![]() |
Recuperação da ponte do Rio Poxim está 90% concluída (Foto: Marcos Rodrigues/ASN) |
Quem passa pela ponte do Rio Poxim, que liga o Centro de Aracaju a Atalaia, mal nota que alguns metros abaixo mais de 20 homens trabalham para recuperar a sua estrutura. O trabalho discreto dos operários não interfere na rotina dos sergipanos que utilizam a via para chegar ao Comércio, trabalho, escola ou praias da capital, mas é essencial para manutenção da passagem, estratégica para o dinamismo do trânsito e fluxo de veículos na cidade. A obra realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura, já está 90% concluída e deve ser entregue em quatro meses.
As pontes, Presidente Juscelino Kubitschek, no sentido Atalaia – Centro da Cidade, construída no Governo Leandro Maciel, ainda na década de 1950 e a Paulo Barreto de Menezes, sentido Centro da Cidade – Atalaia, construída em meados dos anos 1970, possuem um longo tempo de uso e embora, por enquanto, não oferecesse risco à população, já haviam apresentando sinais de desgaste em sua estrutura, merecendo os cuidados realizados. A intervenção de recuperação compreende a recuperação dos pilares e vigas de sustentação, com a realização de serviços abaixo da linha d’água. Também passará por recuperação a passarela em estrutura metálica sobre o rio Poxim.
A intervenção compreende ainda a pintura e recuperação de toda a estrutura metálica da passarela, com a substituição dos pontos oxidados. O valor total investido é de R$ 2,5 milhões. Tanto na parte superior como na inferior foram feitos trabalhos de reforço e recuperação estrutural. Lajes, pilares e blocos da conjuntura da ponte passaram por revitalização. Pintura da estrutura de concreto e impermeabilização foram necessárias para garantir a maior durabilidade da obra. A ponte um (no sentido Atalaia/Centro) já foi concluída. Atualmente, os operários trabalham retocando os guarda-corpos, danificado por conta de acidentes de carros, e em outros detalhes.
Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a obra tem sido executada da maneira esperada. “Este é mais um resultado positivo da valorização dada pelo Governo do Estado à construção de pontes, o que tem melhorado consideravelmente o deslocamento das pessoas por Sergipe, neste caso especial contribuído para a melhoria do trânsito em Aracaju. Ao longo da execução da obra, descobrimos outras necessidades, que foram incluídas no cronograma”, explica.
Com informações da ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B