Aracaju será a capital de análise e previsão climática

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

No período de 23 e 24 de maio, Aracaju sediará a III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste da Região Nordeste do Brasil- Ano2013. O evento, que acontecerá no Auditório da Codise, na Av. Heráclito Rollemberg, 4444 – D.I.A, tem como finalidade prevê o comportamento do clima para o trimestre de Junho a Agosto.

A reunião contará com a participação de meteorologistas dos Centros de Meteorologia do Nordeste e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A abertura da reunião que será realizada na quinta-feira, 23, às 9h, contará com a participação do secretário de Meio Ambiente, Genival Nunes. Logo após, haverá uma palestra sobre Radares Meteorológicos no Leste do Nordeste Brasileiro, sendo conduzido pelo professor Dr. Ricardo Tenório da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Durante a reunião acontecerá também a apresentação da rede de monitoramento hidrometeorológico da Semarh e dos produtos gerados pelo Centro de  Meteorologia, apresentado pelo meteorologista, Overland Amaral Costa.  "Será realizada ainda uma apresentação dos representantes dos Centros Estaduais de Meteorologia – Análise dos aspectos sinóticos representativos da escala regional referentes ao mês de Abril e Maio de 2013", disse Overland.

Ainda segundo o meteorologista no dia 23 ocorrerá uma Audioconferência- CPTEC – INMET e demais Instituições para análise e discussões dos parâmetros atmosféricos e oceânicos globais assim como dos modelos de previsão climática para o trimestre  Junho, Julho e Agosto feitas pelos representante dos Centros de Meteorologia do Nordeste, conjuntamente  com o CPTEC/INPE.  "Já a partir das 16h15 às 18h iremos dá início as discussões e elaboração do Boletim da Previsão Climática para o trimestre Junho, Julho e Agosto", comentou.

Programação

Já no dia 24, dando continuidade a III Reunião de Análise e Previsão Climática, das 8h30 às 10h será finalizada a elaboração do Boletim da Previsão Climática para o trimestre Junho, Julho, Agosto. Segundo Overland, antes da divulgação do Boletim acontecerá uma palestra com o representante do CPTEC/INPE que abordará sobre as causas e efeitos da seca no Nordeste do Brasil. Informa que a partir das 11h30 será divulgado o resultado da Reunião Climática para o público e imprensa. "O boletim será divulgado oficialmente com a presença do secretário Genival Nunes", afirmou.

Para o secretário Genival Nunes, a reunião enfatiza a importância da meteorologia para a região Nordeste e o Estado de Sergipe, uma vez que para ele as observações meteorológicas são valiosas por permitirem os vários tipos de serviços de avisos nestas áreas. “As influências do tempo nesses setores acabam interferindo no transporte de cargas, na execução de serviços, previsão de consumo, épocas de plantio e colheita", destacou o secretário, enfatizando a segurança da população quando se refere à prevenção de catástrofes de acidentes causadas por eventos climáticos extremos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais