Nascente do Rio São Francisco secou pela primeira vez

Rio São Francisco em Sergipe (Foto: Portal Infonet)

O diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, Luiz Arthur Castanheira, anunciou que, pela primeira vez na história, que a nascente do Rio São Francisco secou. O rio nasce no Parque e percorre 2.800 quilometros, passando pelos Estados da Bahia e de Pernambuco, e dividindo Alagoas e Sergipe, até desaguar no Atlântico.

Castanheira explica que a situação da nascente do rio ilustra a gravidade da estiagem que atinge o Estado de Minas Gerais, mas não significa que o rio vai secar também. Ele lembrou que há vários afluentes que engrossam o São Francisco ao longo do seu trajeto. Segundo Castanheira, a seca na nascente foi percebida por funcionários do Parque Nacional que fazem diariamente vistoria no local. Castanheira afirmou que a redução do volume na nascente do rio já vinha endo percebida em consequência da longa estiagem. Segundo ele, a situação chegou a esse ponto não foi da noite para o dia. Foi de forma gradativa. Ele frisou que nunca tinha visto a nascente secar.

Chesf

Já o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Chesf), Anivaldo Miranda, classificou a situação de preocupante. Ele lembrou que a redução de volume de água no São Francisco afeta a diversidade biológica e o funcionamento das barragens ao longo do leito do rio. “As principais barragens do Alto São Francisco, Três Marias e Sobradinho, estão sendo ameaçadas e perto do limite de volume útil de água”. O volume da represa de Três Marias, a primeira barragem ao longo do rio, chegou a 6% a semana passada e a de Sobradinho, a 31%. Os índices são considerados perigosos por Miranda e, segundo ele, causam impactos sobre a natureza e podoem afetar a produção de eletricidade.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais