Verão: população deve evitar desperdício de água

Deso recomenda que clientes utilizem a água de forma racional (Foto: divulgação)

A falta de água pode atrapalhar a festa dos turistas e causar inúmeros transtornos nesse período de férias. Para evitar contratempos, vale aderir alguns métodos do uso racional da água. Para impedir o desabastecimento, a companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) faz algumas recomendações.

A Deso orienta que para evitar os excessos de consumo de água, algumas práticas podem ser incorporadas ao cotidiano. Hábitos simples como evitar banhos demorados e manter a torneira fechada enquanto escova os dentes contribuem com o meio ambiente.

A dona de casa Josineide Martins, moradora do bairro Bugio, garante que em sua casa não ocorre o desperdício de água. Ela conta que para racionar evita deixar as torneiras abertas enquanto ensaboa a louça e os banhos são curtos. “Eu prefiro economizar agora para não ter que ficar sem água. Se cada um fizer a sua parte. Com certeza não faltará água”, diz.

Joseinde garante que raciona água em sua residência (Foto: Portal Infonet)

De acordo com a empresa, é recomendável que o cliente evite utilizar mangueira para limpar a calçada ou quintal. Já para lavar a roupa, é aconselhável que se utilize a capacidade total da máquina de lavar, já no tanque é aconselhável deixar as roupas de molho, usando a água reservada para esfregar e ensaboar. “Essa mesma água pode ser usada para limpeza de calçada e quintal. Outra dica é que as plantas devem ser molhadas com regador ou balde, e nunca com a mangueira”, recomenda.

Abastecimento

Questionada se a cidade está preparada, em termos de abastecimento, para suprir a demanda de turistas, a Deso explica que foram feitos investimentos feitos pelo Governo do Estado em construção e ampliação de adutoras que captam água do rio São Francisco. “Entre os meses de dezembro a abril, por exemplo, a empresa aumenta em 20% a produção do volume de água. Assim, a Deso dispõe de uma produção de água acima da demanda necessária e, desde 2009, tem evitado adotar o rodízio”, garante.

Nas regiões do Alto, Médio Sertão e Agreste Central Sergipano não é diferente. Pelo menos 20 sedes municipais tiveram a segurança do abastecimento reforçado com a operação da adutora do Semiárido, que se soma aos sistemas integrados Alto Sertão e Sertaneja. O diretor de Operações da Deso, Sílvio Múcio, destaca que o uso desmedido de água, em um cenário crítico de falta de chuva, pode comprometer a oferta do recurso natural. “A produção de água é superior à demanda, mas não o suficiente para atender aos excessos do consumo”, alerta.

No caso de problemas emergenciais com a falta de água, a Deso orienta que deve ser feito a utilização econômica da água existentes nas caixas d' água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios. Casos de emergência e pedidos de serviços de carro-pipa podem ser informados pelo telefone 08000 79 0195, com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais