Sindpen diz que detentos fizeram rebelião no Copemcan

Detentos teriam quebrado grades e feito os próprios familiares de reféns, diz Sindpen (Foto: Sindpen)

Uma rebelião foi registrada na tarde desta sexta-feira, 10, no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), localizado em São Cristóvão, segundo informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindpen). A Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc) confirmou que houve confusão entre os detentos, mas desmentiu a ocorrência de rebelião e afirmou que o fato não passou de um tumulto.

De acordo com o Sindpen, os detentos do pavilhão 5 arrancaram grades, arremessaram pedras nos agentes e ainda fizeram os próprios familiares de reféns e escudos. O Sindpen disse também que os agentes negociaram com os detentos e depois de duas horas, a rebelião foi encerrada. O Sindpen classificou o fato como "rebelião de pequenas proporções". Ainda de acordo com o Sindpen, o pavilhão abriga 504 presos, mas tem capacidade para apenas 160. Quatro agentes estavam de plantão no P5.

A Sejuc, por meio de sua assessoria de comunicação, disse que a direção do Copencam vai apurar a situação. A Sejuc disse também que os familiares dos detentos estavam no local porque era dia de visita, mas esclareceu que nenhum deles foi feito de réfem.

O Copencam tem capacidade para 800 presos, mas atualmente abriga 2800. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), a pedido da OAB/SE, estuda a interdição no local. O Tribunal de Contas de Sergipe também visitou o local durante auditoria do sistema prisional sergipano.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais