Aposentados recebem 1º lote de restituição do IR 2005

A Receita Federal informou que aproximadamente 700 mil aposentados, pensionistas e idosos com mais de 65 anos deverão receber suas restituições, que sairão no 1º lote do Imposto de Renda de Pessoa Física 2005 (IRPF). A consulta ao primeiro lote deve ser liberada entre os dias 7 e 8 de junho.

 

Segundo a Receita, após a entrada em vigor do Estatuto do Idoso no ano passado, os beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) passaram a ter prioridade no pagamento das restituições. No total, o primeiro lote deve trazer cerca de 1,2 milhão de declarações processadas; algumas com dinheiro a restituir, outras com imposto a pagar, e uma pequena parcela ainda com saldo nem a pagar, nem a restituir.

 

Os lotes do IR saem durante sete meses, a partir de junho, com pagamento sempre no dia 15. A última restituição é paga em dezembro. O dinheiro é corrigido pela taxa Selic (a taxa básica de juros da economia, hoje em 19,75% ao ano) de maio mais 1% referente a junho.

Têm direito a restituir imposto os contribuintes que tiveram deduções, como saúde, educação e dependentes, maiores que o IR descontado mensalmente na fonte. O dinheiro é depositado automaticamente na conta informada na declaração de renda.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais