Caminhada da superação chama atenção da sociedade

Caminhada aconteceu nesta quinta (Fotos: Portal Infonet)

A caminhada da superação, que marca a abertura da 8ª Semana da Acessibilidade, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 18. A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade com relação aos direitos das pessoas com deficiência e da diminuição do preconceito.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Gorette Medeiros, destaca que, com o decorrer dos anos de realização do evento, já foram alcançadas muitas conquistas, como o aumento do número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, em faculdades e no desenvolvimento de atividades culturais e esportivas.

Esses avanços também foram visualizados por Margarelya Raimundo, coordenadora pedagógica do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação dos Surdos de Sergipe (Ipaese). “Houve avanços sem sombra de dúvidas. Hoje em dia temos surdos batendo metas em empresas, trabalhando e em instituições de ensino superior. Nossa deficiência não é algo que impõe limites”, destaca.

Atividade faz parte da oitava edição da semana da acessibilidade

A artesã Alinoan dos Santos é cadeirante e conta que não perde uma edição da caminhada da acessibilidade. "Essa iniciativa é tão importante, que já tem oito anos que participo. Espero que as pessoas continuem se conscientizando e poiando a causa”, afirma, e aproveita para destacar que apesar de os avanços alcançados pelas pessoas com deficiência, ainda há muito o que ser feito. “A mudança é lenta, mas com o tempo a gente chega lá”, complementa.

Aproveitando a oportunidade, Alinoan usa a situação da praça da Bandeira, ponto de encontro para caminhada e espaço que está cheio de buracos e falhas no piso, para reclamar sobre os problemas de mobilidade que as pessoas com deficiência ainda encontram. “Ainda encontramos muitas barreiras, como pode ser visto aqui na praça. O pessoal estaciona em vagas destinadas a nós, e quando reclamamos ouvimos que a via é pública. Para completar, os donos de bares e lanchonetes colocam mesas e cadeiras sobre a calçada e isso impede a nossa circulação”, revela.

Gorette destaca avanços

Artesã reclama de falta de mobilidade

Evento

A Semana da Acessibilidade chega a sua oitava edição. O evento conta com a realização da caminhada, e também da entrega do trofeu Pipiri, que visa homenagear pessoas que fizeram a diferença, no sentido de colaborar com os direitos das pessoas com deficiência.

Por Monique Garcez

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais