Parque da Sementeira terá área de 3 hectares da Embrapa

Principal parque urbano de Aracaju
vai crescer com área da Embrapa (Foto: divulgação)

O Parque Augusto Franco, também conhecido como Parque da Sementeira, uma das principais áreas de lazer de Aracaju, vai crescer em 3 hectares graças à parceria entre a Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Prefeitura Municipal.

Dentro da programação do aniversário de 39 anos da Unidade da Embrapa em Sergipe, o prefeito João Alves Filho e o chefe-geral, Manoel Moacir Macedo, assinaram na tarde desta terça-feira (10) um termo de cessão em comodato da área vizinha ao espaço de lazer para integrar o parque, que será revitalizado com projeto do escritório de urbanismo Jaime Lerner.

O contrato prevê que a área deve contemplar atividades de pesquisa, vitrines técnicas, amostras de cenários estudados, educação ambiental e desenvolvimento tecnológico, promovendo a proteção ambiental, a divulgação científica e o aprimoramento institucional.

Participaram do ato os secretários municipais do Meio Ambiente, Eduardo Matos, e da Infraestrutura, Luis Durval, além do presidente da Emsurb, Edson Leal.

O prefeito fez questão de enaltecer o papel fundamental da Embrapa no desenvolvimento do Brasil e a importância da nova área para o Parque da Sementeira. "Se o Brasil é hoje uma grande potência agrícola, isso se deve aos anos de esforço de pesquisa e resultados do trabalho da Embrapa. Hoje estamos efetivando uma importante parceria para qualificar uma área de acesso aberto a todo o publico da nossa cidade", destacou.

Para Manoel Macedo, que na segunda-feira (9), em cerimônia comemorativa, já assinara contratos de cooperação com três instituições, a atuação em parceria é fundamental para que a Embrapa realize plenamente sua missão e gere resultados positivos para a sociedade. "Teremos neste espaço uma grande vitrine de sustentabilidade ambiental, um componente fundamental da nossa missão, e toda a coletividade poderá desfrutar desse benefício, compartilhando conhecimento e aprendendo sobre tecnologias sustentáveis", afirmou.

Revitalização

Os arquitetos do escritório Jaime Lerner apresentaram um projeto arrojado de requalificação do Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira. O parque, que é frequentado pelos aracajuanos principalmente no começo da manhã e a partir do final da tarde, terá sua área melhor aproveitada com projetos que incluem praça sensorial, de sombras, dos cactos, área de contemplação, orquidário e muitos outros, tornando o local em um novo cartão postal para a cidade.

Outro ponto que chamará bastante atenção no Parque da Sementeira é a criação de uma área com arquitetura diferenciada e com uma passarela sobre a avenida Beira Mar. A estrutura que será construída irá abrigar parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e outros setores administrativos, transformará a paisagem do local.

Fonte: Embrapa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais