Usuários do Detran ficam sem os serviços nesta quarta,22

Detran Jardins ficou vazio na manhã desta quarta, 22 (Fotos: Portal Infonet)

Quem procurou os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) na manhã desta quarta-feira, 22, recebeu a informação de que os servidores cruzaram os braços por 24h. Na unidade do Shopping Jardins, vários usuários que não estavam sabendo da paralisação, retornaram sem ser atendidos.

“Eu não sabia e vim pegar o documento do carro, mas disseram que nenhum serviço está funcionando e que está tudo fora do sistema, pediram para eu retornar amanhã”, diz a aposentada Acilene Santos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran/SE), Thiago Bomfim, um dos pontos cobrados pela categoria, é o grande número de estagiários na execução dos serviços.

Thiago Bonfim: "Utilização de estagiários continua acontecendo"

“Paramos por 24 horas em repúdio a perseguição contra servidores é  a utilização de estagiários que estão de maneira indevida no atendimento, fazendo os serviços dos servidores. Procuramos o Detran, fizemos reuniões e solicitamos que o problema fosse sanado, mas não ocorreu o entendimento”, lamenta.

Thiago Bomfim explicou que essa prática vem acontecendo há vários dias, principalmente no Setor de Atendimento (Setad). “Temos a comprovação a exemplo de carimbos em processos e fotos de estagiários; tudo foi entregue à direção do Detran, que continua sendo conivente”, enfatiza acrescentando que todas as unidades estão paradas nesta quarta-feira.

Negociações

Servidores cruzaram os braços

O presidente do Sindetran informou ainda que o Detran se comprometeu perante o Judiciário a formar uma Comissão para discutir as questões remuneratórias dos servidores, a exemplo da criação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimento (PCCV). “O Detran solicitou que enviássemos dois representantes para a criação de uma comissão. Já protocolamos os nomes e estamos no aguardo do estabelecimento dessa comissão e a publicação no Diário Oficial, para que seja dado início aos estudos quanto ao PCCV dos servidores”, finaliza.

Detran

De acordo com a assessoria de Comunicação do Detran/SE, “o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe não afasta o propósito de continuidade do diálogo com a categoria, comprovado pelo recente pedido de indicação de dois representantes do sindicato para composição de uma comissão de estudo do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos – PCCV – dos servidores”
Para a diretora de Atendimento e Credenciamento, Luciana Cândida Déda, o Detran/SE está tentando minimizar os transtornos causados à população, reagendando os atendimentos que deixaram de ser feitos nesta quarta-feira para a data mais próxima, de acordo com o quantitativo de vagas disponibilizado pelo sistema.

Acilene voltou sem receber o documento

“Infelizmente, a sociedade está sendo prejudicada mais uma vez com a suspensão do atendimento, já que o efetivo mínimo de 30% exigido em lei não está sendo cumprido. Consideramos que essa paralisação é imotivada e decorre da insatisfação da categoria com o resultado da greve, que foi considerada ilegal pelo Poder Judiciário”, diz.

Com relação à alegação de que os estagiários estão sendo usados na atividade-fim, o Detran assegura que”observa a legislação específica de treinamento e ambientação ao trabalho do setor público em todas as atividades pelas quais passam os estagiários para adquirir a experiência do segmento público de serviços. “Caso tenha ocorrido algum tipo de desvirtuamento da rotina dos estagiários, a direção irá tomar as providências cabíveis”, garante Luciana Déda.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais