IFS dá início à terraplanagem do Campus Japaratuba

Obra deve ser entregue a população em 2027

O serviço de terraplanagem deve ficar pronto no próximo mês (Foto: IFS/SE)

O Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da Diretoria de Planejamento, Obras e Projetos (Dipop), em parceria com a Secretaria de Obras do Município de Japaratuba, deu início na última terça-feira, 19, aos serviços de terraplanagem da área que vai acomodar o novo campus da instituição, contemplado pela expansão dos Institutos Federais no Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

De acordo com o diretor da Dipop, Marcus Alexandre Noronha de Brito, o serviço de terraplanagem deve ficar pronto no próximo mês. “Com a conclusão prevista para ainda no início de setembro, a gestão do IFS buscou alinhamento do planejamento estratégico da execução dos serviços junto ao município de Japaratuba, em aproveitamento da janela de estiagem que se inicia. Assim, buscamos o melhor aproveitamento do cronograma de obra de modo que ao se dar a Ordem de Serviço à vencedora do certame, o terreno já esteja pronto para início da fase de execução das infraestruturas”, explicou o diretor.

O Campus

Como evidenciou Marcus Alexandre, o próximo passo será dar início às obras. “A licitação está em fase de análise de propostas e a obra deve ter seu contrato assinado e ordem de serviço dada até setembro. Serão dois anos de obra e quase 15 milhões em recursos que serão locados na execução deste novo Campus que atenderá a todo o leste sergipano”, destacou.

O novo Campus terá uma área total de 50.000 m² e área construída de quase 20.000 m², que vai abrigar salas administrativas, salas de aulas, laboratórios, biblioteca entre outros espaços, a fim de atender a comunidade para os cursos de Técnico em Energias Renováveis; Técnico em Petróleo Gás e; Técnico em Estradas que serão ofertados. “Com a capacidade de atender a cerca de 1.200 estudantes, o campus torna-se um pólo estratégico de formação profissional e cidadã. Essa estrutura não apenas amplia a oferta de cursos alinhados às demandas regionais, mas também fortalece a interiorização da educação, reduzindo desigualdades e estimulando o desenvolvimento social e econômico de Japaratuba e municípios vizinhos”, salientou Chirlaine Gonçalves, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFS

Para ela, o Campus Japaratuba representa um marco fundamental no processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “A sua implantação reflete o compromisso do Governo Federal em democratizar o acesso à educação de qualidade, levando ensino técnico, tecnológico e superior para regiões do interior que, historicamente, tiveram menos oportunidades educacionais”, disse.

Chirlaine Gonçalves também destacou que a presença do IFS no território representa ainda a possibilidade de transformação das realidades locais, criando novas perspectivas para jovens e adultos que, muitas vezes, precisariam se deslocar para centros maiores em busca de qualificação. “Assim, o IFS, por meio do Campus Japaratuba reafirma a importância da educação como vetor de inclusão, inovação e desenvolvimento sustentável para Sergipe, consolidando-se como um espaço de oportunidades, crescimento e esperança para toda a comunidade”, finalizou.

Fonte: IFS/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais