Coleta é retomada, mas ainda há lixo acumulado nas ruas

Até na Avenida Beira Mar, cartão postal de Aracaju, ainda tem lixo acumulado (Fotos: Portal Infonet)

Lixo acumulado ao lado de panificação no Bairro São José desde sábado, 11

Alysson Mota diz que prefeitura aumentou IPTU, mas a prestação de serviço é péssima

Joseane Santos mostra lixo acumulado na porta do consultório odontológico desde o dia 10

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informou que a coleta de lixo em Aracaju voltou ao normal na manhã de ontem, 15, mas as ruas e avenidas da cidade, inclusive a Avenida Beira Mar, que é um dos cartões postais da capital sergipana, ainda permanecem cheias de lixo acumulado.

“Desde sábado que o caminhão do lixo não passa por aqui. A gente pagou o IPTU e a Taxa de Localização e Funcionamento [TLF], que ficou em mais de R$ 5 mil e não tem esse serviço básico que é a coleta de lixo e varredura das ruas. A prefeitura aumentou drasticamente o IPTU e a prestação de serviço deles é terrível”, reclama o proprietário de uma panificação no Bairro São José, Alysson Mota.

A funcionária de uma clínica localizada no Bairro 13 de Julho, Joseane dos Santos Silva, informa que a coleta de lixo na Rua Campo do Brito não é feita desde o dia 10. “Aqui, o caminhão de lixo passa todos os dias à noite, pois é uma área comercial e cheia de clínicas, mas desde sexta-feira que o lixo está acumulado na porta do nosso consultório odontológico. Isso tem incomodado muito a gente e aos clientes por causa do mau cheiro”, disse.

Mesmo assim, o assessor de comunicação da Emsurb, Augusto Aranha, garante que a coleta de lixo em Aracaju já voltou ao normal desde a manhã desta última quarta-feira, mas a equipe de trabalho da empresa CAVO, responsável por esse serviço, não estava completa. “Ontem não conseguiu fechar os 100% dos trabalhadores, mas hoje o time está completo, trabalhando na coleta de lixo”, informa.

Augusto Aranha explica que o serviço de coleta de lixo está sendo realizado de acordo com a programação regular previamente estabelecida pela CAVO. Ou seja, na segunda, quarta e sexta-feira é coletado o lixo na zona norte da cidade e região do Mosqueiro, na zona sul de Aracaju. Na terça, quinta e sábado a coleta é feita em toda zona sul.

A parte central da cidade e o Bairro Santo Antônio são atendidos diariamente, sendo que a coleta de lixo é realizada à noite, incluindo todo Bairro São José. “Quero deixar claro que o serviço não parou 100% todos os dias”, diz o assessor de comunicação, ao ressaltar que a estimativa da Emsurb é que a coleta do lixo acumulado seja regularizada até terça-feira, dia 21. O serviço foi suspenso parcialmente pelos trabalhadores da CAVO no dia 8, por causa do atraso no pagamento do salário de janeiro. O contrato da Emsurb com a CAVO vence no dia 5 de março.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais