenvolvimento Econômico, a ação visa o incremento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), o incentivo às potencialidades de cada região, à construção de ambiente favorável à atração de capital e o aumento da interação e cooperação entre produtores, além da promoção da inovação tecnológica.

Visita

Para o prefeito de Tobias Barreto, Dilson Agripino, sem dúvida essa é a reabertura de Tobias Barreto em termos industriais. “Não podemos esquecer que Tobias já foi uma cidade referência em termos de comercialização e produção de confecções. O Governo do Estado sabe da importância dessa cidade em termos de indústria, e providências como os CEIs trazem vantagens como gerar emprego e renda, mostrar a nossa capacidade industrial, utilizar mão de obra local e capacitar os filhos da cidade, para que estes possam ser inseridos no mercado de trabalho da melhor forma possível”, afirmou Dilson Agripino durante visita a CODISE.

Além dos CEIs, eles conheceram detalhes do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), unidade de ensino profissionalizante voltada para a difusão de conhecimentos práticos na área de serviços técnicos e para a transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processos produtivos.

Fonte: Ascom/Sebrae

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais