Infonet Pixels- Por Ivan Valença

Para reduzir índice de reincidência de agressão às mulheres

Um grupo gestor, coordenado pela Secretaria da Mulher, está criando uma nova política pública para reduzir os índices de reincidência do agressor de mulheres e, por conseguinte, implantar uma cultura de paz. Trata-se do projeto de um Centro de Reabilitação e Ressocialização do Agressor de Violência Doméstica. No próximo dia 12, o projeto será finalizado e encaminhado ao Governador Marcelo Deda. Para a Secretária da Mulher, Maria Teles, trata-se de uma política que vai desconstruir uma cultura machista: “É um processo lento, mas inevitável”.

A iniciativa, que cumpre determinação da Lei Maria da Penha e já é realidade em três Estados e no Distrito Federal, atende uma exigência do Tribunal de Justiça de Sergipe. Em São Gonçalo (RJ), o índice de reincidência dos agressores de mulheres caiu 2%. Fazem parte do grupo gestor as secretarias de Estado da Saúde, Educação, Segurança Pública, Justiça, Inclusão Social, além da Defensoria Pública e a Secretaria Especial de Política para as Mulheres.

Campus de Engenharia em Estância

O Prefeito de Estância, Dr. Carlos Magno, os empresários estancianos ligados ao CDL, e lideranças políticas locais, estão se mobilizando para conseguir do governo federal que o Campus de Engenharia da UFS fique na cidade, uma vez que Estância cumpre todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Educação. Hoje, uma comissão formada por empresários e vereadores, tendo a frente o Prefeito Carlos Magno, vem a Aracaju para manter contato ccom o Governador Deda e também com a Assembléia Legislativa, para pedir que os dois poderes interfira a favor de Estância.

Por outro lado, o deputado federal Márcio Macedo esteve em Estância para comunicar ao Prefeito a colocação, no orçamento da União, de quase um milhão de reais, para obras de infraestrutura. No Orçamento do Ministério de Turismo foram alocados recursos para a realização dos festejos juninos. A noticia ruim é que o município perdeu 480 mil reais do orçamento federal de 2012, por falta de interesse do gestor anterior. Os povoados Estancinha e Mato Grosso ficaram sem a sua ponte de concreto e o bairro Cidade Nova sem uma creche.

ACESE Empossa Amanhã Nova Diretoria

A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE) volta a promover o Almoço Com Negócios. O primeiro de 2013, terá lugar amanhã, no Hotel Mercure, a partir das 12h, para a cerimônia de posse da diretoria e do Conselho Deliberativo da entidade para o biênio 2013/15. A diretoria está assim formada: Alexandre Porto, Presidente; Mauricio Vieira Sampaio Vasconcelos, Wladimir Alves Torres, Robson Santos Pereira, Marco Aurélio Pinheiro Tarquínio, Ailton Nunes dos Santos Júnior e Tiago Fonseca Teixeira. Já o Conselho Deliberativo é formado por alguns ex-presidentes da entidade.

Convênio entre a Caixa e o Sebrae

A Caixa Econômica Federal e o Sebrae firmaram convênio de cooperação geral, visando o desenvolvimento de ações para o apoio e fortalecimento dos pequenos negócios. Estão previstos no convênio iniciativas de capacitação, consultoria e atendimento qualificado às pequenas empresas, além da disponibilização de linhas de crédito e serviços financeiros da Caixa. Além desse convênio, a Caixa também assinou uma declaração de compromisso com as Sociedades de Garantia de Crédito. A assinatura permite o desenvolvimento de ações que fortalecem a atuação das sociedades de garantias de crédito junto ás operações de crédito concedidas pela Caixa para as pequenas empresas.

*** Tramita na Assembléia, projeto que regulamenta a requisição de servidores para o Tribunal de Contas do Estado. A requisição somente pode ser procedida até o limite de 30% do número total dos servidores efetivos constantes do Quadro de Pessoal efetivo do Tribunal.

*** Será que as autoridades municipais não transitam de carro pelas ruas principais da cidade? Só assim para explicar a enorme buraqueira que toma conta de ruas como a de Itabaianinha, Apulcro Mota, etc., sem que ninguém tome providências.

*** A audiência pública proposta pelo deputado Capitão Samuell, não pode ser realizada ontem porque as comissões temáticas não estão legalmente constituídas. Hoje, a presidente da Casa faz a leitura dessas comissões, ficando a escolha dos presidentes e secretários para uma outra oportunidade.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais