Erosão: prefeito vai acionar Defesa Civil para Pirambu

Imóveis são destruídos com o avanço do mar (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

O prefeito Élio Martins (PSC), de Pirambu, vai pedir ajuda da diretoria estadual da Defesa Civil para viabilizar uma solução para conter o processo de erosão, que tem se alastrado em um dos principais pontos turísticos da cidade. O avanço do mar já destruiu bares, alcançou parte da pista, corroeu parte do asfalto, e a população teme que outros imóveis construídos na área também sejam afetados.

Para o prefeito, o problema se agravou por omissão do antecessor. “Como todos os equipamentos públicos, recebemos uma orla destruída”, considerou. Ele diz que buscará apoio do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil para encontrar uma solução para o problema daquela orla. “Estamos acionando a Defesa Civil para fazer uma visita ao local para ver qual é realmente o problema e buscar uma solução”, comentou o prefeito.

O coronel José Erivaldo Mendes, diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, revelou que ainda não recebeu nenhum comunicado sobre o problema de Pirambu. Ele garante que só tomou conhecimento a partir do contato com a reportagem do Portal Infonet, mas adiantou que o primeiro passo para a solução de problemas semelhantes teria que ser dado pelo próprio gestor municipal.

Pista pode ser destruída

O prefeito, na ótica do coronel Mendes, teria que encaminhar projeto de lei à Câmara Municipal o mais breve possível propondo a criação de um departamento de Defesa Civil Municipal. “E isto não trará nenhum custo para o município”, observa o coronel Mendes. Ele se coloca à disposição do município para dar suporte técnico à estrutura municipal. “Basta ele nomear duas pessoas que já são servidoras do município e a gente faz a capacitação”, orienta.

Segundo o coronel, a estrutura é necessária até mesmo para que o município possa receber recursos federais para aplicar em situação de prevenção de desastre e emergência relacionada à defesa civil. “Criação da Defesa Civil no município é o requisito, critério para a liberação destes recursos”, explica.

Em Sergipe, apenas 54 municípios possuem a Defesa Civil Municipal estrutura. Pirambu está, segundo o coronel Mendes, entre os 21 municípios que ainda não criaram esta estrutura.

Prejuízos

Rinaldo ficou otimista até perceber que não tinha mais jeito

O comerciante Rinaldo Souza Vasconcelos não sabe calcular o prejuízo que tomou com o desmoronamento da estrutura de um dos bares e restaurantes erguidos à beira mar. Ele arrendou o empreendimento e começou a se assustar cerca de três meses depois de fechar o negócio com o proprietário do imóvel. “A maré começou a mudar, mas eu sempre achava que ia parar. Primeiro derrubou um pedaço e depois foi derrubando outro, aí vi que não tinha mais jeito e saí de lá”, conta.

Ele arrendou o restaurante pagando R$ 800 mensais. “Mas quando começou a cair, até o dono compreendeu e disse: ‘não precisa pagar mais, não’”, lembra. “Foi assim: foi caindo, caindo e ninguém fez nada”, lamenta.

O Portal Infonet tentou ouvir o ex-prefeito José Nilton, mas não obteve êxito. O Portal permanece à disposição do ex-gestor e as informações podem ser encaminhadas por e-mail: jornalismo@infonet.com.br

Por Cássia Santana  

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais