Cuidados na hora de manusear o celular na tomada

Deve evitar carregar o aparelho em instalações precárias (Foto: Portal Infonet)

As pessoas devem ficar ainda mais atentas quanto aos riscos causados pelo uso do celular durante o carregamento da bateria. No último dia 19 de janeiro, uma menina de 11 anos morreu depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória em decorrência de um choque elétrico enquanto utilizava o celular. O fato ocorreu no Distrito Federal.

O engenheiro de Segurança no Trabalho, Willemon Madureira, da Energisa, conversou com o Portal Infonet e passou algumas orientações sobre como utilizar de forma segura o aparelho na tomada. Confira a entrevista.

Portal Infonet- O que leva uma pessoa a tomar um choque elétrico com o celular na tomada?

Willemon Madureira– Instalações elétricas em péssimas condições, sobrecarga (principalmente quando do uso de extensão ou benjamins – tês), presença de umidade ou água, utilização de equipamentos não originais ou de má qualidade etc. O ideal é evitar utilizá-lo quando está em processo de carregamento da bateria.

Infonet -Carregar o celular em uma tomada com diversos aparelhos pode causar um curto-circuito?

W.M– Sim, pode, devido à possibilidade de haver uma sobrecarga na tomada.

Infonet -Qual o local mais seguro para carregar um celular?

WM – Se as instalações apresentam-se em boas condições, carregador de celular ou qualquer outro aparelho elétrico pode ser conectado em qualquer ponto elétrico da casa, desde que adequado à tensão necessária. No entanto, recomenda-se não deixá-lo sobre ou próximo a materiais inflamáveis.

Infonet -Em caso de um choque-elétrico, o que fazer?

WM– Primeiramente, deve-se procurar interromper (desligar) a fonte. Nunca tocar no acidentado que está recebendo uma descarga elétrica. Caso não seja possível, afastar diretamente o acidentado da fonte. Deve-se procurar afastá-lo utilizando objeto não condutor. Lembrar que água e umidade conduzem a corrente elétrica. Se o acidentado responde aos sinais vitais (batimento e respiração), é preciso encaminhá-lo ao hospital. Se o acidentado não responde aos sinais vitais, acionar o socorro médico de urgência e proceder a massagem cardiorrespiratória.

Infonet- Há algum risco em deixar o carregador na tomada, sem o celular?

W.M– Sim, há risco, principalmente para as crianças em fase de engatinhamento, pois podem colocar o cabo na boca e sofrer uma descarga elétrica. Além disso, essa ação pode aumentar o consumo de energia elétrica e, na ocorrência de um problema na rede elétrica, o carregador pode vir a deixar de funcionar. Portanto, não é recomendado.

Infonet- Qual a recomendação para quem possui criança pequena em casa?

W.M– Em casa onde há crianças pequenas, é preciso colocar protetores nas tomadas, a fim de evitar que elas coloquem o dedo ou algum objeto e sofram um acidente. É preciso, também, manter as instalações elétricas fora do alcance das crianças. A atenção precisa ser redobrada.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais