Famílias são despejadas de barracos na Soledade

Derrubada dos barracos ocorreu nesta quinta-feira, 05 (Fotos: Portal Infonet)

A prefeitura de Aracaju realizou a derrubada de barracos e o despejo de famílias nesta quinta-feira, 05, no conjunto Rosa do Sol no bairro Soledade. Cerca de 30 barracos foram erguidos com madeiras e paus em um terreno e que segundo a prefeitura é irregular, pois está localizado em uma área de proteção permanente.

Além das equipes da prefeitura, a Guarda Municipal acompanhou de perto a derrubada para manter a segurança no local.

As famílias ficaram revoltadas com a situação e decidiram protestar. Maria Edna de Oliveira conta que durante a permanência, os moradores não prejudicaram o manguezal. “Não temos para onde ir e por isso ocupamos esse local, mas não prejudicamos o ambiente porque aqui era um lixo. Deixaram a gente erguer e agora eles vêm retirar a gente. A gente quer é moradia”, conta.

Durante a retirada dos barracos, o material foi armazenado próximo ao mangue. No local, os entulhos estavam sendo queimados e gerou uma nuvem de fumaça que cobria parte do manguezal. Até o momento não se sabe quem teria iniciado o fogo.

Monique Oliveira Santos ficou indignada ao ver os materiais que serviam como barracos serem queimados no local. “Ficamos sabendo que aqui é para construir praça. Veja isso. Construir barracos não pode porque prejudica o mangue, mas atear fogo no mangue pode?. Precisamos é de moradia e não de praças”, afirma.

Emurb

Famílias indignada com despejo 

Monique indignada com a queima de material próximo ao mangue 

Equipes da Emnsurb fizeram a retirada dos barracos 

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Emurb que informou que o local onde estava sendo erguido os barracos é de proteção permanente e que o local é monitorado pela prefeitura. A derrubada segundo a assessoria foi para evitar uma ocupação irregular. A assessoria informou ainda que existe um projeto para o local, mas que ainda não há nada definido quanto ao que poderá ser feito na área.

Emsurb

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Emsurb que esclareceu que assim que a equipe da prefeitura chegou ao local para fazer a derrubada dos barracos, existia um amontoado de fogo no terreno e que com a chegada das equipes, alguns moradores aproveitaram para inserir mais madeiras em cima dos materiais que estavam sendo queimados. Esclareceu ainda que de imediato foi solicitado um carro-pipa para apagar o fogo e houve a limpeza do local.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais